Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marina Gutierrez

    Parabéns e muito obrigada ao professor Muniz Sodré pelo profundo artigo ao nível dos artigos de Hannah Arendt sobre o mesmo tema.

    Responda
  2. José Roberto Mathias

    Sequela da Pandemia:"De alfinete a foguete,todos têm conhecimento e propriedade para discutir."(inclui-se a figura de Deus,Javé,Jeová,Espírito de Luz etc,etc,etc...)Aos que se dizem leitores e praticantes:"...nem todos que dizem:Senhor, Senhor...entrarão no Reino de Deus."Com certeza,o tão aclamado Jesus,que expulsou vendilhões do Templo,desceria do Reino com uma AR-15 e dispararia contra a Marcha que mancha o nome dEle.Triste.

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Eita, sêo Muniz, bagúio lôko. Tá tudo desconforme nesse mundão de Zeus, e eu tenho uma hipófise: gente demais subiu o Olimpo, botaram pra fora os ocupantes originais e agora tão numas de mandar no mundo. Os senhores da guerra, do petróleo, da tecnologia, viraram explicitamente aquilo que eram na fechada, Senhores da Política. E, no meio dessa balbúrdia, também do Discurso, o que gera as anomalias citadas; e óia que o senhor nem mencionou nossos legislabostas dizendo-se defensores da Democracia.

    Responda
  4. DECIO CRUZ

    Parabéns pelo brilhante artigo, Muniz Sodré!

    Responda
  5. ROBERTO Leonardo de Araújo Lima Araújo Lima

    Parabéns pelo texto professor, como sempre impecável. Realmente faltou o boné com a mensagem ao resto do mundo, MAGA. Até porquê o resto do mundo não tem importância. América frist.

    Responda
  6. Orasil coelho pina

    Querido e emérito professor escreva um pouco também pelo que acontece na guerra da Rússia contra a Ucrânia, esqueça um pouco esta sua tendência esquerdizante! OrasilDeOlho!

    Responda
  7. José Cardoso

    Na Bíblia, o povo de Israel é o mocinho, e Deus está com ele. Por isso os cristãos, e particularmente os protestantes, que leem mais o Livro, o apoiam em seus conflitos, aqui e nos EUA. E políticos... Bem, eles precisam de povo.

    Responda
  8. Mario Ramiro

    A imagem dos chuveiros de gás e dos trens de deportação, evocados pelo jornalista da TV bolsonarista de lá, reflete a tenebrosa inversão da história que estamos assistindo, atônitos, e que os bolsonaristas "moderados" daqui ocultam para o gado fiel.

    Responda
  9. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    A história pode até se repetir dada a cegueira generalizada. Se Jesus voltar, como dizem as profecias, Tarcísio vai lavar as mãos e das duas uma: ou os pastores o mandarão embora para não atrapalhar os negócios ou será crucificado novamente em live ao vivo p gerar mais monetização. Nikolas vai brigar pela narração do evento.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, minha cara, Hilário: nem precisará brigar, de tão adequada que é a figura para o evento. Hahahahah!

  10. CAROLINE DE AZEVEDO MARTINS

    Estou deprimida

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Caroline, eu também.

    2. Marcos Benassi

      Não está sozinha, prezada Caroline, creia-me.

  11. Nerisvaldo José Santos

    É a marcha dos Higgnorantes e Hiddiottas.

    Responda
  12. Rafael Gallina Delatorre

    A novidade é ser um genocídio acompanhado em tempo real. Não lembro de outro caso assim. Estamos em uma era estranha mesmo... quem poderia acabar com isso é a sociedade civil judia, em irrael e na américa, mas não parece ser o caso. Vamos continuar a acompanhar, chorar, e deprimir.

    Responda
  13. Wilerson Bessa

    Ótimo texto. Acredito que a história cumprirá seu papel e, no futuro, o que está acontecendo ao povo de Gaza será chamado pelo seu nome exato. Os herdeiros daqueles que hoje poderiam evitar esse acontecimento mas se calam e os filhos dos que enrolam sobre si a bandeira estrelada exclamarão, por ignorância ou cinismo: "horror, horror!". Mas, infelizmente, para os milhares de inocentes massacrados, será tarde demais.

    Responda
  14. Anete Araujo Guedes

    3) trata-se do candidato já eleito, por antecipação, pelos pres. câmara/senado, mídia, agro, farinha limpa, eliete financeira, banco, bala e liderança mercen ária evang.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Trata-se do pré-presidente do Brasil, eleito antecipadamente pela farinha limpa etc tar cisão.

    2. Marina Gutierrez

      Anete, mas que vai decidir é o povo e para seu alento, veja o resultado da eleição primária para prefeito de Nova Yorque.

  15. Anete Araujo Guedes

    2) seguimos normatizando as falas, os atos, o boné, as bandeiras, as privatizações, as isenções, a origem, as pretensões do tarcisao.

    Responda
  16. Anete Araujo Guedes

    1) assim como normalizamos os horrores de bozo,

    Responda
  17. Anete Araujo Guedes

    $Será que vamos passar por isso outra vez? Assim como naturalizamos as gracinhas de bozo, seguimos normalizando as falas, os atos, o boné, as bandeiras, as pretensões militaristas, os projetos, as privatizações, a mistura religião/politica, as isenções, a origem de tar cisão. Trata-se do candidato já eleito, por antecipação, dos pres. câmara/senado, farinha limpa, eliete financeira, mídia/agro, FÃ, bancos, bala e lideranças mercen-árias da igrejas evangélicas.

    Responda
  18. Adão Ferreira Salles

    Cuidado com a Gestapo.

    Responda
    1. nemesio salvador

      Ela voltou e não está na Alemanha...

  19. Jaime Souza

    Até por ter estudado grego, não sou capaz de aplaudir Jesus tal como emerge do texto original, porém lembro que ele jamais marchou ao lado de religiosos. Pelo contrário: os detestava.

    Responda
  20. MIGUEL TANUS JORGE

    Texto muito bom. Dizem que quem sofreu bullying tende a praticá-lo. Parece que algo análogo se aplica a um povo que sofreu genocídio.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      A maioria que sofreu o geno cídio pensa o contrário e se manifesta com a frase" “Nunca mais” nunca deixar que a tragédia do Holoc austo se repita para o povo jud eu ou para qualquer outro povo.

    2. omar assaf

      Eu discordo , muitos dos descendentes do holocausto lutam pela libertação do povo palestino , não podemos generalizar isso e colocar na mesma balança judeus antissionistas e sionistas . O sionismo colaborou com o nazismo e é essa diferença que temos que separar , pra mim , o maior inimigo dos judeus é o sionismo , aliás é o maior inimigo da humanidade.

  21. antonio brito

    Apontou bem essa incoerência de levar a bandeira da estrela de David, um movimento cristão. A conib, os hebraicos. Os rabinos, não viram? Estão calados por que? E quanto Jesus disse " vinde a mim as crianças" o povo escolhido que matar as crianças de fome na faixa?

    Responda
  22. Marco Antônio M de Oliveira

    Permanece há milhares de anos porque o "cliente" nunca volta para reclamar que o prometido não foi entregue.

    Responda
  23. Marcos Zapater

    ... o verso correto é Mateus 6:24.

    Responda
  24. Lorenzo Frigerio

    Alguns dias atrás uma jornalista do The Guardian radicada nos Estados Unidos publicou uma longa lista com esses comentários israelenses de ódio. Agora imaginem se alguém se referir aos ju deus dessa forma, especialmente na Europa. É uma cana brava.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      A polícia prendeu a reverenda Sue Parfitt, de 83 anos, durante um protesto em apoio à Ação Palstina na Praça do Parlamento, em Londres. Não apenas ela...dezenas de outros. E na Alemanha, criticar o governo geno cida e motivo para ser preso.

  25. Gaya Becker

    Desde q o mundo é mundo vivemos sob a negativa do ter ror. O principal manto q protege e justifica o ter ror é a religião que é adaptada convenientemente ao contexto do líder religioso de plantão. Não há movimento de massa mais fácil de mani pular do q o de cunho religioso. Ele lida com o subjetivo, com o psiquê, com a fé irracional e frenética dos incautos. E isso como diria a Bíblia, remove montanhas...

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Fé e ambição.

  26. José Augusto

    Logo pela crítica de Shilling sobre Nietzsche surge Max Weber em A ética Protestante e o Espírito do Capitalismo e Suas Leis. Depois surge Alister Crowley faça o que tu queres pois é tudo da lei, e tem se o anarco capitalismo .

    Responda
  27. José Augusto

    Cristianismo é amor platônico para a massa. Karl Marx revelou que admirava as obras dos apóstolos, sem conhecer Nietzsche seu contemporâneo. Nenhum dos dois citam um ao outro. Karl Marx contra Adam Smith e Ricardo e Nietzsche contra Karl Marx. O capitalismo funciona, pro Alckmin e Doria que estão no Alphaville. Logo para a meritocracia todos devem ser seus direitos sociais saciados. Nietzsche chama atenção das religiões como cristianismo e budismo , e Deus está Morto , vocês matara Deus.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Atribuir a Marx as violações cometidas pelos regimes ditos socialistas é o mesmo que atribuir a Jesus as violações cometidas pelas cristãos nas cruzadas na conquista da América e nas ações imperialistas na África e na àsia sem contar a escravidão negra.

    2. Alexandre Pereira

      Ok, o que fez o marxismo além de matar 100 milhões de pessoas? Deixe Marx onde ele merece, o cemitério ou, para quem acredita, o inferno. Quanto à meritocracia, se é que ela tem algo a ver com isso, dê uma chance ao pior médico da próxima vez que precisar de um. Ele precisa aprender com você (literalmente).