Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rogério Silva

    Ao ler seu artigo, não deixo de concordar com o interior teor, mas não deixar de vir à cabeça um aspecto ainda criticado (em especial a classe média), mas de grande valia em nossa sociedade: a lei de cotas. No contexto dessa associação entre negritude e criminalidade, imaginário social brasileiro e muito bem resumido por ti, torna-se imperativo salientar que a educação emerge como o vetor mais potente e estrutural para a desconstrução desses estereótipos.

    Responda
  2. José Cardoso

    Não tenho esse viés. Até porque nos roubos que sofri até agora os assaltantes não eram negros. Mas cada qual tem sua própria experiência.

    Responda
  3. Rubens Moraes

    Vamos lá, perseguições políciais e cadeias lotadas de iniciantes só "ladrões de galinha" verdade! Mas, quando de alta periculosidade ou bandidos alto cmdo, se escondem de fato em fortalezas, maioria são irreconhecíveis com mudança de cara e país. E se verifica que seja onde for que estiverem escondidos vivem no anonimato completo, quietinhos não movem uma "palha" pra não serem descobertos ou reconhecidos. Então temos os "dois lados da moeda' porque bandidões ou nata não ficam presos !?

    Responda
  4. Antonio Neto

    Errou! A pergunta que busca uma resposta sem pensar foi formulada sem pensar. O estereótipo está com validade vencida. A abordagem é bem intencionada, mas não coerente com o momento de transformação da sociedade e do pensamento.

    Responda
  5. Rubens Moraes

    É preciso perguntar por quê; eles raça negra não são maioria em repartições publicas, medicina, autos cargos e estudos da nação e até mesmo na politica representar o nosso país e serem eles a defender a nossa nação ? Uma vez que são dignos daqui e isso é de cada qual que por aqui nascem!? Na verdade , uma minoria permanecem numa idéia fixa de perseguições e racismo a começar que a polícia(estado) os perseguem, preciso virar o disco pois, com a mesma "ladainha" de sempre as coisas não vão mudar !

    Responda
  6. Rubens Moraes

    Contrariando a autora bandidos de cor branca e olhos azuis são maioria em paises onde a raça branca supera. Brasil a olhos vistos em qualquer presídio a população carceraria confirma mesmo o que disse autora! Exemplo; no "Japão maioria de presos são óbviamente japoneses", na Africa negra maioria é evidente que tem a cor predominante em sua maioria daqueles que vivem in loco !? Reconhecer bandidos,delinquentes é simplesmente fácil de avista-los só, mostrar jóias,celular e carrões que descobre !

    Responda
    1. Geraldo Yamassaka

      Concordo RM, já vi na Alemanha jovem loiro, encaracolados olhos azuis, parecendo mais um querubim, 20 e poucos anos furtando carro à luz do dia, sem ninguem dar bola pro fato, assim como vi limpador de janelas na Dinamarca, homens que a Globo contrataria na hora, dando de 10x0 nos "galãs" globais. Até onde minha visão cansada alcança, bandido não tem cor, e, a materia de cara, já faz discriminação

  7. Everson Ferreira Martins

    Os comentários, em sua maioria, só reforçam que as causas dessa estatística não são compreendidas, não são aceitas, não causam revolta (pelo contrário) e não despertam desejo de mudança.

    Responda
  8. MARCIA CIARALLO PESCUMA

    Racismo (contra pretos) existe no Brasil, é evidente. Mas há um aspecto que explica um pouco o que o texto aqui denuncia: quase 70% da população carcerária no Brasil se considera preta, e qause 56% dapopulação brasileira se considera preta. O fato de imaginarmos um bandido como alguém preto não é tão absurdo assim. O problema maior é o da exclusão de grande parte da população pobre brasileira, desprovida de opções de futuro desde a infância.

    Responda
  9. RAULAND BORBA BATISTA

    Discordo IBGE a população declarada preta e parda passou de mais da metade pela primeira vez, um total de 55% , o que fustica em parte a população carcerário. O que dizer do USA cuja população negra é de 12%, mais a população carcerário é de 38% do USA. PRATICAMENTE metade de população carcerário, a depender do estado.

    Responda
  10. Luciano Napoleão de Souza

    Responda por você. Na minha veio a cara do Lula.

    Responda
  11. Paulo César de Oliveira

    Além das características apontadas pela autora, no Brasil atual a maioria dos crimes como roubo e assalto são cometidos por homens jovens, magros(acho que os gordinhos evitam se arriscar pela dificuldade de fugir), geralmente usando shorts ou bermudas em vez de calças, e chinelos ou tênis, em vez de sapatos.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Tenho certeza de que estes, vestindo o que vestirem, estarão com roupa bem passadinha. Com o ferro que você, inadequadamente, prezado Paulo, está usando para passar pano.

  12. Paulo César de Oliveira

    Além das características apontadas pela autora, no Brasil atual a maioria dos crimes como roubo e assalto são cometidos por homens jovens, magros(acho que os gordinhos evitam se arriscar pela dificuldade de fugir), geralmente usando shorts ou bermudas em vez de calças, e chinelos ou tênis, em vez de sapatos.

    Responda
  13. Celso Vieira

    A gente projeta nos outros o que não quer enxergar sobre si mesmo.

    Responda
  14. Silvio Cabral

    Responda rápido, sem parar para pensar: qual é a aparência de um jogador de basquete da NBA? É tudo uma questão de estatísticas, cara Ana Cristina.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Não, prezados, é "questão da pergunta" feita. As estatísticas que vierem, são fruto da pergunta.

    2. Paulo César de Oliveira

      Exatamente, Silvio. No alvo.

  15. Marcos Benassi

    Poi Zé, minha cara. Todavia, como cheguei ao seu artigo após a leitura de sua colega Lígia Mary, ao responder mentalmente a pergunta, veio-me a cara do Bozinho Senador - muito bonitão, aliás, a prole melhorou a estética desde o original. Talvez dependa do tipo de banditismo que está na nossa cabeça no momento da resposta. Aliás, mantendo-me na tangente que trilhei na resposta, fico feliz que o coração desse peçoau esteja oculto pela caixa torácica: carne em decomposição é treco feio e fétido.

    Responda
  16. Marcelo Galvao de Oliveira

    Pra ser sincero, pensei foi no Lula mesmo.

    Responda
  17. ROSALICE SILVA

    Mas a bandidagem dos homens brancos, com influência política, é do que mais me lembro quando jovem. Esses eram os que ficavam rico, sempre , não tinha erro. Os que sempre sugaram o estado, como tem até hoje , os extrativistas. Hoje, além desses, temos os políticos, na sua maioria, para engordar a lista.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Lembrei da mesmíssima coisa, prezada Rosalice...

  18. ALEXANDRE DE CASTRO

    Ban di do é ban di do e ponto, não adianta tentar colorir o cenário! Já encheu o s. essa retórica dos frascos e oprimidos!!!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Números, prezado, números. Esses, infelizmente, botam essa preemptória resposta de volta no degradante buraco de onde não deveria ter saído, a fossa. Claro, sempre é possível piorar, com uma tréplica continuadamente degradante, que distorça a fossa mencionada... Todavia, é do jogo.

  19. antonio brito

    De novo com isso. Esse esperto que roubou apartamentos enganou a portaria, alguns casos podem ser negros ou pardos, por falta de atenção e treinamento. Agora bandido mesmo usa gravata e paletó ou anda de salto alto. Qual era a cor dos bandidos do mensalão, do petrolão, dos que vendem joias e Pagam apartamento em dinheiro?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, entendeu e tergiversou. E, aliás, escorregou: se "alguns casos podem ser negros ou pardos", por "falta de treinamento", ora, bastará capacitá-los melhor para ficar de olho na pretalha?

  20. Luiz Mário Vieira Souto Leitão da Cunha

    Errou! Os maiores ladrões estão reunidos numa cidade do centro-oeste, mas são oriundos de diversos estados. Tem também um ex-presidente em prisão domiciliar, outro em via de ser condenado, e mais um que foi "descondenado". Todos branquinhos. Como estamos sob censura, não se pode dar nome aos bois, mas o rebanho é grande, enorme mesmo.

    Responda
  21. Mauricio Vidal de Carvalho

    Essa é fácil! Instantaneamente me veio à mente a cara de um ladrão de jóias chamado Jair!

    Responda
  22. Marcos Benedetti

    Também pensei num Sr barbudo e exxxperto. Que poderia ter o codinome de maior gangster da história do Universo. Kkkk.

    Responda
  23. jose camargo

    "Errooouuu." No meu caso caso, a colunista errou feio. A primeira imagem que me veio â mente foi a de um sujeitinho branquelo,nariz aquilino,rosto sardento,cara de rato e que mordia o lábio inferior numa espécie de vício. Ninguém se esquece do primeiro assalto. Depois foram mais dois. Em nenhum deles havia negros ou pardos.

    Responda
  24. Hugo Sotero

    Não me veio a cara de nenhum negro …. Me veio o rosto de Lula …

    Responda
  25. Florentino Fernandes Junior

    Entre uma calçada com um lourinho bonitinho e outra com um pedinte esfarrapado, nao tenho duvidas de qual escolherei

    Responda
  26. Florentino Fernandes Junior

    Q pobreza de pensamento ana, vc esta atrasada em algumas decadas

    Responda
  27. MARCIO Gionco

    Usa terno, barba e conta mentira

    Responda