Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    A diversidade cultural, de organização social e de modos de vida dos povos indígenas das Américas e de povos antigos de outros continentes, nos faz refletir sobre que imensas riquezas culturais e de possibilidades de modos de vida foram perdidas e esmagadas pela uniformização trazida pelo avanço da chamada civilização ocidental. O “Despertar de Tudo”, de Graeber e Wengrow, discute como nossa história não teria sido a mera sucessão linear de fases ditas evolutivas inarredáveis e como povos

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      chamados de primitivos muitas vezes parecem ter adotado sistemas de organização social desenhados justamente para impedir a consolidação de certas formas hierarquizados de dominação por pessoas e grupos q resultariam em perdas de liberdade. Chamam a atenção para a possibilidade de q indígenas norte americanos tenham até influenciado nas ideias q resultaram no Iluminismo e na revolução francesa. Não tenho a pretensão de resumir aqui uma obra portentosa como essa mas apenas sugestão de discussão.

  2. Renê Dióz Rodrigues

    Como sempre, artigos do Reinaldo levantam a bola das coisas mais interessantes sob o sol. No que diz respeito especificamente à minha terrinha mato-grossense, aliás, sempre me perguntei se o cavalo pantaneiro era mero fruto da seleção natural ou se foi uma raça forjada pelos criadores da região, em busca de um animal mais adaptado às áreas inundadas. Eu poderia perguntar para a inteligência artificial, mas prefiro lançar a pauta para um outro artigo do Reinaldo ,D

    Responda
  3. Marcelo Batista Gonçalves

    Não tenho procuração do Reinaldo, mas creio que a conclusão "abrupta" dos artigos tem a singularidade de deixar o leitor sempre querer mais, pelo menos é que eu sinto.

    Responda
  4. José Cardoso

    É um ensinamento sobre a plasticidade dos agrupamentos humanos.

    Responda
  5. Guilherme Werlich

    Muito interessante!

    Responda
  6. joão moreira

    Leio todos os seus artigos, Reinaldo. Gosto muito deles. Mas fica a dica de exercitar um pouco mais a arte do fechamento. É sempre meio abrupto e fico com a sensação de que o pouso poderia ser um pouco mais suave. Mas continuo seu fã!

    Responda
    1. Reinaldo José Lopes

      Oi, João, brigado pela dica, acho que você tem razão. Preciso planejar melhor levando em conta o formato curtinho da coluna. Abraço!