Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Marcos Pereira

    Não há maior ousadia política do que trair as próprias palavras de ontem em nome de uma verdade mais funda descoberta ao amanhecer. O grande líder é, por definição, um traidor de suas certezas e um cúmplice da dúvida. Na varanda de uma república empoeirada, onde as paredes ainda guardam ecos de promessas de palanque, tomo meu café com gosto de ferrugem. Não é exatamente o gosto do café, mas do tempo. O gosto de quem já desafiou um exército de convicções e agora mastiga o silêncio com serinidade.

    Responda
    1. Alexandre Marcos Pereira

      Leia-se serenidade e não serinidade.

  2. Marcelo Fernandes

    A maioria prefere ilusões confortáveis. Por isso tantos se incomodam com a realidade desconfortável revelada didaticamente por Demétrio. É triste mas é isso aí. Nenhum vovô sem freios vai salvar o Brasil.

    Responda
  3. Nelson Vidal Gomes

    Lula e Bolsonaro os piores líderes de nossa história! Ano que vem havemos de deixar de ser o "poveco" da pior qualidade moral e política que os concebeu como tais. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  4. LUIZ ANTONIO ESCANSfERLA

    Esse Demétrio bateu as botas e esqueceram de enterrá-lo..

    Responda
  5. Maria Alice Costalonga

    #LulaNuncaMais #NemBolsonaroDeNovo Chega de populistas !

    Responda
    1. Horacio Cerzosimo

      ...é exatamente isso. Em poucas palavras mostrou os principais problemas do Brasil

  6. Nelson Vidal Gomes

    O cálculo de Lula e do PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) é simples, maquiavélico e se reporta à sua própria esperança, apoia 18 anos de poder. Os pobres são os que mais precisam de um IOF reduzido para base financeira mas são eles que ludibriados com a promessa de deixar de sê-lo os mantém no poder. Não por acaso, deu-se comida com o Bolsa Família mas não onde fazer cocô, nos legando 100 milhões sem saneamento. Quem faz isso nunca teve nada de Estadista. Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      * à sua própria herança. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    2. Nelson Vidal Gomes

      * após 18 anos de poder. Namastê!

  7. Orasil coelho pina

    O Lula defende teses como se fosse um rei e não apenas e tão somente um presidente da república, cargo temporário, graças a Deus. Como são as defesas de ditaduras, e governos autoritários como Putin e Aiatolás e criar moeda do Brics, sem consultar o Congresso e o povo Brasileiro! OrasilModerado!

    Responda
  8. Sonia Guimaraes

    Excelente texto: demonstra com clareza a fragilidade de um governo sem rumo, senão o de recorrer às velhas medidas eleitoreiras q acabam levando no plano econômico, como no passado, ao velho voo de galinha. Um governo que se pretende hegemônico e não reconhece q sua eleição se deveu à uma aliança democrática anti-bolsonaro e q, mesmo assim, lhe deu uma vitória bastante apertada. Como bem afirma Demétrio, Lula se mostra incapaz de compreender as mudanças disruptivas q ocorreram nos últ 20 anos.

    Responda
  9. Paula Brügger

    O tergiversante Demétrio sempre entusiasmado em sua completa parcialidade direitista, detonando o governo de um país onde parlamentares canalhas mandam. Péssimo serviço, como sempre.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Dedada nos trê'zóio! Hahahahah!

  10. Taniara Aguiar de Souza

    Demétrio, você sabe quando Bolsonaro vai fugir? Os farialimerls e os agropops vão ajudar? Se ele for preso, ele entrega todo mundo: os políticos, a imprensa, os rentistas, os empresários, os milicos, o judiciário e o legislativo. Ele não tem es krúpu llos e é ko var de, não aguenta um entupimento de camarão, como todos sabem. Pode até chamar vocês de cúmplices. Faz uma kolona falando sobre a sobrevida da exdireita no Brasil, pós fuga de Bolsonaro.

    Responda
  11. Raymundo Itareru

    um zerda que não se conforma em ver os pobres bem. seu sonho é ver os trabalhadores en for k dos nas vísceras dos aposentados, é só um lambe s•co da elite golpista

    Responda
  12. maria araujo

    A economia brasileira cresce, mas a popularidade de Lula está em queda. Deixei de usar aspas, para não ser barrada pela mediação. Assim termina o artigo. A constatação é perfeita, mas as causas precisam ser trabalhadas. Penso que não se ligam ao histórico mencionado, mas, à névoa cognitiva coletiva resultante da polarização. Merece um estudo antropológico. Conheço pessoas que defendem as barbaridades ocorridas na deep web alegando que qualquer ideia para regulação das redes constitui censura.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Educadíssima, esperta (aspas e outro símbolo, se em "grande número", causam siricutico no script Sençurolóide), reflexiva: tudo o que se pode desejar em colegas leitor@s. Muito grato.

  13. Peter Janos Wechsler

    Relato muito bem escrito e estruturado. Absolutamente correto e factual. Para alguns leitores, eu inclusive, deixa subentendida a sua profunda antipatia por Lula.. Mas não deixa isso afetar a sua objetividade. Não há distorções.

    Responda
  14. Alberto Ramalho de Alencar Junior

    Grande representante do grupo Millenium, Demétrio faz parte da barricada protetora dos ricos e super-ricos e como Daniel Ortega bandeou-se da esquerda na juventude para a extrema direita na velhice. Sua ironia e sarcasmo habituais não escondem a verdade. Vendido e comprado.

    Responda
    1. Ademar Adams

      Verdade! Os piores fascistas sao os ex-marxistas arrependidos.

  15. João Carlos G de Souza

    Demétrio, tu defende um estado autoritário com um Trump presidente. A luta de classes te apavora e lhe dá um frio terrível na espinha dorsal .

    Responda
  16. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    Seus textos são proibidos para criança. Sua mulher de deve proibi-los para os filhos menores e também aos adolescentes. Isso no caso de tê-los. Sua megalomania foi herdada de quem? Insuportável como sempre o professor e participante vitalício do centro acadêmico, escriba permanente dos panfletos contra o governo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Agradeço pela gargalhada. Hahahahah!

  17. Maria Auxiliadora Alencar

    Você, como sempre, detonando o maior estadista que o Brasil já teve.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Xiiiiii, Dalmo, creio que você prestou pouca atenção à leitura. O próprio Demétrio botou o professor no seu devido lugar, abaixo do Operário.

    2. Dalmo de Souza Amorim Junior

      O nome de FHC seria a pessoa que você mencionou no seu comentário. Não vi essa parte no artigo.

  18. LUIZ ANTONIO ALBANO

    O papo é reto ! Toda vez que o Lula governa cai o desemprego e o salário cresce. O Pib cresce .

    Responda
    1. maria araujo

      Sim. Mas, já melhoramos um pouco. No último parágrafo, ele reconhece que a economia cresce. Até pouco tempo, diriam que se tratava de sorte do Lula. Eu voto sempre nesse sortudo.

  19. Alexandre Marcos Pereira

    Poucos meses depois da queda no banheiro, a tontura severa de Lula, diagnosticada como labirintite em 26 de maio deste ano, devolveu o filme à tela. Vertigem é metáfora pronta para quem se equilibra, há décadas, sobre coalizões improváveis; só que, desta vez, o enjoo foi literal, o repouso obrigatório e a agenda presidencial terceirizada a ministros e vice. As adversidades biológicas não distinguem revolucionários de rentistas: implodem maratonas internacionais, cancelam cúpulas e expõem.

    Responda
    1. Alexandre Marcos Pereira

      Caríssimo Benassi, nas últimas eleições, votei em Lula nos dois turnos, basicamente motivado pelo desejo de impedir um novo mandato de Bolsonaro, o pior presidente da nossa história, e com a esperança de que Lula fizesse um governo de união social. Mas, infelizmente, Lula esqueceu os eleitores de centro, fundamentais para sua vitória apertada, e vem aprofundado o nós contra eles, apostando na polarização. Não terá o meu voto. Torço para uma candidatura de centro. Grande abraço!

    2. Marcos Benassi

      Ainda assim, meu caro, o velhote resiste. Eu torço para que ele tenha idêntica resistência à do revolucionário Mujica. E para que o Bozo continuando perfeitamente vivo e capaz de responder em cana por seus atos, fique mal tempo suficiente pra atrapalhar os planos da dddiireitalha eixcrota desse país. Amém.

  20. Fernando Alves

    As idades que se mostram são a do colunista e dos comentaristas que ficam repetindo suas declarações de amor para bilionário e político do PL, PR. Conversinha de gente antiga com saudade de quando empregada era quase uma escrava, e ser homem branco alfabetizado era certeza de emprego e oportunidade. Não é a toa que só homens brancos aplaudem o colunista.

    Responda
  21. Alexandre Marcos Pereira

    Quando, no fim de 2024, Luiz Inácio Lula da Silva escorregou no banheiro do Alvorada, bateu a nuca e terminou numa mesa de operação para conter uma hemorragia intracraniana, o País parou por algumas horas - não para se revezar em preces ecumênicas, mas para lembrar, de súbito, que a Constituição não prevê substituição para carisma. O susto passou, o hematoma foi drenado, mas a imagem de um chefe de Estado deitado na maca ficou gravada como fotografia de família que ninguém deseja pôr na estante.

    Responda
  22. flavio pedrett

    Assistir ao D Magnoli na Globonews, dizendo ao Haddad, como ele deveria fazer para zerar o defcit publico, foi um dos momentos mais constrangedores da TV nos ultimos anos. E o Haddad lá, fleogmatico, ouvindo Magnoli, arrogante e professoral. O que deve ter-se passado na cabeca do Haddad naquele momento?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Talvez idêntica a esta vergonha alheia que você expresse, prezado Flávio... A Globo News, aliás, é fonte de vergonha alheia em uma quantidade inacreditável de situações. Eu não sou freguês do canal, e vejo algumas de dar vontade de cavar um buraco no chão e entrar: algum tempo atrás, o Joelito levou um crau tão bem dado, mindeu essa tal bregonha.

    2. maria araujo

      Haddad é um exemplo para todos nós de paciência com a soberba intelectual. Já foi atacado inúmeras vezes de forma vil e mantém a estatura moral. É um educador raiz. Em 2018, entre um cac e um professor, escolhemos o primeiro lamentavelmente

  23. Hilario Guimaraes

    Tô achando que você e os teus patrões - sei que você não se acha assalariado - terão, mais uma vez, que engolir em seco.

    Responda
  24. flavio pedrett

    Vamos nomear o nobre colunista, para a Presidência da Republica e tambem ministro da economia. Em 6 meses o Brasil viraria uma democracia perfeita, com crescimento chines, servicos publicos padrao suissa e inflacao menor que a japonesa. Simples assim.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah!

    2. Hilario Guimaraes

      Esse cara é patético.

  25. Ivan Zacharauskas

    Basta ver os comentários para ter certeza de uma coisa: a verdade dói, e dói fundo.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Verdade!KKK! Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  26. Nelson Vidal Gomes

    Um dos maiores problemas da humanidade é o fanatismo, mas até às "pedras" estão dizendo, que ano que vem deixaremos de ser o "poveco" da pior qualidade moral e política que concebeu Lula e Bolsonaro como líderes. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Hilario Guimaraes

      Calma!!! Olha o que aconteceu com o Palmeiras.

    2. Horacio Cerzosimo

      Belíssima colocação..

  27. Nelson Vidal Gomes

    Parece que Demétrio não está computando todas as encarnações de Lula, até porque, como nós, não as conhece, só Deus o sabe. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      * Nunca existiu um povo ateu ou sem religião como tal. A humanidade, aliás, para a sua evolução, sempre foi dependente da ciência, da filosofia, da música, da literatura, das artes e da Religião. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    2. Nelson Vidal Gomes

      Sergio. Marx disso e você não sabe por que acredita nele. A humanidade nunca existiu sem a crença em Deuses ou Deus, não há nenhuma povo ateu como tal, logo, assim como na política o que desvirtua as religiões são as estruturas de poder postas a serviço dos poderosos e não de toda a humanidade. Namastê!

    3. Sergio Makrakis

      A religião é o ópio do povo.

  28. Fernando Alves

    O verdadeiro anacronismo é o do colunista, que está dando chiliquinho porque o povo acordou e agora vê congressistas, latifundiários, banqueiros e donos de jornal como elite do atraso que só pensam em si mesmos. Um comentarista reconhecidamente doente falou que agro e congresso estão em 25. Só se for do século passado. Carta ao povo brasileiro foi se curvar aos banqueiros, por isso o Demétrio adorou. Um monte de pobre chorando pelo aumento de imposto para rico é o chorume do passado.

    Responda
  29. Wellington Miranda

    Esse cara morre de inveja de tudo que o LULA representa é; ele, engolfado no fel da inveja, soçobra ao rancor.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Um dos piores males da humanidade é o fanatismo, mas até às "pedras estão dizendo", que ano que vem deixaremos de ser o "poveco" da pior qualidade moral e política que concebeu Lula e Bolsonaro como líderes. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  30. Luis Gomes

    Quanto mais Demétrio, mais Bozo fica o “Brazil”.

    Responda
  31. Marcos Benassi

    Demétrio, prezado, não vou, como talvez parte expressiva de meus colegas, jogar fora uma análise muito boa, em parte do texto. Outra parte, mormente seu último terço, é absolutamente contaminada pelo rancor e azedume - as duas palavras são hipóteses minhas, não o afirmo com certeza. Mas que tem alguma contaminação perversa, tem. Como inevitavelmente somos seres imperfeitos, não serei eu a cremar completamente o fruto de seu bom cérebro; não faltará quem já o tenha feito.

    Responda
  32. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Só o gado petista e a companheirada lotando os ridículos 40 ministérios defendem por conveniência o lula mentiroso e mais falso que nota de 3 Reais. Tarcísio vem aí ano que vem pra acabar com este balaio de gatos.

    Responda
    1. Maria Auxiliadora Alencar

      E três eleições caro colega. Hahahaha

    2. Alberto Henrique

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  33. WLADIMIR KIREEFF

    Gênios políticos e estadistas têm mais chance de acontecer quando não falta dinheiro. Lula 1 e 2 foi bastante favorecido pelo boom das commodities com a China crescendo e consumindo sem precedentes. Se prestarmos atenção, mesmo as nações que no século XX realizaram a social democracia eram na maioria, senão todas, exploradoras de petróleo. Lula aparentemente sabe disso e aposta em escalar a exploração desbravando a foz do Amazonas, apesar dos paradoxos ambientais.

    Responda
    1. WLADIMIR KIREEFF

      Sem grana, não vai rolar. E Lula hoje radicaliza na direção da esquerda, que é a do seu partido, ao contrário do que fez Dilma 2: tentou a ortodoxia tardiamente, e foi abandonada pela base do PT. Entendo o movimento de Lula. Acho que não tem muita chance de funcionar na melhora da economia, mas tem mais chance eleitoral. A questão vai ser evitar o abismo no próximo mandato, se houver.

  34. José Cardoso

    Muito bem escrito. Só acho que foi muito generoso com o Lula. A sua "genialidade" no início do primeiro mandato foi apenas um efeito colateral da ambição de chegar mais rápido ao poder, mesmo fazendo concessões e alianças espúrias. Tanto é assim, que com o passar do tempo, ele foi se aproximando da esquerda estilo bolivariana, que sempre foi sua posição histórica.

    Responda
  35. Nelson Vidal Gomes

    Não há dúvida de que um dos piores males da humanidade é o fanatismo e as "pedras estão dizendo", que ano que vem deixaremos de ser o "poveco" da pior qualidade moral e política que concebeu Lula e Bolsonaro como líderes. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  36. André Valente

    Lula, o inimigo dos pobres.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      É como eu e muitos já o vê! Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  37. Evando de Abreu

    Gênio? Só se for na roubalheira. E o INSS? E o irmão. Você acha mesmo que este anão diplomático é um gênio? Não li a matéria por não gostar de você e de quem possa tentar defender o cara que mais roubou neste país. Tudo bem, vocês ganham muito para isso.

    Responda
  38. Nilton Silva

    Perfeito diagnóstico. E o pior é que vinte e seis taí.

    Responda
  39. Carlos Eduardo Cunha

    Demetrius falou o óbvio. Se Lula fosse um grande estadista o Brasil não estaria nesta situação nas mãos de amigos cheios de malfeitos usufruindo das verbas públicas , a total insegurança nas ruas, e a educação caminhando cada vez mais para o analfabetismo funcional e na política externa aliada a grandes ditaduras do Brics. Mas é bom repetir para que todos tenham está consciência. Resta saber quem seria um bom estadista. Tarcísio tem currículo mas precisa ter força própria e é nossa esperança .

    Responda
    1. RAULAND BORBA BATISTA

      Lula nunca foi um gênio, mais tem um encontro com um gênio. Seu primeiro pedido foi ser presidente, desejo realizado, segundo pedido ser presidente e o terceiro e último pedido não podia desperdiçar foi sair da cadeia e governa um país divido , ora como rainha da Inglaterra ou como ex-presidiários e sem direito a três pedido, perdidos.

    2. Regina Tavares

      Segurança nas ruas deve ser cobrada dos governadores, Educação, das três esferas governamentais. Brics são uma força mundial, tanto é que os E U A e U E já cansaram de mostrar seu temor frente ao crescimento do bloco. Lula já não é um estadista, está se nil, mas entre ele e Tarcísio, voto no primeiro. Tarcísio representa o atraso, o andar de cima, o pior dos mundos para o povo. Em tempo: sou de S P, capital, me do de andar nas ruas, não há policiamento - Tarcísio é uma fra ude!

    3. Nelson Vidal Gomes

      A maior prova de que Lula é um "gênio do mal", que nada tem de Estadista, é que criou as condições sociais, políticas e econômicas para a eleição de Bolsonaro e foi capaz de derrotar seu próprio correligionário Fernando Haddad, com o fatídico Lula é Haddad Haddad é Lula de dentro da prisão e agora pretende fazê-lo de novo, de dentro do Palácio do Planalto com o aumento do IOF. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    4. Nelson Vidal Gomes

      Estadista o será somente aquele, que se propor a liderar o enterro de nosso Presidencialismo insepulto e fétido e fecundar o Parlamentarismo ou o Semipresidencialismo. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    5. Nelson Vidal Gomes

      A maior prova de que Lula é um "gênio do mal", que nada tem de Estadista, é que criou as condições sociais, políticas e econômicas para a eleição de Bolsonaro e foi capaz de derrotar seu próprio correligionário Fernando Haddad, com o fatídico Lula é Haddad Haddad é Lula de dentro da prisão e agora pretende fazê-lo de novo, de dentro do Palácio do Planalto com o aumento do IOF. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  40. Sergio Makrakis

    Os políticos já estão em campanha. Não existe moderação que resolva. O jornalista ou é ingênuo, ou faz campanha para oposição.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Ele quer o T. O moderado bolsonarista, o que não existem

    2. Armindo Kolbe

      História não tem lado, História tem fatos. Goste ou não.

  41. José Eduardo Campos

    Vamos ficar só no IOF. Motta trxaiu ou não o Haddad e governo? Foi terxrível para o povo. A noite histórica do acordo jogada no lixo, nas catacucmbas dos lobbies, à meia noite do dia anterior ao decreto legislativo

    Responda
  42. Ednilson Deo

    Esqueceu de falar que no governo Sarney a inflação era de 220% ao ano e que o Brasil acumulava uma dívida externa estratosférica. Burguês falando, como sempre sempre defendendo os interesses da elite, não se aproveita nada.

    Responda
    1. Armindo Kolbe

      A dívida externa foi convertida em dívida interna. Trocou-se US$ por R$.

  43. Ademar Adams

    Este reacionário deve lavar a boca antes de falar de Lula. Notório direitão e certamente eleitor do Bozo, não tem autoridade moral para atacar o presidente.

    Responda
  44. Ivo Broeing

    O gênio político envelheceu, não no corpo, mas na narrativa. A diferença entre o Lula de dois mil e dois e o de doios mil e vinde e cinco é que o primeiro entendeu que precisava vestir terno. O segundo acha que ainda está de macacão, liderando piquete.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Carlos! Perfeito! Não vê isso só os que precisam não ver. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    2. Nelson Vidal Gomes

      Vejo diferente de você! Deixei de votar em Lula depois que tomou posse de terno e nada fez pelos trabalhadores, nem um centavo a menos na Jornada de Trabalho cujo projeto da respectiva de redução da Jornada foi apresentado por uma parlamentar do PSOL. Um vexame para o PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) depois de 45 anos de fundação. Lula nunca vestiu marcacão como Presidente exceto em campanha política na Petrobras , a qual começou sem nenhum brilho. Namastê!

    3. Nelson Vidal Gomes

      * Nem um segundo a menos na Jornada de Trabalho. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    4. Nelson Vidal Gomes

      Vejo diferente de você! Deixei de votar em Lula depois que tomou posse de terno e nada fez pelos trabalhadores, nem um centavo a menos na Jornada de Trabalho cujo projeto da respectiva de redução da Jornada foi apresentado por uma parlamentar do PSOL. Um vexame para o PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) depois de 45 anos de fundação. Lula nunca vestiu marcacão como Presidente exceto em campanha política na Petrobras , a qual começou sem nenhum brilho. Namastê!

    5. Carlos Ernesto de Oliveira

      Nunca foi estadista, não tem plano de governo de longo prazo, que resolva nossas mazelas políticas, econômicas e sociais. Parece se contrapor à elite do atraso, mas faz parte dela ao supostamente se contrapor a ela.

  45. Ivo Broeing

    A "Carta ao Povo Brasileiro" foi seu momento Mandela. O Lula atual parece mais um tiozão nostálgico, insistindo que o Fome Zero ainda resolve um mundo com inteligência artificial, câmbio flutuante e dívida pública trilionária.

    Responda
  46. Ivo Broeing

    A tragédia é psíquica: Lula não consegue romper com o próprio gozo ideológico. Ele sabe que a realidade mudou. Mas o prazer de repetir os velhos chavões, "ricos versus pobres", "gasto é vida", "imprensa golpista", "Campos Neto vilão", é maior do que qualquer impulso de maturidade política. Como diria Lacan: o sujeito se constitui pela repetição de um significante que não o liberta, mas o aprisiona.

    Responda
  47. Nelson Vidal Gomes

    Mas o que fazem no PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT), Fernando Haddad, Aluísio Mercadante, Camilo Santana, Alexandre Padilha Rui Costa e José Eduardo Cardoso - necessariamente nessa ordem - que não se apresentam ao PEB para suceder Lula na campanha para a Presidência da República? Ou é falta de compromisso com o Brasil ou com o próprio Peb ou com os dois. Namastê!

    Responda
  48. Ivo Broeing

    E aqui estamos: um líder do passado que insiste em reviver 03, mesmo que o PIB, a China, o agro, o Congresso e o mundo insistam em 25. Ele teve a chance de fazer história de novo, podia unir, inovar, reposicionar o país. Mas escolheu o gozo da revanche ideológica. Escolheu não governar o país, mas curtir o personagem de estadista. E o personagem, convenhamos, envelheceu mal. tic tac

    Responda
  49. Horacio Cerzosimo

    Texto impecável, expondo com perfeição a realidade do atual momento político brasileiro e tendo como destaque "...apontando as similaridades entre os autoritarismos de direita (Bolsonaro) e de esquerda (Maduro)...", nada mais próximo e semelhante que o Chavismo e o Bolsonarismo.

    Responda
  50. Marcos Serra

    No caso do ex-presidiário corrupto seria "jênio" dada sua preguiçosa e voluntária falta de cultura. Nem com "j" ou, menos ainda, com "g", o turista pode ser considerado inteligente. Feita uma análise fria de seu passado e das condições que o cercaram, fica patente que não trata-se mais do que um oportunista que detesta trabalhar e que surfou em ondas favoráveis na economia e política que serviram para mascarar sua incompetência e despreparo. É um novo rico que é o que finge combater: burguês.

    Responda