Comentários para:

Sensatez de Barroso

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Patricia Pedrosa

    Logo logo, após criticarem a CLT, passarão a criticar a Lei Áurea com o argumento raso de que sem essa lei os escravizados tinham moradia e comida garantidas. Agora, abrir mão de seus privilégios de ministro , que custam milhoes ao país nem pensar né? Pimenta nos olhos dos outros é refresco.

    Responda
  2. William Wars

    Como vcs são c...alhas... só teria isso a dizer mesmo... inclusive para os profissionais e jornalistas uberizados da Folha, prestem atenção. Não citem somente os processos, citem as decisões favoráveis aos trabalhadores em função de empregadores arraigados na lógica brasileira (de capitalismo dependente) de margens as custas de baixos salários, ao invés de produtos e serviços de alto valor agregado.

    Responda
  3. Sonia Pereira Gomes

    Palhaçada da Folha, querendo ferrar o trabalhador.

    Responda
  4. Sonia Pereira Gomes

    Insensatez de Barroso e da Folha.

    Responda
  5. ULISSES JANUARIO DA SILVA

    A avalanche de processos trabalhistas se deu pela decretação do "almoço grátis", pelo STF, para os trabalhadores que ingressam com verdadeiras aventuras jurídicas. Se perdem, nada pagam. Desde honorários perícias, custas, honorários sucumbenciais, e o próprio advogado contratado, que cobra honorários sobre o êxito eventual. Abaixo à isenção de honorários advocatícios sucumbenciais aos beneficiários da Justiça Gratuita e se resolve (em parte) o excesso de ações nessa seara.

    Responda
  6. ANDRE FONSECA

    Sensatez???Que jogral lamentável esse do Barroso e da Folha. O ministro fala do alto de seus privilégios que proteção atrapalha. O jornalão das veraneios da Oban, sempre patronal, atenta amiudadamente contra a classe trabalhadora. Mantenho minha assinatura por dever de ofício, mas me sinto nauseado quando sou informado do débito no meu cartão.

    Responda
  7. Edson Rocha

    É muita cara de pau dessa gente. Retirar direitos e quem sabe nem precisar pagar salários. Vai que cola. No congresso do Hugo nem se importa essa passa fácil fácil e ainda vão dizer que é para o bem do povo.

    Responda
  8. Edson Rocha

    É muita cara de pau dessa gentalha. Retirar direitos e quem sabe nem precisar pagar salários. Vai que cola. No congresso do 'Hugo nem se importa' essa passa fácil fácil e ainda vão dizer que é para o bem do povo.

    Responda
  9. Cassio Freitas

    Incrível, a FSP apoiando medidas em que o trabalhador perca direitos e ao mesmo tempo inviabilize o ingresso na justiça trabalhista . A terceirização trocou o profissional qualificado aprovado em concurso por trabalhadores nem tão qualificado mas que se sujeite a ganhar salário baixo. Outra medida danosa ao trabalhador foi o impedimento a ações e recursos com a proibição de declaração de pobreza, tornando o direito a justiça um fator de desequilíbrio econômico em favor do empresário .

    Responda
  10. Jonatan Soux

    Nada mais clichê do que um jornal com inúmeros jornalistas pejotizados defendendo o fim da CLT. Afinal, quem descumpre a lei quer mais é que ela (a lei) seja revogada. Seus chinelões.

    Responda
    1. ANDRE FONSECA

      Foi exatamente o que pensei, meu caro Jonatan. Não podemos ficar estandardizando o STF pela sua atuação contra as tentativas de golpe, há nisto, antes de mais nada, um senso instrumental de autoproteção dessa ministrada. Não devemos nos esquecer que o STF, com essa máscara de bom mocinho patrocinador da democracia, tem sido o refúgio último do patronato, sempre com vitórias fragorosas, comemoradas como Romanée-Conti e ovas de esturjão beluga do Mar Cáspio.

  11. Artur Neto

    Os ministros além de participar dos fóruns em Portugal, New york,Itália... Deveriam promover um fórum da economia do trabalho, com a participação dos trabalhadores na condição análogo a escravidão (maioria terceirizados), trabalhadores com doenças profissionais (vide trabalhadores nos frigoríficos), trabalhadores pj com dedicação exclusiva,...

    Responda
  12. Alexandre Pereira

    A sensatez se foi há algum tempo. Resta uma voz no picadeiro.

    Responda
  13. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    O problema do demandismo na Justiça do Trabalha se deve à atuação pífia dos milhares de sindicatos existentes no Brasil, onde negociações e conciliações ficam a cargo da JT que se torna o maior sindicato do Brasil. Essa assertiva já constava de tese de minha autoria apresentada para discussão em congresso de Direito do Trabalho promovido pela Editora LTR - SP no final dos anos 90. Seria ideal um Fundo Especial de Seguridade, fora do INSS, para ajudar na doença e na aposentadoria do trabalhador.

    Responda
    1. Cassio Freitas

      Os recursos para pagamento de trabalhadores afastados por motivos de saúde não pode estar vinculado a recursos para pagamento de aposentadorias, esse é sem dúvida o grande problema do desequilíbrio e injustiça para os aposentados. Fora fraudes e outros roubos.

  14. Cecília Rangel

    O jornaleco e seu editorial neoliberal. O Ministro e sua incoerência absoluta...o excesso de direitos prejudica o trabalho versus os "extras" nos super salários da magistratura que são justificáveis e necessários.

    Responda
    1. Cecília Rangel

      *trabalhador

  15. Alex Sgobin

    O príncipe Barroso, que não depende de ônibus às cinco da manhã nem conta moedas ao final do mês, sé se "esquece" de dizer que os "empregos" que ele se arvora em mencionar são restos, contratos de exploração desavergonhada nos quais não se tem direito a nada e a demissão ronda a cada instante, o trabalhador saindo de mãos vazias. Isso não é progresso, é um retrocesso covarde aos tempos de antes da CLT. E a Folha, representante feliz da nata parasitária da nação, bate palmas, como de costume.

    Responda
  16. jose prado

    Sensatez de Barroso é por no rabo do trabalhador!

    Responda
  17. Acacio J K Caldeira

    A jornada 6 x 1 impede os pais de conviverem com os filhos. Trabalhadores são encontrados em condições análogas à escravidão. O tráfico de pessoas para trabalhar forçadamente está aí pra quem quiser ver. Municípios e câmaras de vereadores só têm contratado trabalhadores sem realizar concursos públicos. A CLT anualmente sofre atualizações com destaque para as impostas pela Constituição de 1988 a a reforma de 2017.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Pergunte se preferem isso, emprego ou uma redução salarial. Ativismo não resolverá essa equação.

  18. Luis Aneris

    Viajar de graça no avião da Fab hoje, não comenta. Outro hipócrita

    Responda
    1. ALEXANDRE BARRETO

      FAB virou uber das autoridades as és que tem medo do povo.

  19. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Folha, não adianta desviar o assunto, isso não está em debate, inclusive porque esss reformas já foram feitas e o que vocês sonham é com o completo desmantelamento da organização dos trabalhadores, única arma de que dispõem para equilibrar a relação de trabalho. A pauta agora é o combate à nossa vergonhosa desigualdade social, por meio de uma reforma na tributação da renda, patrimônio e heranças para aí sim reduzir a tributação do consumo. Isso distribui renda com um efeito muito superior a

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Volte para as aulas de economia, camarada. E, não, marxismo não é válido, só para políticos e polarizadores.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      qualquer programa social, que passariam a ser cada vez menos necessários na medida em que avancem os investimentos em educação e saúde públicas.

  20. paulo cesar cruz

    O olhar "técnico" de quem representa uma casta de privilegiados com excessos de regalias. O sonho do andar de cima é fazer do país um novo Chile, país que foi laboratório do neoliberalismo. Chile tem õtimos índices econômicos mas trabalhadores mal pagos e muitos precarizados.

    Responda
  21. ULISSES ANTONIO DE ANDREIS

    Será que sua excelência trocaria todas as suas proteções de ministro do STF pelo "potente" empreendorismo individual brasileiro?

    Responda
  22. neli faria

    O ministro Barroso está errado e o Editorial também. Só quem nunca foi trabalhador para achar que existe muita proteção! Juiz deveria limitar a sua manifestação aos autos do processo.

    Responda
    1. neli faria

      Função alta como Ministro do STF, a pessoa deveria conhecer a realidade. Mas, o que esperar desse país que existe apenas para sustentar políticos e poderosos? Cabe a população arcar com impostos .Apenas!

    2. neli faria

      Sr Jonatan: aí não sei, porque nunca trabalhei na Folha e muito menos no rh de empresas. Ratifico: o editorial está errado e o ministro Barroso também. Não conheço a vida do Ministro, mas, imagino que deva ter sido um menino bem nascido, estudou em ótimos colégios, faculdade pública, nunca trabalhou e não sabe o que é isso.

    3. Jonatan Soux

      A FSP deve ter vários jornalistas pejotizados, ela quer mais é o fim da CLT para poder economizar às custas dos empregados.

  23. Anderson Santos

    Tão logo estarão defendendo o trabalho infantil. Não há sensatez alguma no argumento. A sensatez seria a manutenção dos direitos pra todos e redução ou eliminação dos privilegios de todo o judiciário entre outros.

    Responda
  24. Marcelo Negros

    Queria saber que comida estragada que o normalmente Progressista Barroso comeu para dar esse presente para os Abutres da Folha PagBank e para a Farinha Lima.

    Responda
  25. Orasil coelho pina

    De acordo com menos formalidades para abrir mais vagas de trabalho, a questão muito séria a ser pensada e tomadas decisões na área pública é de onde vai sair o dinheiro para a seguridade social no futuro! OrasilPreocupado!

    Responda
  26. Tattiana Salles

    Que adianta o STF ter um entendimento mais abrangente do funcionamento do mercado de trabalho se a Justiça Trabalhista se nega reiteradas vezes a cumprir o que está escrito na lei das terceirizações (aprovada no Congresso e com constitucionalidade fixada no STF)???

    Responda
    1. QUIRINO DE OLIVEIRA MINOSSI

      A Justiça do Trabalho não quer perder Poder!

  27. QUIRINO DE OLIVEIRA MINOSSI

    O terceirizado se optar por isso tem q valer jurídicamente.Vai ganhar mais e dirigir melhor sua vida!!

    Responda
  28. Josimar Soares

    Título deveria ser: ministro insensato e ultradireitista f0d3 trabalhador pra agradar o patronato. É isso aí. Vamos acabar com férias, repouso remunerado, fgts. Pra que hora extra, tem que agradecer por estar empregado. Daqui uns dias o trabalhador vai preferir ser escrAv0. Pelo menos vai ter casa e comida de graça. Parece ser isso que eles querem.

    Responda
    1. Tattiana Salles

      Barroso de ultra direita? Hello?!

  29. Luis da Gouveia

    Estou impressionado com a superficialidade dos editoriais da Folha! Vejamos: Para o editorialista, uma porção de coisas não incentiva contratação pela CLT, mas porque empresas estão desperadas para contratar pela CLT afirmando que está faltando mão-de-obra para suas empresas? Conversei com o proprietário de um supermercado e ele disse que o maior problema dele hoje é falta de mãode obra em vários segmentos da empresa! Ora, quando falta mão de obra a CLT não atrapalha? O maior problema é outro!

    Responda
    1. QUIRINO DE OLIVEIRA MINOSSI

      Tem gente q prefere terceirizar porquê o custo da Carteira não permite em alguns casos q se aumente o salário do trabalhador.Canha 3000 mais custa 6000 ao mês!

    2. Luis da Gouveia

      Bom,vamos lá! Quando a economia está bombando não há problema em contratar pela CLT nos setores com menores salários! Mas salários baixos com alta carga horária não está atraindo trabalhadores que agora tèm a opção da uberização! Baixar a carga horária e aumentar salários resolveria?Aqui, sim, os custos trabalhistas dificultam aumentar salários! É aqui que entra a pejotizaçao! Um parente com qualificação de gerência e direção precisou aceitar ser CNPJ para trabalhar numa empresa!

  30. José Valter Cipolla Aristides

    E a gente ainda paga por isso. O leitor assinante e trabalhador paga para o jornal lhe achincalhar.

    Responda
  31. José Valter Cipolla Aristides

    Na União Europeia existe muita proteção para o trabalhador e também para desempregados. Se o excesso de proteção prejudica, porque a UE está sempre precisando de mão de obra imigrante?

    Responda
    1. Tattiana Salles

      Porque vc não está levando em consideração o efeito da demografia e de que boa parte dos imigrantes estão na informalidade. A Europa não é uniforme. Em países como Espanha e Itália a taxa de desemprego entre jovens roda em dois dígitos. E já foi maior, caiu um pouco após reformas recentes pós crise do Euro. Os países do Norte da Europa são interessantes. Eles tem welfare generoso, mas o mercado de trabalho é pouco regulado. Contratar e demitir é mais fácil na Suécia do que na Itália.

  32. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Nada de novo na fala daquele que se considera a reencarnação do Rei Luiz XIV para agradar os cortesãos do mercado. E a plebe que se conforme com a exploração e continue a pagar pelos penduricalhos do rei na corte do judiciário mais caro do mundo.

    Responda
  33. Alison Sales

    É estarrecedor ver um ministro do STF – instituição que deveria zelar pela Constituição e pelos direitos fundamentais – sair publicamente em defesa da precarização do trabalho, da exploração da classe trabalhadora e dos privilégios históricos do patronato. Mais alarmante ainda é perceber que esse tipo de discurso encontra eco em um jornal que se pretende defensor da democracia. Defender relações de trabalho ancoradas na informalidade e na desproteção social não é modernidade, é retrocesso.

    Responda
  34. Pedro Tadeu Oliveira da Silva

    Ora, estão criando problema com a atual situação do baixíssimo desemprego, que isso impacta a inflação. Criar emprego no Brasil é indesejável, com ou sem CLT. Ora, se temos um nível de desemprego tão baixo, inclusive formal, questiono qual o problema da CLT?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Pedro, prezado, sempre que alguém faz uma pergunta difícil dessas, fico aqui pensando com meus zíperes; porque é que o colega não pergunta sobre "o que desejam as mulheres?" É uma questão antiga, importantíssima para nosso gênero masculino e muito mais fácil da folha responder.

  35. José Cardoso

    O Barroso não foi eleito e nem é membro do poder legislativo. Por isso o que ele acha ou deixa de achar sobre o tema não devia ter tanta importância. É mais um sintoma da hipertrofia de nosso STF.

    Responda
  36. Fernando Alves

    Empregador defendendo que pague menos para empregado. Uau, como a Folha é genial. Não é a toa que o jornalismo da Folha acabou. Virou um blog de fofocas políticas.

    Responda
    1. Mar Car

      Jornalismo amestrado.

  37. ANIBAL CARRION

    A d. Folha defende a sensatez da escravidão moderna do povo, pra que direitos né, se reclamar, ficar doente, velho sem energia ou morrer, é só substituir, sempre foi assim não, é o capital, dinheiro, money! E viva as isenções inclusive a dela super, mega, ultra salários de todos os poderes afinal as castas não tem sensatez, elas vão no gargalo mesmo. Bom saber que além de ter atuado no golpe de 64 continua a defender o seu. Nojo

    Responda
  38. Raoni Henrique

    Será que, se ele resolvesse dizer que o excesso de renúncias fiscais faz mal às empresas e à competitividade, a Folha também ia chamar ele de Fada Sensta?

    Responda
  39. Mônica Casarin Fernandes Elsen

    Para a FSP (empresa rica da FL) e Barroso, (ministro com super salário e estabilidade) o trabalho é brasileiro tem proteção demais! Estão tá. Cada uma…

    Responda
  40. ALEXANDRE BARRETO

    Não cria vagas porq os empresários tem medo do judiciário errático como o de vocês.

    Responda
  41. Marcus Guedes

    Tudo que barrozo não tem é sensatez. Tem uma vaidade doentia e lhe falta coragem para acabar com a imoralidade dos penduricalhos. Isso sim é super proteção a quem prejudica o País.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Dedada no'zóio, hein? Ardeu até nimim! Hahahahah!

  42. Valter Junior

    "entregador do iFood e o motorista de Uber têm que ter proteções sociais"

    Responda
  43. Audrey Constant Bruno

    Eu gostaria de que fosse definido o que é excesso de proteção. Proteção evita que coisas ruins aconteçam, como perder dedos em máquinas, ficar surdo, sofrer uma parada cardíaca por excesso de pressão por metas impossíveis. Proteção evita demissão imotivada sem um fundo de garantia, ou trabalhar sem férias. Mas a FSP prefere o capitalismo sem regras. Tipo o Temer quando disse algo sobre empregos ou direitos.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Justa Lerda, cara Audrey, que tabefe! Hoje vai dar azia nos editorialista, além de cegueira temporária, de tanta dedada no'zóio. Hahahahah!

  44. João Leite Leite

    Acredito que as categorias que estão super valorizadas são a dos magistrados, políticos, assistentes de políticos. Os de baixo já perdeu os seus direitos. nem sindicatos tem para lutar por seus direitos. Os sindicatos estão nas mãos do governo assaltando até aposentados. Os trabalhadores precisam se organizar para reconquistar os seus direitos constitucionais.

    Responda
  45. Emerson Luis de Moraes

    Com estes 2 editorias o Grupo Folha, ou melhor, Pagbank, deixa claro qual grupo social defende. Enquanto tivermos esta aliança do grande capital com os meios de comunicação tradicionais, jamais seremos um país desenvolvido e justo.

    Responda
  46. MARIA F LUPORINI

    #congressoinimigodopovo. #folhainimigadopovo

    Responda
    1. Nanda Silva

      Dia 10 na Paulista!

  47. ILSON ALVES RAMOS

    Os editoriais deste jornal deveria ser honesto e vir com a explicação: o que pensa o Pagbank.

    Responda
  48. Anete Araujo Guedes

    Os avanços haverão de seguir seu curso habitual, arquitetados de cima para baixo, sem a participação dos que serão agraciados, ludibriados e espoliados, para que o país, que figura entre as maiores economias mundial, siga figurando entre os de maiores índices de desigualdade social.

    Responda
  49. Monica Damous Duailibe

    A Folha chega a ser engraçada na sua cruzada contra qualquer regulação do trabalho....a tragédia é que mais da metade dos trabalhadores ganha até 1 Salário mínimo...aí, vai desregular mais o quê?

    Responda
  50. Denis Borenstein

    No dos outros é refresco. Empatia, senhores.

    Responda