-
Marcelo Rufino Bonder
Vantagem da falta de rosto. Como bem apontado no texto, essa ausência de nomes próprios de rostos e de responsabilidade direta beneficia os presidentes da Câmara e do Senado (como Hugo Motta e Davi Alcolumbre) e as lideranças do centrão, que centralizam o poder, mas escapam da exposição. Enquanto Lula vira vilão ou fracassado em manchetes, os articuladores das pressões orçamentárias, das chantagens políticas e dos bloqueios legislativos permanecem confortavelmente invisíveis.
-
Marcelo Rufino Bonder
Congresso como estrutura e não como agente político. Quando a Folha, por exemplo, escreve o Congresso planeja obrigar o governo a pagar emendas antes da eleição, ela omite que isso é obra de lideranças específicas, com interesses eleitorais ou corporativos claros. Esconde-se que existe um projeto de poder em curso dentro do Parlamento muitas vezes mais coeso e eficiente que o do próprio governo , mas que atua nas sombras da institucionalidade e longe do debate público.
-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
"O problema não é novo". O Problema é o Novo com comportamento velho. Ao longo da história este jornal e outros meios de comunicação não pouparam a sigla PT. Sempre q querem bater, enchem a boca para dizer o PT. Mas não fazem o mesmo por ex.: com o PL, PP, PN e por aí vai. Se fizerem um levantamento estes partidos de direita e extrema-direita têm mais 60% das cadeiras na Câmara e Senado. E são eles q produzem a orgia das emendas. Com todas as críticas possíveis, ainda bem que temos o STF...
-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
Se depender do Hugo Motta... Ele não se importa. Abre a goela para as emendas. O Alcolumbre, é um deslumbre, só assim para sossegar o facho (20 mi em emendas liberadas), e deixar o governo governar. A Folha e outros veículos de comunicação têm de dedicar mais tempo a denunciar esta pornografia que virou o Congresso e a Câmara. Imaginem para onde a Nikoles envia suas emendas. Porque não investigar? Por que não um plebiscito para acabar com as emendas? O governo está sendo chantageado.
-
eliete della santina
Parabéns por expor as feridas da FSP. Elas, de fato, sangram.
-
Karina Kanazawa Rienzo
Falta vontade pra decifrar melhor o congresso nacional, sobretudo seus (poucos) líderes, seus apoiadores e para quem eles devem favores. Força Folha, não é tão difícil assim.
-
CLAUDIO DE OLIVEIRA LACERDA
A Folha de São Paulo nem disfarça sua inclinação à direita ao divulgar duas entrevistas no jornal de domingo com Flávio Roscoe da Fiemg e Roberto Campos Neto ex-BCB
-
Levindo de Assis Lopes Neto
A Folha atuando firme a favor de FIEMG, Zeca, o caipira, e seus comensais. Ridículos.!
-
-
Valter Luiz Peluque
Pode ser caro e difícil, mas assinamos jornal esperando informações. Com a internet hoje em dia tudo fica mais simples e a Folha deveria ter uma estrutura para escrutinar o parlamento, tanto nos custos que representam ao erário, como investem esse custo, como distribuem as verbas das emendas. Quem tem atuação produtiva é quem só fica gritando nas plenárias. Nosso jornalismo nunca esteve tão capenga desde a retomada da democracia.
-
Jurema Nordeste
A picuinha não parece ter sido detalhe na crise do IOF. "Os mais bem informados em Brasília enxergam a sombra do presidente do PP, Ciro Nogueira, e do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha no episódio". Foi só sombra não. Política para esses dois é só isso,: picuinha, atraso e tudo do pior
-
Sandoval junior oliveira
Apesar de tudo eu assino um bom jornal, tem Ombudsman ... claro tem lado ....so não podem esquecer que sem democracia é como sem amor...tudo estará perdido se liga folha, uol etc etc
-
neli faria
Mandei um e-mail para a Ombudsman reclamando de uma tirinha na Folhinha do mês passado e recebi um estardalhaço silêncio como resposta. Sou do tempo que lia a Folha e telefonava para ombudsman só para reclamar. Tive a honra de reclamar para a própria Renata Ló Plete .
-
Alexandra Moraes
Cara Neli, tudo bem? Procuramos seu email nos registros e não o encontramos (o último era de setembro do ano passado e foi respondido). Enviamos outro email sobre esse problema, mas também não tivemos resposta. Estamos ainda tentando contactá-la, de toda forma, mas parece haver algum problema com os emails. Permaneço à disposição por aqui. Obrigada!
-
-
Reinaldo Silva
Não leve a mal, tudo bem que você (não os donos das mídias tradicionais que investem na mamata da dívida pública) precisa ganhar a vida. Onde transparece a diversidade de opiniões na Folha? Quem a Folha entrevista? Com que objetivo? A Folha só abre seus espaços para os representantes do capital. A maioria dos colunistas da Folha defendem os meios mais atrasados do país. Cara Alexandra, a Folha como as demais mídias tradicionais só engana quem quer ser enganado(a).
-
neli faria
Sou assinante da Folha há uns trinta e cinco anos! Como não sou gado de politico, leio a Folha com imparcialidade ímpar. A Folha foi criticada por FHC em seu livro de Memórias! Foi criticada pelo gado do bolsonaro e é criticada agora. O Jornal é imparcial e cumpre a sua obrigação: noticiar.
-
Reinaldo Silva
Continuo: A decadência do jornalismo da Folha é tão evidente, que em uma semana convocou a cepa do mercado financeiro e empresarial para defender o Congresso quando o decreto da taxação do IOF foi derrubado. E convocou quem para defender a taxação? Ninguém. Passou a fazer matérias sobre "conciliação" entre os poderes. Cara Alexandra, cada vez está mais claro o papel da Folha como veículo de desinformação.
-
-
TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA
Está entidade amorfa é muito usada por jornalistas principalmente os televisivos como "segundo a minha fonte, fonte com quem conversei no governo, ou analistas disseram, especialistas comentaram"... No fundo são tirados de traz da orelha ou o editor mandou. Sobre o Congresso conhecemos bem a escória de políticos tipo Ciro Nogueira e Eduardo Cunha. Mas não dar nomes garante estar amiguinho do rei para conseguir os tais furos de reportagem.
-
Fátima Pontes
Perfeito.
-
TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA
*de trás .
-
Carlos Alberto Komora Vieira
Perfeito, exato, Terezinha. Preferem ser porta vozes da direita reacionária , conscientemente, que serem fiéis ao leitor. Na Globo News tem uma, que atua no Congresso, que basta mandar um release para seu e-mail para ganhar uma inserção (mesmo que absurda ou maliciosa) no noticiário. Não irá longe.
-
-
Armindo Kolbe
Tecnicamente eu sei a função do onbudesman, mas não vejo resultados em seu trabalho. Seu texto parece mais uma posição de leitor do que alguém que teria influência na empresa. Acho que estás aí mais para a F.S.P. parecer moderna, o que não é. É um jornal de conveniências, isso interessa- então divulgue; isso não interessa - então enrole. Agora dar nome aos agentes acho muito bom. Um exemplo é a sen su ra que fazem com opinião de leitores.
-
Carlos Eduardo Cunha
O Congresso foi eleito pela cidadania do Brasil e esta mesma cidadania rejeitou Bolsonaro e aprovou uma Frente ampla democrata. Mas veio o Lula, esqueceu da Frente Ampla e criou um ministério petista de esquerda, e com as mesmas práticas de suas desastradas anteriores que nos levou a esta estagnação.Só que o PT não teve nem 15% dos votos. Foi um estelionato eleitoral!
-
Sandoval junior oliveira
O Pato pode até ser manco o que é bom mas ter as pernas quebradas e o bico amarrado que nao possa fazer um QUACK .....aí nao é Pato nem pinguim nem deveria estar ali....no mínimo é um farsante....
-
Armindo Kolbe
Estelionato eleitoral? Onde cara pálida? Converse com o "tico e o teco", as vezes ajuda.
-
-
Marco Diotaiuti
Essa ombudsman estudou na escola do Rolando Lero, só enrola, nunca chega a uma conclusão
-
Gilberto P Santos
O termo ¨Congresso¨ e seus correlatos tem o poder de causar tremores e temores no cidadão. Talvez o único ponto ¨positivo¨ da atual composição parlamentar seja saber que o próximo aglomerado será ainda pior. O eleitor que preste atenção quando cumprir a obrigação de votar.
-
Edson José Neves Júnior
Faltou ousadia à ombudsman, ou medo de perder o emprego - em uma função cada vez mais tutelada pelos proprietários dos meios de comunicação de massa. O Congresso é a extrema direita e parte da direita moderada que calcula chances nas eleições do próximo ano. Esse é o "Congresso" que faz festas nababescas com dinheiro público e protege interesses dos bilionários, de olho nas propinas imediatas e nos futuros financiamentos de campanha, declarados ou não.
-
Carlos Alberto Komora Vieira
Bancos, Bets, Bilionários, Bancada do Agro (boi), oportunidade da segurança pública (bala), vendilhões do Templo (Bíblia), um Congresso de lobistas . Tudo menos patriotas. Tudo menos comprometidos com o equilíbrio fiscal e a justiça social. Tenho n ojo
-
-
Francisco Nery
Concordo plenamente, texto claro, oportuno e esclarecedor. Penso nisso todo dia.
-
Maria Lúcia Bergami
Gostaria que tivéssemos um Congresso "Hobin Wood", mas o que temos é um Congresso "Holly-wood". Somos um país das necessidades.
-
Marcos Barbosa
É a folha de jesus, antiga de SP, um jornal pentecostal, que apoia Tarcisio para 2026. Alias mando email para a sra Alexandra que não responde: Mica Barbosa seg., 23 de jun., 13:13 (há 13 dias) para Ombudsman
-
Tadeu Roberto Corbi
Marcos. Vc, assim como eu, é um reles leitor do jornal. Vc acha que a ombudsman vai nos dar ouvidos ao invés de seguir a linha que lhe é indicada pelo patrão? Mais uma nulidade, seguindo os passos do mariante. Saudades do Túlio, da Renata e outros que tornavam este espaço digno.
-
-
José Cardoso
O que devia ser rotina na folha on line é uma lista com os votos de cada deputado e senador nas questões mais polêmicas, onde se pudesse filtrar por estado e/ou partido. Há sempre gente que vota de acordo com as convicções de alguns leitores e contra as de outros. O congresso não é uma entidade monolítica.
-
Tadeu Roberto Corbi
Ótima sugestão!!!
-
-
Rodrigo Flexa
Exigimos justiça social e os banqueiros vão pagar a conta.
-
Rodrigo Flexa
Um jornal de banqueiros em defesa dos banqueiros, e, para vocês, o povo que se lasque.
-
Rodrigo Flexa
A Folha toma dos pobres para dar aos ricos, vocês são escravocratas.
-
jose camargo
A imprensa tradicional,hoje,reduziu-se a porta-voz e assessoria do desgoverno Lula. Fez campanha aberta e torceu efusivamente para que Geraldo Alckmin acertasse na sua previsão. Portanto, respondendo à pergunta título, na cobertura dos jornais,o congresso terá a cara de acordo com as votações: se a favor do governo a imprensa terá orgasmos múltiplos; se a favor do Brasil e do povo será pintado com as cores do inferno.
-
João Ramos de Souza
A grande mídia, aí incluídos Folha, Estadão e Globo, não denuncia a tentativa de golpe articulada pela maioria parlamentar. A crise do IOF escancarou o fato de Hugo Motta ser um boneco de marionetes, cujos cordéis são manipulados por Ciro Nogueira e, remotamente, por Eduardo Cunha. Só não tivemos um golpe de estado, depois da votação do PDL convocada na calada da madrugada, porque neste momento temos oficiais-generais da Marinha e do Exército no banco dos réus. Sem as FA, a direita não dá golpe.
-
Joabe Souza
Seria interessante também dizer quem é a Folha, no O que a Folha pensa.
-
ILSON ALVES RAMOS
A Alexandra não decepciona, a Folha. A Alexandra decepciona todos os leitores assinantes, todo domingo. Texto frágil, que qualquer editor reprovaria, mas atende à nova linha editorial/comercial do Pagbank.
-
Roberto Silva
Li duas vezes o texto e não consegui fazer um "abstract" do seu artigo. Talvez deficiência minha.
-
-
Fausto Arroio
Por que o texto digital está diferente do impresso? O texto impresso mais parece uma opinião política e não sobre a FSP. Acho que a Ombudsman não está cumprindo seu papel de criticar o jornal, ouvir os leitores e comentar o noticiário da mídia, como descrito em suas funções.
-
Jenny Gonzales
A genialidade deste artigo já começa no título.
-
Alexandre Marcos Pereira
O Congresso, essa entidade una, quase mítica, que se arrasta por corredores de mármore, conspira em gabinetes climatizados e assombra a República com o poder de engavetar milagres ou fabricar tempestades. Mas como toda imagem lapidada pela urgência da manchete, essa figura maciça é, na prática, uma miragem construída à pressa, um mosaico de personagens tão dispares que mal cabem sob o mesmo teto - quanto mais dentro de uma única palavra.
-
Marcelo Magalhães
O mapeamento dos domínios dos lobbies no legislativo seria um trabalho digno de um jornalismo competente e profissional. Depois, para coroar a profissão, seria a vez de mapear a influência dos super ricos na mídia. Por exemplo, todos sabem que o ex ministro do STF Nelson Jobim é funcionário do BTG, assim como todos conhecem a influência do banqueiro André Esteves, controlador do BTG, tem sobre Gilmar Mendes. Quando ambos aparecem na mídia para elogiar o semipresidencialismo não é coincidência.
-
Mario Donizete Pelissaro
Chame o congresso lá do que for, o fato é que se trata do pior congresso de todos tempos. Fisiologico como nunca, desconectado das demandas nacionais, lacrador, defensor de ricos e poderosos em detrimento dos mais fracos. Esse enfrentamento q Lula impoe, era muito desejado p povao e por isso teve essa repercussao tao grande. Foi positiva e vai melhorar a popularidade e aprovacao do governo.
-
JORGE CESAR BRUNO
Eu tenho certeza, se fosse um deputado da esquerda, autor desse projeto nefasto, irresponsável e pedulario de aumentar o número de deputados, este seria manchete!! Dani Cunha filha de Eduardo Cunha, a autora dessa aberração!
-
Milton Fagundes
Reforço o pedido da carta que a ombusdeman recebeu: façam uma matéria mostrando quais os deputados são contra cobrar um pouquinho de imposto de quem ganha mais de R$ 50.000,00 por mês, para isentar de Imposto quem ganha até R$ 5.000,00. Por favor.
-
Bento Brito Teixeira
O objetivo do aumento do IOF é cobrar dos multimilionários que fazem transações com muitas isenções, ou seja, os rentistas. Isso é um sacrilégio para êsses intocáveis.
-
-
Pedro Cardoso da Costa
Ainda bem que a "moderadura" da Folha só controla os leitores, se alcançasse a ombudsman, suas matérias se transformariam em pareceres favoráveis, semelhantes a alguns votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal em favor do governo atual.
-
Rodrigo Flexa
Cloroquina logo acima.
-
-
Anete Araujo Guedes
HHá que se perguntar também, quem são os lobistas, que trafegam diariamente na Câmara e no Senado? Trabalhador, classe média e os menos favorecidos não possuem lobistas que gritem por eles no congresso. São os BBB, bancos, bilionários e bets. Ou Agro, mercados, elietes financeiras, líderes evangélicos.
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Boa.
-
Rodrigo Flexa
Bravo, Anete.
-
Anete Araujo Guedes
A verdade tomou conta das redes e das ruas.
-
Mario Donizete Pelissaro
Isso mesmo Anete. Esse quadro que voce descreveu e que é real, só vem confirmar o acerto do enfrentamento imposto pelo governo ao congresso. Tá tão evidente isso que vc citou, q não dá mais prá assistir tudo passivamente. Esse posicionamento do governo era algo muito desejado pelo povão.
-
-
adenor Dias
Sobre a briga do poder legslativo e executivo.brasileiro Eu suspeito que alguém está votando em meu luga! Eu.jamais votaria em deputado paa atrapalhar a boa governança. Quando eu quiser me suicidar, eu pulo dum ptecipício,ou compro uma corda.
-
Murilo Belezia
Adenor, prezado, uma opção é ler de uma só vez todos os artigos da ombudsman. Morre-se de tédio, ódio e desânimo.
-
-
Anete Araujo Guedes
AA verdade invadiu as redes e a rua. Fato que assustou os que eram donos e senhores das mentiras nas redes. A verdade dos fatos, há muito tempo camuflada, incomodou. Começou então a gritaria, trata-se de 1 desrespeito, 1 incentivo à polarização! Essa verdade vai contaminar a população. O governo pretende seguir com seu projeto de efetuar uma justiça social, quem tem mais passará a pagar mais, quem tem menos pagará menos. Se eles sonegam, quem paga é a classe média e os menos favorecidos.
-
Alberto Coutinho
Aliado dos jornais para tentar derrubar o governo Lula. Simples assim.
-
Alberto Coutinho
Bom, se for a Folha de São Paulo, o congresso é um aliado para derrubar tentar o governo Lula. Sem falar no resto, que não difere em nada da folha. Essa grande e vassala imprensa
-
Raymundo Itareru
o nome de um dos empresários é João Doria que elogiou Hugo Motta, o principal cabeça contra a isenção de imposto para quem ganha até cinco mil reais é o senador Ciro Nogueira. tem áudio com ele falando que vai trabalhar para que o governo não consiga para não aumentar a popularidade de Lula, mas os trabalhadores que se danem, essa turma é contra o Brasil e não só contra Lula
-
Gerson Maia de Carvalho
Pois é, o dono do PP tá preocupado com a popularidade do Lula se for aprovado a isenção do imposto de renda, se não for aprovado em um governo que pensa no social, esqueçamos, pois não será mesmo aprovado em governos desta extrema direita dona do Congresso, que fica tomando whisky na garrafa e zombando dos pobres
-
-
Gilberto Rosa
Não falou o principal, enrolou. Votam contra taxação de milionários os dois terços podre, União Brasil dos corruptos do Moro, Pl do Tarcísio e Bolsonaro, gays pro homofóbicos Kassab e Leite do PSD, republicanos do Edir Macedo, tudo a mando de Bancos, como do dono da Folha, bets, elétricas, Malafaias e ogro. Votam pelo povo PT e Psol, na taxação de bilionários, isenção de 5 mil, mas isto a Folha não fala, coloca tudo igual, enquanto ataca Lula e apoia o miliciano carioca Tarcísio.
-
Gilberto Rosa
Mais do mesmo, fala que o Pt foi contra Mota e não o povo. Faz propaganda pra Bolsonaro.
-
Marcelo Negros
O nome de verdade do Congresso é Farinha Lima. Um nome também amorfo, mas com uma liderança clara, a Iminência Parda chamada André Esteves. Na Folha ela se destila pir seus donos do PagBank.
-
josenice nascimento
Porque a folha não fez também pesquisa de opinião pública sobre o congresso Nacional?
-
Andrea Alves
O fato é que nosso jornalismo (o da grande mídia brasileira) não esclare e não explica processos políticos, relações políticas, contextos históricos... adora falar em derrota desse ou daquele, botar fogo no parquinho. Raramente expõe os vários lados de uma notícia... é realmente uma mídia que pende pro lado da fofoca... triste demais!
-
Bento Brito Teixeira
Não são só fofocas, são distorções.
-
-
Leonilda Pereira Simoes
Parece não ser um problema só da Folha. O Roda Viva trouxe o insuportável Sóstenes Cavalcante, que foi entrevistado por jornalistas tímidos nas perguntas. Ele falou as barbaridades que quis, só um jornalista negro o confrontava com fatos e não havia sequência na análise, o programa seguia sem alguém dizer que ele enrolava ou mentia sem pudor. E era um fato. O puxa-saco do golpista saiu dali satisfeito. Um sujeito desses não ser confrontado séria e duramente por jornalistas experientes é dose.
-
Rodrigo Flexa
O fato é que a Folha se tornou a coluna social diária da extrema direita, defendendo tomar dos pobres para dar aos ricos, sem mais.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.