Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo Negros

    Preocupadíssimos! Lembram a cena do Scarface levando pilhas de dinheiro ais bancos de Miami.

    Responda
  2. fabio saraiva moura

    agora temos o Mario Rey por aqui nos comentarios, discípulo e apoiador do Bolsonaro...haja saco para ler esses fanáticos apoiadores de torturadores

    Responda
  3. Mario Donizete Pelissaro

    ...SP estado e municipio se tornaram um reduto do PCC. Eles estao em posicoes de comando nessas esferas. O estado de SP ja vive hoje o maior esquema de corrupcao da historia envolvendo grandes empresas, importantes empresarios, servidores publicos e bilhoes de reais. No estado, a policia está à servico do pcc e no municipio o pcc manda na sectetaria de transporte e até empresas de onibus eles tem. Tudo sob a complascencia do prefeito e do governador..

    Responda
  4. Gilberto Rosa

    Faria Lima já é Pcc.

    Responda
  5. Ricardo Candido de Araujo

    Pobres vestais... Se cavarem fundo, verão muita gente envolvida com dinheiro e pleno conhecimento de tudo desde o início. Os apresentar como apenas "homens de negócios" é cortina de fumaça, Folha, e se abrigasse hoje menos penas de aluguel e mais repórteres, talvez você mesma tivesse descoberto tudo. Então, por favor, sem essa conversa mole.

    Responda
  6. Alfredo Azevedo

    É nojento tomar conhecimento desse descalabro; enquanto esses porcos são cevados por montanhas de dólares de dinheiro públicos, mais por vias lícitas, as notícias que explodem nas mídias sâo roubos de celulares e outras merrecas. A farias Lima, o Agro, emendas fajutas de parlamentares, são buracos " mais em cima" por onde vazam bilhões de dinheiro públicos, porém esses " de cima" têm dezenas de deputados, senadores para encobri-los com "cortinas de fumaça" que lhes dão invisibilidade.

    Responda
  7. Sam Duart

    Se investigar direitinho vão ver que esses mesmos homens de negócios são os que negociam e fazem lavagem de dinheiro para o crime organizado.

    Responda
  8. LENY THEODORO

    MCMÁFIA Misha Glenny, isso não é novidade

    Responda
  9. Alexandre ROCHA

    Podem apostar que aí vem especulação. Fator risco para aumentar rendimentos de alguns em prejuízos da maioria.

    Responda
  10. Josue Oliveira

    Quem criou o PCC foi o partido deles, com Montoro e Covas.

    Responda
    1. neli faria

      Mais ainda! Se o Senhor tivesse Cultura, saberia que existe insegurança pública por causa de dois produtos que o Brasil não planta: coca e maconha. Entram pelas Fronteiras!E tivesse cultura saberia que vigiar as Fronteiras é Dever do Governo Federal, isto é, do lula que está no Poder há mais de dezesseis anos, e nesse ínterim, morreram mais brasileiros por insegurança pública do que em países em guerra. Um dos estados mais inseguros do Brasil ,o pt está lá há quase 20anos.

    2. neli faria

      Se o senhor tivesse um pouco mais de cultura, iria saber que o Crime começou a se Organizar, no Rio de Janeiro, quando presos políticos foram colocados junto aos comuns. Os políticos ensinaram aos comuns as Técnicas de Organizar. Se tivesse um pouco mais de cultura, saberia que o crime começou a compensar na Ditadura Militar:para ajudar um dos seus, escangalhou com a Execução da Pena. Se tivesse um pouco mais de cultura, iria saber a o Constituinte deu cidadania para os bandidos comuns!Mais!

  11. Cleomar Ribeiro

    ... está pantomima é uma invenção criativa produzida pelas ratarias-fgv, ratarias-bet-schams, ratarias-bancos-anoes e ratarias-broadcasting!!!!... Estas ratarias estão juntas na operaçåo de ratarias!...

    Responda
  12. Cleomar Ribeiro

    ... e Risco Igreja-Pentecoetal, pessoal???... Nada???... Risco-Edyr Macedo e o Risco-Malafaia??? Nada???...

    Responda
  13. Noel Carvalho

    Ora, o mercado não se autoregula? Ou incorpora o crime? Tvz precise do Estado e da polícia.

    Responda
  14. Luis da Gouveia

    Mas está tranquilo! São Paulo nunca foi governado pelo PT, mas só por partidos duros com o crime! Foram só partidos apoiados por banqueiros, fazendeiros e empresários! Então, a reclamação é só para disfarçar! No fundo os governos duros com o crime resolveram a situação! É como no Rio de Janeiro que também nunca elegeu um governo petista! Lá também os governos duros contra criminalidade deram conta do recado! A criminalidade que assistimos é só para disfarçar e inglês ver!

    Responda
    1. neli faria

      O Estado da Bahia é governado pelo pt há quase vinte anos e é um dos estados mais inseguros do Brasil. Existe insegurança pública por dois produtos que o Brasil não planta e passam pelas fronteiras: coca e maconha. E vigiar as Fronteiras é atribuição do lula.

  15. Djan Zanchi da Silva

    Quando vão começar a medir o "risco faria lima"?

    Responda
  16. Lênin Camargo

    Como se as práticas da faria lima contra a economia fosse algo muito distante do PCC Só rindo mesmo

    Responda
  17. Zelis Pereira Furlan

    Faz o L.

    Responda
  18. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Oh, a Faria Lima. Quanta peninha! Matéria digna do jornalismo da Folha. Tudo tão patético.

    Responda
  19. Marcelo Magalhães

    A relação do governo com o PCC ficou muito exposta no assassinato do delator em Guarulhos. Foi o maior escândalo da história. Ma o PCC sempre frequentou o mercado e sempre foi o fornecedor de dinheiro em espécie no menor intervalo de tempo. Assim, ele já está precificado desde sempre.

    Responda
    1. neli faria

      Endosso e acrescento:tanto que as leis de execução e penal são pífias.

  20. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    O PCC está no Congresso fazendo o lobby bbbb.

    Responda
  21. Marcelo Galvao de Oliveira

    Lula, o Honesto, é quem dá o exemplo.

    Responda
  22. noel neves

    Votar nos políticos do PL é o mesmo que votar contra o Brasil! E continuar com o PCC

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Você não conhece a política brasileira. Tem muito político envolvido, inclusive do PT. É só dá uma pesquisada.

  23. noel neves

    Paulistano que usa o trasporte público! Não Vote no PL!

    Responda
  24. noel neves

    O PCC faz parte do governo paulista na medida em que foi pego nos contratos de trasporte público de São Paulo!

    Responda
  25. Dionisio DeBarros

    Faria lima preocupada com o PCC? Conversa fiada! Muitos da faria lima, especialista em manter o Brasil no cativeiro dos juros , devem estar mesmo eh querendo se juntar ao grupo fora da lei, haja vista seus negócios serem muito lucrativos

    Responda
  26. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Hoje em dia é ifícil distinguir uma e outra organização. Crime é só uma questão de ponto de vista!

    Responda
  27. JoseLuciano Costa

    O grande problema do Brasil è à destribuiçao de renda. Quando o executive quer taxar os ricaços o Legislativo não deixa é aumenta à suas benesses e o operario que ganha 3 salaries minimos I.e R$4500 tem incidencia de I. Renda à aliquota de 22,5% é os ricos somente 27,5 %. Esse è problema que à boss’s sociedade não quer ver.

    Responda
  28. jose ferreira

    Por que uma nação permite que uma organização criminosa terrorista como esta tenha mais poder do que ela? Atuam à margem da lei e não dão a mínima pra justiça . Com a palavra o super Morales !

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Chama o Derrite, el matador.

    2. jose ferreira

      Ailton , esta organização atua estruturadamente em todo território nacional e com ramificações internacionais . Elege representantes no congresso e governo . Acorda amigo !

    3. AILTON SOUZA

      Não estou entendendo se estão preocupados em São Paulo com o crime organizado porque a Folha não manda eles cobrarem do governador Tarcísio até porque a Segurança Pública é dever do estado. Entendi essa outra organização vão querer jogar essa parada no colo do governo federal. Não vai colar!

    4. mario rey

      o coronel ubiratan tentou acabar com ela mas não deram prosseguimento

  29. Mario Garcia

    O problema é conhecido desde que foi identificado na area dos tranportes públicos e coleta de lixo em São Paulo. Faz tempo. Agora está sofisticando e contaminando o mercado financeiro. A soluçãoais óbvia é foscalizar a origem do dinheiro em cada caso. Impressionante como a Receita consegue identificar qualquer irregularidade na minha declaração anual e deixa rolar fraudes milionárias em operações de lavagem de dinheiro.

    Responda
  30. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Medindo o bolsonarismo?

    Responda
  31. eliete della santina

    Têm os que, além das ideias pequenas e cristalizadas, preferem ignorar os alertas e os resultados na vida de TODOS nós, de esquerda e de direita, ricos e pobres, idosos e jovens, felizes e infelizes, sãos ou doentes. Vida que segue, até que seque.

    Responda
  32. Maderfranio Gurgel Praxedes

    briga de cachorro grande , faria lima prejudica mais o país

    Responda
  33. Marcos Leão

    O PCC não infiltrou o sistema do nada: o sistema vendeu as chaves. E o "país-put eir o" do Cazuza? É exatamente esse lugar onde até o crime vira "negócio legítimo" quando dá lucro — e nisso, Faria Lima foi *garota de programa* voluntária.

    Responda
  34. Marcos Leão

    Não foi um acidente. Brechas foram exploradas (e pouco se fechou). Lavagem foi facilitada por regras frágeis e fiscalização leniente. A ganância normalizou esquemas duvidosos — até que viraram ameaça.

    Responda
  35. Marcos Leão

    O mercado desregulado sempre foi uma meta. Agora, quando o crime organizado virou concorrente dentro das regras do jogo capitalista, a elite financeira "acordou".

    Responda
  36. Marcos Leão

    A matéria mostra o PCC atuando como "empresário" (com empresas de fachada, licitações, fundos de investimento), mas isso só foi possível porque o sistema financeiro virou cúmplice. Por anos, Faria Lima ignorou sinais, fechou os olhos pra dinheiro sujo, e priorizou lucro sobre ética.

    Responda
  37. Marcos Leão

    A frase do Cazuza — "Transformam o país inteiro num pu te i ro. Pois assim se ganha mais dinheiro" — não é só sobre o crime: é sobre quem abre a porta pra ele.

    Responda
  38. SAITI HIRATA

    Acho que estão atrasados.

    Responda
  39. mario rey

    o saudoso coronel ubiratan sabia como evitar o surgimento dessas facçoes

    Responda
  40. Marcus Guedes

    O que aconteceu foi um fenômeno muito simples. O narco tráfico ganhou tanto dinheiro nos últimos 40 anos, que descendentes dos traficantes estudaram e abriram negócios com o excedente de Capital. Cada dia fica mais difícil rastrear. A larga corrupção das várias entidades que deveriam combater, geraram esse ambiente. O final da reportagem da o diagnóstico. Quem se interessa pela fórmula?

    Responda
  41. ANIBAL CARRION

    Interessante que os governadores não querem a PEC da segurança e deixam suas casas desse jeito, afinal a segurança pública é dever dos 3 entes, o tal do moro fez o que pra acabar com a farra enquanto esteve no ministério do réu golpista? A PM de SP com homens fazendo segurança para bandido milionários, muitos agentes com patrimônio incompatível, as redes sociais de gente podre de rica sabe-se como e agora depois da eleição do prefeito que não vou soprar essa preocupação? E o estado de SP?

    Responda
  42. mario rey

    começaram a limitar as forças policiais desde a limpeza no carandiru em 1992. deu nisso.

    Responda
  43. MARIA F LUPORINI

    Faz o T, Faria Lima. Bolsonaro e agora Derrite expandiram as milícias e o crime organizado. Lembram da cocaína no avião presidencial?

    Responda
    1. Fernando Sanches

      Nesse comentário foi a banana que comeu o macaco. Multiverso da loucura

  44. Carlos magno dos santos

    Não esqueçamos que o PCC é uma criatura gerada na barriga do Estado mais rico da federação, São Paulo. Estado esse que se gaba de dizer que é de direita ou extrema direita, é que esquerdista não se cria. O ovo da serpente foi gestado por uma elite sem escrúpulos que joga o peso fiscal do Brasil nas costas da classe trabalhadora. A lavanderia sempre foi gerenciada por uma certa elite que agora encontrasse em apuros.

    Responda
    1. Antonio Benedito Alves da Silva

      Fico lembrando do Proer.

    2. mario rey

      no tempo de paulo salim maluf e dos generais não havia isso.

  45. Eduardo da Silva

    Blá blá blá, tolice, o papo foi furado! Mundo,qualquer que pretendíamos conhecer eram estanques,só tranbordavam com certezas quase absolutas de tanque a tanque.Hoje a ia alimenta as fissuras da internet em rombos que provocam algum turbilhão entre os afobados que se afogam neste caldo tentando respirar com guelras numa volta irrefletida até milhões de anos.Tem ar disponível,ainda.Respire

    Responda
  46. JOSE CAMPOS

    Impedir que rico seja tributado e cortar benefício que mantém pobre vivo também é obra do crime organizado.

    Responda
  47. mario rey

    o que seria do país se não fosse a faria lima.. já estariamos pior que a venezuela..

    Responda
  48. marcio jose albino

    Com nosso congresso já era.

    Responda
  49. Marcos Longaresi Carvalhães

    Não sei quem é pior o PCC o o atual governo, o duro e que um foi eleito o outro não. Resumindo, na luta entre o rochedo com mar, sobra para o marisco, e nesse país o marisco sempre é o povo mais pobre. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Pcc está no Congresso fazendo o lobby bbbb.

  50. Fernando Alves

    O crime organizado, depois de juntar dinheiro, percebe que as elites com seus bancos e fintechs lavam dinheiro do crime de colarinho branco e ficam numa boa, então eles saem do crime comum e seguem os passos dos criminosos de colarinho branco. Marcola está preso, mas a contraparte dele no colarinho branco está livre, milionária e ainda recebendo afagos na FSP diariamente. Para que se arriscar?

    Responda
    1. Fernando Alves

      Inclusive muitos líderes de organizações criminosas comuns vivem nos mesmos condomínios luxuosos desses outros, com convivência tranquila.

    2. Eduardo da Silva

      Percebo em elevadores e não me admiro com essa realidade.É natural.E esse spread da lavagem sobe e desce no mesmo elevador do prédio, na paz.