Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nilton Silva

    Perfeito.

    Responda
  2. José Cardoso

    Para a maioria de nós, a ciência substituiu a religião como detentora da Verdade com V maiúsculo. A comunidade científica faz o papel do antigo clero, (e tem também seus hereges). Não que o método científico seja idêntico ao religioso, é claro que não. Mas o grande público não vai entender um artigo na Nature sobre aquecimento global ou vacinas. Toda a relação entre os leigos e os especialistas se baseia na confiança, ou seja na fé.

    Responda
  3. Marcelo Magalhães

    Belo texto sobre tema de suma importância, que no ocidente teve o início oficial de debate na Grécia antiga. Descartes marcou presença na revolução científica, a partir de então os empiristas enfrentaram os racionalista, mas hoje, em função da digitalização e da capacidade de aquisição de dados, às aferições quantitativas ganharam destaque pois favorecem a comercialização das informações. É importante frisar que analítico ou sintético o profissional está sempre a serviço de interesses financeiro

    Responda
  4. EDUARDO DE CARVALHO

    Eu entendi para quem foi a indireta. De "gente" falando sobre controle de constitucionalidade sem entender uma vírgula a respeito disso.

    Responda
  5. bagdassar minassian

    ... por tanto, não existe culpa nem culpado; "Deus salva os seus."

    Responda
  6. Marco Antônio M de Oliveira

    Perfeito. A valorização de crenças em detrimento de fatos é a receita do fracasso. A realidade sempre se impôs.

    Responda