Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. luiz augusto guimaraes vilela

    Boa reportagem, atiça a curiosidade com água na boca. Como há muito mais frutas a citar, tomara que a Folha faça mais artigos. Adoro cupuaçu, não vejo a hora de provar este chocolate dele com acidez. Bombons de chocolate recheados com fondant de cupuaçu são deliciosos; pena que no Nordeste não usem chocolates de alta qualidade para fazê-los. Bom que os ótimos sorvetes dele não são difíceis de encontrar no Sudeste.

    Responda
  2. FLENIS SOUZA

    O rio Amazonas não tem delta.

    Responda
  3. JOSUE CLAUDIO DE SOUZA NETO

    Na Amazônia brasileira o nome comum é Buriti ( na reportagem é citada como aguaje) o buriti é uma fruta específica para suco, sorvete e picolé. Muitas pessoas dizem e eu concordo, é uma das frutas mais saborosas e populares da Amazônia, assim como a pupunha, Tucumã e açaí.

    Responda
  4. OCTACILIO alves pires neto neto

    conheço todas as frutas, inclusive, o buriti que não é novidade nessa reportagem. Se quer falaram no Rambutão, cacau que é amazonico e principalmente a proxima fruta que será exportadapra todo mundo que é o Bacuri. O suco de Bacuri com ou sem leite é bem melhor do que o Açai.

    Responda
  5. Monica Araujo

    O nome mais comum para o Aguaje é Buriti. Para fazer sorvete é uma delícia.

    Responda
    1. José Areolino Alves Maia de Carvalho

      Bom dia Senhoras e Senhores Leitores! Entendo que houve um equívoco por parte de que escreveu a Matéria, pois o Fruto que ele descreve como se fosse um casco de Tatú, de nome "Aguaje", é o "Burití" que é fonte de renda em quase todo o Piauí, Maranhão e adjacências de norte a sul, Fruto muito utilizado para fazer doces, vitaminas, seu óleo é utilizado para a produção de cosméticos e muito utilizado pelos mais velhos para sara feridas. A fonte de pesquisa precisa ser melhor aprofundada!!!