Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. marco martins

    De uns anos pra cá isso virou um mantra. Toda vez que se perde uma eleição , seja o próprio político que concorreu, sejam seus partidários ou até mesmo os simpatizantes, logo no dia seguinte fazem o que??? Saem gritando aos quatro ventos.. A Democracia está em risco!!! Quase sempre balela, não lembro de um caso recente em que um País virou ditadura após uma eleição que a Direita venceu e fora a Venezuela, também nenhum de esquerda. Tudo retórica!!!

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Mas são os extrema-direita q dizem abertamente serem contra-democracia. Ou seja, um paradoxo, traião ou imoralidade: pois é se aproveitar da democracia para se fazer ditador, autocrata, totalitário. Sim, tivemos um tempo em q também a extrema-esquerda pregava o fim da "democracia burguesa". Afinal, existe Democracia em 594 políticos, sendo q 273 são empresários, 160 fazendeiros, somados são 72% do Congresso. Onde está a maioria, povo assalariado, pobres e classe média?

  2. filipe moura lima

    Fica difícil ler certos comentários. Para algumas pessoas, a ameaça à democracia não passa de um pequeno detalhe do tipo: 'meu time está ganhando'.

    Responda
  3. Petrônio Alves Corrêa Filho

    As esquerdas venderam ao mundo certas propostas que não tinham como serem implementadas devido ao poder que as elites têm. Essa "falha" provocou a ira de boa parte das populações, que se viram "traídas" por não serem contempladas pelas promessas feitas. Assim, a direita aproveita disso e das novas crises que se espalham pelo mundo. É necessário que as esquerdas repensem tudo isso e coloquem novas propostas, mais em conformidade com a realidade de hoje.

    Responda
  4. Murilo Belezia

    Portugal, tão perto e tão longe... Que sabemos os brasileiros do que se passa em Portugal? Nossos valorosos, intrépidos e independentes diários ignoram o país. Então, senhor Rui, aproveite esta rara oportunidade e fale mais das políticas e dos costumes da terrinha.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Rui, faltou falar q recentemente o Chega teve deputado filmado roubando malas no aeroporto, e outro parece q praticante d pedofilia, e outro...e mesmo assim os portugueses votam nesta partido em nome da moral e dos bons bostumes. Ah, brasileiros nacionalizados, tendem a votar no Chega que Odeia imigrantes. Brasileiros odeiam brasilerios imigrantes por lá?

  5. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Na cabeça dos comunistas ,só eles são democratas .. mas desde q contou no poder .. igual o STPT ..

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Deve ter comentado na coluna errada. Ou não leu nada. Ou ainda nem sabe o que é comunismo ou democracia.

    2. Gustavo Moreira

      Na cabeça de um minion até o STF pode ser comunista!

  6. CARLOS ALBERTO CERETTA

    O comportamento humano é muito similar em todo o mundo. Governos de centro e centro esquerda geralmente são mais sensíveis a questões sociais, como desigualdade, fome no mundo, contra discriminação e tolerantes quanto a imigração, são mais humanistas. Tudo isso, lamentavelmente, está se voltando contra estas correntes políticas, daí a extrema direita crescendo no mundo para a tristeza de muitos, porque NADA de bom vem daí.

    Responda
  7. José Cardoso

    Pelo menos o colunista foi reeleito, e o seu partido cresceu nas últimas eleições. A comparação com cem anos atrás é muito dramática. Portugal mudou muito, tendo deixado os resquícios do império colonial, e se integrado à comunidade europeia.

    Responda
  8. Valter Luiz Peluque

    Fico triste por Portugal e temo pelo Brasil. A direita é uma cobra peçonhenta e insidiosa.

    Responda
  9. paul constantinides

    o que poucos analisam é que vivemos uma era do egocentrismo, que cria um batalhão de narcisistas nas redes sociais, que mandam às favas qualquer ideário socialista, que pense no coletivo. e se identificam com o discurso do empreendedorismo individual, que reside na direita.

    Responda
  10. paul constantinides

    É muito triste ver isto estar ocorrendo em Portugal, espero não ter que chorar por isto.

    Responda
  11. Jesus Silvestre

    Portugal seguindo a tendência do mundo e se entregando à extrema direita. Vem Ditadura novamente.

    Responda
  12. ADONAY ANTHONY EVANS

    Depois da Geringonça, a Estrumela. Palavra derivada de estrume. No afá do progressismo, trazemos os P..s de volta.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Gratíssimo pela segunda risadona do meu dia compadre! Hahahahah! (Ops... Estrumela será piada sua ou realidade Tuga? Bem, de todo modo tem graça na coisa)

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Afã

  13. ADONAY ANTHONY EVANS

    Cabe razão ao amigo. Artur Virgílio Alves dos Reis era um burlão. Convenceu Waterlow & Sons empresa inglesa a fazer notas em duplicata, que receberiam carimbo Angola, para uso exclusivo na Colônia. Era mentira. Uma espécie de Eike Batista sem MacLaren na sala. Usou o dinheiro em investimentos em Portugal, com desenvolvimento e inflação. Até que um caixa de banco estraga prazeres, descobriu duas notas com mesmo número de série. O resto foi o fascismo e Salazar. Irmãos Grimm invejariam o Conto.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Rapá... Mas que pppiicareta sutilíssimo! Deviam ter, os banqueiros, assassinado esse caixa e participado do golpe - duvido que o BTG, p ex, não tivesse Pactuado com o sssaalafra, era bom demais. Mais uma vez, não consigo expressar toda a minha admiração pelo repertório assaz profundo e útil do nobilérrimo colega Adonay...

  14. MARIO RAMIRO

    Mas tamanha coincidência, com nome, sobrenome e orientação destra, nos faz olhar para o surrealismo como ciência, e não, arte.

    Responda
  15. Zelis Pereira Furlan

    Esqueceu de colocar que a esquerda destruiu a economia de Portugal como a esquerda está fazendo na Espanha Dê uma volta na Espanha para ver como está. Foi destruída. A população morando dentro de carros velhos.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Este ou esta Zelis sustenta uma ideia ou pre-conceito fixo sobre a esquerda. Deduzimos q odeia imigrantes negros, árabes, mas adora brancos afrikaners, tal como Trump. Deve gostar do deputado do Chega q adora roubar malas nos aeropostos, e do Vertura um obsessivo-compulsivo d falar mentiras e produzir fake news. Lamento, mas foi vomitar.

    2. Murilo Belezia

      Que inveja! Morar em carros, mesmo velhos, é um trunfo nada desprezível. O socialismo espanhol tem do que se orgulhar: -"Acá nadie vive en las calles." -"Mi hermano ahora vive en una Mercedes 1988." Haja.

    3. FERNANDO ANTONIO BASTOS E SILVA

      Você continua repostando a mesma idi o ti ce de ontem. Para de se aculturar pelo zap das tias.

    4. Gustavo Moreira

      Enquanto você "retuíta" qualquer bobagem vinda da Bia Kicis ou do Allan dos Santos, The Economist (!) aponta a economia espanhola como a melhor do mundo.

  16. Rafael Gallina Delatorre

    Naquele tempo, a transição para a extrema vinha por meio da força. Agora vem pelo voto. Parece que as pessoas não acreditam que as coisas ficarão tão ruins. Ou estão descontentes com a buricratização da democracia. Não querem o menos pior e arriscam.

    Responda
  17. Marcos Benassi

    Ah, Seu Rui, nosso querido correspondente Tuga, que será dessa Europa, outrora capaz de lidar melhor com a barbárie? Sofre, evidentemente, do mesmo escangalhamento mental-afetivo que o resto do mundo, exceção feita à China, que tem características muito peculiares. Se precisar de algum consolo, estamos cá a oferecer-vos nosso exemplo, em variadas dimensões, basta atentar. Não que eu recomende fazê-lo, por questões de saúde hepática, mas tamos à disposição da matriz, como boa filial. Boa sorte!

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Marcos e Peter, por estes motivos citados,concordo, fico torcendo com otimismo a chegada de Extra-Terrestres ou Intra-terrestres, totalitários intergaláticos, com tudo para dominar a Terra e suas divisões ridículas. Em desvantagem d guerra, talvez os humanos iriam se unir numa só nação terrena. Mas se continuarmos apostando na fragmentação nacionalista, religiosa, agora com grupelhos identitários antes ocultos, vamos sim destruir o planeta.

    2. Peter Janos Wechsler

      Marcos. Discordo. Infelizmente a Europa não reagiu quando devia. Churchill foi exceção. A UE foi um feito inestimável. Escrevo periclitando pensando no Brexit lamentável que hoje os ingleses lamentam, na Hungria e na Polônia. Estes dois últimos desde sempre de índole fascista. Creio, porém, que a UE continuará a longo prazo de pé, pois os interesses estão muito interligados. Pode ser pensamento volitivo da minha parte. Quem me dera aqui um parlamentarismo de bem estar social vigente na UE!

    3. Marcos Benassi

      Sei não, Peter, a criação da UE foi um consenso social, civilizatório e bom para os negócios. Antes dela, no mesmo século2O, houve a reação forçada ao arrebatamento alemão e italiano pela ultradireita da época. Naquele momento, "pega de supetão" (vá lá, admitamo-lo), a Europa reagiu; agora, lenta, mas inequivocamente, sendo tomada por uma direita assemelhada à antiga, tá deixando rolar. Mesmo com avisos bastante vocais e sua experiência prévia, trágica.

    4. Peter Janos Wechsler

      Desculpe, Marcos. "Outrora", não. Apenas desde a criação da UE e sempre periclitando.

  18. Cleomar Ribeiro

    ... I see a darkness!!! ... As ratarias-nazis-fsscis estão implementando chaos-agudos, em larga escala, no planeta! Operam ponzi schemes e bancos anões, chaos-agudos para alcançarem os pontos perfeitos para produzirem o Chaos-Total! Comprarão a APPLE,MICROSOFT, NVIDIA, ORACLE, INTEL e capturão os backbones de telecom! As infraestrutcuras decproducso decenergia e de alimentos serão destruidas, para colocar a população do planeta de joelhos e Nas gaiolas! Escravas sexuais e escravos-soldados.

    Responda
  19. Cleomar Ribeiro

    ... I see a darkness!!! ... As ratarias-nazis-fsscis estão implementando chaos-agudos, em larga escala, no planeta! Operam ponzi schemes e bancos anões, chaos-agudos para alcançarem os pontos perfeitos para produzirem o Chaos-Total! Comprarão a APPLE,MICROSOFT, NVIDIA, ORACLE, INTEL e capturão os backbones de telecom! As infraestrutcuras decproducso decenergia e de alimentos serão destruidas, para colocar a população do planeta de joelhos e Nas gaiolas! Escravas sexuais e escravos-soldados.

    Responda
  20. Cleomar Ribeiro

    ... I see a darkness!!! ... As ratarias-nazis-fsscis estão implementando chaos-agudos, em larga escala, no planeta! Operam ponzi schemes e bancos anões, chaos-agudos para alcançarem os pontos perfeitos para produzirem o Chaos-Total! Comprarão a APPLE,MICROSOFT, NVIDIA, ORACLE, INTEL e capturão os backbones de telecom! As infraestrutcuras decproducso decenergia e de alimentos serão destruidas, para colocar a população do planeta de joelhos e Nas gaiolas! Escravas sexuais e escravos-soldados.

    Responda
  21. Cleomar Ribeiro

    ... I see a darkness!!! ... As ratarias-nazis-fsscis estão implementando chaos-agudos, em larga escala, no planeta! Operam ponzi schemes e bancos anões, chaos-agudos para alcançarem os pontos perfeitos para produzirem o Chaos-Total! Comprarão a APPLE,MICROSOFT, NVIDIA, ORACLE, INTEL e capturão os backbones de telecom! As infraestrutcuras de producão de energia e de alimentos serão destruidas, para colocar a população do planeta de joelhos e Nas gaiolas! Escravas sexuais e escravos-soldados.

    Responda
  22. Ediney Fortes do Prado

    Em todo o mundo candidatos a ditadores ganham eleições e, uma vez no poder, destroem o mecanismo que os levou até lá, para que ninguém mais possa tirá-los do poder. Vemos isso ocorrer na Turquia, Hungria, EUA, Rússia, Venezuela, Nicarágua, Brasil. Ou esquerda e direita democráticas se unem contra esse inimigo verdadeiro - o neofascismo - ou ambas serão varridas junto com nossa liberdade. E não se enganem: o fascismo leva à guerra, sendo que a próxima destruirá a vida na Terra.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ediney, infelizmente não tenho como refutar este seu amargo comentário. Posso apenas fazer duas observações: antes da guerra, fomenta a Extrema Burrrice; quando da guerra, no entanto, torço pela atômica generalizada, que acabe rápido conosco. Seria muito triste levar uns 1Oanos pra morrer. Ah, sim, sempre se pode providenciar pessoalmente o próprio fim, se houver coragem para tanto. Gostaria, contudo, de ser rápida vítima, incinerado, não um algoz de mim mesmo.