Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Zelis Pereira Furlan

    Duda Mendonça que confessou onde estava os bilhões e as joias e quadros da lava jato uma verdadeira fortuna. Desapareceu do Google estava na revista Veja. Como voltou em 5 países o Google colocou novamente. Dê um Google que está disponível.

    Responda
  2. Rafael Moraes

    Hoje, mensalão legalizado como emendas, prejudica ainda mais. Já fizeram o paralelo, já que estão comemorando o mensalão?

    Responda
  3. Luis Francisco Espíndola Camago

    Notícia passada e descontextualizada, que não é associada a nada e não desenvolve nada no presente. Poderiam compará-la com o orçamento secreto de ontem e as emendas parlamentares de hoje, da sanha de deputados que não querem largar o poder e por meio de orçamento parlamentar fazer campanha para reeleição em suas bases.

    Responda
  4. MARCELO RODRIGUES

    Ué, será que houve mesmo o mensalão? Será que o Toffoli não vai anular? E claro, Lula não sabia e não sabe de nada.

    Responda
  5. Elisabeth Beraldo Faria

    Desenterrar notícia mofada pra atacar o melhor presidente que o Brasil ja teve é função do j0rn4l ? Faria Lima agradece.

    Responda
    1. Carlos Figueiredo

      O pior cego é quem mesmo?

  6. neli faria

    E à míngua de saber defender, o red gado ataca a Folha. Ne nuntium necare.

    Responda
  7. Roberto Rangel

    Muito barulho e falsas esperanças de combate à corrupção. Como se vê atualmente, tudo está como sempre foi.

    Responda
  8. Zelis Pereira Furlan

    Estão loucos 20 anos atrás os políticos eram Ulisses Guimarães, Brizola com a morte passou o bastão para Roberto Jefferson, Maluf ,PT. Logo depois o PT elegeu o Collor e veio os anões do orçamento com empreiteiras depois o leque abriu com a lava jato.

    Responda
    1. neli faria

      E o pt elegeu bolsonaro em dezoito, o seguidor de bolsonaro em São Paulo, com o mesmo candidato e elegeu o apoiado pelo bolsonaro na capital. O lula é o causador de todas as desgraçasbrasileiras.

  9. Paolo Valerio Caporuscio

    Assunto antigo e que continuam impunes, esse e o sistema brasil.

    Responda
  10. NACIB HETTI

    Em um mundo de políticos desonestos ninguém se abala; Lula vai voltar porque é conveniente para os políticos desonestos.

    Responda
    1. Paolo Valerio Caporuscio

      Sim, para se safar e refutar dirá "eu não sabia".

  11. Reinaldo Silva

    A Folha nunca foi julgada pela sua cumplicidade com a ditadura instaurada por um golpe militar. Isto sim seria um julgamento histórico. Transportar torturadores em seus veículos, camufla-los no interior, acoberta-los para que pudessem espionar seus adversários, denunciar pessoas que consideravam inimigas do regime. O mensalão foi julgado no tribunal, enquanto a Folha saiu ilesa. Quem não conhece o envolvimento da Folha, assista o documentário no ICL Notícias.

    Responda
    1. Ivo Broeing

      Aliás, se a Folha merece crítica pelo passado, também a merece quem hoje flerta com censura, aparelhamento institucional ou cultiva alianças com regimes autoritários. Coerência, afinal, deveria valer para todos os lados da História.

    2. Ivo Broeing

      Transformar esse passado em salvo-conduto para ignorar ou relativizar escândalos recentes, como o mensalão , é cometer o mesmo erro que critica: seletividade moral. O julgamento do mensalão, com condenações de figuras centrais do governo, foi um marco institucional. Já o “julgamento histórico” da imprensa por seu passado autoritário cabe sim à sociedade, mas não como desculpa para silenciar críticas legítimas ao presente.

    3. Reinaldo Silva

      Continuo: A Folha pode desviar a atenção como quiser, durante o tempo que achar necessário, mas não poderá jamais esconder os atos que praticou no passado como colaborador do regime que vigorou no Brasil por mais de 20 anos.

  12. Paulo Sarmanho

    Titulo mais adequado seria hipocritazões. FHC, Bolsonaro, Temer, Zema, Tarcisio...usaram ou usam métodos diferentes? ou adotam outro nome? Emendas parlamentares?

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Em matéria de hipocrisia ninguém superou Lula como governante e seu partido o PEB - Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT),basta que se diga que depois de 45 anos de sua fundação, passa o vexame de assistir o Projeto de Redução da Jornada de Trabalho ser proposto por uma parlamentar de outro partido. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    2. Nelson Vidal Gomes

      Meu Deus! Hipocritazões! E nada sobre Lula e o PEB - Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT), que, após 45 anos de sua fundação, passa pelo vexame de assistir o Projeto de Redução da Jornada de Trabalho ser apresentado por uma parlamentar de outro partido!? Como assim!? Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    3. Nelson Vidal Gomes

      Meu Deus! Hipocritazões! E nada sobre Lula e o PEB - Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT), que, após 45 anos de sua fundação, passa pelo vexame de assistir o Projeto de Redução da Jornada de Trabalho ser apresentado por uma parlamentar de outro partido!? Como assim!? Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  13. Nelson Vidal Gomes

    Só a mediocridade compulsiva e repulsiva do Bolsonaro, seria capaz de trazer de volta a turma que protagonizou o "Mensalão", o "Petrolão" e agora o "Descontão". Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Ivo Broeing

      Concordo plenamente! Abraço democratico

  14. filipe nascimento

    Qual a idade de quem escreveu o título dessa matéria, FSP? 12 anos? Escreveu para a patotinha do WhatsApp? O correto não seria "Mensalão: 20 anos. O caso que abalou..."?

    Responda
  15. Flávio Fernandes Marinho

    O momento agora é de garantir a democracia e o governo não pode ser algo familiar ou contra os direitos dos mais necessitados. #Sem anistia ao Mito negacionista que em 4 anos foi o governo marcado pela necropolitica.

    Responda
    1. Ivo Broeing

      Xiii, senão o bozo volta! Patético, bolsopetistas, iguais e rivais, só muda a cor da camisa

  16. Florentino Fernandes Junior

    E a turminha petista aqui dos comentarios adoram falar em corrupçao no gov dos outros, né benassi?

    Responda
  17. Florentino Fernandes Junior

    Lewandovsk esta no minist da justiça por serviços prestados?

    Responda
  18. Antônio Alves

    Mensaläo, a maior pizza do mundo!

    Responda
  19. Zelis Pereira Furlan

    Eu assisti o documentário nos EUA a CNN do Brasil vai transmitir dia seis de junho. Os ministros aparecem falando. Todos enfim. Muito interessante foi parte da nossa história hoje somente os alunos da escola particular têm acesso.

    Responda
  20. adilson pedroso

    O governo lulista é marcado por escândalos de corrupção, como o Mensalão e o Petrolão. Ainda assim, há quem o defenda — o STF é o principal defensor.

    Responda
  21. Ivo Broeing

    Ah, o mensalão... aquele "abraço democrático" em forma de mala de dinheiro. Se isso não foi um golpe na democracia, então Collor era só um visionário incompreendido. A lógica era simples: não conseguia votos? Compra! Com o nosso dinheiro, claro. A democracia virou um leilão, e o Planalto o leiloeiro. Foi uma fraude institucionalizada travestida de “governabilidade”.

    Responda
  22. Ivo Broeing

    “Ah, mas Lula não sabia de nada…” , claro! O presidente da República era só um estagiário curioso passando pelo Planalto. O chefe da Casa Civil caiu, o tesoureiro do partido foi condenado, o marketing foi pago por caixa dois… e Lula? “Traído.” Fofo.

    Responda
  23. Ivo Broeing

    O STF esse sim, com ministros majoritariamente indicados pelo próprio governo,condenou 24 réus, com provas, testemunhas, documentos e vídeos. Mas o problema mesmo era a "mídia golpista", né? E agora, 20 anos depois, querem reescrever a história dizendo que o mensalão foi “uma tentativa de golpe contra o governo”. Se for assim, o Al Capone foi vítima de perseguição fiscal.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      KKK! Perfeito! Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!