-
LUIZ R G DA COSTA JUNIOR
O profundo texto de Rui Tavares, que analisa tanto o século 19 como o século 20, capta a essência do zeitgeist (espírito do tempo) termo importante da filosofia alemã ao analisar as características únicas do atual momento histórico do século 21. Compartilho com o colunista, o mesmo sentimento de que há algo no ar. O cheiro do passado pré-guerra está impregnando os nossos pensamentos em busca de conceber o inconcebível.
-
José Eduardo de Oliveira
não há nada de novo, só os iphones, as mentiradas online e as armas e a novas formas de tirar o ar dos semelhantes, como diria o Rosa. Portugal também fez isso demais, é só conferir de novo, um livro sobre a literatura e a história desse Portugal que se misturou como raças, sangue e hóstias, e claro, ferro, pólvora e esperma e verbo, por suposto, principalmente desde o século XV, a obra magistral chama-se, A Nação Imaginária - ensaios sobre o renascimento português, de Luís André Nepomuceno.
-
Ricardo Fernandes
O argumento da construção de armas nucleares pelo Iran não passa de uma paródia das armas de destruição em massa de Sadam Hussein, que nunca foram encontradas. O articulista cometeu um lapso histórico ao omitir a guerra franco-prussiana de 1870, provocada pelo telegrama do Kaiser adulterado por Bismarck, que induziu Napoleão III ao desastre em Verdun, interrompendo o citado período de paz na Europa.
-
Adenilson peneli
Muito bom artigo, Rui você foi direto ao ponto parabéns, gostei de sua análise.
-
Ricardo Fernandes
O argumento da corrida nuclear iraniana é uma paródia das armas de destruição em massa de Sadam Hussein. O articulista cometeu um lapso histórico ao omitir a guerra franco-prussiana de 1870, provocada pelo telegrama do Kaiser adulterado por Bismarck, que induziu Napoleão III ao desastre em Verdun.
-
Marina Gutierrez
Falando em fedor, hoje eu ouvi uma entrevista de uma pessoa que trabalha em ajuda humanitária em Gaxza, ele disse que já trabalhou no Afeganistão e em diversos outros países em conflitos e guerra, e que nada se compara ao que ele vê, ouve e sente, afirmou que o fedor (corpos em decomposição debaixo dos escombros e outros odores) é horrrivel e para continuar o trabalho, necessita ajuda psicológica contínua.
-
Marina Gutierrez
Sr. Rui Tavares, parabéns! Finalmente um artigo honesto, não narrativas parciais de alguns "colunistas" com diplomas pomposos e completa insciência sobre a História da humanidade.
-
NACIB HETTI
Uma guerra nuclear agora seria bem vinda; o mundo vai ficar livre do Trump, do Bozo, do Erdogan, do Lula, do Kamenei, do Putin, do Maduro e outras figuras nocivas. Sobrevivem apenas os tardígrados para formar uma nova civilização.
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Como se dará a seleção ?
-
-
José Cardoso
Há algumas semelhanças com a véspera da primeira guerra. Israel reage a atentado, como a Austria então, e o Irã apoia os assassinos ( como a Rússia a Sérvia). Diante da corrida nuclear do Irã, se os EUA entrarem, farão como a Alemanha, que não esperou sentada frente à mobilização russa.
-
José Cardoso
Marina, o Irã age militarmente fora de suas fronteiras há tempos. Se sente o protetor dos muçulmanos, como a Rússia se sentia protetora dos eslavos.
-
Ricardo Fernandes
Sugiro a leitura de "Canhões de Agosto" de Barbara Tuchman, descrevendo o advento e da Grande Guerra, como era chamada a Primeira Guerra Mundial, e a ofensiva alemã na frente ocidental e russa na oriental. Repetindo Marx: a história repete como tragédia ou como farsa. Na atual conjuntura Bibi está brincando com fogo para se salvar politicamente!
-
Marina Gutierrez
Corrida nuclear do Irã? Isso é o que o primeiro ministro responsável ( com seu gabinete) pelo geno cidio palstino vem repetindo há doze anos, enquanto que, nos últimos trezentos anos o Irã nunca ocupou ilegalmente o território de nenhum país, nao constrói cidades no que resta do território palstino, não faz limbeza étnica, não atacou nenhum país ( foi atacado pelo Iraque com apoio dos States ) e não ezxtermina uma média de cinquenta palstinos por dia.
-
-
Décio Ceballos
Fedor de guerra, armas nucleares podem advir de recursos que não necessariamente a bomba. A tentativa de destruição da infraestrutura nuclear do Irã pode ser altamente poluente e perigosa. Muito perigoso também ameaçar de morte, como fazem Bibi e Trump lideranças que possuem acesso, se não a simulacros de bomba, a resíduos radioativos.
-
Nelson Goulart
Excelente artigo, muito obrigado.
-
Acacio J K Caldeira
Ótimo artigo.
-
Alexandre Marcos Pereira
Como navegadores perdidos num arquipélago de incertezas históricas, precisamos traçar cartas de marear para evitar os recifes que afundaram civilizações anteriores. A Primeira e a Segunda Guerra Mundiais nasceram num caldo de nacionalismos exaltados, impérios em declínio, armas inéditas e instituições incapazes de metabolizar mudanças. Hoje, o cardápio tem ingredientes semelhantes, mas em doses potencialmente letais: arsenais nucleares hiper-modernizados e armas autônomas guiadas por IA.
-
jose vanzo
As guerras são feitas por quem quer roubar o pais invadido. O resto é retórica de ocasião que visa mascarar sua desumana motivação.
-
Marcelo Cardoso
Também a indústria de armas.
-
-
Shieko SAKUMA
Quando penso que as bombas que arrasaram Hiroshima e Nagasaki são meras bombinhas de S.João se comparadas com as armas nucleares de hoje , chego à conclusão de que a terceira guerra mundial será a última do nosso pobre planeta, não haverá a quarta.
-
PAULO CURY
Para evitar que vcs invadam o ocidente com barbáries e corrupção
-
Paolo Valerio Caporuscio
midias nojentas estampam a palavra guerra sem parar para vender manchetes e não estão nem ai com o mundo.
-
Vladimir Tzonev
Se vocês, europeus, não querem uma Terceira Guerra Mundial, porque teimam instalar bases militares da OTAN na Ukrania, a 5 minutos de voo até Moscou?
-
Ricardo Fernandes
Porquê a OTAN pode instalar bases militares na Finlândia; Noruega; Estônia; Letônia; Lituânia e Polônia, que fazem fronteira diretamente com a Rússia e estão muito mais próximas de São Petersburgo e Moscou. Esse argumento de que a OTAN quer instalar bases militares na Ucrânia é desculpa de Putin para expandir seus domínios. Atualmente, não faz diferença ter fronteira física, misseis e drones fazem a guerra tecnológica.
-
alex carvalho
Quem invade quem? A Europa vai invadir a Rússia? Ah santa paciência!
-
-
Rafael Moraes
A guerra hoje seria devido ao lucro não ter escrúpulos.
-
Marcos Benassi
Ah, seu Rui, que situação horripilante; mais do que isso, no entanto, triste, tristíssima, tristésima: em pleno século21 época de avanços estrondosos - a IA e a exploração espacial profunda tão aí na nossa fuça - temos a barbárie como regra geral? É profundamente desanimador e angustiante. A troco de quê? Evidente, energia e recursos naturais, aliados à baixeza política e interesses industriais. Organismos internacionais fortes, única saída civilizada, sendo destruídos e desmoralizados. Deplor
-
Paulo César de Oliveira
Não haverá uma terceira guerra mundial por enquanto. Poderá haver, no máximo, uma guerra entre Estados Unidos e China se esta invadir Taiwan, mas a Rússia não irá em socorro da China. Mesmo se a China invadir, acho mais provável que os Estados Unidos bloqueiem o comércio chinês por mar em vez de partir para o confronto com toda a força aérea chinesa próximo ao litoral da China.
-
Ricardo Fernandes
Se a Coréia do Norte resolvesse guerrear com o Grande Império Americano, já seria suficiente para abrir as portas do Inferno de Dante! Com a China seria mega vezes mais horripilante!
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.