Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Notícia boa: quanto menos evangélicos melhor para o país.

    Responda
  2. Ney Fernando

    Agora o pastor quer desacreditar o Censo, que não mostrou o resultado que ele queria. Ainda bem que o número de evangélicos parou de crescer.

    Responda
  3. Marcos Barbosa

    Acham que o antropólogo, terrivelmente evangélico, Juliano, da folha de Jesus, antiga de SP, não iria se doer com o Censo, e veja como são as coisas ele reclamou da ausência dos testemunhas de jeová, mas não falou uma palavra da religiões afro-brasileira: Candomblé, Umbanda, um ato falho, não.

    Responda
    1. RAFAEL VICENTE FERREIRA

      Acho que se o demoniário o tivesse conhecido quando desgovernou o Brasil, o teria indicado para o STF. Afinal, ele queria alguém terrivelmente evangélico. Taí... melhor impossível, ele é TERRÍVEL.

  4. José Cardoso

    Os católicos também são evangélicos, pois creem no evangelho. Acho que a divisão mais correta seria: cristãos católicos e não católicos.

    Responda
  5. Fernando Alves

    O erro é a PF não fazer uma devassa na vida criminosa dos grandes chefes de igreja e livrar milhões de pessoas da escravidão imposta por seus Jim Jones brasileiros com venda de fumaça estilo coach aos berros. Os que tiverem fé, podem encontrar alento em igrejas protestantes sérias.

    Responda
    1. RAFAEL VICENTE FERREIRA

      Acho que se o demoniário o tivesse conhecido o Spyer quando desgovernou o Brasil, o teria indicado para o STF. Afinal, ele queria alguém terrivelmente evangélico. Taí... melhor impossível, ele é TERRÍVEL.

  6. Fernando Alves

    Essa coluna demonstra toda a má fé do sujeito, que não está nem um pouco preocupado com as pessoas de fé evangélica, e sim no poder político, querendo dobrar o país à líderes de igrejas por bem ou por mal. O que interessa para um cristão o número de pessoas que dizem professar a fé? Eles estão vivendo bem? Tem o que comer, onde trabalhar, teto? Juliano não liga pra nada disso, só quer ver Malacheia e o preposto Sóstenes falarem e agirem como donos do Brasil.

    Responda
  7. Tha Virgens

    Evangê me cansa. Próximo!

    Responda
  8. Antônio Augusto Soares

    As tais informações que dizem faltantes, a meu ver, atenderiam muito mais a vaidades da classe dita evangélica.

    Responda
  9. Edson G P O Silva

    Será que o erro não admitido, inclusive em decorrência do boicote bolsonarista ocorrido em 2020, também não teria afetado outras questões fundamentais? O fato deveria ser esclarecido pelo IBGE para assim recuperar a força institucional e melhorar a estrutura para os futuros censos. Precarizar o IBGE impacta as políticas públicas como um todo. Este erro é típico da ultra-direita que não acredita que a realidade social se transforma. No caso deles para pior! Sem anistia!

    Responda
  10. Marcos Benassi

    Com a licença de meus colegas leitor@s, avanço um pouquinho. Com tantas e tão boas trapaças pregadas por gente como o Malafeio, despudoradamente metido na política partidária, tangendo de modo vil e pouquíssimo cristão seu rebanho, interessaria não só saber o tamanho da fé independente como, igualmente, avaliar a transição de denominações majoritárias para estas pequenas. Isso poderia ser indicador precioso de um esclarecimento majorado deste cidadão, uma ótima notícia para a democracia.

    Responda
    1. RAFAEL VICENTE FERREIRA

      Acho que se o demoniário tivesse conhecido o Spyer quando desgovernou o Brasil, o teria indicado para o STF. Afinal, ele queria alguém terrivelmente evangélico. Taí... melhor impossível, ele é TERRÍVEL.

  11. Marcos Benassi

    Eita, caro Juliano, realmente uma pena - que, como você indicou, ainda pode ser revertida. Em comentário ao texto do Elio Gaspari, expressei minha percepção de que a expansão evangélica deu-se pela capacidade (e motivos) financeira, via isenção tributária e fácil evasão fiscal de contribuições. Isso é típico das grandes denominações, organizadas e bem pensadas. Conhecer o estado das igrejas independentes seria fundamental para aquilatar uma eventual expansão evangélica "raiz" de fato.

    Responda
  12. Felipe Araújo Braga

    O Spyer quer inflar o número de evangélicos colocando os mórmons e as testemunhas de Jeová junto? Essas religiões são bastante distintas do pentecostalismo. Por mais que eu discorde das TJs: eles não fazem faculdade, não aceitam transfusão de sangue, pregam o isolamento social, eles ao menos se mantém apolíticos: para mim uma das piores coisas desse movimento pentecostal foi querer se meter na política para impor sua religião ao resto da sociedade brasileira com base na força!

    Responda
    1. jose fior neto fior

      Ainda mantenho posição de que o melhor meio de lavagem de dinheiro hoje continua sendo "montar" uma igreja evangélica.

    2. Marcos Benassi

      Por outro lado, caro Felipe, creio ser relevante entender a efetiva distribuição dos cidadãos crentes em suas denominações, já que estas se comportam de modo muito distinto - grosso modo, entre grandes negócios espirituais e igrejas independentes, mas também se diferenciam entre si nas igrejas de mesmo porte, entre "tradicionais" e neo-qualquercoisa, há uma miríade de distinções. Fico curiosíssimo a respeito, e entendo que isso poderia trazer consequências práticas na cidadania e na política.

  13. Gustavo von Krüger

    É...mas teve grana para criar o famoso mapa de cabeça pra baixo, com destaque pro Ceará

    Responda
  14. Cleomar Ribeiro

    ... dos vinte e sete por cento a maioria é de escravos hipnotizados!!! Quando despertarem do transe gospel de rataria será a dádiva que tatno esperavam!!! ...

    Responda
  15. Cleomar Ribeiro

    ... para os operadores de 'Coluns Coluna' ( operadores diversos pentecostais ) instituições do Estado só tém serventias se estiverem capturadas ou destruídas ou sabotadas para eles operarem livres ponzi schemes diversos para abastecerem dee ouro suas caixas e de escravos suas gaiolas!!! Quinta Coluna', o habitat de ratsrias-gospel-nazis-facis!!!

    Responda
  16. Aristides Silva

    Em tempos de vacas magras, o IBGE conseguiu tirar leite de pedra. Poderia até ter economizado mais, fazendo um cálculo simples: o número de cristãos aumentou ou diminui?

    Responda
  17. Maria Aparecida Saraiva Magalhães de Sousa

    São Censo apareceu para nos livrar de um futuro fatídico.

    Responda
  18. Iraia Galindo

    Atacar a credibilidade do IBGE pelo fato do resultado da pesquisa diagnosticar a estagnação do movimento evangélico . Só sendo evangélico Pois sr Juliano , felizmente uma boa notícia. Vocês não conseguirão instaurar uma teocracia fundamentalista evangélica nesse país. Graças a Deus!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, meu caro Iraia, sei não, mas você pode estar sendo excessivamente severo, e jogando fora um bom e esclarecedor debate. Compreender como vão as igrejas e os "grandes negócios-igreja", como estão se movendo nossos concidadãos evangélicos - se tangidos por seus pastores ou de modo mais independente - pode ser coisa muitíssimo útil.

  19. Felipe Vasconcelos

    Já li a classificação "cristianismo de fronteira", que agruparia Adventistas, Mórmons e Testemunhas de Jeová. De fato, esses grupos têm muitas peculiaridades para serem chamados de evangélicos.

    Responda
    1. Iraia Galindo

      São todos movimentos fundamentalistas.

  20. Rodrigo Flexa

    A coluna fundamentalista lamenta pelo não crescimento do triste culto, viva o estado laico.

    Responda
  21. Alexandre Avelar

    Pois é. Quando o resultado não é tão favorável, parte-se para desacreditar o censo. Ora, melhor reconhecer que o modelo de crescimento dos evangélicos encontrou um ponto de exaustão (não existem idiot 4s ad infinitum). Simples assim.

    Responda
  22. Felipe Araújo Braga

    Acabou, Juliano. Vocês perderam, não vão dominar mais o país! Não serão maioria! A sociedade cansou, eu cansei: não aguentava mais essa história de que vocês serão maioria e vão impor a religião e visão política de vocês ao resto da sociedade. Eu não quero isso e ninguém aguenta mais isso! Pare de dizer que o censo está errado, você nem deveria ter coluna nesse jornal para falar de uma fé minoritária!

    Responda
    1. Iraia Galindo

      Perfeito.

  23. Felipe Araújo Braga

    Juliano Spyer, você diz que não é evangélico, mas sua coluna é abertamente pró tal segmento. Você deveria aceitar a verdade: o tempo todo você dizia aqui que os evangélicos (pentecostais) serão a maioria do país, que são já quase cinquenta por cento, que dominarão tudo e inclusive a politica. Os dados do censo mostraram: saturação do público alvo (periferias), reação de outros setores e que estão atingindo um tento. São só vinte e sete por cento, aceita que dói menos!

    Responda