Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Augusto Bernabé

    Ufa! Até que enfim reconheceu que o Mundo de hoje é totalmente dependente dos Estados Unidos do Trump e tudo que ele fizer por lá será copiado literalmente por todos países, inclusive por aqui que ainda tem uns esquerdistas de araque que ainda acham que uma facada resolve as coisas.

    Responda
    1. Edailson Monteiro Rodrigues

      E pior né barnabé, uma facada que nem sangue saiu, tipo Hanna Barbera

  2. Pery Pedro

    Israel sangrará por gerações o genocídio de Gaza. As fotos das milhares de crianças e médicos da Cruz Vermelha mortos a sangue frio pelos soldados israelenses ficará queimada na memória do mundo por gerações. Apoiar Israel, mesmo que seja para a cura do câncer, tem um custo político insustentável para qualquer governante. Parabéns, vocês conseguiram. A culpa, pela primeira vez na história, é só sua.

    Responda
  3. MARIA F LUPORINI

    Ridículo. O Irã já quis negociar e Netanyahu não aceitou. Eua e Is ra el querem guerra, sangue e o petróleo do Irã, como fizeram com o Iraque.

    Responda
  4. Guilherme Guimaraes

    O ataque de Israel ao Irã é justificável perante o direito internacional? É crível recorrer à doutrina da autodefesa, nesse conflito específico, iniciado por Israel?

    Responda
  5. Luciano Napoleão de Souza

    Texto esquizofrênico. O militante assume que Israel tem razão em seu intento e que o Irão é uma ameaça atômica crível. Mas sugere negociação ao irão. Fosse coerente, desejaria a queda do regime dos Aiatolás.

    Responda
    1. Gustavo Moreira

      Só mesmo no hospício se pode encontrar alguém à direita do Joel.

  6. Alvaro Almeida

    Lendo esse texto vejo que Estados Unidos e Israel são países de Freiras, Papas, Bispos e ovelhas.

    Responda
  7. AFONSO CELESTE NETO

    No texto não há o imponderável tão comum na história humana. Tudo vai sendo narrado como se os grupos políticos de cada lado operassem uma simples balança. O final ao menos nos deixa indagar se eventual presença dos EUA irão garantir harmonia entre os povos. Como foi isso na história recente?

    Responda
  8. Rosane Aubin

    O Irã foi atacado e não tem o direito de se defender? Se o teu vizinho entrar em um delírio paranóico de que vc pode matá-lo tem o direito de te matar?

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Rosane Aubin, os únicos que não perceberam que o primeiro ministro e a maioria do seu gabinete estão em um delírio paranóico criminoso são a grande parte do povo de Is. e uns poucos leitores da FSP.

    2. NOE J OLIVEIRA

      Perfeita colocação.

    3. Rosane Aubin

      O meu caso não é de delírio, é de uma pessoa que deixa a preguiça de lado, lê, estuda e ouve várias versões do mesmo fato. E faz um pente fino para escolher a versão que parece mais fidedigna. Simples assim. Como dizia o gênio Freud, as maiores paixões humanas são a preguiça, a ignorância e a raiva. Sendo que uma está intrinsecamente ãs outras.

    4. ALEXANDER STRUM

      Israel está em delírio paranoico??? Acho que a senhora está mal informada, ou em delírio ideológico.

  9. Valter Junior

    Os EUA precisam nos salvar? Que texto singelo.

    Responda
  10. Anete Araujo Guedes

    Os EUA patrocinam ou estão por trás de todos os conflitos. São os que olham apenas para o seu próprio umbigo. Utilizam de mãos alheias para que guerras sejam iniciadas, e depois participam da divisão de bens naturais e territoriais do país que foi vencido. E ainda cobram pelos seus gastos.

    Responda
  11. Gabo Franca

    Joel pensa como um sionista de direita e apresenta a narrativa sobre perigo existencial em fato dado, ao invés de trata-la como o que é: uma desculpa de Bibi para permanecer em guerra, no poder. Pois é obvio que a unica saida possível, e aceita pelo Irã, é a negociação.

    Responda
  12. Ricardo molina

    Câncer do planeta são Israel e USA

    Responda
    1. Milton Nauata

      Qqr país q se torna potência vira imperialista, vide a história, Roma, Portugal, Espanha, Reino Unido,Urss e States. Com a ascensão da China, não vai ser diferente, será o imperialismo amarelo dominando povos economicamente e militarmente.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Bem mais. São os humanos.

  13. Milza Moreira Lana

    Sinto vergonha alheia ao ler este artigo. O Irã "deve buscar a paz". "O Irã deseja o fim de Israel. A recíproca não é verdadeira." Qual país bombardeou qual? Quem tem a autoridade para decidir quais países podem e quais não podem ter armas nucleares? Quantos países Israel e Irã invadiram e bombardearam nos últimos 100 anos? Qual país não assinou o tratado de não proliferação de armas nucleares? Pelo jeito, não só as redes sociais que publicam mentiras e opiniões como se fossem fatos.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Milza Moreira Lana, o sujeito é preguiçoso, não conhece um mínimo da História da região, alguém pediu a ele que escrevesse a favor do estado pária e seu patrocinador e ele, sem se informar, produziu essas asn eiras.

    2. Saul ribeiro

      E ele ainda se diz "mestre em filosofia" Kkkkkkk

  14. Oscar Vigna

    Concordo com o colunista que o conflito atual cessaria com a iniciativa do Irã em ceder posições. O que não se pode afirmar, é que não haverá mais conflitos a posterior. Enquanto extremistas governarem Israel em conjunto com o atual primeiro ministro, sempre vai haver um pretexto para a guerra e a permanência no poder.

    Responda
  15. Alex Sgobin

    O que fica claro é que os EUA conseguem ser ruins de ambos os modos: ou se omitem olimpicamente, inclusive em relação a genocídios como o que "israel" está cometendo, ou enfiam o nariz sujo em países pobres, acabando com eles a partir de motivos os mais medíocres.

    Responda
  16. jarbas cabral

    O dia que o ser humano reconhecer que não existe Deus, não vai haver mais guerra. Tudo isso é produto do fanatismo de lado a lado.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Jarbas, o estado pária usa a mitologia ( um deus deu todas as terras so para eles) para justificar a tomada das terras dos outros. A maioria dos cionistas são ateus.

    2. Gustavo Moreira

      Vã ilusão. Mussolini, por exemplo, era profundamente ateu e grande entusiasta das guerras.

    3. Rosane Aubin

      As guerras são consequência do Deus mercado. A religiosidade é importante para algumas pessoas, temos que reconhecer isso. Quem insufla o ódio é o ecossistema da indústria bélica, que quer sempre ganhar e matar mais.

    4. Sam Duart

      Está parcialmente certo Jarbas. Mas essas guerras envolvem muito mais que religião. No momento há todo um interesse estratégico por trás. Especialmente para os EUA que querem varrer inimigos daquela região. Por isso o apoio incondicional a Is rael.

    5. Dalton Matzenbacher Chicon

      Esse é o ponto.

  17. omar assaf

    Ninguém merece ler o texto do pereira e desse sujeito no mesmo dia . Eu nunca vi tanta hipocrisia , preconceito, antiética , falta de honestidade , parcialidade e mediocridade juntos . Cancelar a assinatura já começa a ser uma opção a ser considerada.

    Responda
    1. omar assaf

      Sr Dalton , os fatos estão bem claros e não há mais o que contrapor . São milhares os crimes desses monstros . Agora Executam civis famintos nas filas de ajuda , desesperados para alimentarem as suas famílias . Eu não consigo defender essa barbaridade e pergunto . Como alguém com o mínimo de humanismo ainda consegue defender quem faz isso . Como alguém consegue defender quem massacra um povo nativo e rouba suas terras há décadas .

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Contraponha objetivamente. Atacar o colunista não desconstitui os fatos.

    3. Afranio Lopes

      A análise foi correta foi correta, não tem hipocrisia, etc. Tem pragmatismo.

    4. Afranio Lopes

      Não concordo com essa crítica e acho que a análise foi correta

    5. omar assaf

      Deus me livre chamar alguém como vc de querido , mas vai debochando enquanto pode , o dia que forem completamente desmascarados , quero ver onde vc vai enfiar essa cara .

    6. Marcos Zucker

      Vai meu querido! Não sentiremos saudades.

  18. Aderval Rossetto

    Articulista sempre do lado da supremacia monetária e branca!

    Responda
  19. Paulo César de Oliveira

    Ao atacar e destruir a estrutura física e os adeptos mais fieis da teocracia islâmica, I. está prestando um serviço à humanidade, e principalmente, ao povo iraniano. Espero os sucessores da grande civilização persa possam voltar a viver num país normal, sem a opressão dos fundamentalistas religiosos.

    Responda
  20. Arnaldo Facciotti

    Ao colunista pergunto: o que vc acharia se nosso vizinho nos ataca-se por achar nossa força aérea debilitada ?

    Responda
  21. Claudio Goldman

    Você tem um vizinho que promete te eliminar se conseguir uma arma atômica. Você vai deixar ?

    Responda
  22. Paulo Dos Santos

    Sionista tupiniquim!

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Paulo Dos Santos, não insulte o povo nativo, são dignos e não se comparam aos usurpadores de terras alheia e incitadores de gueerras.

  23. Brivaldo Leão de Almeida Junior

    A disparidade de forças no conflito é acachapante. Israel, coadjuvado pelos Estados Unidos prevalecerão amplamente no Oriente Médio política e militarmente. A pergunta que não quer calar é se Israel promoverá a "solução final" para a questão palestina, com limpeza étnica, expulsões, etc. A leniência da Comunidade Internacional com a tragédia de Gaza e feição fortemente sionista dos E.U.A, leva-nos a uma resposta afirmativa.

    Responda
  24. Marina Gutierrez

    Se o artigo acima tivesse sido escrito pelo Netanyahu, Ben Gavir ou Smotrich não seria tão tendencioso. um insulto aos leitores. O sujeito ignora que faz doze anos que o Netanyahu vem usando a mesma acusação faalsa sobre o Irã, se apresentou em uma reunião da O N U com um cartaz com uma bomba e um mapa falso de I. onde incluiu o território palsino como parte de Is., e a maioria dos líderes presentes se sentiram constrangidos com a bazófia do sujeito.

    Responda
    1. Claudio Goldman

      "Que se acha o povo escolhido " - anti se mi x teísmo puro.

    2. antonio brito

      Correto. Esse ataque brutal, tem muito pouco a ver com programa nuclear e mais com a necessidade de manter no poder um grupo que se acha o povo escolhido. A carta da ONU de nada mais serve, um país pode agredir outro sem justa causa, assassinar pessoas, tudo é permitido. Os Estados Unidos fornecem os aviões, o dinheiro e as bombas, porém esse presidente patético é submisso a um corrupto que é submisso a um grupo de fanáticos religiosos achando que aquele monte de pedras é a terra prometida

  25. Lorenzo Frigerio

    O Irã não tem fronteira terrestre com Israel. Existem dois países no meio do caminho - Síria e Iraque - cujo espaço aéreo foi ilegalmente violado para atacar o Irã. O discurso de Khamenei é pura retórica, de décadas. Coisa de árabe vendedor de tecidos da 25 de março, quando blefa o preço. Ele só diz isso porque sabe que é inexequível. Mas tem gente que acredita (como o Joel) ou finge que acredita, com propósitos políticos, como Netanyahu.

    Responda
    1. Nelson de Paula

      O blefe inclui patrocinar Hamas, Hezbollah e hutis, além de manter um exército chamado guarda revolucionária.

    2. Lorenzo Frigerio

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Marina Gutierrez

      O Irã não é um país árabe, é um país persa com língua, cultura e história diferente, a única coisa em comum com os árabes é a religião. Chamar o líder religioso do povo iraniano "árabe vendedor de tecido da 25 de Março" mostra seu preconceito contra o povo iraniano,os árabes e seus descendentes no Brasil,gente empreendedora e importante na nossa sociedade.

  26. Leonardo Trindade

    Joel escrevendo como se a vida das pessoas fosse um jogo de videogame qualquer. É esse descolamento da realidade que abre caminho para a total barbárie: estou longe, não sou diretamente afetado, logo posso analisar tudo como uma grande fantasia, um jogo de guerra.

    Responda
  27. Celso Augusto Coccaro Filho

    O Irã está lembrando o Condado de Grand Fenwick do filme o Rato que ruge, mas sem o mesmo senso de humor.

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      Lembrou o ex-presidente que queria matar o ministro do STF mas na frente dele ficou todo pianinho.

  28. José Horácio Almendra

    Reportagem absolutamente descolada da realidade. A Folha de SP deveria filtrar melhor seus colunistas. Se a ideia é desinformar a população, então esse artigo se enquadra perfeitamente.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Uma vergonha.

    2. Caio Monteiro

      Prega a subserviência yanke. Era o que faltava. Encontrou no Trp o patrão ideal.

  29. BRUNA RIGO LEOPOLDI RIBEIRO NU

    Estados Unidos não se ausentou de nada; tomou partido do lado do estado genocida para ajudar a concretizar o sonho da Grande-Israel.

    Responda
  30. Delzimar Irineu Silva

    Se pudesse Israel varreria o Irã do mapa, assim como está fazendo com a palestina, Israel não é o mocinho na história, não existem mocinhos, tem outra também, quem sabe o que está acontecendo por lá? O Irã já disse que derrubou 10 caças judeus, Israel diz que domina o espaço aéreo do Irã, é pior para o Irã por que este sofre boicote, e difícil se recuperAr assim de uma guerra, enquanto que Israel terá ajuda até das igrejas evangélicas para recuperar o pais.

    Responda
  31. Mariano Guimarães Portela

    Joel deveria ter nascido no Irã…

    Responda
    1. Gustavo Moreira

      Discordo, deveria dormir hoje e acordar amanhã na pele de alguém da Rocinha ou de Paraisópolis. Quanto tempo duraria o elitismo?

  32. jose batista

    Irã danou-se!

    Responda
  33. Carlos De Oliveira

    Esse argumento é o que está sendo usado na Ucrânia. Aceite as condições que tudo estará resolvido. Mas quem garante que ao ceder um dedo ao inimigo, esse não vai querer a mão, e ao ceder a mão não quererá o braço? Sobre o que os líderes islâmicos falam sobre destruir Israel, será que é isso que o povo pensa? Acho que o povo do Irã, em sua maioria não deseja isso. Querem um país normal para viver e só. Há maneiras de derrubar um regime assassino sem precisar destruir o país. Mas e o lucro?

    Responda
    1. Lorenzo Frigerio

      "Aqueles que abririam mão da liberdade essencial para ter um pouco de segurança temporária, não merecem ter nem liberdade nem segurança" (Benjamin Franklin). Zelenski sabe disso.

  34. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Lamentável

    Responda
  35. João Almeida

    Ver comentários desse tal de Joel Pinheiro nos remete a quinta série isso com todo o respeito com tais alunos.

    Responda
    1. Lorenzo Frigerio

      "Aqueles que abririam mão da liberdade essencial para ter um pouco de segurança temporária, não merecem ter nem liberdade nem segurança" (Benjamin Franklin). Zelenski sabe disso. Sem acordo com a Rússia.

  36. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    É muito cinismo! Legitima também o ataque do Putin à Ucrânia. Afinal, porque as preocupações de Moscou com o cerco da OTAN às suas fronteiras seria menos legítimo do que as ameaças do Irã à Israel? O Irã já não havia negociado uma limitação do seu programa nuclear com o Ocidente e estava negociando com o Trump agora. O “oportunismo” de Israel merece elogios? Qual o sentido dessa guerra, aumentar a animosidade contra os jhudheus, fortalecer internamente os aiatolás e salvar Demonyahu?

    Responda
  37. ISAIAS DA SILVA

    Só um país do oriente médio bombardeia todos os outros, indistintamente, e o Joel vem dizer que esse é o único país que quer a paz.

    Responda
  38. ILSON ALVES RAMOS

    Só a Bomba pose trazer a paz ao Oriente Médio e o fim do regime nazifascista judeu

    Responda
  39. José Roberto Pereira

    Enquanto Guga Chacra é censurado por falar o óbvio, esse rapazinho aqui ganha espaço para reproduzir mais propaganda sio nista padronizada a mando do Lobby.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      José Roberto Pereira, Bravo! Parabéns! O nível da Folha está afundando dia a dia.

  40. Beatriz Alves dos Santos Silva

    Este artigo é uma afronta a nossa inteligência. É difícil acreditar que o autor não esteja a serviço do governo sionista de Israel e seu aliado EUA.

    Responda
    1. Renan Reginato

      Leu e não entendeu nada

  41. Laudgilson Fernandes

    Joel você andou fumando? Dizer que os EUA quando não se envolve é guerra para todo lado? O único pais do mundo que chama um continente interio de quintal? Que usa o argumento de armas químicas para atacar um pais, inclusive apoiado pela grande imprensa, depois que destruiram tudo, pegaram o petróleo, lavam a cara dizendo que não tinha armas químicas mas o inimigo dançou. Cria coragem e vá estudar.

    Responda
  42. Felipe Vasconcelos

    Os líderes da esquerda falam de um mundo multipolar, como se fosse uma grande conquista para a humanidade. Não se deixem enganar. A multipolaridade traz instabilidade geopolítica. O resultado é o que vemos. Os países elevam os gastos do PIB com as forças militares. As indústrias bélicas se fortalecem, há menos globalização, menos troca e intercâmbio, e o mundo é recortado em zonas de influência.

    Responda
  43. jose batista

    Tá chegando o fim da corte de Dario! Bom!

    Responda
  44. Fernando Alves

    Difícil entender como a Folha pode querer manter em seus quadros uma pessoa tão desqualificada, com análises mais rasas do que as feitas por um aluno no ensino fundamental. Se o Joel se desse ao trabalho de ler a Wikipedia sobre as relações entre os dois países, ia ter vergonha do artigo que escreveu. Imagina se estivesse estudado história e geopolítica. Mas ele é um mblacre, então tudo o que faz é lacrar pra gente mais tapada ainda.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Fernando Alves, excelente! Permita-me assinar embaixo.

    2. Luis Nascentes

      Entendo perfeitamente porque ele está lá: para dizer o que a própria foia quer dizer.

  45. Nelson Santos

    Artigo cheio de pensamento positivo, um cândido otimismo. Os EUA são vendedores de armas e a guerra contra o Irã é uma oportunidade de atingir um aliado de China e Rússia. Sem os EUA, Is a hell já teria parado de massacrar os vários povos de língua ara be no seu entorno.

    Responda
    1. Lorenzo Frigerio

      Se o Irã já tivesse a bomba, esse ataque não teria ocorrido.

  46. Rodrigo Flexa

    O colunista só pode trabalhar a soldo das IDFs, o texto é uma infâmia.

    Responda
  47. Gabriel Vidal G

    Esse texto do Joel é um exemplo clássico de propaganda ideológica travestida de análise. Ele parte do pressuposto de que Israel tem o direito natural de agir militarmente em qualquer lugar do Oriente Médio, e que os outros países devem aceitar isso em nome da paz. É o discurso de uma Pax imperialista, onde a paz só existe sob o tacão de ferro do mais forte.

    Responda
  48. Felipe Araújo Braga

    A parcialidade de Joel a favor de Israel, dos Estados Unidos e da direita me comovem. Israel faz o que quer, mas eles são os coitadinhos? Joel, estudou no Santa Cruz, no Insper, nunca pegou transporte público na vida. Por isso ele defende cobrar mensalidade em universidades públicas. O filho da empregada dividir a sala com o filho dele deve incomodar muito!

    Responda