-
ALEXANDRE MARTINI NETO
O articulista, a despeito de seu impressionante curriculum, precisa dar uma polida no seu texto. O segundo paragrafo está incompreensível.
-
Georges Costaridis
O povo desse país é analfabeto de carteirinha quando se trata de política e políticos. Ao invés de exigir o que é justo e correto adotam um pilantra como político de estimação e ficam xingando uns aos outros. E ainda chamam esse mercado de peixes de democracia.
-
DEBIE DOS SANTOS BASTOS
Com um congresso de pústulas vendidos ao lobby bbbb não há como governar com justiça social.
-
Valter Fanini
A articulista sofre de cegueira ideológica ou de cegueira factual.
-
Geraldo Filho
Democracia só pode funcionar bem em países com elevados níveis sociais e econômicos, educação principalmente. A pergunta a ser feita é: você sabe o que é democracia? Que tipo de governo você acha que pode substituir a democracia? Por outro lado, o centro que deveria ser um grupo atuante em defesa da democracia, age mais como um feirante negociando o que lhe convém e geralmente em benefício próprio, nesse caso, não dá para culpar a população, que se apega a qualquer salvador da pátria de plantão.
-
Tadêu Santos
CONT ...aos interesses capitalistas da "farialima", permitindo de tudo, inclusive desviar verbas públicas, corrupção e blindagem dos cargos, ou seja uma festa terrivelmente atrativa aos oportunistas!!!
-
Tadêu Santos
A decisão foi tomada em um delicado momento que passa o país cheio de conflitos políticos e ideológicos entre o Executivo e o Congresso Nacional e pode-se afirmar que envolve o Judiciário, principalmente o STF. Os infelizes imbróglios são em consequências do modelo do sistema adotado desde o final da Ditadura Militar em 1985 e, piorado na Constituinte em 88, qdo adotou-se a DEMOCRACIA, porém permitindo o "liberalismo" que a 'Classe Política Partidária' procurou aperfeiçoar aos interesses CONT
-
Alberto Melis Bianconi
Desculpe caro sr. Melo, mas é de morrer de rir. Antes de ir atrás de microdados não seria útil ler os jornais? Já reparou que uma das principais lideranças políticas é um rematado fascista? Ainda que jornais como este procurem legitimá-lo como democrata? Uma razão a mais inclusive para apoiadores do atual governo, como eu, desgostar da nossa democracia?
-
Marcos Benassi
Morre, não, meu caro; se for pra morrer, vá lá, de riso é bom e rápido. Mas deixa pra depois do Bozo ir em cana ou morrer de entupimentos: como na garantia automobilística, o que ocorrer primeiro. Hahahahah !
-
-
Cesar Costa
Parece que existe uma disputa entre os 3 poderes para quem vai distorcer mais as suas funções como pilares da democracia. O legislativo executando o orçamento, o judiciário legislando e o executivo despreocupado com as contas públicas. Desde dois mil e treze parece que a coisa só piora. Precisamos de um freio, democrático, de arrumação.
-
Alberto Melis Bianconi
Desculpe, mas apenas o executivo está preocupado com as contas públicas.
-
-
jose camargo
Ganhadores e perdedores, quem foram eles em 2022? Governar com más companhias é o destino de quem chega ao poder com uma imensa ficha corrida. No atual cenário o grande perdedor é o Brasil. Retrocedemos aos "anos de chumbo" e sem "milagre econômico."
-
wilson paulo schmeiske
Democracia? Estamos numa ditadura da direita
-
Alison Sales
O único mal-estar que existe é com a atuação nefasta do Congrsso. Parlamentares abjetos que estão ali com dois únicos objetivos: roubar e destruir o Brasil.
-
NACIB HETTI
A escolha das amostras podem sensibilizar o resultado da pesquisa, razão pela qual torna seu resultado duvidoso. Seria importante estratificar o ambiente pesquisado.
-
José Cardoso
"A democracia é vista com mais confiança quando o "meu lado" está no poder" Essa é a contradição da democracia, pois quem está no poder é sempre uma parte, portanto a outra parte não manda, e a definição de governo do povo não se aplica a ela. O sistema que chamamos de democracia é melhor definido como liberalismo, e se baseia na limitação do poder do Estado.
-
Alberto Melis Bianconi
Acredito que deveria mandar mais do que manda? Em geral apoio as posições do governo, foi até por essa identificação mesmo que votei nele. Outra coisa, é que não reconhecer a legitimidade democrática da oposição bolsonarista. Esta, quando não está chorando suas mazelas, aliá merecidas, está pedindo a volta dos governos militares, o que justifica minha posição. Não consigo reconhecer seu ponto Cardoso.
-
Marcos Benassi
Nananina, José, má interpretação sua: queremos que o Legislabóstico (indelicadeza minha, mea culpa) faça*somente e suficientemente* o que deve fazer por direito e obrigação, permitindo que o Executivo também o faça, pelos mesmíssimos motivos. Não bote desejos em nossa fala que não são os expressos.
-
José Cardoso
Os comentários do Marcos e Alberto mostram que eles acham que o grupo político da sua preferência, que ganhou as eleições para presidente, deveria mandar bem mais do que manda hoje. Tipo o vencedor leva tudo. Mas teve um tal de Montesquieu, com a ideia do poder limitando o poder. Hoje está 2 x 1 (presidente + STF contra congresso). Eles queriam 3 x 0.
-
Alberto Melis Bianconi
O eleitor não é tão tolo, que não saiba diferenciar o regime político de um lado, do governo da vez de outro. Eu votei em Lula e não estou satisfeito com nossa democracia, em que boa parte do establishment, talvez a maior parte, quer naturalizar uma figura nefasta, antidemocrática, como Bolsonaro.
-
Marcos Benassi
Zé, prezado, a maior contradição do nosso contexto, dito democrático, é que quem manda é justamente "quem NÃO está no poder". Quem está, só apanha.
-
-
Antonio Silva
Como ajudaria se o sofisticado analista, com suas clivagens e ambivalência de coalização, fosse mais direto e reto dos riscos que corremos, quem são os reais interessados na derrocada da democracia. Vendo o datafolha, onde a população tem vergonha do seu senado e congresso ao mesmo tempo se orgulha do seu prefeito e vereadores, parece contaminada por algum vírus. Como isso ocorreu quem ajudou e a quem interessa.
-
Marcos Benassi
Antônio, prezado, devo dizer que o articulista é um dos únicos aqui na folha que já tratou desse paradoxo que você aponta. O unico, que eu saiba, que o fez repetidas vezes e com base em estudos fundamentados. Dá uma olhada histórica, clicando no nome do autor, e encontrará o tema e os artigos.
-
-
Ivo Broeing
A democracia liberal é um sistema de regras, mediações e frustrações; mas o sujeito político nacional, ainda numa posição pré-edípica, exige que o Estado seja ao mesmo tempo mãe protetora, pai justiceiro e espelho do seu desejo narcísico.
-
Ivo Broeing
Aí entra o dado objetivo: o Brasil caiu no ranking da Transparency International, escorregando em critérios como independência institucional, combate à corrupção, respeito às regras e liberdade de expressão. E por quê? Porque aqui STF legisla e censura, Congresso se omite, Executivo terceiriza responsabilidade, e a imprensa virou empresa de sensações. Não é "ambivalência de coalizão", é promiscuidade institucional entre Poderes que não se respeitam nem se limitam.
-
Ivo Broeing
A cereja do bolo é a vaidade do eleitor médio: ele exige "transparência", mas vota em coronel de estimação e corrupto condenado de estimação, compra narrativa como se fosse cerveja no bar, e depois culpa o sistema. A democracia sofre não porque o povo perdeu a fé, mas porque projeta sobre ela uma função que ela nunca teve: a de realizar fantasias coletivas.
-
Ivo Broeing
Como diria Lacan: " verdade tem estrutura de ficção" . No Brasil, a democracia também. E o povo, incapaz de lidar com o real, que é cinza, frustrante e institucional, prefere flertar com o delírio, seja de toga ou de farda.
-
Marcos Benassi
Meu caro, a "mitigação da insatisfação" dos perdedores em eleições ocorre quando você tem, consolidada, a noção de alternância de poder. Veja, uma pesquisa internacional não capta uma peculiaridade contextual nossa: quem perdeu, tentou górpe. Mais: difundiu, durante todo o governo, mentiras desabonadoras ao sistema eleitoral. Ao perder, encadeou discursos de que haveria fraude. Agora, encabeçam o blá da "injustiça", vide a micro-manifestação de ontem. Ou isso entra na conta, ou explica-se mal.
-
Anete Araujo Guedes
@Seria bom questionar mais essas e outras questões. Ah solução mais legalista, democrática e republicana não é destruir 0 poder executivo (eleito pela maioria), nem o poder judiciário, como tentaram fazer, via trapaças, barbárie, força bruta, violência e armas no dia 8/1, com o intuito de instalar 01 governo militar, autocrático ou autoritário).
-
-
Joao Braga
Em nome da suposta defesa da democracia estamos perdendo direitos arduamente conquistados. A maior agressão a democracia ocorre qdo perdemos a confiança nas nossas instituições.
-
Marcos Benassi
*Nenhuma* menção sequer aos meus *argumentos*, Braguette. E me chama de rolando lero, né? Tô sabendo.
-
Joao Braga
Caro Rolando Lero Benassi não distorci nada; sem ser piegas, " o preço da liberdade é a eterna vigilância ". Vcs curtem qdo a exacerbação do poder vem de encontro a sua ideologia, é a "democracia" do pensamento único. Caso contrário somos "fas cistas", e coisas piores... Em tempo Vacinas ( mais descoberta de sulfas/antibióticos, e saneamento básico) mudaram a história da humanidade, para melhor, que fique claro. Afee...
-
Joao Braga
Alberto não tenho mito, não tenho simpatia pelo "seu mito" e gosto menos ainda de populistas corruptos. A rigor vc esta mentindo ? Fazendo afirmações que podem ser consideradas ofensivas, apenas exerci meu direito de opinar como assinante do jornal, vc já me julgou e condenou. Não tenho batom no bolso e também não tenho simpatia por vândalos. Não conheço sua história mas participei como universitário contra o regime da epoca. Fique bonzinho!
-
Alberto Melis Bianconi
Aliás, perfeito caro Benassi. A liberdade de expressão desejada é a liberdade de espalhar mentiras, inclusive indecorosamente com a ajuda de bots e outros mecanismos virtuais.
-
Alberto Melis Bianconi
Quer dizer então que os direitos arduamente conquistados, a que o sr. Braga se refere, é a liberdade de expressão! Jura? A mesma que conquistamos quando deixamos para trás os governos militares que seu mito quer reimplantar? Estamos na era da desfaçatez, mentira envergonhada já não existe mais.
-
Marcos Benassi
A questão, Braguette, é que sua fala distorce a ênfase da decisão judicial: não tem juízo metendo o bedelho em nossa vida, não há lei que esteja sendo distorcida - legisladores deverão legislar, inclusive, para que tal decisão chegue até o rés-do-chão. A decisão torna responsáveis, conjuntamente, usuários e empresas. O grande grupo de mídia passa a ser co-responsável por aquilo que publica, repassa baseando-se em seus algoritmos e, obviamente, sobre aquilo que impulsiona por dinheiro. Agora, sim
-
Joao Braga
...existem leis...
-
Joao Braga
Marcos Rolando Lero vc fez uma pergunta. A resposta é absolutamente não! Existem coibindo mentiras e calúnias, concordo devam ser aprimoradas frente as novas mídias. Qdo se perde direitos fundamentais como a "liberdade de expressão " vale a verdade dos " ditadores de plantão" e seus interesses. Ora calar e condenar opositores, ora privilegiar amigos e companheiros, e mesmo proteger e dar sigilo a " emendas" qdo for de interesse. Não podemos transigir, Maduro cala opositores, "mentirosos"(?).
-
Marcos Benassi
Suponho que esteja se referindo ao direito de espalhar mentiras via redes digitais, é isso, João? Engraçado, eu não perdi confiança institucional por conta dessa; em compensação, perdi toda na atual legislatura federal, que luta por continuar a "gerir" verbas imensas que lhes trazem votos em seus redutos.
-
-
Luciano Napoleão de Souza
O índice de insatisfação com a "democracia" brasileira é maior na direita devido ao fato escancarado, mas omitido pela velha imprensa, de perseguição do STF a esta parte da população.
-
Hernandez Piras
"Omitido pela velha imprensa". A imprensa noticia as controvérsias a respeito do STF todos os dias, inclusive as críticas da direita. Se você prefere não ler, o problema não é dos jornais, mas seu.
-
-
flávio paes
A opinião pública não é inteligente, ela funciona a base de saltos do fato do momento e pior esquece rápido. Vai daí que a única chance de quebrar o comodismo do congresso no protagonismo sem onus é contrapor as mazelas existentes, nada de acordos, neste ponto acho ok o confronto com o Congresso. Vai ajudar o próximo presidente, hegemonia do congresso ja era
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.