Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Benassi

    [Xiiiiii, sençura, precisa parar de matar comentário na masmorra aí, pô. Esse daqui era um inocente, super racional, recém nascido - não foi aborto, assassinaram.]

    Responda
  2. José Cardoso

    Seria interessante se ele conseguisse juntar votos de muçulmanos e judeus, esses tradicionalmente democratas.

    Responda
  3. Maria Lopes

    Esse é um acontecimento bem interessante. Torcendo pelo jovem. Um ar fresco no miasma trumpiano.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Pô, lindo, preciso e conciso!

  4. Luciano Napoleão de Souza

    A militante de redação fundeada em NY está em polvorosa! Um esquerdopata radical como ela venceu primárias no igualmente partido esquerdopata dos EUA. Como pode?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Vou parar de responder ao napô reaça: perco a piada; economizo tempo.

    2. Marcos Roberto Banhara

      Dá mesma forma que um mau militar (na palavra de outro militar, seu superior), se elegeu Presidente do Brasil, e quis voltar, após ter perdido a eleição, através de um golpe! Golpe? Obrigado Joe Biden, por não ter respaldado o golpe no Brasil!

    3. Maria Lopes

      Napoleaozinho, o delírio aumenta a cada dia. Cuide-se.

    4. Adelar Motter

      Não tomou o remédio hoje, Napo?

  5. Valdir Teixeira da Silva

    A democracia americana pode existir enquanto os que pensam igual ganham, quando os diferentes começam a incomodar, a "democracia" começa o expurgo. Espero que o jovem candidato não seja preso ou morto pelo FBI ou CIA, respectivamente.

    Responda
  6. Lorena Almeida Pardelhas

    Lúcia Guimarães , o incômodo e ligeira agressividade de alguns comentaristas aqui , provam o quanto a coluna acerta. Parabéns e obrigada pelas informações diretas da grande maçã. Já estou torcendo pelo jovem candidato democrata.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Tô convosco! Agradeço sua elegância e miolos.

  7. LUIZ SILVA

    Parece escrito por IA de to fraco o texto

    Responda
    1. Maria Lopes

      Vê-se que tem pouca familiaridade com IA. Ou com bons textos.

    2. José Fernando Marques

      O texto é bom.

  8. João Vergílio Gallerani Cuter

    Trump pode passar para a história como o presidente que criou a oposição nos EUA. Até Trump, a oposição era uma extravagância imaginativa. Ron Paul, Bernie Sanders e Alexandria Ocasio-Cortez podiam participar, desde que não ganhassem. O sistema eleitoral americano não deixava. Com Trump, tudo passou a ser possível - até mesmo um partido de oposição! Meu palpite é que a farra vai acabar logo. A gente só brinca de "escolha popular" quando não tem a maior economia do mundo sobre a mesa.

    Responda
    1. Marcos Roberto Banhara

      Todo Presidente, por qualquer origem, seja racial,, econômica, política, sempre irá defender os interesses americanos mundo afora! Internamente, são os Governadores, os gestores dos EUA!

    2. Joaquim Rosa

      A dupla eleição de Barack Obama, um loirão, prova a tese de João.

    3. João Vergílio Gallerani Cuter

      Só um palpite, tá? Esse rapaz pode até ser prefeito. Presidente, nunca. Não é porque os americanos não queiram. Como questão de fato, eles dificilmente quereriam. Mas, se houver um perigo real de eles quererem, o sistema fecha uma das mil portas que existem no caminho. Democracia tem limites, e os americanos têm sido suficientemente espertos para perceber (até agora...) que é melhor mesmo que seja assim.

    4. José Fernando Marques

      Não se trata de brincadeira, mas de uma resposta legítima ao reacionarisno de Donald e seu séquito. Os norte-americanos, embora não pareça, são capazes de raciocinar. Certo?