Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gabriela Lima

    Parabéns pelo excelente texto, professor Thiago.

    Responda
  2. Marcus Acquaviva

    Pessoas não são "ilegais" por existirem, mas o direito à migração não é absoluto nem isento de requisitos, e todo país é soberano para decidir quem pode entrar nele. Pelo raciocínio do autor, um ladrão pode invadir minha casa sem ter sido convidado, sem ter preenchido "requisitos" e não estará ferindo qualquer lei.

    Responda
  3. sergio ribeiro

    Culpar os imigrantes pelos problemas é a velha tática de culpar os pobres pela pobreza, de culpar as mulheres pelo estupro quando se vestem de forma "inadequada". Os políticos não conseguem resolver os problemas de seus países agravados pelo neoliberalismo, então inventaram o discurso fácil e simplório de dizer que os países estão com excesso de imigrantes. Aqui no Brasil, usam o velho e carcomido papo do anticomunismo.

    Responda
  4. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    E o que causa ainda mais espécie, é constatar que muitos dos ilegais ainda apoiaram Trump. Sempre é bom lembrar aos retornados quem foi e ainda é MAGA na política brasileira.

    Responda
    1. Marcus Acquaviva

      Latinos que migraram são eleitores cativos do Trump. E sempre defenderam a deportação de quem migra, legalmente ou não. Aquela coisa do "eu me f..., então os outro precisam se f... também".

  5. José Cardoso

    Eu sou a favor da total liberdade de ir e vir, assim como da total liberdade de expressão. Mas me parece que muita gente nos países desenvolvidos não concorda comigo. E em democracias, o povo decide.

    Responda
  6. Peter Janos Wechsler

    Imigrar é um direito apenas para cidadãos dos países membros da UE no território deles.. Foi um grande progresso. O resto do mundo está sujeito a leis de imigração.

    Responda
  7. Paulo César de Oliveira

    Desde quando migrar eh um direito? Cada país eh soberano para decidir se quer ou não conceder autorização de residência para cidadãos estrangeiros. Nenhuma pessoa eh ilegal em seu país de origem mas residir sem autorização em outro país eh ilegal sim.

    Responda
  8. max ribas

    Na verdade, caro Thiago, atualmente nenhum ser humano pobre é legal. Esta é a lógica de nosso tempo. Os países não estão expulsando os imigrantes ilegais; estão enxotando os pobres. Se você for um traficante de drogas milionário e tiver cinco milhões de dólares, o Green Card tá na mão.

    Responda
    1. Marcus Acquaviva

      É ridículo, mas é a lei deles. Fazer o quê?

    2. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Verdade verdadeira, Max!

    3. Joao Pinheiro

      Disse tudo, Max.

    4. Marcos Benassi

      Opa, não confunda Ú com Únda, caro Max: Green card é aquilo que uma pessoa "normal" obtém depois de um sem-número de esforços, porque acha que vale muitíssimo a pena trabalhar lá na terra de Sam - ou só pra viver, vá lá. Cinco milhão é o *TrAmp Card*, douradinho, lindo. "Pecunia non olet", valia em Roma, vale no TrAmpistão.

  9. Marcos Benassi

    A sençura deve ter jogado na masmorra da phôia algum comentário desavisado, não é poçíveu. E/ou, na página Web do jornal, deve ter botado esse seu texto bem escondidinho, o que não seria de se estranhar.

    Responda
  10. Marcos Benassi

    Zorra, Thiago, um texto desta lucidez e clareza, não desperta reação alguma? "Como assim?", que nem diz o entojadinho no anúncio de Trivago? O TrAmp, queridinho do Bozo e Bozomíglia, todo mundo "candidato", escangalha, em um mandato e um/oitavo, a democracia dita "padrão-ouro" (de tolo e de pastor). O país mal consegue reagir; quando reage, recebe tratamento de choque e porrada. Aqui, um legislabóstico de Herda; lá, além disso, um presida que concentra essa desqualidade. O mundo sifú, meu caro.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Marcos, você leu o texto do Drauzio?