Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ANIBAL CARRION

    A d. Folha tá nominando o vilão errado, não é ele tá. O verdadeiro agora tá em casa e nem no celular pode tocar, senão xilindro, hotel do Estado. Assistiam o filme e tirem suas conclusões. Comparar a atuação dessa criatura de Odete é um acinte pra quinta série. A personagem da Débora não merece ser comparada a isso aí que desfila, ódio, não respeita as autoridades constituídas e tem uma riqueza que o fisco não sonha existir é tudo isento. Pétrea gratidão pelo belíssimo filme tá na Netflix. Treze

    Responda
  2. Almir Pitta

    É mais fácil o camelo passar pelo buraco da agulha do que rico pagar imposto. Deux é o dinheiro. A fé é o medo. Pra mim e rauzito, jesuix é um disco voador que arrebatará quem não tiver medo do desconhecido p q ninguém veio contar como é a continuação da vida e segundo VM só acreditarei se mandarem um carta assinada por deux com firma reconhecida no cartório do céu. Ah como gostaria de ser falante vendedor da fé, ficar rico e viver o paraíso que eles vendem agora e não dps da morte.

    Responda
  3. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    "A esquerda faz propaganda contra eles e o cristianismo?" Taí o problema, Juliano, a prepotência dos evangélicos, por óbvio eles não são os únicos cristãos no mundo, só se acham. Se há crítica é somente aos pastores pilantras não à fé cristã que é múltipla no mundo.

    Responda
  4. Paulo Silva Barbosa

    Figura execrável e usando do cargo para impor suas ideias. Lembrei de parte do evangelho de Mateus 7:15-29 "Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores."

    Responda
  5. José Cardoso

    Há também a velha vaidade. Para ficar no contexto bíblico: vaidade das vaidades, tudo é vaidade.

    Responda
  6. Marcos Barbosa

    O colunista diz que Malafaia fala a Folha mesmo sabendo que irá apanhar, de quem? A folha de Jesus, antiga de SP, virou um jornal pentecostal, prova é essa coluna, tem blog só para evangélicos, mandou embora Jânio de Freitas e Duvivier. Tudo em nome de multiplicidade de Jesus, obvio.

    Responda
  7. Marcos Benassi

    Bem, meu caro, creio que a Petra mostra um lado da história, uma fração de um fenômeno mais complexo: que o Malafaia é uma "Odete" e não poucos de seus fiéis são mêmo teleguiados, não vejo motivo pra dúvidas. É uma pena que a dimensão politico-institucional - a influência lobista, a sobre-representação política, a inserção de agendas restritivas (e também permissivas) etc. Os evangélicos incomodam-me pouco; o Malafeio, muitíssimo, creio-o um golpista em sentido amplo. Quem quiser, compre seu blá

    Responda
  8. José Eduardo de Oliveira

    ser belzebu travestido de pastor também da ibope. seitas do mal sempre possuíram milhares e milhares de seguidores fanáticos.

    Responda
  9. Anete Araujo Guedes

    Talvez o intuito de Petra foi viajar por esse fenômeno que ocorre aqui, e em algumas partes do mundo. São os que, muitas vezes, se enveredam pela crença, nessa via do afeto, deixam de lado a razão, a lógica, a dúvida e o questionamento. Necessitam disso para viver, para suportar as agruras da vida. Tendo ali 1 amparo. Pagam por isso, além de entrar no farei tudo que o meu guia mandar, abdicando do pensamento, da escolha e da singularidade, por serem parte de um grupo, coeso em 1 só pensamento.

    Responda
  10. Jaqueline Mendes de Oliveira

    Tanto esforço retórico tentando explicar o óbvio: o Malafaia mostrou no documentário o que ele realmente é, sem risco de deixar de ser admirado por gente que realmente se identifica com o que ele é. Dizer que ele "aceitou ser o vilão" é engambelar o leitor, como se a praga estivesse apenas atuando como praga, fazendo "papel de vilão". Ah, tem dó, colunista.

    Responda
  11. Victor Henriques

    Esse colunista sempre alude a uma certa complexidade do fenômeno evangélico, mas nunca a explica. Assim ele vai engabelando o leitor, que volta para tentar um dia entender o que afinal há de complexo por trás da aparente pilantragem e vigarice de pastores podres de ricos. Até agora estou sem entender.

    Responda
  12. Antônio Augusto Soares

    Espécie de Trump dos trópicos: falem mal mas falem de mim.

    Responda
  13. David José Ferreira Júnior

    Interlocutor que pede para não ser identificado! Estranho.

    Responda
  14. Valdir Teixeira da Silva

    Os líderes evangélicos não são o que a direita pensa, são figuras mais complexas e com sede de poder. Para se perpetuarem no poder, são como camaleões, pragmáticos. Durante a ditadura, pastores não falavam em política, na década de 90 houve uma aproximação com a esquerda, nos tempos atuais viraram centrão.

    Responda
  15. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Embusteiro da fé

    Responda
  16. Felipe Araújo Braga

    Eu não odeio os evangélicos. Eu tenho amigos e familiares evangélicos pentecostais. Eu não compartilho da crença deles, mas eu respeito. Minha questão é: por que alguns evangélicos querem impor na marra a sua religião ao resto da sociedade? Eu sou espírita, mas respeito todas as religiões. Embora eu não frequente a umbanda ou o budismo, ou os hare krishna, eu respeito. Eu só gostaria que os evangélicos não quisessem impor a religião deles a mim!

    Responda
  17. Florentino Fernandes Junior

    Suspeita corretissima caro nuliano, pois é exatamente disso q se trata, ataque ao cristianismo

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Qual cristianismo? Católicos, gregos ortodoxos, maronitas, coptas? Não, há críticas somente aos pastores evangélicos pilantras.

    2. Hernandez Piras

      O colunista não falou em ataque ao cristianismo, mas para fazer "seu" trabalho vale qualquer coisa, não é mesmo, Jr?

    3. Felipe Araújo Braga

      Ataque ao Cristianismo onde? Eu amo Jesus Cristo, amo a Virgem Maria, Santo Expedito e afins. Eu não aceito pastor milionário a base de dízimo querendo impor a religião dele ao resto da sociedade.

  18. Leonardo Trindade

    Não existe falsa afirmação em apontar o elo entre religião e manipulação. O terreno da fé é uma coisa, beleza, podemos ponderar, mas a igreja sempre manipulou as pessoas bizarramente. Fingir que isso não acontece é terraplanismo.

    Responda
  19. claudio sander

    O Malafé está apresentando suas credenciais aos eleitores de direita: arrogância, falta de educação, descontrole emocional, ganância e desprezo às injustiças sociais e às políticas de inclusão. Já mostrou articulação e poder ao financiar os atos "patriotas" na Av. Paulista. É candidato forte.

    Responda
  20. Claudio Loredo

    Evangélicos conservadores não vão ao cinema e nem assistem documentários. Daí eles não ficam sabendo de nada. Malafaia aceitou participar do documentário da Petra para ser visto como grande líder popular pela elite econômica. Desta forma ele consegue vender seu apoio a políticos de direita por um preço mais elevado

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      Ih rapaz, vc tá muito por fora. Hoje, o evangélico conservador não só faz essas coisas, como faz uma porção de outras nao-convencionais, como tatuar até o rosto. Esqueça a figura do irmão de roupa social e bíblia no sovaco.

  21. SERGIO LUIS PETRASSO CORREA

    E por fim, denunciar e criticar indivíduos perniciosos que espalham a ignorância , a intolerância e o fanatismo irracional e que acumulam fortunas às custas do desespero, ingenuidade e e falta de discernimento de camadas expressivas da população, não é " esquerdismo" ou " cristofobia" com alegam alguns desavisados...

    Responda
  22. Jaime Souza

    Pelo mesmo motivo que você está aqui, Xuliano: pelo glamour.

    Responda
  23. SERGIO LUIS PETRASSO CORREA

    continuando o comentário interrompido por acidente: quem quer obrigar meninas de 10 a 14 anos de idade a prosseguir gravidez indesejada...em suma, não é preciso muito esforço intelectual para perceber quem que é que explora a população mais carente e menos dotada de luzes, a não ser os pastores enganadores/estelionatários !

    Responda
  24. SERGIO LUIS PETRASSO CORREA

    spyer parece não se conformar com a realidade dos fatos. Não há "complexidade do fenômeno". Os pastores ricos realmente manipulam os fanáticos, como realmente o faz mala (craia)!não ´~e preciso ser muito inteligente para saber quem espalha a ignorância, o fanatismo e a intolerância... para saber quem quer obrigar menonas de 1q0 a 1

    Responda
  25. jose camargo

    É a segunda opção. Mas não será por causa do filme. A esquerda sempre odiou os valores judaico-cristãos nos quais se assenta a civilização ocidental. Não faz muito tempo Lula considerou "família e valores cristãos" como "pauta do atraso." Portanto, não é segredo pra ninguém que a esquerda é inimiga da religião. Ela é cristofóbica.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Eu nunca li um comentário tão absurdo: o que são valores judaico-cristãos? O Judaísmo e o Cristianismo são religiões distintas! Outra coisa: eu amo Jesus, Maria , Santo Expedito. Malafaia só se importa com dinheiro e poder. Por isso quer impor a igreja dele ao resto da sociedade.

    2. LUIZ GONZAGA SILVA

      Quem é inimigo da religião? Lula, já no seu primeiro natal como presidente, exortou que todos vivessem um feliz natal em família esquecendo desavenças políticas ! Dizia ele; "Vamos viver um natal em paz, não deixando que desavenças e desentendimentos politicos partidários dividam nossas famílias!" Caso vc não se lembre, o PT nascdeu em São Bernardo/SP, com amplo apoio da igeja catolica. Da onde vc tirou que a esquerda é inimiga da religião???

  26. Maria Lopes

    O colunista escolhe ignorar que os evangélicos cristãos (há tantos que não o são) estão fartos da politicagem dos tipos malacraia. Se eles virem o filme (duvido, aposto que malacraia também) talvez sejam capazes de avaliar que é mais fácil o camelo passar pelo buraco da agulha que malacraia no reino dos céus (a não ser que ele resolva se confessar no último minuto chamando um padre para os santos óleos).

    Responda
    1. LUIZ GONZAGA SILVA

      O Pastor Evangélico Henrique Vieira é da base do Presidente Lula|

  27. Josue Oliveira

    O problema não são as igrejas, e sim pessoas serem donas de rede de igreja. Os fiéis não refletem sobre criarem e alimentarem empresários da fé bilionários. A fé e o dinheiro não combinam, o mestre da Galileia disse que é "adorar Mamon".

    Responda
  28. Gaya Becker

    Evangélicos desse pastor de araque adoram o autoflagelo. Por essa razão acreditam na culpa que o pastor/manipulador enfia goela abaixo e fazem qualquer negócio para ter a cadeirinha no céu...e tudo isso regado a sa cos de din heiro q os cr entes dão a ele de mão beijada. viva a ig no rância pensa o pastor com seus botões enquanto conta a gra na fá cil...

    Responda
  29. MONICA BATISTA

    Assistindo o documentário fiquei na dúvida sobre a mensagem da Petra: seria uma reflexão sobre como a esquerda ao ignorar e torcer o nariz para o neopentecostalismo perde bases importantes de discussão com a população ou, e também, talvez, dar continuidade no "democracia em vertigem", destacando a força das bases fundamentalistas religiosas que se consolidam a cada eleição e podem mudar os rumos da história.. De qualquer modo vale assistir, mesmo parecendo um doc sobre o Silas Malafaia.

    Responda
  30. gleison leocadio

    Sim, com certeza. Fanáticos manipulados por pastores ricos.

    Responda
  31. Dario Leopoldo

    Ótima conclusão do articulista, que conhece melhor do que ninguém o seu público, mostrando que a certeza da cegueira, da ignorância dos fiéis vão dar cada vez mais forças para os Malafaias da vida que são tudo, menos cristãos.

    Responda
  32. Marco Antônio M de Oliveira

    Pelo narrado, o documentário é mais um tiro no pé que ajudará a direita tosca a recuperar o poder, ao mostrar o óbvio para os convertidos e dar palanque ao vitimismo manipulador.

    Responda
  33. Sam Duart

    Oportunista é a palavra que resume bem esse embuste.

    Responda
  34. JOSE CAMPOS

    O eleitor, principalmente o evangélico, vota em quem vai açoita-los depois de eleito.

    Responda