Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. flávio paes

    Dizer que é greenwashing é exagero, esperar que o político obrigue todo mundo a usar transporte coletivo é sonho, pelo menos em democracia. Limites para carros em cidades fazem todo sentido mas é outra abordagem

    Responda
  2. João Batista Tibiriçá

    O problema é complicado, mas pensar em mobilidade urbana usando carro e moto é insano. A solução é transporte coletivo e de graça. Por uma questão simples, não há ruas para tanto carro. Alternativas: trabalhar em casa, a pé, bicicleta minimizam, mas não resolve. O que precisa é enfrentar os desafios. Mudar cultura é o primeiro. Aumentar disponibilidade no transporte coletivo, horários alternativos de trabalho e outros. Encarar que é um problema do Estado, como o é, a saúde pública.

    Responda
  3. Vladimir Tzonev

    Não procede. O automóvel é a liberdade individual. As grandes cidades são obrigadas apelar pelo transporte coletivo porque não tem espaço nas ruas para tantos automóveis. Nas cidades médias, pequenas e zonas rurais a vida acontece sobre rodas, quatro, ou duas.

    Responda
  4. Marilia M

    Por favor, ajeitem o app de vocês: sempre que colocam esses infos no estilo de stories, ele passa a ocupar toda a tela e é impossível voltar para o texto. Fica bem ruim…

    Responda
    1. Eder Marcos

      Concordo Marilia! FSP parece n ligar para o assinante!

  5. RAULAND BORBA BATISTA

    No meu estado 1/3 anda de carro, 1/3 transporte público e 1/3 a pé . Se o transporte público for grátis , aumentar ciclovias , não precisa aumentar rua para pedestre sou contra, só basta aumenta calçadas e diminuir largura das ruas que vai diminuir velocidade dos carros e aumentar parques e praças .

    Responda
  6. Paula Brügger

    Excelente matéria. É preciso ter uma visão holística sobre a sustentabilidade dos produtos. Investir em melhores transportes coletivos é a solução. Ademais, a maior pegada de carbono é da agropecuária. A redução começa em nossos pratos.

    Responda
  7. Ricardo Knudsen

    Que a sociedade do automóvel é insustentável, q utiliza um absurdo de recursos, é fato. Que o carro elétrico mantém uma série de problemas desse tipo de sociedade, tbém é fato. Mas dizer q é greenwashing é falso. Os carros elétricos reduzem de fato a pegada de carbono e o aquecimento global. Enquanto não nos decidirmos a abandonar o estilo de vida predatório da sociedade do automòvel, carros elétricos ou a biocombustíveis constituem um ganho ambiental real.

    Responda
  8. OSMAR SILVIO GARCIA OLIVEIRA

    Em Santos, nas horas vivas, a velocidade média dos automóveis é de 10km/h. Temos ciclovias, que com a nova resolução do Contran, liberou para veículos elétricos pesados que chegam a 60km/h, que dominaram um espaço jamais fiscalizado. Resta às bikes movidas a músculos os espaços dos pedestres e dos cães, isto é calçadas e areia da praia.

    Responda
  9. Paulo Edson Mazzei

    Precisamos de mais ferrovias! Não precisamos de mais carros, caminhões, etc. O lobby dos fabricantes de carros e caminhões é muito forte...

    Responda
  10. Carlos Fernando de Araújo Calado

    Senti falta na reportagem de comentário sobre a fonte de energia que abastece o carro elétrico. Não sendo energia limpa, troca-se seis por meia dúzia.

    Responda
  11. José Cardoso

    É uma opinião respeitável. Mas numa democracia cada cidadão tem direito à sua, e os compradores de carro pelo jeito não concordam com a opinião do autor do texto. A começar pelos chineses que compram 30 milhões por ano.

    Responda
    1. filipe nascimento

      Faz sentido. Mas satisfazer o interesse pessoal de todo mundo é coisa de creche, em que cada criancinha fica berrando para ter satisfeito seu próprio interesse. Chega a hora em que as pessoas precisam pensar mais na coletividade. O planeta não aguenta ter um perfil parasitário de ser humano. No ritmo em que estamos, terminaremos por ver a concretização daquela versão clássica do filme "Planeta dos Macacos".

    2. Cesar Matos

      Cada opinião deve ser respeitada, sim. Mas é preciso entender quais os argumentos que embasam cada opinião. Se o meu para ter carro é pura e simplesmente um interesse pessoal, eu já estou com um argumento fragil. Pensar as cidades com menos dependência do carro é pensar nos benefícios coletivos. Esse é outro argumento.

  12. Aderval Rossetto

    Isso, a fase da energia renovável pessoal e mais barata só aumentará o consumismo poluidor!

    Responda
  13. DANIELA FRANCO

    A humanidade caminha a passos largos para o fim e e a última pá não será de cal, mas de silício.

    Responda
  14. Fernando Monteiro

    Se um alienígena viesse ao planeta e visse que nós nos deslocamos por meio de veículos com peso de 20 a 30 vezes o peso de um ser humano (considerando inclusive que a maioria dos deslocamentos ocorre individualmente), certamente constataria a ausência de inteligência entre os habitantes da Terra.

    Responda
    1. RAULAND BORBA BATISTA

      Esse alienígena provavelmente veio de alpha centauri , ali há 4,4 anos luz de nós.

    2. Luis Nascentes

      E esse alienígena inteligente viajaria ao nosso planeta em um veículo pesando quantas vezes seu próprio peso?