Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rubens Cesar da Costa

    São tantas impressões livristicas anônimas, tanto de autores como de obras, que ficamos perdidos e sem referência a que rumo nossa literatura caminha. Para falar a verdade e com direito à liberdade de expressão, ela não caminha era perambula em obras imprestáveis que não valem o papel e a tipografia gasta para suas produções. Agora partiremos para as causas e efeitos certo? A nossa Academia de Letras quando considera imortais, coisa já dita, teatrólogos e músicos o fim é este trágico e nojento.

    Responda
  2. Fabio Martinelli

    Contando com o fato que lendo na média que 15 livros por ano, não terei tempo de ler todos os livros que penso que mereçam ser lidos. Vou ficar nos clássicos. Li os do Chico Buarque, achei ótimo. Torto Arado está na minha estante, mas longe na fila de prioridades. Estou lendo Graciliano e tem muita coisa do século XX que pretendo ler, esses aí dessa lista, vão ficar pra depois... bem depois... bem depois...

    Responda
  3. Márcio Luís Penteado Ferrari

    Faltaram "Degeneração", do Fernando Bonassi, e "Os substitutos", de Bernardo Carvalho. Outros do Bonassi também mereciam estar na lista

    Responda
  4. jimmy avila

    Mikton hatoum.Bernado Carvalho, Sergio Santana, laoub, DanielGalera, zsaavedra, Adriana Lisboa sempre vao estar nessa e outras listas daqui a meio seculo. Quantos a esses que aparecem em primeiro, pura modinha temporaria mediana.

    Responda
  5. Alceu Natali

    O livro CONVERGÊNCIA de Inglesa Luso Chinesa será lido por mais de dois milênios, da mesma forma como até hoje lemos livros escritos há mais de 2 mil anos, como os clássicos de Homero, os Diálogos de Platão, a dramaturgia de Ésquilo, Sófocles, Eurípedes, etc.

    Responda
  6. Graça Sette

    Quais desses livros estarão na última lista do século 21? Quais continuarão sendo lidos no final deste século?

    Responda
    1. Marcus Bayard

      Pois é! O século mal começou e já estão definindo os melhores livros que escreveram nele. Deveriam dizer, melhores livros escolhidos no primeiro quarto do século XXI.

  7. Alceu Natali

    O livro CONVERGÊNCIA de Inglesa Luso-Chinesa (pseudônimo de Deirdre Clancy) é o melhor do século 21 e nem aparece na lista.

    Responda
  8. Matheus de Oliveira

    O som do rugido da onça é muito ruim autora viajou legal quando trouxe a história para a contemporaneidade.

    Responda
  9. neli faria

    Acho que não tenho nenhuma cultura! Dei uma olhada, no Caderno, en passant, e não li nenhum. Prefiro a literatura do século xix.

    Responda
  10. MARIA HELENA FIRMBACH ANNES

    Gostei da lista, mostra um Brasil plural. Tem ausências? Tem, com certeza, mas a lista é só um indicativo não algo imposto.

    Responda
  11. Vilma Inácio

    Faltaram os livros do Arruinaldo Azedo, Pais dos Petralhas I e II

    Responda
  12. Felipe Guilherme Lima Bueno da Silva

    Uma mudança radical e necessária no cânone da literatura brasileira. Nenhuma lista será perfeita, completa, mas deve refletir os tempos!

    Responda
  13. DIONYZIO ANTONIO M KLAVDIANOS

    Me lembrou as listas de beste sellers da Veja,

    Responda
  14. SIMONS SILVA

    Boa lista. No lugar de Leite Derramado, que considero um romance fraco, colocaria Missioni, de Maurício Ricardo. Eu recomendo!

    Responda
  15. JOSE FRANCISCO DE PAULA FILHO

    Quais são os critérios de quem determina quais são "os melhores livros brasileiros de literatura do século vinte e um". Ninguém me perguntou, ou sequer pediu uma mísera opinião. Alguém aqui foi perguntado quais são os tais melhores livros? Tendi nada!

    Responda
  16. geraldo pessanha carvalho filho

    Faltou o Marçal aquino, Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios é excelente, Pornopopéia do Reinaldo moraes é muito bom e divertido.

    Responda
  17. João Carlos Faria

    Ótimo para se prestar atenção. Bons nomes para se ler. Não vi poesia?

    Responda
  18. joão moreira

    Por que somente literatura identitária?

    Responda
    1. ROGÃ RIO BARROS NUNES

      Que fascinante o mundo bolha conspiratória que vocês vivem. Deve ser mesmo emocionante ler whatsapp como jornalismo e de fato crer naquilo, acreditar que foi não inspirado, mas é mesmo factual. Talvez não haja literatura pra o vosso campo porque vocês não compram. Por que precisariam? Já existe muito drama na "realidade de Frankfurt", URSAL e congêneres. A realidade em que vivem já é inebriada de ficção turva e engraçada. Ou seria dez - gra ça da?

    2. Marcos Cattani

      Boa questão. A ideologia oficial não permite outros autores que fujam da cartilha. Senão , são descartados de pronto. Só serve o que se inscreve na Escola de Frankfurt meu amigo.

    3. João Carlos Faria

      Boa pergunta. Mas vi autores interessantes.

  19. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    Publiquem ! Proponho aos leitores, que não leram o texto de Walnice Nogueira Galvão, no domingo, busquem por ele. Como crítica literária comenta e aponta para questões aqui levantadas. Gostei muito. Não deixem de buscá-la. Boa crítica literária faz muita falta para quem gosta de ler. Ajuda-nos a ampliar e a apurar o gosto e o prazer da leitura.

    Responda
  20. ataides goncalves da silva souza

    Essa lista está igual a Academia Brasileira de Letras, só tem os melhores.

    Responda
  21. ataides goncalves da silva souza

    Quem lá já vendeu mais de 10 mil livros?

    Responda
    1. thiago martins

      Comentário onde se vê que a pessa de fato não está por dentro do mundo da literatura. Torto Arado já bateu 1 milhão de cópias vendidas no Brasil e inúmeras traduções mundo afora. Se informe antes de comentar!

  22. ataides goncalves da silva souza

    Essa lista é ridícula. Foi encomendada pelas editoras para vender mais. Não foi elaborada pelos leitores.

    Responda
  23. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    Proponho aos leitores, que não leram o texto de Walnice Nogueira Galvão, no domingo, busquem por ele. Como crítica literária comenta a listagem dos livros, apontando para questões aqui levantadas por leitores. Gostei muito. Não deixem de buscá-la. Boa crítica literária faz muita falta para quem gosta de ler. Ajuda-nos a ampliar e apurar o gosto e o prazer da leitura.

    Responda
    1. Fernando Lima

      Prezada, Maria, segui a sua dica e adorei a crítica da professora Walnice. Obrigado!

  24. Alfredo Azevedo

    Importante seria se saber a formação, competência avaliativa do grupo que fez a avaliação. Partiríamos, no caso de optarmos pelas indicações, de uma base qualitativa. Sem isso, ficaríamos presos ao subjetivismos de desconhecidos. Meio que lotérico.

    Responda
  25. Gabo Franca

    A principal característica da lista é a sua inequívoca orientação ideológica. Mas, se é boa literatura, ou não, fica a dúvida... A impressão que dá, pela orientação conjunta da maioria das obras, é que o critério é, antes de literário, ideológico. Os escritores, em primeiro lugar, teriam de provar a sua correção politico ideologica. Uma pena, esperava mais... diversidade. (Antes que venha um maluco me acusar de ser de direita e etc, saibam que não o sou...)

    Responda
    1. Gabo Franca

      O comentário abaixo foi uma censura, ou amea ça: "cuidado com o seu comentário ". É muito triste que se confunda a luta anti ra cista com esse triste tipo de abordagem acus atória, sem base alguma na realidade e contra o debate publico democratico. Presta um desserviço à causa que diz fomentar.

    2. thiago martins

      Porque temos autores e temas negros, a lista é ideológica? Podes não ser de direita, mas cuidado com o seu comentário que está no limite do racismo.

  26. Ramiro Batista

    Parece que o sistema de cotas chegou à crítica literária. Cresçam. Respeitem a memória de Machado, Graciliano e Rubem Fonseca.

    Responda
    1. thiago martins

      Será mesmo que nós temos que crescer ou o alecrim dourado que deve ser branco não pode ver autores e autoras negras em listas de melhores que se ofende? Respeitamos Graciliano mas respeite-se Ana Maria Gonçalves, Sueli Carneiro e muitas outras. Cota racial da literatura brasileira SIM! O Brasil precisa começar a ser lido de verdade.

    2. joão moreira

      Comentário perfeito

    3. Gabo Franca

      Machado de Assis riria, e nos faria rir muito, da burguesia literária politicamente correta de hoje...

  27. Rodrigo da Landim

    Eu precisava de uma lista dessas. Priorizo demais os clássicos, e dentre eles poucos brasileiros. Achava difícil separar o joio do trigo e, sem a Folha, n teria conseguido. Muitas obras daqui nunca sequer ouvi falar. Muito bom!

    Responda
    1. joão moreira

      Pra quem gosta de literatura identitária, tá ótimo

  28. PAULO PETRASKI

    Parabéns pela iniciativa da folha. Com certeza será um estimulo e ao mesmo tempo uma sugestão de boa literatura para apreciar. O Brasil tem uma cultura riquíssima: arte, fotografia, cinema, escultura, pintura, dança, teatro, literatura, etc. Mas o mundo ainda é Eurocentrado, fosse menos, ja teríamos vários nobéis entre outros prêmios internacionais.

    Responda
  29. Carolina Oliveira

    Muito interessante a lista, numa época em que os livros mais vendidos no Brasil não são de literatura e sim de autoajuda. Já li alguns da lista que me marcaram bastante e gostei de conhecer outros para lê-los.

    Responda
  30. Anderson Siqueira

    Já havia lido "Torto Arado", e apesar de ter gostado do livro, não o havia sentido como sendo um dos melhores livros brasileiros. Confesso que darei outra chance de releitura. Sobre o mais votado nessa pesquisa, infelizmente ainda não o li, mas o farei o mais breve possível. Estranhamente, nunca me havia sido recomendado sua leitura, também nunca o vi em destaque em outras listas ou prateleiras. Espero que me surpreenda e não tenha aparecido nessa lista apenas para cumprir pauta.

    Responda
  31. Paloma Fonseca

    No final do ano passado fiquei muito indisposta com o jornal, não queria mais assiná-lo, por diferentes motivos. Essa lista me deixou mais animada para continuar com a assinatura, considero um verdadeiro presente, não é todo dia que temos um corpo de jurados desse quilate, creio que muitos dos títulos já tenham circulado por salas de aula, como exemplares ou como repertório de ensino do professorado. O podcast Café da Manhã também está ótimo, Walter Porto e colegas!

    Responda
  32. Anibal Nunes

    Saudades de João Ubaldo Ribeiro. Gostava de ler os seus livros.

    Responda
  33. Henrique Oliveira

    Bom, primeiro vou ler. Depois volto para criticar.

    Responda
    1. Ricardo Farias

      Pode voltar para elogiar também. Fique a vontade.

  34. Luciano Napoleão de Souza

    Parei de ver no terceiro livro. Só lacração ideológica.

    Responda
    1. thiago martins

      Tadinho, deve incomodar demais o alecrim dourado ver autores e autoras negras nas listas de melhores literaturas não é? Quem diria que autores negros estariam aqui? O racismo estrutural e silencioso no Brasil se vê até aqui, em uma lista de melhores obras literárias.

    2. Luciano Napoleão de Souza

      Leio filosofia, história e biografias. Só abro exceção para Machado de Assis.

    3. Denise Pereira dos Santos

      Você leu algum dos livros?

  35. JANAINA DE MORAES SANTOS

    Na minha opinião, do 2º lugar em diante tanto faz. Mas "Um defeito de cor" realmente é um primeiro lugar absoluto! Pesquisa história apuradíssima e uma primeira pessoa que de fato faz a gente acreditar tratar-se de uma autobiografia (eu caí na pegadinha do prefácio, haha!). As mil páginas voam, tamanho é o prazer da leitura. Ainda na minha opinião, não apenas é o maior clássico do nosso século, como é um dos maiores da literatura brasileira.

    Responda
  36. Pedro Luis S C Rodrigues

    A literatura contemporânea brasileira é patética e a lista reflete perfeitamente isso

    Responda
    1. Denise Pereira dos Santos

      ???

    2. Ricardo Corbett

      Voce leu alguma destas obras?

  37. Felipe Braga

    José Padilha Siqueira Neto: é muito fácil você vir aqui com seu sobrenome quatrocentão querendo dar uma de bom, quando eu apontei justamente: a maioria dos livros são monotemáticos, com temas raciais. Onde estão os livros que relatam além disso? As pessoas - e eu sugeri que sejam pessoas vindas de baixo - do agronegócio (podem ser funcionárias ou ativistas ambientais), a primeira geração de cotistas, uma mulher evangélica da favela, um pequeno empresário ético lutando. Sua fala é péssima!

    Responda
  38. Felipe Braga

    José Padilha Siqueira Neto: você abaixa a sua bola um pouco, pois eu sou de esquerda meu prezado. Eu estou sempre aqui no Jornal defendendo as pautas sociais e condenando o Bolsonarismo, sou inclusive ofendido por apoiar, ainda que com críticas, Lula e o PT. Eu falei algo muito real: a esquerda atual se fecha numa bolha e esquece de boa parte da população, por isso toma surra nas eleições. Ficar militando causa com iPhone na Vila Madalena e esquecendo que o povão vive a vida real não ajuda!

    Responda
  39. Paula Klein

    Adorei a iniciativa! Algumas autoras e autores não conhecia, obrigada!

    Responda
  40. LUIZ SILVA

    Que bom, não preciso ler nenhum e posso reler Machado de Assis.

    Responda
  41. Murilo Belezia

    Não entendo por que Estorvo, de Chico Buarque, entra na lista de "melhores livros de literatura do século 21" se sua primeira edição foi em 1991. E acredite, este leitor vai ganhar uma moderação prévia, pois nesta curta mensagem escrevi palavras que não podem ser publicadas imediatamente. HAJA!

    Responda
  42. Fabiana Menezes

    É só romance ou vale outros gêneros ? Dessa lista aí pra mim empatados: Queda do céu, Mata Doce, Cinzas do Norte. Porém, pra mim é “Harmonia do Mundo” de Marcelo Gleiser

    Responda
  43. Raimundo Carvalho

    Lista, por mais depurada que seja, é apenas lista. Não confundir com formação de um cânone. Listas atendem a interesses, que, mesmo legítimos, são datados. Certas obras perdem a legibilidade com o tempo, na medida em que estão presas por demais ao contexto histórico sempre em transformação. A formação de um cânone literário exige uma consistência maior,envolvendo a recepção crítica e a comunidade dos leitores. Porém, nem mesmo os cânones são eternos e imutáveis. Lista ou playlist? Aperte o play!

    Responda
  44. Fernando Lima

    No que pese essa lista ser bastante discutível, acho que na literatura pioramos um pouco comparado ao século XX. Mas pelo menos ainda temos as presenças de Milton Hatoum e a narrativa ancestral do Kopenawa.

    Responda
  45. José Antônio

    Esqueceram de computarem os seguintes: ´´A Filosofia explica Bolsonaro`` (Paulo Ghiraldelli) - 22 votos. ´´O Negócio do Jair``(Juliana Dal Piva) - 17 votos.

    Responda
  46. Felipe Braga

    A esmagadora maioria deles têm temática unicamente racial. Acho que seria importante um outro olhar também: abordar talvez personagens religiosos, ou universitários, ou do meio empresarial e podem ser pessoas vindas de baixo, não precisa ser elitista. Porque o jeito que está atrai sempre o público de sempre: aquela esquerda alternativa chata e elitista, que come Dengo porque é sustentável e só compra cacau da floresta mas só vende no shopping Iguatemi.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O júri foi de 100 pessoas bastante diversas e ainda assim não foram tantos os consensos. De certo você preferia ter escolhido os jurados com base na sua ideologia de extrema direita. Seria uma tarefa bem difícil encontrar bons autores e boas obras na sua clivagem ideológica. Aceita que dói menos.

  47. Flavio antonio Ferreira

    Respeito os escritores milton ratoun e murilo de Carvalho tenho gabarito pra falar de literatura ......que decadência literária vivemos.....a mediocridade de um Daniel galera......Cristóvão tezza......serem considerados grandes escritores......que critério é esse.....ou melhor......faltam escritores........faltam livros......pra uma literatura que já nos legou......na mesma época......Guimarães Rosa.......Clarice lispector.......ver essa lista é de chorar nossa mediocridade

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Não foram considerados grandes autores, foram escolhidas as 25 melhores obras do século até aqui.

    2. Anibal Nunes

      Talvez por isso não temos nenhum prêmio Nobel de literatura. Aliás, nenhum prêmio Nobel, de qualquer tipo.

    3. lilian iaki

      Murilo de Carvalho, você respeita?

  48. André Mendes

    Podiam fazer que nem o NYT e liberar a lista individual dos votantes. Seria interessante pra ver o que ficou de fora.

    Responda
  49. José Pedrosa

    Surpreendente (e nem deveria ser) que até quando uma pessoa nos comentários tenta elogiar um livro de autor negro, ainda solte um 'querendo ou não, é um bom livro'. Como assim 'querendo ou não'?

    Responda
  50. Andrey Lucas

    Finalmente um veículo de mídia que saiba em qual ano se começa um século.

    Responda