Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maria Lopes

    Que 1/3 dos eleitores de país próspero tenha eleito esse estru/pício, ajudados por 1/3 que ficou em casa, é a vitória da estu/pidez ao lado da ganâ/nica despudorada. Estamos fritos.

    Responda
  2. ADONAY ANTHONY EVANS

    Uso quase sempre, após informações pr IA, ler o assunto em fonte confiável, como o site da Enciclopédia Britânica. Eles deviam fazer propaganda. Use IA, mas confira com a Britânica.

    Responda
  3. Joabe Souza

    É possível usar a IA como quem joga xadrez com a máquina: receber cada resposta como estímulo para uma contra-resposta superior. Quanto aos jornalistas, talvez sirva para que recuperem o ceticismo. Pior do que emburrecer, eles há muito ficaram crédulos.

    Responda
  4. CARLOS Alberto Corteletti

    Excelente artigo! Quando fiz faculdade tinha um professor que dizia “a maioria de vocês não pensa porque acha que vai doer”. Vejo que o que ele dizia à época piorou e muito. Bora ler, estudar e claro usar IA , mas, não perca a sua identidade nem a sua capacidade de raciocínio.

    Responda
  5. Marco A Moreira

    Texto muito bom. Sugiro que trate em artigo futuro do que poder ser feito para diminuir os efeitos nefastos da perda de capacidade crítica por parte do jovens atuais. Pois a tecnologia é muito útil quando sabemos usá-la!

    Responda
  6. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Muito bom texto! Concordo com o colega abaixo: temos de ter Filosofia e História em todas as faculdades. Principalmente em Medicina e Direito, porque: O galera reacionária! Ou conservadora como queiram. Nunca vi uma geração tão sem noção. Parece que estão com a cognição anestesiada. Que bom que estes cursos agora terão de ser presenciais. Quem sabe, daqui há uns 10 anos teremos profissionais cientes de suas funções sociais, e não só de status.

    Responda
  7. Rafael Gallina Delatorre

    Só a educação pode nos salvar. Filosofia e literatura como obrigatório. E o mais oral, e menos escrito, o quanto possível.

    Responda
  8. Fernando Alves

    O problema não é a IA, e sim o apelo à autoridade que ela ganha após o marketing incansável dos criadores e da imprensa caça-clique que faz inúmeras notícias sensacionalistas para chamar a atenção. Mas não precisa de IA para fazer isso. Nas páginas da Folha vemos inúmeros comentaristas batendo palmas para artigos que não tem a mínima base na realidade porque o autor é editor ou faz parte do Insper, mas não vão se informar e ver como o argumento é falso. Pelo menos a IA é erro culposo.

    Responda
  9. Pablo Fonseca

    Aprender a escrever é maravilhoso, aprender a ler também, pensar sobre o mundo e a existência também, sonhar com o futuro, usar a compreensão, o discernimento e a reflexão ajudar a entender a diversidade do mundo, aprender a escutar e ouvir as pessoas, os sons da natureza parece mágico como o abraço de Deus, olhar para o céu estrelado e observar o dia e a noite mostram nossa grandeza no infinito...tudo isso não significa nada para a Inteligência Artificial apenas dados.

    Responda
  10. Lucas Gomes

    A IA é magnífica, como tantas outros adventos tecnológicos desenvolvidos quando surgiram ao longo dos últimos séculos. A burrice e a estupidez são inerentes à natureza humana. Continuaremos a esculhambar o mundo e as boas coisas com ou sem IA.

    Responda
  11. Geraldo Filho

    Nem tanto ao céu, ou a terra. Coisas semelhantes foram ditas com o advento das calculadoras eletrônicas. A I.A. não substitui o humano na curadoria, na escolha do conteúdo e principalmente é preciso lhe fazer as perguntas certas, quem usar I.A. na íntegra está assumindo o conteúdo como seu, o que não está errado se pelo menos o individuo ler o que está escrito e concordar com este. As evoluções tecnológicas são assim mesmo, mas sempre haverá quem não concorde ou ache que o mundo vai se acabar.

    Responda
    1. Robson Oliveira oliveira

      Aparentemente vc tem entre 18 e 35 anos e felizmente vc le Jornal. Mas infelizmente vc esqueceu que por tras do IFOOD, UBER, META, GOOGLE, tem seres humanos tão gananciosos e tão dependentes dos organismos de inteligencia dos USA, que junta multimilionário fas cis tas,que querem um mundo onde os loiros de olhos azuis mandem e o resto morra ou dane-se. O problema é o homen atras da maquina, ue indica que o seu texto ou é muito inocente ou mal intencionado.

  12. Elienai Araújo

    Cara colunista, axé music é Bach comparado com o que mais se ouve atualmente por aqui: forró eletrônico, funk brega, sertanejo e gospel chinfrim. Tá difícil. A coisa piora a olhos vistos. Ou a ouvidos castigados.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Perfeito, Elienai, eu pensei a mesma coisa. Axé até que dá pé numa praia depois de muita cerveja e caipirinha, se não estiver muito alto, mas as demais mencionadas, não dá nem para levar na brincadeira.

  13. Paolo Valerio Caporuscio

    brasil atual já está na era da ignorância e burrice.

    Responda
  14. jose camargo

    E não é somente entre o afegão médio. Aqui,no Brasil, tem gente sendo processada por memes, que foram confundidos com notícias. A tecnologia deveria ser banida do ensino básico...para o bem e a salvação das futuras gerações.

    Responda
  15. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    Lúcia é isso mesmo, a ignorância estrutural é a grande impulsionadora da IA. No dia a dia observo em todas as classes sociais como a ignorância grassa com ares sabichões. Com o celular na mão todos carregam diploma de analfabetos funcionais, com notas altas em matéria de esperteza e brutalidade civilizatória. Nem bula sabem ler.

    Responda
    1. Lorena Almeida Pardelhas

      Perfeito, Maria Christina. E a Lúcia mais uma vez acerta o alvo.

  16. Otávio Felipe Carneiro

    Sem dúvida a educação é um dos meios que pode colaborar com o desenvolvimento de uma relação saudável entre os seres humanos e as IAs. Mas que tipo de educação? Penso que o trabalho das secretárias de educação dos estados não está apenas em comprar computadores e plataformas para as escolas públicas. Os professores precisam de cursos de formação continuada para o trabalho crítico com as IAs e as tecnologias digitais, além de condições para que o trabalho seja desenvolvimento com qualidade.

    Responda
  17. Peter Janos Wechsler

    Nós temos uma grande vantagem, o presidente é totalmente analógico.

    Responda
  18. J Guilherme Guimarães

    Excelente abordagem, Lúcia!

    Responda
  19. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "A inteligência artificial, no estágio atual, abate-se sobre uma geração ...". Usaria a palavra no plural: gerações. Não é a toa que existe a expressão "tiozão do zap".

    Responda
    1. Jaime Souza

      Bem pontuado!

  20. Rigo Quin

    Ótimo Lúcia! Como sempre

    Responda
  21. Jaime Souza

    Texto impecável!

    Responda
  22. Paulo Augusto

    Não é a Inteligência Natural que me assusta (até porque de inteligente não tem nada), mas sim a burrice natural que está se espalhando mais rápido.

    Responda
    1. Robson Oliveira oliveira

      Exato. eles sào estupidos mas são muitos, Trump é a prova.