Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Giovanni Bruno

    Folha tem razão. O governo é fraco e impopular. Cobra um imposto a cada 37 dias. Ninguém aguenta mais. Lula deveria saber que as contas do governo estavam frágeis e o Congresso já estava empoderado. Deveria dar exemplo de cortes na máquina pública, como fez Temer, para depois ter direito de cobrar austeridade ao Congresso. A qualidade dos parlamentares precisa melhorar, mas Lula não tem mais o povo e não consegue trazê-los para sua base. Lula já era. Bolsonaro idem. Tarcísio precisa acordar.

    Responda
  2. Jove Bernardes

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  3. Markus Ferranty Ferranty

    Gov podre , insepulto, fétido, malcheiroso , desgraçado e maldito!

    Responda
  4. Gil Carlos Dias

    Falem a verdade. O Congresso é dividido em quatro partes: uma ideológica a esquerda, outra ideológica a direita, outra da extrema direita, que se decidiu a inviabilizar o governo Lula para a volta do Bozo e, por último, o centrão, que é venal e fechado com as pautas da direita.

    Responda
  5. José Cardoso

    Ainda é tempo para o Lula reverter a bagunça do Bolsonaro e voltar o bolsa família aos 40 Bi de antes da pandemia. Segundo a coluna do Dráusio Varela esse valor é hoje de mais de 200 bi.

    Responda
  6. Vital Romaneli Penha

    Todos se merecem, governo,congresso e STF.

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Não é sobre merecer ou desmerecer. É sobre a governabilidade do Brasil.

  7. Roberto Jorge Chaves Araujo

    Pelo visto onde existe poder executivo é em estados sul/sudeste, endi vidadíssimos...

    Responda
    1. Ivo Broeing

      "Escolho debater ideias e fatos", esqueceu "deste que sejam iguais as minhas" .. kkk que quinta feira satisfatoria

    2. Ivo Broeing

      Pelo contrário: estados como sc recebem de volta menos de 33% daquilo que o governo federal arrecada por aqui, o resto é drenado para premiar corrupção, populismo ineficiente, fome institucionalizada e criminalidade epidêmica em estados de esquerda populista. E ainda querem que a gente ache isso (solidariedade federativa). Quem pratica politicas publicas eficientes e penalizado, quem pratica politicas publicas que geram miseria fome e criminalidade é recompensado.

  8. Marcos Benassi

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Emerson César de Campos

      Marcos, não sei se verás essa mensagem, espero que sim. Eu te enviei um email (ainda existe isso sim), mas creio que não chegaste a vê-lo.

  9. Marcos Benassi

    Mas que lichx É chocante, folha, como a questão pode ser posta em termos quase tão medíocres quanto o nosso próprio Legislabóstico o é: esse bando de gente irrelevante, que sumirá na poeira do tempo, "rejeita a liderança" de um Presidente que, na China, é recebido com honrarias incomuns; na França, ilumina Paris com o verde e amarelo (não o verdamarelo diarréico destes porcarias) e é sempre chamado ao G7. Não dá pra acreditar. Rastejam ao Bozo e negam aos cidadãos o governo escolhido. Eixcrotos!

    Responda
    1. ARY OLIVEIRA

      + ate' la

    2. ARY OLIVEIRA

      ...quando o seu governo, capitaneado pelo político mais honesto do planeta, souber gerenciar o dinheiro público, o qual cobra a maior carga tributaria do planeta, aí você pode criticar a crítica da Folha, até será so" gritos de torcedor!!

    3. José Valter Cipolla Aristides

      Exatamente isso. Seu comentário foi perfeito, Benassi.

  10. Paulo Silva Barbosa

    Exige-se do executivo, mais economia, mas o legislativo criasse mais gastos com a criação de novos deputados. Hipocrisia explícita e vergonhosa.

    Responda
  11. Márcia Meireles

    Governo fraco, congresso (minúsculo) destrutivo e população passiva...só piora.

    Responda
  12. Rodrigo Flexa

    A Folha é a casa da extrema direita, provendo, assim, ataques diários à democracia e à soberania nacionais - bem coerente com quem apoiou o regime militar e colaborou com a repressão e a tortura.

    Responda
  13. CARLOS ALBERTO CERETTA

    Governo fraco, sem liderança? Ou é muito imbe cil ou mal intencionado para afirmar isso. O problema é a absoluta incapacidade do congresso em legislar pensando no Brasil, basta observar medidas recentes. Bolsonaro abriu a tampa do es goto que contaminou muito expressivamente o Congresso. Não sei quantos anos terão que passar para que possamos ter uma maioria minimamente responsável no Congresso.

    Responda
  14. RILER BARBOSA SCARPATI

    Não é o congresso, Folha! É a direita bolsonarista aliada a direita dos negócios espúrios. Toda ela alocada no PP, PL, Republicanos, União Brasil e PSD.

    Responda
  15. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Nikolas, o cristão, votou pelo aumento na conta de luz do povo. Cadê o vídeo explicando a hipocrisia.

    Responda
  16. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Congresso repugnante que vota contra o povo. Com o lobby bbbb quem perde é sempre o povo.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Debie. Votam na calada da noite, no silêncio, em favor de seus próprios interesses financeiros e dos lobistas que os sustentam no poder.

  17. Taniara Aguiar de Souza

    Se havia alguma dúvida quanto à campanha difamatória e infame da folhabank para derrubar o governo Lula e eleger o Tarcísiodecbozo; essa apologia aos 72porcento de empresários e fazendeiros do Congresso, chamados aqui de fortes, por Legislar em causa própria e contra os interesses do povo e da Nação, mostra mais uma vez a serventia desses tais editoriais. A folha apoia o Congresso inimigo do povo.

    Responda
  18. Ramon Bulhoes

    Reforma administrativa, corte de gastos defendida pela folha e Hugo mota, economia de 3 bilhões ano, emendas parlamentares turbinadas por bolsonaro e mantidas por Lula, custo de 50 bilhões ao ano!

    Responda
  19. Paulo Luizona Castagnao

    Jornalismo vendido, esperar o que de quem apoiou a ditadura e forneceu veículos aos torturadores.

    Responda
  20. jose prado

    E Imprensa amorfa!

    Responda
  21. MARIA F LUPORINI

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  22. josé SOARES

    E o jor nal não tem nada a ver com esse Congresso destruidor? Tem e muito ; jor na lismo. hipó. cri ta

    Responda
  23. RODRIGO COSTA E SILVA

    Espera! Eu entendi bem? A culpa do congresso ser esse escárnio é do governo? a vontade de falar mal do governo é tao grande assim FSP? haha

    Responda
  24. Nerisvaldo José Santos

    Congresso de mmherdas!

    Responda
  25. JORGE CESAR BRUNO

    E convenhamos, a FSP ataca dia e noite o governo Lula, empoderou esse congresso nacional, e agora finge repulsa e critica! No afã de incensar o governo de São Paulo como alternativa para 2026, esqueceu um congresso nacional perdulário e gastador, ávido por emendas parlamentares! Tai o resultado!

    Responda
  26. José Augusto Bernabé

    O governo do PT foi colocado no poder por um golpe técnico jurídico para eliminar um relés capitãzinho falador criando o instinto de golpismo que existe nos totalitarismo por aqui, esse é o nosso futuro, essa é nossa sina, Democracia que é bom, never.

    Responda
    1. Rodrigo Flexa

      Quanta cloroquina, quantas 72 horas.

    2. josé SOARES

      Não compensa responder tanta sa di ce.

    3. Marcos Benassi

      Iço, sertícimo. Never mêmo: "never mind the b o ll o cks", como já dizia o Johnny Rotten e sua turminha.

  27. JORGE CESAR BRUNO

    A FSP finalmente acordou para o fato de que o congresso nacional tem responsabilidades na execução do ajuste fiscal, e não só o governo Lula! E não são os defensores do tal corte de gasto que tanto alardeiam! São sim, sanguessugas de emendas e benefícios de lobies de gente que tá se lixando para o país! Desestabilizar o governo parece ser o objetivo principal dessa gente! Aumentar salários e números de deputados e um verdadeiro escândalo, que parte da imprensa finge não ver!

    Responda
    1. josé SOARES

      A fsp acordou por rendida ao fato notório de um Con gres so predador. Mas , na hora h, se for para derrubar o gi ver no , não hesitará em apoiar aquela casa.

  28. Alan Vieira

    Infelizmente no Congresso há bancada para tudo, menos para o povo. O sistema privilegia os financiadores de campanha. E temos que ouvir aqui gente dizendo que são representantes da população. Fato que a população tem o poder de mudar isso com seu voto. E esse é o grande desafio. Como explicar, por exemplo, que o “povo” seria contra a “taxação” do IOF sem saber sequer o que é?

    Responda
  29. Tadêu Santos

    O BRASIL voltou à ANDAR na CONTRAMÃO da HISTÓRIA com as vias do CONGRESSO, mediante o fracasso das coalizões ministeriais q ñ cumpriram acordos c o pr Lula 3, q terrivelmente apostou no Centrão do Arthur Lira via H.Motta e D.Alcolumbre. Como ideologistas de esquerda, estamos receosos com o desfecho dos imbróglios, q parecem de difícil solução neste curto prazo até o confronto dos votos no próximo ano (26). Talvez a solução esteja na "Esperança Democrática" da dupla HADDAD e TEBET!!!

    Responda
    1. Tadêu Santos

      Mediante o cenário nacional confuso p ascensão da oposição bozoNAZISTA no Congresso e dos governadores nos principais estados e por ser ainda um tanto cedo p acreditar em pesquisas eleitorais, q andam perigosamente questionáveis. Ñ visualizamos uma possibilidade pra 26, mas mesmo assim o cenário está confuso. Faltou uma gestão terrivelmente democrática e exageradamente participativa...sem implicâncias e teimosias do Lula achando q sabe tudo, sabe muito, mas não tudo, pois nada é absoluto!!!

  30. Jair Pereira

    Governo sem força, sem rumo e sem um projeto para o Brasil. Virou um boteco.

    Responda
    1. josé SOARES

      E os seus parlamentares, garanto que são uns anjos.

  31. João Leite Leite

    O congresso está certo. Quem elege os congressistas são os eleitores pagadores de impostos e não podem deixar que o governo aumente ainda mais os impostos. O governo deveria propor aos parlamentares; Vocês cortam R$20 bilhões nas suas despesas e eu corto R$20 bilhões nas despesas do executivo Para por as contas em dia. Mas eles preferem esfolar o povo e continuar cavando buraco que vai chegar um dia que vai explodir e não vai ter mais jeito.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Quem elege o presidente são os mesmos pagadores de impostos. A diferença é que você mora em zona urbana, votou num congressista que defende que metade do investimento público vá para o agro, que a maioria das isenções vá para o agro, e ainda acha lindo. Acha lindo que a maioria do seu imposto não vai pra bolsa família e sim para o bolso de empresário bilionário. Com gente assim como você, não tem porque os congressistas se preocuparem com nada.

    2. Celso Cotichini

      Estes parlamentares corruptos só estão cuidando dos seus interesses e de quem os financia é hora do povo atentar para quem elege!

  32. Sergio Makrakis

    O editorial apenas está colhendo os frutos como contribuinte ao desgaste político, mas não econômico, deste governo.

    Responda
  33. geraldo magela sobrinho

    O Lula não governa com um congresso, mas sim, com uma máfia insassiável no dinheiro do contribuinte. E lá vem a FSP chamar o governo de fraco, porque depende dos votos desta extrema ladroeira para conseguir governar. Tudo por culpa do genocida golpista que entregou a chave do cofre a essa turma, foi fazer passeata com arminhas e agora deixou o osso nas bocas dos cachorros, que não querem larga-lo.

    Responda
    1. Fernando Alves

      E daí que o povo elegeu? Você votou no seu deputado para ele dar um milhão para prefeito pagar show de cantor na cidade dele e comprar votos para a eleição municipal? Você votou para eles darem isenções gigantescas pra bilionário com o seu dinheiro? Se votou querendo isso, é louco. Se não votou, é um tolo que vota em quem te rouba e o defende até o fim.

    2. Elcio Simielli

      Geraldo, o povo elegeu esta turma. Ou temos uma democracia seletiva?

  34. Sergio Siqueira

    Um feriado na 5ª feira , estica com sexta, sábado e domingo. L não gosta de trabalhar. Um país miserável não pode viver de folgas remuneradas e governantes ineptos.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Iço çím, uma crítica solida, robusta, certeira, profunda, ácida, dolorosa. Não fôra ela, a folha já tinha dado o górpe. Parabões.

  35. Arnaldo Facciotti

    Na verdade estamos na contramão do mundo civilizado, menos deputados vereadores, ministros ( sejam da justiça ou do estado ) e menos privilégios e penduricalhos.

    Responda
  36. Edemar Afonso Gonçalves

    A hipocrisia desse tabloide não tem limites, fraco foi o governo anterior que outorgou ao legislativo o governo, criando esse monstrengo, que tende a se perpetuar com essas emendas sem lastro.

    Responda
    1. Henry Galbiatti

      Ideologia cega as pessoas

  37. ANIBAL CARRION

    Pior congresso inimigo do povo

    Responda
  38. ANIBAL CARRION

    Esse é o congresso inimigo do povo. Mais um editorial podre, a serviço dos interesses do capital, mercadorees, direita, centrão, cristãos para preservação dos interesses e anistias que ricos tem desde o descobrimento e tomada de tudo. Essa raça é forte e com seus meios querem acabar com a aposentadoria dos pobres, loas, direitos .... Medo!

    Responda
  39. Raymundo Itareru

    congresso chantagista reacionário com a maioria absoluta deband !dos

    Responda
  40. Bruno Fernandes

    Votei nulo e estou gostando do governo Lula. É evidente a melhora econômica, os empregos voltaram com força. Mudei meu voto, será Lula em 2026.

    Responda
  41. alex carvalho

    Reflexos de uma povo que elege um cidadão cariocypra governador de são Paulo!

    Responda
  42. Rodrigo martins Martins

    Enquanto isso, ficamos assistindo a birra de um congresso revoltado com a escolha do povo pelo governo Lula, este pessoal que agem como adolescentes revoltado, que pensam em si próprio e não no melhor para o país, em que milhões de eleitores colocaram eles onde estão, está na hora de colocar os interesses do povo em primeiro lugar, deixar de lado um pouco o partidarismo, penso eu

    Responda
  43. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    O jornal deveria ter a coragem de colocar o título da seguinte forma: com Congresso chantagista por causa.propria é impossível governar

    Responda
  44. Regina Tavares

    A maioria reclamando do editorial mostra a polarização política que vivemos. Pois eu concordo, presidente fraco e CN ganancioso e antipatriota. Difícil é entender votar em Lula e eleger congressistas majoritariamente da oposição; a falta de lógica mostra como o povo desconhece a força do CN, que pode colocar o PR como mero fantoche. Lula extrapolou no número de ministérios e manteve a porteira das emendas abertas - aí está sua fraqueza, o articulista está correto em suas colocações.

    Responda
  45. Emerson César de Campos

    Folha, propositalmente vocês não consideram que 14 milhões de pessoas saíram da miséria absoluta, que o PIB cresceu muito além do esperado, que estamos com índice de pleno emprego, e tudo que seja positivo que tenha sido criado pelo atual governo. Ganhar eleição por pequena margem mostra como cresceu a extrema direita no país. E vocês apoiam descaradamente a volta dos carco midos ao poder. Ops, segundo o que diz o editorial, eles estiveram no poder.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Não é de causar dano hepático, meu caro? Agora, editorial da folha devia vir com Epocler anexo!

    2. Emerson César de Campos

      * eles sempre estiveram no poder

  46. Jose Walter Da Mota Matos

    É o contrario, um congresso fraco, impridutivo, totalmente inoperante, tentando destruir um otimo governo atual após o péssimo anterior e o que mais espanta é esse congresso incapaz, perdulario e despreparado ter o apoio da grande mídia.

    Responda
  47. Marcelo Magalhães

    Deturpação explícita da realidade. Aumento recorde do PIB, pleno emprego, diminuição objetiva das desigualdades, recorde na queda do analfabetismo, dos adolescentes nem nem, e com mais de vinte% da população com curso superior. Reindustrialização do país, participação internacional de destaque. A vitória sobre Bolsonaro, independente da margem de votos, superou um gasto de oitocentos bilhões de reais, para comprar votos. O ódio desse editorial, demonstra o contrário do que ele tenta dizer.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Trata-se da sonegação dos feitos de L, bem como da distorção da realidade econômica do país, que, contra tudo e contra todos, vai caminhando. São trapaças arquitetadas nas páginas do jornal bem ao estilo dos fascistóides.

    2. Anete Araujo Guedes

      Para efetuar um urgente e necessário acerto nas contas do governo, que tanto preocupa a F, deve-se por fim às isenções ficais, exonerações, calotes e pagamentos desproporcionais de impostos, regalias, privilégios, benefícios, emendas parlamentares abusivas e ilícitas, proventos acima do teto, aposentadorias de militares e parlamentares. Em contrapartida, efetuar uma reforma tributária e agrária pra valer, promover o desenvolvimento industrial, científico, educacional e tecnológico.

    3. Anete Araujo Guedes

      Peter, a conta dos ricos e dos super ricos sempre fechou. Sabe qual é o segredo? Eles sempre mamaram nas tetas do governo.

    4. Peter Janos Wechsler

      Não é só a Folha que demonstra não perceber. A conta não fecha.

    5. Marcelo Magalhães

      Prezado Antônio, você não consegue identificar a diferença que há entre nossos comentários. Escolho debater ideias e fatos, não estou disposto a responder quem se refere sem respeito aos políticos e autoridades. Assim, rogo-lhe com toda cordialidade, que ajuste seus comentários aos temas. Não estou interessado na sua opinião, mas aprecio ver uma tese defendida de forma robusta. Espero que compreenda. Obrigado.

    6. antonio brito

      O amor é cego. Sentimentos como ódio e amor não se sustentam na análise política. O PT no senado pulou no colo do Al kolumbre no primeiro aceno. Com medo do União Brasil governo foi em peso a favor do Motinha. A base não tem consistência e os quadros do PT são inexpressivos, narizinho e lindinho, pode? Governo sem objetivos e determinação. Não explica a necessidade dos vetos para os eleitores. Demonstra um poder vazio

    7. Marcos Benassi

      Dedada nos trê'zóio, que a folha absolutamente não demonstra perceber. Já deve estar cega até D'Aquele Que Nada Vê.

  48. Fernando Alves

    O editor deveria dar o nome das pessoas em quem ele votou para deputado e senador, assim como os comentaristas que concordam com o editor, e publicar quais são os votos deles nessas questões orçamentárias. A gente sabe qual seria o resultado: votaram em quem faz corte falando mal do presidente, mas só votam para aumentar gastos irresponsáveis. Se pudessem obrigar a mostrar a filiação partidária do editor e dos comentaristas, melhor ainda. O que ia aparecer de hipócrita do PL, não está escrito.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Reynaldo Azevedo, Emerson? Aquele que escreveu o best seller O Pais dos Petralhas?

  49. Ivo Broeing

    Mais uma semana, mais um capítulo da tragicomédia em que o governo simula governar e o Congresso finge legislar. De um lado, Lula encarna o líder ausente, aquele que prometia unir o Brasil e entregar responsabilidade fiscal, mas tropeça na própria teimosia e na ilusão de que distribuir cargos é o mesmo que costurar coalizão

    Responda
    1. Ivo Broeing

      Emerson, se você estiver mesmo na esquina do Nei Lisboa, espero que não seja aquela "onde a esperança encontra o cinismo", porque, nesse ponto, a ideologia costuma vender pipoca com gosto de moralidade superior. Mas relaxa, camarada. Fica tranquilo que eu não passo lá, não. Prefiro cruzamentos onde ideias se encontram, não onde vaidades se escondem. Boa caminhada. E cuidado com os retrovisores, às vezes mostram mais do que a gente gostaria de ver.

    2. Ivo Broeing

      E se o Carlos Bolsonaro é sua obsessão recorrente, lamento: não posso interpretar seu desejo por ele. Isso é trabalho pra você e seu analista, se tiver coragem de encarar um. No mais, continue me lendo. Sei que irrito, mas a função do analista não é agradar, é fazer atravessar. "A verdade tem estrutura de ficção." Lacan A diferença é que eu assumo a ficção do discurso. Você ainda acha que está dizendo a verdade. rsrs Abraços (mas sem transferência)

    3. Ivo Broeing

      Se faltei a algum seminário do Lacan, você parece ter assistido todos, mas esqueceu de fazer análise. Porque quem realmente leu Lacan sabe que ninguém sai ileso de si mesmo, nem mesmo com o currículo do Lattes em dia.

    4. Emerson César de Campos

      Ivo, vá ver se eu estou lá na esquina, como diz Nei Lisboa, devo estar.

    5. Ivo Broeing

      Você fala em "assombros conservadores disfarçados de liberalismo". Eu preferiria chamar de limite simbólico diante do delírio progressista, aquele que tenta legislar inclusive o que os outros podem pensar, comer ou dizer, e ainda acha que está sendo inclusivo. kkk

    6. Ivo Broeing

      Você diz que Lacan "não teria vínculos ideológicos" Exato. E é justamente por isso que ele também não teria aliança com seu moralismo de vitrine nem com a esquerda de quermesse que adora um Estado-Pai distribuindo desejos prontos a quem nem sequer perguntou o que queria.

    7. Ivo Broeing

      Aliás, é curioso ver um sujeito tão zeloso da pureza doutrinária lacaniana citar "incongruência cognitiva" como se estivesse num debate do Roda Viva de 83. Você frequenta seminários ou reza cartilha?

    8. Ivo Broeing

      Caro Emerson,você diz que não se importa com minhas "apropriações de Lacan", mas passa o texto inteiro indignado como um professor frustrado corrigindo a redação errada do aluno liberal. Freud já explicava isso: quando o recalque falha, o sintoma fala.

    9. Emerson César de Campos

      Ivo, vá tergiversar em outro lugar. Eu não me importo mesmo das apropriações que fazes de Lacan, apenas acho incongruência cognitiva. Evidente que Lacan não tinha vinculação ideológica com ninguém. Certamente ele não concordaria com armamento da população. Não respondeste sobre ir para a floresta e quem sabe ter a honra em ser acompanhado pelo futuro senador de SC. Mas entendo teus filtros, que te levam aos assombros conservadores disfarçados de liberalismo. faltaste em algum seminario do Lacan

    10. Ivo Broeing

      Mas talvez você seja o militante que não tolera um liberal que leu Lacan. O que dói mais: eu citar Lacan ou fazer isso sem precisar pedir bênção ao coletivo? Abraço simbólico (com um toque de real, porque é disso que falta nos teus argumentos). Se quiser, seguimos, mas com ideias, não caricaturas.

    11. Ivo Broeing

      E não, Emerson, eu não sou o liberal que sonha com Carlos Bolsonaro senador. não me representa. Nem Lula. Nem você. Eu só represento o que posso sustentar com a minha própria fala, coisa rara hoje em dia, onde até as certezas alheias vêm terceirizadas por tweet.

    12. Ivo Broeing

      Empreendedorismo na floresta, aliás, é o que milhões de brasileiros fazem todos os dias: criam soluções com zero incentivo e cem porcento de risco. Eles só não têm cota em seminário nem verba de edital.

    13. Ivo Broeing

      Quanto às armas, não se engane: orgulho não é da pólvora, é da liberdade. Um Estado armado é, antes de tudo, um povo que não terceiriza sua defesa à burocracia. E isso te incomoda por quê? Porque a autonomia assusta quem se acostumou à tutela? E o estado armado que desprezas e o mais seguro do Brasil

    14. Ivo Broeing

      Ser liberal e gostar de Lacan é justamente suportar o real da falta, inclusive a falta de reconhecimento do outro, como agora. É não se agarrar a um Estado babá, nem a um mercado messiânico. É desejar com responsabilidade, e responder pelo próprio ato, sem precisar de 41 ministérios de justificativa.

    15. Ivo Broeing

      E mais: Criticava abertamente o "discurso do mestre moderno", inclusive o da burocracia estatal e da tecnocracia universitária, justamente os ambientes onde muitos da nova esquerda se sentem em casa hoje.

    16. Ivo Broeing

      Aos maoístas que tentaram cooptá-lo, disparou: "Vocês querem um mestre? Pois vocês o terão!" E foi aplaudido... por quem não entendeu a ironia. kkkk

    17. Ivo Broeing

      Sobre os militantes ideológicos: Chamava-os de "servos do bem" "crentes de ideais imaginários", encantados por discursos que só funcionam em PowerPoint de assembleia estudantil.

    18. Ivo Broeing

      Sobre o socialismo real: "Depois da experiência aterradora do socialismo de fato, não é mais óbvio qual é o defeito desse raciocínio?" Ou seja: resistiram ao capitalismo para descobrir um monstro pior, o autoritarismo em nome do bem comum.

    19. Ivo Broeing

      Jacques Lacan, longe de ser mascote da esquerda revolucionária, debochou dela com a ironia que só um verdadeiro subversivo saberia usar. Sobre os protestos de Maio de 68: Histeria demandando apenas um novo mestre. Tradução? A revolução estudantil queria apenas trocar de opressor. Sai o burguês, entra o burocrata estatal.

    20. Ivo Broeing

      Caro Emerson, que prazer ver seu Lattes dar as caras antes mesmo de sua ideia. Mas vamos lá: Você me pergunta como é ser liberal e citar Lacan. Eu te respondo: é ótimo, porque diferente de certas doutrinas de manual, Lacan não exige filiação partidária para ser lido. Ele só exige uma coisa: desejo. E desejo, meu caro, não cabe em coletivos homogêneos nem em ironias automáticas.

    21. Emerson César de Campos

      Ivo, eu não preciso compartilhar meu lattes, ele é público. Sobre Lacan, como é viver com a ideia constante de se demonstrar como um liberal (radical) e ter conhecimento que Lacan é um dos pensadores que mais influenciou o pensamento da esquerda? Ter orgulho de ser o estado mais armado do país é pra acabar né? Faça o seguinte: ponha duas garruchas na cintura, volte para o mato ou floresta e tente seu empreendedorismo por lá. Talvez Carlos Bolsonaro, futuro senador por SC, possa te acompanhar.

    22. Ivo Broeing

      Em tempo creio, sei que o amigo gosta de ler. Embora eu tenha te respondido com provocação (confesso), admiro seus textos, mesmo que você não tenha a mesma admiração pelos meus. Concordo com vários dos pontos que você traz, discordo de tantos outros, mas aprecio especialmente a forma como os comunica. Infelizmente, ainda não tenho essa habilidade, e, honestamente, acho que nunca terei. Quem nasce pra manchete, dificilmente chega à Paris Match. Mas sigo tentando.

    23. Ivo Broeing

      Marcos, agradeço a crítica! Mas, veja só, tem gente que faz ginástica com o texto e ainda assim não diz nada. Eu prefiro correr o risco de alongar, desde que não encolha o conteúdo. De todo modo, prometo tentar algo mais compacto nas próximas , contanto que me deixem usar o sarcasmo em cápsulas concentradas.

    24. Marcos Benassi

      Ivo, prezado, há uma chatice intrínseca na verborragia que não se supera pelo conteúdo, senão pelo esforço da concisão. Quando alguns colegas reclamavam do tamanho do texto permitido pela folha, eu questionava por que é que não se davam ao trabalho de fazer em suas ideias centrais caberem dentro de um certo limite. Não falo diferente agora.

    25. Ivo Broeing

      Ah, e sobre minha (pregação)... se por acaso encontrar alguém que ofereça escuta gratuita há anos, fora do Lattes e dentro do Real, talvez entenda que nem todo mundo fala para lacrar, alguns falam para provocar o desejo. E como você bem sabe, o desejo não é aquilo que se diz, é aquilo que falta. Forte abraço. E sim, fique à vontade pra continuar entre parênteses , alguns só se autorizam a falar se puderem editar o próprio gozo.

    26. Ivo Broeing

      Você diz que (sabe bem quem é). Que ótimo! A maioria dos analisandos precisa de anos de divã para sustentar algo tão ambicioso. Mas se isso de fato fosse verdade, talvez não se ofendesse tanto com um texto de internet, nem sentiria necessidade de evocar sociedades secretas e (perdas do simbólico), o que, aliás, soa mais como cosplay de seminário de filosofia do que uma resposta.

    27. Ivo Broeing

      Obrigado por compartilhar seu Lattes, símbolo máximo do narcisismo ilustrado à brasileira. Lacan chamaria isso de currículo enquanto suplência do falo. Mas sigamos.

    28. Emerson César de Campos

      Pelo visto continuas na tua pregação (pareces um pastor puritano). Citas tanto Lacan, o que sabes dele para além de frases soltas? Eu sei bem quem sou (e podes procurar meu nome em plataformas abertas como o Lattes, mas não em lojas de sociedades secretas do grão oriente). Aproveite e tenha seu gozo, com a perda do teu simbólico. E ainda pra te ajudar nele, escrevi esta resposta ao teu estilo, colocando entre parênteses aquilo que deveria estar sem eles.

    29. Ivo Broeing

      No mais, sigo tranquilo. Porque enquanto você foge do debate, dizendo (não tenho paciência), eu sigo apontando dados, confrontando narrativas e, claro, acordando com uma boa dose de Mises na cabeç, que, convenhamos, é melhor que acordar com a cabeça cheia de slogans

    30. Ivo Broeing

      Você diz que não vai ler minhas respostas passadas. Não te culpo. Não é fácil encarar ideias que não cabem nos slogans que te confortam. Mas, veja: não estou aqui pra fazer carinho na tua dissonância cognitiva. Se quer mesmo debater, ótimo. Se quer só gritar Perdeu, Mané, aí recomendo o TikTok. Lá, pelo menos, o algoritmo vai te oferecer só o que reafirma tuas certezas.

    31. Ivo Broeing

      Emerson, querido camarada, tua mensagem é praticamente um manifesto involuntário daquilo que critico: zero argumento, cem porcento afeto ferido. Chamas meu comentário de vomitório verborrágico), que bela metáfora! Lacan chamaria isso de diarreia do significante, quando o sujeito fala, mas só denuncia o próprio incômodo com o que não entende.

    32. Emerson César de Campos

      Ivo, procura tua turma. Não tenho paciência pra esse reme reme supostamente liberal. Acordas com um boa dose de Von Mises na cabeça e depois vem pro vomi tório verborrágico e depreciativo para com aqueles que pensam diferente de ti. Achas mesmo que vou buscar tua respostas em postagens passadas? É se achar muito. Vou utilizar uma nova pra ti: Perdeu Mané. E continuando assim vais perder de novo.

    33. Ivo Broeing

      Amigo, sobre universidade, creio que já debatemos ,e você saiu rapidinho quando os dados e argumentos apertaram . Se quiser retomar, ótimo: é só voltar lá no nosso outro debate e responder o que ficou pendente. Quanto à fala do governador, também já comentei na matéria que saiu, tá tudo lá. Se faltou argumento de tua parte, não é culpa minha, camarada. Vai lá, lê com calma (sei que é difícil pra militante de scroll curto), e traz teus contrapontos. Prometo que respondo sem usar trena.

    34. Emerson César de Campos

      A volta do Ivo. Tem sido difícil de se desvincular das falas e práticas do governo empreendedorismo catarinense. Essa semana o governador deu exemplo de polidez usando o português castiço utilizado também pelos seus empreendedores. Mas eu queria ver aqui tua opinião sobre o universidade gratuita e a projeção separatista, pra alguém como diz Reinaldo Azevedo não sabe nem o que é uma trena.

  50. Ivo Broeing

    Do outro, um Congresso que age como horda faminta, farejando verbas como cães de guarda da própria sobrevivência eleitoral, e que agora joga no ventilador os restos da tentativa de ajuste fiscal.

    Responda