Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Em sua obra Olhe de Novo, a neurocientista Tali Sharot aborda a questão da habituação ou familiaridade e afirma que a repetição produz um efeito de familiaridade. E, quando algo parece familiar, as pessoas supõem que é verdadeiro/correto. Humanos se habituam, o que significa que reagem cada vez menos a estímulos que se repetem. Isso faz parte da natureza humana.

    Responda
    1. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

      Segundo Sharot, a habituação pode nos levar à insatisfação, ao tédio, à inquietação e à ganância. Mas sem ela (e, ousamos dizer, sem esses sentimentos evocados por ela) talvez ainda morássemos em cavernas. Em contraste, a desabituação de determinada coisa/situação pede que fiquemos longe dela por um tempo, para que assim possamos nos surpreender outra vez com quão boa/ruim ela é. Logo, saber habituar-se/desabituar-se é uma habilidade importante.

  2. Gilmar Maghenzani

    se condutas "duvidosas" são adotadas em nosso entorno, existe o perigo de que o cérebro as adote como suas. Como o experimento de Solomon Asch mostrou anos atrás, a pressão social influencia o julgamento individual, mesmo quando a resposta correta é óbvia. Aqui está o motivo das pessoas apoiarem o bolsonarismo

    Responda
  3. Fábio Martins do Carmo

    Imagine Jesus nascendo há 33 anos. Os pais foram para a favela Belém pois estavam enfrentando problemas com o traficante da comunidade deles e Maria fez o parto do pequeno Jota. José e Maria não podiam ficar parados em Belém, assim circularam por toda a região, até chegarem à favela Nazaré. Jota cresceu nessa comunidade e teve bastante contato com os estudiosos e anciãos da região.

    Responda
    1. Fábio Martins do Carmo

      Quando alcançou 30 anos, Jota descobriu que tinha uma missão e partiu para encontrar com pessoas da região e conversar sobre suas percepções do mundo. Ele realizou diversas transformações na sua caminhada e reuniu 12 aprendizes durante 3 anos. Então, Jota entrou na favela Jerusalém para explicar seu propósito e concluir sua missão. Vocês podem imaginar, quem era a polícia? Quem eram os pastores? E o que aconteceu?

  4. Jenny Gonzales

    A BBC, que apoia Israel, com certeza é.

    Responda
  5. Paolo Valerio Caporuscio

    Sao também naturalmente predadores, egoistas, instaveis, falsos, gananciosos,incivilizados,degradadores ,devastadores e sem excrupulos o que o torna tudo isso com estes defeitos.

    Responda
  6. Marcelo Innecco

    Impossível não lembrar do hipotálamo.

    Responda
  7. Giovani Ferreira Vargas

    Os petistas, sim.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      se condutas "duvidosas" são adotadas em nosso entorno, existe o perigo de que o cérebro as adote como suas. Como o experimento de Solomon Asch mostrou anos atrás, a pressão social influencia o julgamento individual, mesmo quando a resposta correta é óbvia. Está ai a explicação não são os petistas

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Vai roubar joias vai