Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Max Morel

    Isso mesmo, rever procedimentos, é o que todos os três poderes devem fazer para o bem geral da nação. O governo governar, o congresso legislar e o judiciário apenas julgar.

    Responda
  2. José Cardoso

    O STF não tem esse papel de poder moderador. Mas quem não gosta de aumentar o próprio poder?

    Responda
  3. JOÃ O MUCCI

    Com Davi Alcolumbre, Hugo Motta e Lula se comportando como adolescentes, não restou ao STF assumir a responsabilidade e tentar colocar ordem na casa. Se esta briga ridícula continuar, o povo mais humilde é quem vai pagar a conta mais salgada.

    Responda
  4. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Esse congresso q tem Motta, Alcolumbre, Lira, Ciro Nogueira, Kassab, Nikolas etc, todos vendidos aos lobbies bbbbs, Esfera e Lide, não têm interesses republicanos, estão ali apenas p favorecer as elites. Fatos: aumentaram o número de deputados, aumentaram a conta de luz, não permitem a taxação dos super ricos, sentam em cima de projeto contra os supersalarios, fazem acordo sobre iof à noite e vendem-se durante o dia à pressão das fintechs e Dória. Sorte que não temos vulcões. E viva Lisboa!

    Responda
  5. Márcia Meireles

    O nível dos nossos políticos atuais é ruim, são incapazes de dialogar e capacidade de dialogo está no cerne da democracia. Empurram para o STF resolver o que não conseguem pela via da política.

    Responda
  6. MATILVANI MOREIRA

    Tenhamos um pouco de paciência! Tarcísio está chegando para resolver tudo isso!

    Responda
  7. Vanderlei Nogueira

    Em terra de cego, quem tem um olho é rei: O Protagonismo do Judiciário se deve pela falta de qualidade do Legislativo e Executivo. Falta um poder. O poder moderador do Judiciário?. a Execução não tem poder para Alterar o planejamento. Se os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário referem-se às funções de Planejamento, Execução e Ajuste.

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      Qual o final da história? O planejamento não planeja, o Ajuste não ajusta, a execução não executa, grande plano

    2. Vanderlei Nogueira

      Os três patetas: Judiciário, Legislativo e Executivo - Moe, Larry e Curly-Joe

  8. Anete Araujo Guedes

    Não se trata de uma disputa política, mas de uma disputa de poder. 0 legislativo, com as abusivas e absurdas emendas impositivas, avança cada vez mais sobre as prerrogativas do poder executivo. Cabe ao governo a decisão sobre o aumento do IOF. Ao se propor como 1 poder modera/dor, o STF se acovardou frente aos que pretendem reverter uma decisão judicial, anistiando os golpistas; e se protegendo das ameaças de 1 provável impeachment. É a extrema direita fascistóide avançando cada vez +.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      O projeto não foi anulado. Aliás. Vamos ativar a nossa memória. Bozo, em 2021 , em pleno período eleitoral, aumentou consideravelmente o IOF, com a pretensão de incentivar seu programa auxílio Brasil, para vencer eleições. Não houve nenhuma gritaria, tanto de parlamentares, como da farinha limpa e mídia.

    2. Max Morel

      O próprio ministro do STF alertou possível desvio de finalidade no projeto do executivo o que levaria a sua anulação.

  9. Anete Araujo Guedes

    (Em 2o21, em pleno período eleitoral, o ca pi tão aumentou 0 iof, para incrementar seu projeto social denominado união brasil, com o evidente intuito de vencer as eleições. Não houve nenhuma gritaria. Seu ato foi prontamente aprovado no congresso e no stf.).

    Responda
  10. Anete Araujo Guedes

    EEm 2021, em pleno período eleitoral, bozo aumentou o IOF, para incrementar o projeto social União Brasil, e vencer as eleições. Não houve nenhuma gritaria, a medida que foi prontamente aprovada pelo congresso e pelo STF.

    Responda
  11. Gilberto Rosa

    Mais uma calunista que enrola. Traíram o povo e votam contra taxação de milionários os dois terços podre, União Brasil dos corruptos do Moro, Pl do Tarcísio e Bolsonaro, gays pro homofóbicos Kassab e Leite do PSD, republicanos do Edir Macedo, tudo a mando de Bancos, como do dono da Folha, bets, elétricas, Malafaias e ogro. Votam pelo povo PT e Psol, na taxação de bilionários, isenção de 5 mil, mas isto a Folha não fala, coloca tudo igual, enquanto ataca Lula e apoia o miliciano carioca Tarcísio.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Obrigado pela elucidação, Max Robin : )

    2. Max Morel

      Santa ignorância, batman.

  12. Gilberto Rosa

    Kramer e Mota são a mesma coisa, ventrílocos de bilionários, rejeitados pelo povo.

    Responda
  13. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Lula não tem apoio político, pois governa com imprudência. Lançou gastos sem receita, causou inflação e perda de renda. E agora quer mais impostos? Pra continuar o ciclo vicioso? Basta de imprudência.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Santo Deus! Procure se informar melhor. A cobrança de impostos é destinada aos que não pagam, ou pagam muito pouco, ou quase nada; ou desproporcionalmente aos que ganham bem menos e cobrem o prejuízo deixado pelos que residem no topo da pirâmide social. Quem paga essa conta é a classe média, via imposto de renda, e os mais desfavorecidos, via consumo. A hora é agora, vamos inverter essa situação!

  14. Alexandre Fonseca Junior Matos

    Que ótimo. Antes tínhamos o Presidencialismo de coalizão e isso foi criticado pelos escândalos que gerou. De forma recente tínhamos a Coalizão engolindo o Presidencialismo. E agora voltamos ao poder Moderador. Já deveria ter ficado claro que só um dos três modelos se sustenta.

    Responda
  15. ANIBAL CARRION

    Que política? O pior congresso A política quer é dinheiro, precisa desenhar?. Ou vai tomar na jugular como um aí, as fotos não mentem ou nos jantares em congressos bem longe daqui com a dinastia da direita, centrão, cristãos, empresários, banqueiros e vampiros rindo do povo, ora pro povo? Só quero que a d. Dora explique se eles abrirão mãos das emendas, todas e suas regalias, super mega ultra salários, luxos, pra começar a ser exemplo? Sentado esperando o ano que vem é treze.

    Responda
  16. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    Em sessão espírita recente, Montesquieu psicografou: "quando dois poderes ALOPRAM cabe ao terceiro MODERAR". Deveria ser uma das leis de Newton?

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Não se trata de uma disputa política, mas de um caso judicial. . Os donos das emendas impositivas, avançaram em mais uma prerrogativa do governo. Cabe a ele o poder de administrar o IOF.

  17. José Davi

    Dora vive no mundo da lua! Política está cobrando resposta do congresso, já viram a canelada que deram e agora já falam em pautar a agenda do povo, a reforma do IR vai ter que sair e a próxima é da jornada de trabalho.

    Responda
  18. ADONAY ANTHONY EVANS

    Não, a Política com P Maísculo não perdeu. Perdeu o Político sem palavra e sem caráter, Hugo Motta. O Hughinho.

    Responda
  19. Alcides alcantara

    Jornalista centenária escrevendo bobagens. A tal audiência de conciliação, no caso, é um exotismo que espanta juristas. Um ministro do Supremo se impõe como "câmara de arbitragem", dizem uns, outros, que não há litígio entre partes para "conciliar" mais outros que nunca se viu isso, e por ai vai. E você diz que é uma boa? Esse conchavo entre instituições não faz bem ao país.

    Responda
  20. Daniel Nunes

    A ilustre jornalista começou bem, mas perdeu o foco - e em vez de um giro fez um girau. O STF está aparelhado pelo PT e é quem vem dando suporte para o descondenado governar. Não tem nada que chamar o Judiciário. A CF estabelece as regras do jogo. Se o PT e Lula perderam, bola pra frente.

    Responda
  21. NACIB HETTI

    Boa resenha da semana.

    Responda
  22. Gaya Becker

    A falta de qualificação dos políticos q aí estão explica essa anomalia. Não tem nenhum político com o lastro de Ulisses, Tancredo, Brizola, etc. Basta ver as figuras que sentaram nas presidências da câmara e do senado nos últimos anos. Sofrível. Quanto mais os puxadores de voto desqualificados colocam novos representantes no CN maior é a possibilidade de inviabilizar o trabalho do legislativo e por decorrência a funcionalidade do país. A maioria são semi ou analfabetos funcionais, presas fáceis.

    Responda
  23. Antonio Mauricio

    Diante da perda de capital e de força do Presidente da República observada nos últimos anos, vejo que o STF tem atuado como "bengala" para essa figura tão debilitada. Tanto é verdade que não se vê o Legislativo, com a mesma frequência, socorrendo-se no STF. Poderes fortes não precisam de "bengala". A crise é sintomática da necessidade de reforma política.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Obrigado pelo aviso Max, não quero ficar doente como você : )

    2. Max Morel

      Ô Rosa, fica nervoso não, desse jeito a doença vem.

    3. Gilberto Rosa

      Quem lê a velhaca Folha e seus calunistas, sem discernimento de que se trata de manipulação de nossa bilionária elite do atraso, acaba passando por tolo e não entendendo o que está em jogo, bilionários versus brasileiros, não sabe da situação atual do Brasil, vê apenas uma ampliação grotesca da parte do copo vazia deste governo. Se a Folha, que é uma mensagem única para todo mundo, é este esgoto, imagina o mundo subterrâneo das financiadas fake news da extrema direita nas mídias sociais.

    4. Itamar Perenha

      Então que se mude mediante consulta popular. Você acha que o presidencialismo veio por acaso, ou, sabe, que houve 2 consultas populares que o definiram como o preferido da população? Tenho minhas dúvidas. Esvaziar a presidência e empoderar o Congresso deu nas emendas parlamentares em que cada deputado ou senador tem o próprio feudo mantido com dinheiro público. Tamanha generosidade é retribuída com votos. Deu no que deu. Presidência débil não interessa a ninguém. Vençam Lula nos votos.