-
Paulo Silva Barbosa
Atualmente estes políticos transformaram o Congresso em um local de ringue, onde cada um quer levar inúmeras vantagens e problemas coletivos são simplesmente ignorados e sofrem com estes desacertos.
-
José Cardoso
Bem analisado. Ninguém é bobo no Congresso. Se o presidente gasta para melhorar suas chances de reeleição, eles gastam também. E tem dado certo. O nanico Novo por exemplo, que foi contra essa lógica, encolheu mais ainda.
-
Anete Araujo Guedes
O quê sempre está incluído no pacote são as isenções fiscais, exonerações, benefícios, privilégios, pagamentos desproporcionais de impostos ou calotes no imposto de renda, juros altíssimos, proventos acima do teto, os mais diversos auxílios, gratificações, promoções, e tributos que favorecem os que habitam no topo da pirâmide. Tem também a previdência vitalícia para as filhas de militares e as emendas parlamentares.
-
Marcos Benassi
Ai, Jesus da Goiabeira, Anete, num migüento e preciso contar procê, baixinho, que ninguém nos ouça na confissão dessa minha vergonha: minha Amada tem uma tia (note que eu não a assumo como minha tia) velhíssima como uma pirâmide social, da qual ela ocupa o topo. Viúva de general, tem uma pensão bbbáárbara; filha de major, também desfruta desta. A filha, cinquentenária, herdará a pensão do pai. Nenhuma delas ajuda a cuidar da outra Tia (a qual eu assumo), lindinha, gahgah e queridíssima. É a vida
-
-
Nerisvaldo José Santos
É o congresso de mmherda.
-
Marcos Benassi
Marcus, meu caro, não sei exatamente o que você entende por "expansão fiscal inédita" do início do Luloverno; sei, no entanto, que as ações do início do mandato tiveram direta relação com o programa que ganhou as eleições (oh!), de compromisso com redução de miséria (e precatórios empurrados, investimentos em habitação etc). A Selic, xará, é fruto, veja só que coisa, da independência do BC - cê gosta, aposto e ganho. Não há análise que se sustente nesses termos mercadofrênicos, meu caro.
-
Marcos Benassi
Bote vapor, minha cara. Deve ser desses dispositivos individuais de fumacê, que estão causando enfisema em moleque de 2O. Ou do fumacê antidengue modificado, agora com radioatividade iraniana, prontos para defumar toda a pobretalha e inconveniência humana possível. Toca abanar (não o Labo).
-
Anete Araujo Guedes
Marcos, a campanha eleitoral está a pleno vapor.
-
-
MARCIO Gionco
Chora PT, não tem jeito não.
-
Anete Araujo Guedes
Quem chora é a classe média, somos nós que arcamos com os impostos que eles deixam de pagar.
-
Marcos Benassi
Não é "o PT" quem chora, Márcio, muito menos você ou eu: chora quem tem fome, não tem como fazer elisão ou "planejamento fiscal", por que seus impostos estão embutidos no consumo básico; trabalha com um louco e prefere carregar gente pelas ruas afora ao invés de ter um emprego CLT ainda mais miserável. Com esse choro, você parece não estar nem aí.
-
-
vitor da Silva
Este governo começou com minoria no congresso e sob uma política monetária já bastante restritiva. Mesmo assim, mais ou menos até setembro passado, a economia crescia, o desemprego caía e a inflação estava dentro da meta. Entretanto, sem motivos visíveis, o BC começou a aumentar a Selic, atingindo récordes agora que as eleições se aproximam. Congresso e mercado, com a ajuda do BC, querem reduzir as chances do gov. Querem sabotá-lo. A imprensa apoia e tenta blindar o BC, mas tá ficando difícil.
-
Marcos Benassi
Ainda há crescimento econômico e, se o desemprego não cai mais, meu caro, é porque está em níveis mínimos. O peçoau realmente não toma tino, e o blá blá blá é contínuo...
-
-
Arides Quintanilha
O Congresso pede pro Governo gastar menos sempre mostrando a Previdência, e as emendas com previsão absurda de mais de 50 BI, e o fundo partidário que paga salários astronômicos a um grupo de dirigentes e gastos de bilhões nas eleiçõ?
-
Nelson Santos
O governo tentou acabar com desoneracao na folha de pagamentos, mas nao conseguiu. E agora teve que entubar essa do aumento da ineficiencia comnconta de luz mais cara
-
Nelson Santos
O governo tentou acabar com desoneracao na folha de pagamentos, mas nao consegiui
-
vitor da Silva
O governo "deflagrou ataques" ao BC talvez para desmascará-lo. Nestes dois anos e meio, o BC se revelou: entregou juros recordes, inflação fora da meta, dívida pública muito maior e economia mais fraca. Fora os cerca de 2 trilhões de reais de dinheiro público entregues aos rentistas.
-
Marcelo Luiz de Lima
Será difícil para qualquer governante pós Bolsonaro tocar esse país. Bolsonaro trouxe a ideia de presidente mínimo. Nunca gostou de trabalhar. Nunca pensou o Brasil. O congresso gostou de fazer a parte que cabe ao executivo. É a corrupção turbinada,sem precisar de corruptor.
-
Hernandez Piras
Excelente artigo: desvela a hipocrisia do discurso político a respeito do assunto, tanto do governo quanto do Centrão.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.