Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Como seria bom uma alternância de poder. O problema é que os quatro governadores não representam alternância e sim radicalismo de extrema direita, e que estão no poder, já que junto com a bancada da bala, bíblia e do agro, controlam o Congresso. Quem quer um país com mais igualdade tem que lutar contra essa turma.

    Responda
  2. Alexandre Marcos Pereira

    Nas entrelinhas dos relatórios, consultores anotam: Efeito teto de vidro. Significa que todo presidenciável, cedo ou tarde, mostrará fissuras - a economia pode fraquejar, escândalos podem pipocar, alianças podem azedar. A pergunta que resta é simples e brutal: quem quebrará primeiro o próprio teto? O candidato que convencer o eleitor de que seu vidro é mais espesso leva a chave do Planalto. Por ora, a xícara de café continua a fumegar, e o barista da história avisa: faltam dezoito meses.

    Responda
  3. Alexandre Marcos Pereira

    Bolsa Família turbinado, obras do PAC desengavetadas, e um discurso que oscila entre a nostalgia trabalhista dos anos 2000 e o alerta contra a volta do radicalismo. Não é pouco: recorde-se que, mesmo sangrando pelo impeachment e pela Lava Jato, o PT nunca ficou abaixo de 30 milhões de votos no primeiro turno desde 1994. Lula sabe que a inércia da memória é seu maior cabo eleitoral. E assim seguimos.

    Responda
  4. Alexandre Marcos Pereira

    À direita, há ainda a disputa de vaidades saída dos gabinetes para o TikTok: influenciadores de autoajuda, cantores sertanejos, filhos do ex-presidente - todos testam balões de ensaio e hashtags como quem prova figurino antes da estreia. Mas, quando a luz do debate em rede nacional acender, sobrevive que suportar o holofote sem derreter: carisma temperado por baixa rejeição. Do lado do Planalto, a máquina ronrona.

    Responda
  5. Alexandre Marcos Pereira

    O lupa dos estratégas, porém, repousa sobre outro mapa: o da aversão.Segundo a Genial/Quest, os governadores Ronaldo Caiado, Romeu Zema e Ratinho Jr. exibem os menores índices de antipatia nacional. Caiado é o campeão do desamor alheio, tem meros 21% de não voto de jeito nenhum. São perfis que falam manso, parecem menos ideológicos e, sobretudo, trazem o aroma sedutor do novo, embora seus palanques se apoiem em velhas estruturas estaduais. No jogo, talvez o melhor slogan seja não ter slogan.

    Responda
  6. Alexandre Marcos Pereira

    Ivo, grato pelo comentário. Tarcísio, astro nascente apadrinhado pelo bolsonarismo, exibe aprovação de 41% em São Paulo, nada mau, mas viu a reprovação dobrar para 22% em dois anos. Acontece que rejeição não se mede apenas nas planilhas; ela se revela no suspiro da fila do metrô, no meme que viraliza no WhatsApp. O governador sabe disso e percorre o interior empunhando anúncios de obras como quem benze eleitores com asfalto fresco.

    Responda
  7. LUIZ FERNANDO FERREIRA

    Termos chulos de profissional medíocre!!!

    Responda
  8. Ricardo Candido de Araujo

    Hélio, você está de brincadeira, né? A direita brasileira, historicamente adepta de um bom golpe de estado, quer o fomentando, participando ou pegando nele carona, jamais se afastará de verdade de nenhum golpista, ao contrário, adora tê-los à mão, pois sempre terão para ela alguma utilidade. Veja pelas entrevistas recentes de dois direitistas supostamente "limpinhos", ao relativizarem o golpe de 64.

    Responda
  9. Paulo da Silva batista

    Só temos dois lados um democrático e outro que tentou com apoio desses aí subverter a ordem democrática, o resto um centro democratico não dá 15 %.

    Responda
  10. Alex Sgobin

    Deveria é dar um pontapé na própria: antes a direita tinha ao menos um Delfim Netto. Agora o que se tem é um desfile de criaturas abjetas e estúpidas, incapazes de argumentar sequer com uma privada em um banheiro de rodoviária.

    Responda
  11. Murilo Belezia

    Como ou o que define um conservador de direita, um evangélico, um liberal, um esquerdista? Sabe-se o que define um bolsonarista (virtudes de gado) mas as discussões se perdem se não há pontos comuns, né? Então, quem é um político mais ao centro embora conservador de direita?

    Responda
  12. Alexandre Marcos Pereira

    As folhas caem em Brasília - não há outono mais agudo do que uma pré-campanha. Nos cafés do Congresso, marqueteiros contam votos como quem joga búzios: cada grão um ponto de rejeição, cada concha um ponto de intenção espontânea. Desde que as pesquisas de junho trouxeram Lula empatado tecnicamente num eventual segundo turno com Tarcísio de Freitas, Ratinho Jr. , Michelle Bolsonaro e Eduardo Leite, o tabuleiro ganhou um tilintar nervoso de xícaras. O rei está cansado, mas ainda mexe as peças.

    Responda
    1. Ivo Broeing

      E enquanto os marqueteiros jogam búzios e cafés esfriam, o país real continua esperando algo que vá além de metáforas e slogans: (resultado)

    2. Ivo Broeing

      A realidade é menos poética: um governo atolado em escândalos, parado em promessas e sustentado por acordos fisiológicos com o que há de mais velho no Congresso. O (rei) não está apenas cansado, está isolado, e cercado por peças que só se mexem quando o Centrão autoriza.

    3. Ivo Broeing

      Alexandre, muito legal o teu texto e muito bonito esse outono lírico em Brasília… mas, entre as folhas que caem e as xícaras que tilintam, o que realmente está desmoronando é a narrativa da hegemonia incontestável do (rei).

  13. Luiz Carlos

    Os pré candidatos citados têm oportunidade de elaborarem um plano de governo mínimo, consensual e estruturante, coisa que os bolsonaristas não têm. Assinem e Divulguem com o compromisso de execução. Lula e o Bolsonaro não têm nenhuma proposta séria de país, pois são incompetentes. Trazer uma mudança no Congresso que seja de acordo as com reformas, redução das despesas de todos os níveis da administração, inclusive do judiciário nacional

    Responda
  14. Dalmo de Souza Amorim Junior

    A esquerda não tem mais o respeito do eleitor, já que o maior ídolo não vê nada de mais em um vagab_undo roubar um celular. Resta o caminho pelo centro, felizmente sairemos dessa bipolaridade entre um analfab_eto e um capitão.

    Responda
  15. LEANDRO SCHMAEDEKE

    Dá nojo ver esta foto com os sorridentes extremista da direita.

    Responda
    1. Paulo Araujo

      Por acaso, representam todo o sudeste brasileiro. Ratinho já foi reeleito, o governador de Minas, idem e o Tarcísio, se quiser, vai pelo mesmo caminho.

    2. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      Que a FSP adora publicar!

  16. Paolo Valerio Caporuscio

    Direita, centro,esquerda ambos do atraso e sociedade por acaso tem atitudes iniciativas e coragem em darem pé na banda,? Todos inertes de natureza.

    Responda
    1. Paolo Valerio Caporuscio

      complemento: todos acima mencionados merecem pontapes bem dados nos fundos dos fundilhos.

  17. Evandro Loes

    O Brasil precisa renovar, em todos os sentidos. Inclusive o eleitor precisa aprender a escolher melhor, cobrar melhor, participar melhor. O fanatismo é um sinal de ignorância da realidade. Nenhum dos candidatos quer reduzir a dependência do estado, que fortalece seu poder. O cidadão livre vive com suas próprias pernas, desenvolve suas potencialidades humanas. O Estado é como uma cruz a ser carregada por quem trabalha de fato.

    Responda
    1. Ivo Broeing

      Quer fortalecer o Brasil? Fortaleça o cidadão. Reduza a dependência. Estimule quem produz. E fiscalize o Estado como se ele fosse seu empregado, seja de direita ou esquerda, porque é exatamente isso que ele deveria ser.

    2. Ivo Broeing

      O que enfraquece economias não é o (neoliberalismo, Palavra que virou espantalho ideológico), mas sim corrupção, aparelhamento estatal, má gestão crônica e concentração de poder em governos que fingem cuidar dos pobres enquanto mantêm todos dependentes.

    3. Ivo Broeing

      Você pergunta se há nação capitalista que não viva sob a sombra do Estado. Eu te devolvo: há alguma nação que prosperou com um Estado gigante, ineficiente e sufocante como o nosso? Porque os exemplos que funcionam (como Suíça, Canadá, Coreia do Sul, Austrália e até os nórdicos) têm economias de mercado fortes, liberdade individual e um Estado que sabe onde começa e onde termina.

    4. Ivo Broeing

      José, seu comentário parte de uma confusão comum: achar que defender um Estado menor e mais eficiente significa querer abolir o Estado. Ninguém aqui está pregando (anarquia de mercado) ou entreguismo, estamos falando de um Estado que sirva ao cidadão, e não o contrário.

    5. José Bueno

      Existe alguma nação capitalista que não sobreviva à sombra do estado? Essa receita neo liberal radical só serve ao enfraquecimento econômico das economias subservientes ao pider econômico estrangeiro.

  18. José Bueno

    A direita majoritária do congresso perdeu o respeito como posição política, arrastando-se na lama da extrema direita golpista. Deixou de cumprir seu papel de participar do embate democrático, uma perda para o país.

    Responda
  19. Carlos Eduardo Cunha

    Corretíssimo sua observação de se assumir a centro direita sem medo. Os países onde se tem melhor padrão social, são exatamente aqueles que adotaram os conceitos liberais, onde cada um pode definir sua vida e sua carreira sem intromissão dos objetivos políticos e de poder de um chefe de Estado geralmente incompetente na gestão. O Brasil merece uma chance de sair desta estagnação que o leva a um narco Estado sem segurança e com baixa estima da maioria manipulada .

    Responda
    1. José Bueno

      O neo liberalismo é o túmulo do capitalismo.

  20. Helio Jose Malavasi Filho

    Excelente. Pé na bunda que o faça ir para lá com o Trump. Este seria fundamental. E para nos livrarmos de vez do ódio de duas seitas, bolsonaristas e lulistas, um avião de primeira classe para que o atual viva com o Macrom. Que maravilha uma eleição sem estes dois.

    Responda
    1. paulo wesley dornellas

      Perfeito. Com o pé direito, chutar a b.da do Bozo, e com o esquerdo, a do Lula. Pode ser essa a saída para o Brasil.

  21. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Votar na direita significa concordar com a permanência da maior desigualdade social do mundo, aceitar a miséria de milhões como parte do cenário nacional, aprovar a destruição ambiental do país, concordar com a exploração sem limites dos mais pobres e precarizados, apoiar a discriminação de raça, cor, sexo e classe social, aceitar que os ricos continuem a utilizar o estado para seus propósitos de enriquecer cada vez mais e ampliar os seus poderes sobre os demais.

    Responda
    1. Ivo Broeing

      Enquanto você se diverte rindo de (malabarismos), eu prefiro olhar para dados, resultados e princípios. É justamente esse ódio cego e preguiçoso, que transforma qualquer discordância em (fascismo), que mantém o país paralisado num eterno fla-flu ideológico. Debate de verdade exige mais do que slogans e espantalhos. Exige maturidade, e isso, com todo respeito, não se compra em grupo de zap nem em panfleto de militância.

    2. Ivo Broeing

      A diferença entre nós é simples: eu não preciso fingir que todo o campo político oposto é composto por monstros para sustentar minha posição. Você, pelo visto, sim.

    3. Ivo Broeing

      Ricardo, o seu comentário é o típico exemplo de alguém que acusa os outros de guerra ideológica enquanto pratica exatamente isso, só que em versão caricata e histérica. Você pede (um nome de direita que mereça respeito), mas eu poderia devolver: me dê um nome de esquerda que não tenha passado pano para ditaduras, não tenha flertado com corrupção e não tenha usado os pobres como escada eleitoral. Mas não vou cair nesse jogo raso.

    4. Ricardo Candido de Araujo

      O malabarismo do sr. Ivo para dar a direita brasileira, fascista e golpista até o fundo da alma, alguma qualidade, é de fazer chorar... De tanto rir! Me diga, sr. Ivo, um nome, apenas um nome, de um parlamentar de direita aqui que seja merecedor de alguma consideração, algum respeito. Não há! Todos só se ocupam de travar uma guerra ideológica inexistente, um espantalho que colocam à frente das necessidades do país.

    5. Ivo Broeing

      Até lá, boa sorte no cursinho de fuga avançada com ênfase em recalque. rsrs

    6. Ivo Broeing

      Você não está numa sala de debate, José. Está num monólogo narcísico, tentando manter a ilusão de que ainda detém algum controle da cena. Mas o real insiste: o outro responde, articula, rebate, e aí, o mestre autoproclamado se vê obrigado a virar porteiro imaginário do discurso alheio. Quando quiser sair da atuação e entrar no debate como sujeito, aquele que arrisca, que é atravessado pela fala do outro, a gente continua aqui.

    7. Paulo Araujo

      Sr.José Padilha, vc está descrevendo o governo atual: milhões continuam na miséria e os aposentados, sendo roubados pelos amigos do presidente; a destruição ambiental continua igual ao governo passado; nenhum garimpeiro foi retirado de seu garimpo ilegal, os índios continuam morrendo por falta de assistência médica e o presidente e seu séquito, passeando pelo mundo.

    8. Ivo Broeing

      kkk Fez curso com o Felipe, José? Porque a sua fuga do debate está no mesmo padrão: desvio retórico, pose de superioridade e nenhum enfrentamento real com o argumento. Não sei se foi aula de retórica esvaziada ou workshop de (como bancar o mestre e fugir da castração simbólica), mas o desempenho tá alinhado: muito gesto e pouca escuta.

    9. José Bueno

      Aos desavisados: pode pular sete respostas que você terá a oportunidade de voltar à sala do debate.

    10. Ivo Broeing

      O que você faz, José, não é defender justiça. É repetir chavões para fingir superioridade moral. E quem pensa diferente vira automaticamente(aliado da exploração). Isso não é pensamento político, é pensamento sectário.

    11. Ivo Broeing

      Saí da miséria. E sabe quem me explorou? Não foi patrão, não foi empresário. Foi o Estado. O mesmo Estado que me sufocou por 20 anos enquanto eu era empregado e que, ironicamente, diz representar os (oprimidos). Hoje, sou empresário. E há anos também sou psicanalista formado, atendendo gratuitamente todas as quintas-feiras pessoas em sofrimento, porque acredito em responsabilidade individual e em compromisso com o outro, não em slogans prontos.

    12. Ivo Broeing

      Pra te incomodar ainda mais: sou liberal de direita, sou a favor da legalização do aborto, sou ateu, defendo a transferência de renda do mais rico para o mais pobre, milito pela igualdade racial, defendo a liberdade de gênero e sou ainda mais ativo na defesa da liberdade do sujeito viver sua sexualidade como quiser.

    13. Ivo Broeing

      A diferença não está no clima, nem no sotaque, está no modelo de gestão. Onde a prioridade foi o aparelhamento político e a omissão, venceu o crime. Onde houve eficiência, liberdade econômica e responsabilidade, venceu a ordem. E ainda querem dar lição de moral, como se desastre fosse virtude.

    14. Ivo Broeing

      Nos mesmos anos em que Jaques Wagner governou a Bahia 07 a 14, os homicídios aumentaram mais de 80% no estado, segundo os dados do Mapa da Violência e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Enquanto isso, Santa Catarina reduziu seus homicídios em cerca de 15% no mesmo período. A Bahia virou exemplo de colapso na segurança pública, e SC se consolidou como o estado mais seguro do Brasil.

    15. paulo wesley dornellas

      Me diga, o que o governo Bolsonaro fez de diferente de tudo o que você listou aí em cima? Nada de nada! São iguais os dois lados, direita e esquerda. Só pensam em como se perpetuar no poder e gozar das delícias de ser “ otoridade “.

    16. Ivo Broeing

      Direita e esquerda são rótulos. O que importa é quem defende o cidadão livre, produtivo, com acesso a oportunidades reais, e quem vive de criar dependentes políticos disfarçados de beneficiários sociais. Se você quer viver num país em que pensar diferente é crime moral, tudo bem. Mas não peça respeito por ideias quando sua postura é desumanizar quem vota diferente.

    17. Ivo Broeing

      Quem mais precarizou o trabalho no Brasil foram governos que inchavam o Estado para os amigos e terceirizavam o serviço para os anônimos. E quanto a (ricos que usam o Estado para enriquecer)... talvez você devesse investigar quais grupos empresariais se beneficiaram de bilhões em empréstimos subsidiados do bndes , inclusive donos de jornais que hoje fingem ser revolucionários.

    18. Ivo Broeing

      A destruição ambiental não tem ideologia, o desmatamento cresceu também sob governos de esquerda, e megaobras como Belo Monte e transposição do São Francisco destruíram ecossistemas com apoio entusiasmado do (campo progressista).

    19. Ivo Broeing

      Você ignora que: Estados governados há décadas pela esquerda têm alguns dos piores índices sociais do país, com miséria estrutural, evasão escolar, violência crônica e corrupção sistêmica.

    20. Ivo Broeing

      José Padilha, seu comentário é um bom exemplo de como a militância ideológica transforma opinião em acusação moral e diferença política em caricatura. Reduzir o voto na direita a um (apoio à miséria, ao racismo, à destruição ambiental e à exploração dos pobres) não é só desonesto, é covarde.

  22. Galdino Formiga

    A diversão dos leitores é a medíocre política e seus candidatos. Pobre conteúdo.

    Responda
  23. MARCOS CESAR MORAES

    Esquerda e direita sequestradas por um líder de cada lado. Pela esquerda já há algum tempo.

    Responda
    1. MARCOS CESAR MORAES

      Refiro-me ao fato de q a esquerda não consegue formar novas lideranças, porque o presidente Lula praticamente não permite q ocorra. Isso vem desde a eleição de Dilma. Outras lideranças de esquerda, inclusive históricas, foram suplantadas pela força do Lula e seus próximos. Não se desmerece o q Lula conseguiu em termos de retorno à democracia. A questão aqui é a renovação inviabilizada da direita e da esquerda.

    2. José Bueno

      O Presidente Lula tem sido muito importante e diferenciado pela garantia da democracia e pela desafiadora e dificílima tarefa de passar para um congresso irresponsável um programa de governo de desenvolvimento com equilíbrio fiscal e inserção social.

    3. José Bueno

      O Presidente Lula tem sido muito importante e diferenciado pela garantia da democracia e pela desafiadora e dificílimavñ tarefa de desafio de passar para um congresso irresponsável um programa de governo de desenvolvimento com equilíbrio fiscal e inserção social.

  24. José Davi

    Direita é onde se encontra reacionários, se o sujeito pensa em civilidade, bem estar social, justiça certamente ele não é de direita.

    Responda
  25. Ricardo bento terres

    O conselheiro Acácio, não vê virtudes na politica.

    Responda
  26. neli faria

    Esse bolsonaro parece que tem doce ou teve um belo trabalho de descarrego antes de nascer! Era para ele ter sido Expulso do Exército. Ficou! Fico a me perguntar: como conseguiu passar no Curso da AMAN? Não era avaliado? Nem português sabe falar! E deputado?Presidente? Uma criança com 8 anos teria sido melhor. Atenção! Bolsofilho Renan: escreva um bilhão de vezes o plural de cidadão.Cidadãos, cidadãos, cidadãos,cidadãos, cidadãos,cidadãos,cidadãos,cidadãos,cidadãos,cidadãos,cidadãos,cidadãos!

    Responda
  27. José Freitas

    O dilema da esquerda é que a farsa da tentativa de golpe de estado esta sendo exposta e desmontada publicamente à cada interrogatório. Os militantes de esquerda, entre os quais o autor desta matéria, ja podem dar como certo que TODOS os denunciados pelo PGR serão inocentados por falta de provas. Estão pedindo desesperadamente aos politicos da direita que, pelo menos, escolham um substituto para Bolsonaro para que ainda possam sonhar com a possibilidade de reeleição.

    Responda
    1. José Freitas

      À cada depoimento esta ficando claro que o "coronel delator" sofreu pressão psicologica - sendo inclusive preso - para refazer seus depoimentos à medida que surgiam "novos fatos" . O seu "desabafo" , na época, deixa claro que essa tortura pscologica realmente aconteceu, com ameaças de prisão para outros membros de sua familia. A preocupação do "inquisidor" para que ele negue ter sido pressionado a delatar o que eles queriam ficou bastante evidente logo no inicio de seu interrogatorio.

    2. José Bueno

      Esta 'farsa de golpe de estado", que tinha preparado até assassinatos das principais lideranças legítimas do paìs!!! Caso não tuvessem fracassado, o que mais estaria ocorrendo com os trinta mil brasileiros publicamente ameaçados pelo chefe da "farsa do golpe"?!?!

  28. Anibal Nunes

    Se houver alguém, que não o Lula, a dar esse “pé na bunda” no Bolsonaro, explicitamente, provavelmente terá meu voto. Mas, não vejo jeito de isso acontecer. A direita parece estar alienada a Bolsonaro ou a qualquer um com esse sobrenome. Que tristeza!

    Responda
    1. José Bueno

      Graças a Deus e a muitos patriotas de esquerda e até alguns da direita que restou, nos livramos, em tempo, desta 'farsa de golpe de estado", que tinha preparado até assassinatos das principais lideranças legítimas do paìs. O que mais estaria ocorrendo com os trinta mil publicamente ameaçados?!

    2. José Freitas

      Quem vai levar um pé na bunda nas proximas eleições será o descondenado que, junto com seus militantes indicados para o STF , inventaram essa farsa do "golpe de estado" . À cada depoimento dos interrogados fica claro que todos são inocentes e que a esquerda será escorraçada do Poder pelo voto popular, independente da ajuda que o TSE possa lhe oferecer.

  29. Luciano Napoleão de Souza

    O militante que já desejou a morte de Bolsonaro adora citá-lo em seus porcos textos para ganhar like!

    Responda
    1. José Freitas

      Sra. Neli respeito a sua dor pela morte de seus entes queridos mas sejamos justos: Não houve no Brasil um numero de mortes por COVID , em termos percentuais à sua população, superior ao verificado nos paises desenvolvidos. Qualquer morte deve ser lamentada mas a tribuir a culpa de 700 mil mortes ao ex-presidente é um discurso politico irresponsavel. No EUA, que começaram a tratar dos seus doentes com as SUAS VACINAS, que não exportavam para outros paises, morreram mais de 1 milhão de pessoas.

    2. neli faria

      Volte e releia o Texto. Ele não desejou a morte de ninguém. O bolsonaro? Não desejou! Ajudou o covid a ceifar a vida de mais de seiscentos mil brasileiros, dentre elas a de minha irmã Clemeci. Ele e as Autoridades Omissas. Que a Justiça Divina o atinja. Imitou os pacientes de covid. Uma criança de três aninhos não faria igual. Uma criança com oito aninhos teria sido melhor presidente do que esse velhote que queria dar uma de adolescente. O erro foi do Exército não ter expulsado.

  30. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    "Melhor chance de conservadores seria sair com candidato q rejeitasse ..., mas fazê-lo poderia custar passagem para o 2o. turno". Não se preocupe Schwartsman (ufa! consegui escrever seu nome), este jornal e sua parceira g l o b o s , já começaram os ataques com drones contra o gov. Lula. Logo vão mostrar sua verdadeira face, q é a do cara chamuscada de SP. Sua direita estará representada (viva o agro-pop-porco, os evangélicos, BBBs e o(a) nikoles!). "Ainda Estou Aqui" para lembrar o play da g!

    Responda
  31. Ivo Broeing

    Felipe Araújo, o ponto é simples: você vai responder ou vai continuar fugindo dos questionamentos que te fiz abaixo? Até agora, tudo o que veio foram: Desvios emocionais, Postura moralista sem conteúdo, E ataques para tentar desqualificar, no lugar de argumentos. Esse padrão já se repetiu dezenas de vezes. Fugir não é resposta. É só fuga.

    Responda
  32. Felipe Araújo Braga

    Ivo, não é fuga. Eu gosto de acompanhar as notícias, comentar, mas você é muito chato. Você é bitolado pela sua ideologia neoliberal salvadora de empreendedores e pela Suíça que é Santa Catarina com o governo do PL. Você flooda isso aqui com mil comentários, enche o saco, e é muito chato. Você é muito carente e eu não quero conversar com você. Você precisa pedir uma coluna para a Folha ou arranjar uma namorada. Você pode ser um empresário milionário mas eu trabalho!

    Responda
  33. Ivo Broeing

    Felipe Araujo, o que importa, e até agora você fugiu, vai responder ou não aos questionamentos que te fiz abaixo? Porque até aqui, o que veio foi desvio emocional, pose moral e nenhuma resposta objetiva. Fugir não é argumento. É só fuga mesmo.

    Responda
  34. julio alves

    O tal Ivo Boing Boing aqui embaixo seria o New Barnabé? Com meio neurônio funcionando a mais?

    Responda
    1. Gustavo Michelin

      A julgar pela falta de argumentos, é você que parece não ter neurônios.

  35. Ivo Broeing

     Felipe Araujo, o governo de Santa Catarina errou ao buscar ativamente famílias que estavam no Bolsa Família, ouvi-las, entender seus anseios e, com apoio da iniciativa privada, encaminhá-las para educação, qualificação, trabalho formal e empreendedorismo? Tirar mais de 15 mil famílias da dependência do assistencialismo e vê-las hoje vivendo com autonomia, dignidade e contribuindo com a economia real é, na sua visão, um projeto reacionário? Ofensivo?

    Responda
  36. Ivo Broeing

    Felipe Araujo, já que você insiste em pintar todo empreendedor como explorado ou precarizado, deixa eu te lembrar de um dado concreto: o Programa MEI Juro Zero (Desenvolve SC), que oferece microcrédito sem juros aos microempreendedores individuais, gerou mais de 100 mil novos MEIs em 12 meses, com renda média superior a R$ 4 mil por mês. Isso é autonomia. Isso é dignidade construída com liberdade e oportunidade, não com tutela estatal perpétua disfarçada de compaixão.

    Responda
  37. Ivo Broeing

    Ou, na sua visão, isso é reacionário e essas pessoas estariam melhor vivendo do Bolsa Família?

    Responda
  38. paulo cesar cruz

    A mensagem ,nem tão subliminar do texto, é livrar-se de Bolsonaro para impedir o avanço da esquerda.

    Responda
    1. julio alves

      Nada subliminar. Falha manda Hélio Scwartman dar receitas de bolo de como a extrema direita deve chutar o cachorro morto inelegível pata enfiar goela abaixo do gado qualquer um daqueles indigentes políticos da foto.

  39. Felipe Araújo Braga

    Ivo, a pessoa que mais ataca aqui é você. Mas tenha maturidade para reconhecer que eu e você não chegaremos a um termo: nós desejamos modelos de sociedade diferentes. Enquanto você deseja uma minarquia, que seja bastante dinâmica e produtiva mas desigual, eu desejo um Estado de bem estar social igualitário. Embora você deseje sim que as pessoas vivam melhor e eu reconheça que uma economia livre é o melhor modelo econômico, nossos princípios são diferentes, a gente não vai concordar.

    Responda
  40. julio alves

    Parabéns à Folha. Com artigos como esse , sai da simples campanha pela extrema direita e passa claramente à Assessoria Direta da Direita Brasileira. Hélio Scwartzman é o verdadeiro coach . É de chorar.

    Responda
  41. paulo cesar cruz

    Não subestime o poder do eleitor brasileiro em transformar adubo em bos ta. Aqui o sinhozinho ainda tem total controle da senzala. As pessoas ainda acreditam em livre arbítrio e liberdade de expressão,mesmo quando as opções de escolha são controladas e limitadas.

    Responda
  42. Gustavo Michelin

    Perfeito. A melhor coisa que poderia acontecer para a direita e, consequentemente, para o País, seria a rápida condenação e decretação de inegibilidade de Bolsonaro.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Bolsonaro já está inelegível, meu senhor!

  43. Priscila Soares

    É triste ver pessoas como Caiado lambuzando sua biografia como vassalo do Bolsonaro!

    Responda
    1. Priscila Soares

      Padilha, Caiado não é meu líder, pelo contrário. Gostaria muito de ter um candidato fora da lista atual, que oferecesse uma proposta de país, para que eu pudesse ter alguma esperança de futuro. Meu espanto é assistir a degradação extrema de pessoas que vivem de política há mais ou menos 3 décadas, que foram incapazes de realizar sua ambição, como é o caso do político em questão, que se submetem ao discurso do Malafaia para conquistar votos dos zumbis que elegeram Bolsonaro.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Como assim? O Caiado é o mesmo reaça que sempre foi, é um ignorantão retrogrado. Esse é o seu líder da direita? Pelamor!

    3. julio alves

      Como assim "lambuzando"? Caiado é farinha do mesmo saco que todos os que aparecem na foto de Campanha da Falha de São Paulo !

  44. José Cardoso

    É o mesmo dilema da esquerda. Que o diga o Ciro Gomes em suas tentativas de voo solo, chutando o traseiro do Lula.

    Responda
  45. José Eduardo de Oliveira

    o dilema, cara-pálida, não é e nunca foi da direita ou da esquerda, é do eleitor ter de escolher sempre o pior, mesmo que escolha o melhor. há décadas.

    Responda
  46. Afonso Galvão

    Quem faz políticas de distribuição de renda e redução de desigualdade são os governos de esquerda. A direita, quando no poder aprofunda desigualdades e governa somente para os ricos. Haja vista a atuação do congresso, que é majoritariamente de direita e só aprova pautas de interesse da parte rica da população.

    Responda
    1. José Bueno

      A direita majoritária do congresso perdeu o respeito como posição política, arrastando-se na lama da extrema direita golpista. Que pena, deixou de cumprir seu papel de participar do embate democrático.

    2. Gustavo Michelin

      Errado. Esquerda distribui esmolas e favorece os bancos.

  47. MARCIO Gionco

    Está coberto de razão. O único motivo para Bolsonaro ter subido foi Lula e o PT, governos péssimos de um sanguessuga sem projeto, que só quer se locupletar.

    Responda
  48. Geraldo Filho

    Não espere que essa direita retrógrada reconheça qualquer coisa. Apoiarão quem quer que seja que lhes dê chances de ficar ou chegar ao poder.

    Responda
    1. MARCIO Gionco

      Para tirar o Lula está valendo quase que todo mundo.

  49. Claudio Loredo

    Os liberais usam os fascistas para derrotar a esquerda. Depois que eles cometem inúmeros crimes, é só dar um pé na bunda deles. O problema agora para a direita é encontrar um novo palhaço mais engraçado do que foi Bolsonaro.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Seria engraçado se não fosse ruinoso!

  50. Rubens Moraes

    Esse rato dentre os demais deixou de pagar no seu governo aos servidores públicos do Paraná reposição das inflações desde 2017 e as determinadas readquações da data base aprovada na assembléia legislativa . Agora o rato começa a aparecer correr e concorrer com demais candidatos com a maior cara deslavada uma vez que,gargantea que o estado parece ter um superavit mas, não é real e sim , dinheiro que pertence aos servidores que estão com seus salários defasados em 49% !? Simplesmente isso !

    Responda