-
Celso Vieira
Infelizmente, nossa mente binária vive passando de um extremo ao outro, de forma pendular. A dialética hegeliana pode nos inspirar a crer que, de forma otimista, veremos um equilíbrio entre homens e mulheres no cenário psicossocial e econômico, entre os fanatismos do machismo e do feminismo. Prefiro acreditar nisso, mas por ora é só uma esperança. Esses jovens nasceram e cresceram sob um bombardeio de informações que os têm como reféns de culpa e baixa autoestima.
-
Roberto Freire
Com um pouco mais de percepção e sensibilidade, não precisa ser filósofo ou coach, podemos ver uma geração de "lost boys". Herança maldita de um padrão de comportamento que assim como oprime mulheres, faz o mesmo com os jovens que já não se identificam mais com esse tipo de masculinidade. Desejo sorte a todos.
-
Athayde Carneiro
assunto complexo e importante, desperdiçado com uma abordagem superficial, baseada em valores de direita e reacionária.
-
Athayde Carneiro
dois reacionários se achando filósofos.
-
Denise Souza
Meu Deus, que entrevista problemática. Cheia de lugares comuns e ideias equivocadas de masculinidade. Vocês homens criaram padrões violentos de masculinidade, depois reclamam que morrer mais e se suicidam mais. Mas o problema é que as mulheres ganham mais? E a parte que fala das mães? Sempre nós que temos que fazer todo o trabalho de transformação social. Ser mulher é castigo
-
PETER MAURICE ERNA CLAESSENS
Homens devem ser livres para mostrar e praticar ternura. Isso é ao mesmo tempo uma mudança psicológica individual e uma reeducação no nível da sociedade. Aliás, eu ouço muitos comentários machistas de mulher, não muito menos do que de homem. Parece que por esse lado também seria interessante ter alguma calibração de expectativas.
-
PETER MAURICE ERNA CLAESSENS
Realmente, parece que a resposta dos diversos coaches a problemas de adaptação diante do novo espaço das mulheres (mas será que é realmente uma crise desse tamanho?) é recuperar alguma forma dos papeis tradicionais masculinos: protetor, provedor, procriador - mesmo se dizem manter o lugar conquistado das mulheres, esse tipificação empurra elas para as outras funções. Isso só pode fracassar. Que tirem os três '-ores' masculinos e troquem por um só: cuidador.
-
-
Clarice Petramale
Excelente! Necessário e urgente. Uma geração perde-se num piscar de olhos.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.