Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo Innecco

    Ainda bem que pássaro não usa gasolina, senão a inflação pesaria muito mais no bolso. Pássaro não dirige. Pássaro não sente mesmo a inflação. O alpiste não aumenta e é a parte mais significativa do pássaro sobretudo quando ele come alpiste. Pássaros devem estar mesmo convencidos que os preços estão ótimos.

    Responda
  2. Mario Donizete Pelissaro

    Inflacao em declinio. Acho que fecha o ano dentro da meta. Alia-se a isso o crescimento robusto, o segundo maior do mundo, desemprego q cai a cada mes, aumento da atividade industrial, diminuicao da pobreza e aumento da renda e temos esse quadro exuberante. Só falta agora, o congresso concordar em abrir mao de partes das emendas e apoiar o governo no q tange ao equilibrio das contas.

    Responda
    1. Valdir Costa

      Que erva vc está fumando ? É boa

  3. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Futebol e bets - uma mistura de toma lá dá cá.

    Responda
  4. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Além da co luna pra boe ing uma tb pro pe ry q não é ribe iro

    Responda
  5. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Brasil é refém dos rentistas. Qualquer análise econômica baseada em déficit primário é piada. Notem o número de vezes na matéria que se tenta induzir a ideia de manter os juros altos. Os rentistas perderam completamente a vergonha. Defendem juros altos em qualquer situação.

    Responda
  6. Antônio João da da Silva

    Os analistas de mercado sempre erraram contra o governo, erraram o PIB do primeiro ano Lula em mais de 300 pp, para o segundo, em mais de cem, com todos esses erros vêm pautando e submetendo o Bacen, quando o certo seria ao contrário, o Bacen fiscalizando e direcionando o mercado.

    Responda
  7. Guilherme Zambrana Toledo

    A desaceleração da inflação, assim como a queda consecutiva da cotação do dólar esse ano, que chega a ser de dez por cento, são boas notícias. Quanto ao corte de gastos, muito se comenta, mas até agora não se aponta quais gastos devem ser cortados e quanto é o déficit efetivo nas contas públicas. O que se sabe é que há a necessidade de um corte já anunciado pelo governo e que existem subsídios extremamente elevados, que geram esses déficits, mas são intocáveis.

    Responda
    1. Artur Neto

      Guilherme é fácil só ler a reportagem da Fo lha, acho q de hj ou ontem, quem pagou a conta na Argentina. Aposentado, professor, saúde...

    2. Guilherme Zambrana Toledo

      Pery, você não respondeu a questão de quanto é o déficit efetivo e quais as contas públicas deveriam ter seus gastos cortados. Talvez com números, poderíamos ter uma discussão mais racional. Seria também interessante anexar quais os subsídios e os setores beneficiados.

    3. Pery Pedro

      É o maior gasto, com o maior déficit. Dados do Tesouro Nacional. Isso sem contar os parafiscais, recomendo artigo do M Lisboa, braco direito do Palocci, no Brazil Journal. A inflacao desacelera de absurdamente alta para muito alta. E o maior problema é o Lula, como muitos da esquerda, jurando que não há problema fiscal, não há gastos muito altos, e que ainflacao nada tem a ver com emissao de titulos. Estamos em 32% do PIB em impostos, o maior em quinze anos, e subindo. Mas voce esta feliz.

  8. Pery Pedro

    Minha preocupacao, lendo os comentarios aqui, e onde isso vai parar. Compram a reeleicao, explodem os gastos, explode o deficit, emite titulos a juros cada vez mais altos com inflacao alta. Poem a culpa no Bolsonaro, no presidente do BC, na lua. O PIB cresce, porque PIB é consumo mais exportacoes mais investimentos mais gasto governamental. Desemprego cai. Aumentam impostos. Se reelegem. Recomeçam o ciclo da Argentina e da Dilma. Com o congresso comprado, isso so para no abismo. La no fundo.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Caro Pery, se vc (oposição) está preocupado com o próximo governo, imaginando que está armada uma bomba-relogio, é fácil sair dessa: percam as eleições (como tá previsto) e deixa a bomba no colo desse governo, quem armou deverá saber desarmar ou receberá o impacto da explhosão

  9. Pery Pedro

    Eh tao dificil assim entender a relacao entre gastos e deficits recordes, emissao de moeda ou titulos, inflacao e juros? Ate quando a esquerda e voces vao defender que inflacao e juros depende da vontade do presidente do BC, e nao da politica fiscal e monetaria? É tao dificil assim?

    Responda
    1. fabio saraiva moura

      Se a inflação está caindo como vc explica então se a emissao de moedas causa inflação? vc é ignorante?

    2. Pery Pedro

      Ah, sim. Lei da Oferta e demanda caiu tambem. Já pensou se tivesse alguem disposto a provar que é só parar de emitir moeda que a inflação cai? E se desse certo já no primeiro semestre? Já pensou se fosse um país em que a esquerda, crendo na sua teoria, tivesse explodido as contas publicas e a inflação com ela? Aí talvez não precisássemos discutir. Mas não. Vamos seguir a sua teoria e acelerar gastos e emissão colocando a culpa no Bolso, no BC e na Lua. Deu certo na Argentina.

    3. fabio saraiva moura

      Pery , nao necessessariamente gera inflação. Teoria monetarista caiu há tempos, emissao de moedas depende da demanda agregada, nivel de emprego e atividade economica....

    4. Pery Pedro

      Não eh ortodoxia, eh matematica, Fabio. É como a gravidade. Não é culpa minha. Emissao de moeda gera inflacao.

    5. fabio saraiva moura

      PERY, QUAL A RELAÇÃO ENTRE EMISSAO E EINFLAÇÃO? ta nessa ortodoxia economica ainda?

    6. Andre Moraes

      E onde você sugere cortar? Emendas parlamentares? Subsídios inúteis? Deixe me adivinhar...desvincular saúde e educação? Desvincular salário mínimo da aposentadoria? Precisamos tomar uma decisão sobre o que cortar; não dá para querer jogar o conta só para uma parte da sociedade que proporcionalmente menos recebe.

  10. Marcelo Magalhães

    A Folha faz um artigo inteiro chamando a atenção para a condição acima do teto, sem considerar que esse teto é recente, trocado pelos governos golpistas, justamente pela vassalagem ao mercado financeiro, que sabe o mecanismo para submeter o governo a ser fornecedor de recursos aos ricos. Em momento algum ela reconhece os esforços do governo para gerenciamento inteligente e justo das verbas públicas. Todos sabem que o presidente Lula não aceita a instituição miséria para a estabilização fiscal.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Prezado Pery, obrigado pela sua colocação.

    2. Pery Pedro

      Poxa Marcelo, nos, da esquerda, sabemos que a inflacao é boa, e que nao atinge as classes mais baixas. Mas, se atingir e for ruim, sabemos que eh culpa do presidente do BC. Se o presidente for nosso, e culpa dos empresarios gananciosis. Não é culpa da meta colocada pelos vassalos do mercado financeiro. É dos empresários gananciosos. Nunca, nunca, culpa da emissao de titulos para pagar nossos gastos explosivos. Gasto record e deficit record sao bons por que nos ajudam a reeleger.

  11. Felipe Macedo

    Não acredito que os economistas e analistas erraram mais uma vez! Que coisa heim? Lula até 2mil30 pois não há ninguém nem de perto com condições de fazer melhor que o petista e é disso que se trata.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Ninguem Felipe. Os economistas erraram. Lula pra sempre. Esse é o mote da campanha. E gastos explosivos seguidos de aumento de impostos. Assim vamos pra sempre.

  12. GEOVANI FERREIRA DA SILVA

    O "mercado" e os economistas dos jornais críticos ao PT estão sempre surpreendidos com o sucesso do governo. E todos com cara de paisagem.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Muito sucesso, Giovanni. Explodimos gastos, emitimos mais moeda, aumentamos os impostos, colocamos a culpa no presidente do BC. Opa, nao mais. No aquecimento global e nos empresarios, claro. Um governo que vai bem, exceto gastos e inflacao e juros e cambio. Mas olha que legal: quanto mais a gente gasta, mais o PIB sobe e o desemprego cai. Encontramos a formula perfeita. Gastamos mais, sustentando o crescimento, e aumentamos os impostos para financiar. Deu super certo na Argentina e com a Dilma.

  13. José Cardoso

    Com a inflação contida, graças ao enfraquecimento internacional do dólar e a queda dos preços do petróleo, porque o Lula continua com esses juros absurdos? A equipe do BC foi nomeada por ele recentemente, e não vejo um pio de crítica do presidente a esse pessoal.

    Responda
    1. José Cardoso

      Marcelo, deixe de ser ingênuo. Não sei se você tem idade para lembrar da época do vice Alencar, que vivia reclamando dos juros altos. O Lula não estava nem aí. Ele não tem nada contra os juros altos, só implicava com o Campos Neto por ciúme. Não engolia o fato dele ser bolsonarista.

    2. Pery Pedro

      Oi Jose, tudo bem? Por que e tao dificil entender a relacao entre gastos, emissao de moeda, deficit, juros e inflacao? Nem estou colocando o cambio. Por que se comportar como se o governo na fosse o causador disso? Como se fosse um meteoro que cai? Vamos la, voce paga assinatura, tenho certeza que eh melhor que isso.

    3. Andre Moraes

      O valor do petróleo oscilou tanto quanto no governo Bolsonaro. Ainda assim a Petrobras teve lucros imorais que recheou o governo de créditos extraordinários. Nos colocou para pagar 10 reais na gasolina e inviabilizou o uso do gás de cozinha para muitas famílias; as pessoas estão cozinhando com alccol de mercado e madeira. Quanto ao BC existe uma ciência por trás; não é uma questão de compadrio...o BC tem uma meta e se essa meta não é atingida, ele não pode seguir no sentido inverso.

    4. Artur Neto

      Uma análise feita com o fígado.

    5. Marcelo Magalhães

      O presidente Lula está chocado, como todos nós brasileiros, com a agressividade do mercado financeiro que alicia os funcionários do BC. Assim, não é saudável iniciar uma polêmica nesse momento, até que não reste mais dúvida de que Galípolo realmente decidiu não mais servir à população, que é quem lhe paga o salário e sim se submeter às ordens da Faria Lima que vive do erário. Vamos aguardar os acontecimentos antes de atacar o presidente Lula.

  14. BRAULIO S ALVES FERNAN

    O jornalismo da Folha é pequeno, inferior, patético. Seu engajamento pró -mercado é risível até para quem pensa como o mercado.

    Responda
  15. jose prado

    Economistas e Mercado passando vergonha de novo! Continuo com consultas aos búzios!

    Responda
  16. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Isso dá 3,17% ao ano, se olharmos só o futuro.

    Responda
  17. Andre Moraes

    Parabéns Presidente Lula. Apesar de detratação promovida pela imprensa o país vai bem. Aqui vai uma consideração quanto ao aspecto fiscal; o governo vem em uma queda de braço acertada com o congresso que hoje fica com 54bilhões do orçamento, além dos 800bilhões de benefícios fiscais. Em algum momento do tempo teremos que discutir a previdência visto que a população envelhece e o atual modelo funciona como pirâmide. A pressão atual é para cortar de quem já tem pouco ou nada. Isso é justo?

    Responda
    1. Artur Neto

      Luiz, conheço política que tem toda a família (filhos, esposa,ex esposas, ex sogra, sobrinho...), mas isso não tem nada a ver com a reportagem.

    2. Andre Moraes

      Luis, eu estou pouco preocupado com a vida pessoal de Lula. Eu vejo a minha vida e das pessoas que estão no meu entorno. Hoje não pagamos 10 reais no litro da gasolina; vou ao mercado semanalmente e vejo que os preços dos alimentos estão bem comportados. Não temos fila do osso. Simples assim.

    3. LUIS FERNANDES

      O oais vai bem pra uma minoria privilegiada q inclui o Lula, q ja acumula 3 aposentadorias e pode comprar sapatos de 10 mil reais. Entao, tudo e relativo, nao e mesmo?

  18. Rodrigo Negrão

    Como previsto, a economia vai muito mal, igrejas foram fechadas e os lares foram divididos com pessoas mais pobres. Maior que a iggnorância bolsonarista, somente a falta de memória e de carátter.

    Responda