-
Andre Vieira
Parabéns por falar a verdade!!!
-
Claudio Marajo Robertson
Fugiu das aulas de Língua Portuguesa. Apenas frequentou as aulas de português. Não sabe ler textos.
-
-
Rodrigo Soares
Que texto horroroso. Além de horroroso desconhece a realidade de que, embora seja inevitável, a IA tem sim uma lógica substitutiva, não importa se o empregado é excelente ou preguiçoso.
-
Leandro Bittencourt Dias
Aí quando só tiver robô trabalhando, você pede pra eles comprarem os seus produtos com o salário deles
-
Carmo Gallo Netto
Perfeito, quanta gente inútil permeia as instituições. Particularmente públicas. E o pior, depois se aposenta.
-
Hamilton Magalhaes
Além deles tem os empresários que parasitam o Estado e que não vivem sem ele.
-
-
Nelson de Paula
Pelo exposto só os que estão acima da média terão chances. E se obedecermos esse aconselhamento, a média vai subir, até que sobrem apenas os insubstituíveis. Não obstante os insubstituíveis de hoje sejam os substituídos de amanhã.
-
José Cardoso
Concordo em gênero, número e grau. Lembrei da piada de que Napoleão, ao vencer austríacos e prussianos, foi apresentado ao grande poeta Goethe. Ficou bem impressionado: eis um homem, e eu que pensava que aqui só havia alemães. Vejo aqui uma pessoa adulta, quando pensava que na Folha só havia bebês chorões.
-
leonardo cortez
Em breve, a colunista será substituída por uma IA.
-
Wagner Victorino
Onde a folha encontrou essa mulher? Vestida como sadomasoquista com um chicote na mão? Essa dona é uma caricatura de empreendedor! Pensa que está na senzala!
-
gleison leocadio
Leio essa coluna e a cada semana um assombro. Será que o manual do bom empreendedor prega é isso mesmo?
-
MARCUS VINICIUS CORREA LEITE
Robôs não têm sobrancelha!!!! Simples assim....
-
Tacito Silva
Me assusta como a Folha tem encontrado porões no fundo do poço tão rapidamente e consistentemente. Como alguém aprova a publicação de um texto desses? Não há um argumento, só ataques a quem não vive pra trabalhar, não quer se encaixar no papel de escravo da empresa (que irá demiti-lo) assim que for mais interessante. Eu continuo assinando a Folha para ver de perto a sua derrocada como publicação de respeito, se tornando apenas uma porta voz da Faria Lima e afins, mas fico surpreso com a rapidez.
-
Adilson Santana da Silva
Há estudos de pessoas/instituições sérias afirmando que a IA extinguirá milhões de postos de trabalho no mundo nos próximos anos, mas daí aparece uma "tiktoker" para dizer, sem qualquer fundamento empírico, que nada disso é verdade, ou seja, propaga "fake news" em um jornal que se pretende sério, como se propaga nas redes "insociais"... Sugiro à notável empresária, que provavelmente não compreende a dinâmica do capitalismo, vender seus produtos e serviços também a robores...
-
Delzimar Irineu Silva
Ninguém é insubstituível, conversa de "empreendedor" que quer fazer seu funcionário fazer mais por menos, até Elon musk foi demitido, é provável que Trump o substitua por um papagaio de pirata.
-
Ennio Baldur Hammes Schneider
Fico espantado, com a facilidade de algumas pessoas de conseguir simplificar assuntos complexos, como é o caso deste.
-
Hernandez Piras
Ao contrário do que afirma Mme Clichê, o empresário sempre preferirá o robô ao trabalhador humano se o primeiro não for demasiado caro e este último, demasiado barato. O resto é preconceito de classe média subletrada.
-
Claudio Marajo Robertson
Biscoito fino. O texto é antagônico e o discurso é paradoxo. Somente para deleite por ser completamente fantasioso e desprovido de qualquer nexo. Parabéns pela ironia.
-
DIRCE MARIA DE JESUS BARBOSA
Estou aposentada a mais de dez anos mas vejo na imprensa que o mercado enfrenta falta de mão de obra qualificada. Será que a articulista não tem esse problema?
-
DIRCE MARIA DE JESUS BARBOSA
Para o empregado a empresa é um meio, para o patrão a empresa é o fim. Pretender que todo empregado vista a camisa e entregue sua alma à empresa é pouco realista. Quem tem de fato essa disposição prefere trabalhar por aplicativo até dezesseis horas por dia. Ou qualquer outra ocupação autônoma. Quem vive de salário compara vantagens e benefícios. Isso inclui estilo de gestão, clima e ambiente de trabalho. Aceita que dói menos...
-
Ennio Baldur Hammes Schneider
Você está completa de razão no todo, mas na parte, não raro, ao trabalhador restam escolhas não tão desejadas.
-
-
Raoni Mauro
Por isso estudem bastante, se esforcem, continuem estudando, tentem ir além no trabalho e nos estudos, dem o seu melhor, para poderem escolher melhor seus empregadores e nunca precisarem trabalhar para pessoas como essa moça, tirada das profundezas tóxicas do linkedin, que a Folha resolveu botar como colunista aqui.
-
Luis Fernando Casimiro
Há certo tempo houve a crença de boa parte dos assinantes de que os últimos artigos publicados pela colunista pareciam ter sido feitos por IA, dada mudança de estilo e posicionamento. Nesse texto, eis que alcançou seu ápice, quase um tratado da IA contra a humanidade, quase como um Manifesto... IAs, uni-vos. O Teste de Turing encontrou finalmente um resultado final. Mas para aqueles que ainda acreditam ser de autoria uma pessoa real, podemos manter a crença apenas do "A", ausente do "I".
-
DIRCE MARIA DE JESUS BARBOSA
A essência desse artigo é que sucesso no trabalho deve ser necessariamente sinônimo de sacrifício. Será que essa é uma ideia universal? Para quem você trabalha? Para seus próprios sonhos, metas e objetivos ou para as expectativas do patrão? Essa é a questão.
-
Paulo Chaves
A euforia com o aumento da produtividade via inteligência artificial ignora um ponto central: sem empregos, não há consumidores. Substituir trabalhadores por máquinas pode até elevar a produção no curto prazo, mas mina a base do próprio mercado o poder de compra da população. Produzir mais para quem, se cada vez menos pessoas terão renda para consumir? O fim do emprego em massa não é sinal de progresso, é um alerta de colapso econômico e social disfarçado de eficiência.
-
Ennio Baldur Hammes Schneider
Raciocínio corretíssimo. O capitalismo está ancorado no consumo, logo se não há consumo, como fica?!
-
-
Paulo Chaves
A IA não está limpando o terreno está revelando o desprezo de alguns por qualquer noção de humanidade no trabalho. Reduzir profissionais a peso morto porque não agem como máquinas é uma visão rasa e arrogante. O problema não é gente que pede day off, é liderança que confunde empatia com fraqueza e acha que burnout é desculpa. O futuro do trabalho não será feito de robôs obedientes, mas de pessoas criativas, adaptáveis e, sim, humanas.
-
DIRCE MARIA DE JESUS BARBOSA
A transparência é um bálsamo... É gratificante saber o que se passa na cabeça de um capitalista raiz. Eu não quero viver num mundo onde esse tipo de pensamento seja exclusivo. Felizmente não é. Existem outras motivações para o trabalho, além da ambição desmedida e do lucro. É possivel obter o sustento e ser feliz sem vender a alma ao diabo. Defender de sucesso é sinônimo de sacrifício não é unanimidade. E cada vez mais gente adota essa perspectiva. Felizmente.
-
Carolina Miranda
Sim, o robô não cansa, não se estressa e não precisa descansar. Eles não são humanos, NÓS somos. E assim como nós, a Sra. também necessita mais mesmíssimas coisas. Não acha essa comparação um pouco injusta? Essa cultura tóxica de produtividade a qualquer custo precisa acabar.
-
Claudinei Andréa
Gostei do texto. Faltou apenas falar que IA não tem proteção, nem precisa, da Justiça do Trabalho, essa mesma a qual defende funcionários inescrupulosos e advogados idem.
-
Gustavo Michelin
A esquerdalha sanguessuga pira
-
MARIA HELENA FIRMBACH ANNES
Fico besta como algumas mulheres em cargos de decisão repetem o discurso masculino predador e sem nenhuma preocupação social, apenas o lucro para quem manda.
-
ERMELINDA SANTANA MATOS
Eu prefiro um robô, a uma comentarista tola . É muita perda de tempo ler essa senhora . Última vez leio bobagens dessa colunista .
-
Elismar Dias
Esse tipo de gente precisaria fazer um curso pra entender que empresa obrigatoriamente tem que possuir função social, está na Constituição. E mais, não dá para matar a individualidade em função da expectativa irreal. A autora vende para máquinas? Não. Com certeza no seu portifolio o ecossistema que ela atende é bem heterogêneo. Ou seja... Vai volte para a fase da prencheta. Faltou estudar muitas variáveis.
-
Rodrigo Panichi Bastos
O meu sonho é que o proletariado finalmente acorde um dia e promova a revolução armada e sangrenta que o patronato merece.
-
NELVIO PAULO DUTRA SANTOS
E é o bom funcionário que decide? Nem sempre ele tem poder para tal e é comum seu trabalho não ser aproveitado como deveria.
-
EDWARD MOREIRA
Gente. Não consegui ler até o final. Deu um sono danado. Besteirol.
-
DIRCE MARIA DE JESUS BARBOSA
Eu senti uma enorme satisfação com a franqueza da capitalista selvagem. É um exemplo pronto e acabado de porque eu defendo convicções opostas. O capitalismo da autora pode ser definido em uma única palavra: DESUMANO.
-
Rodrigo Panichi Bastos
Realmente! Até uma colegial escreve redações melhores para os vestibulares.
-
-
Joao Cellos
Além de um robô pelo jeito a "colunista" tem uma outra ferramenta de gestão: um chicote. Talvez não saiba que a escravidão foi abolida ainda no século dezenove e sente falta de dar umas chibatadas em quem ela considera preguiçoso.
-
Luiz Almeida
Lembre-se que sua função, como comentarista, logo será substituída pela IA. Talvez preguiçoso.
-
Daniel Barbosa
E eu prefiro o chat gpt a uma pseudo colunista preconceituosa e elitista, egoísta, sem empatia e sem nada a dizer, como o é a senhora beauty.
-
Josiene Botelho
Os cargos de lideranças são os mais fáceis de serem automatizados. Que tal começar por aí?..
-
Henrique Marinho
Com esta corajosa matéria, a colunista vai criar uma coleção de haters, que seriam dispensáveis num país eficiente. Alguns já começaram a se manifestar.
-
DIRCE MARIA DE JESUS BARBOSA
Todos tem escolha. Patrões e empregados. A posição da articulista não é universal nem entre os empresários, ela mesma admite. Será que os empregados da autora leem o que ela escreve?
-
-
Gisele Cezaro Burger
Estou chocada com tamanho absurdo.
-
Marcelo de Souza
Prefere um robô a pagar um salário decente pro funcionário. Vai se catar
-
José Roberto da Costa
Prefiro comprar robôs e criar minha empresa.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.