Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. NAHOMI HELENA DE SANTANA

    Esse subtítulo me obrigará a citar Ana Cristina Rosa em toda palestra e fala sobre questões raciais no Brasil que eu fizer a partir de hoje.

    Responda
  2. José Cardoso

    Mais uma vez esse governo revela seu racismo estrutural. Lamentável.

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Ana, minha cara, eu adoro um programa científico chamado "como funciona o universo", produção do Discovery, excelente: muitíssimo bem roteirizado e cortado, de primeira. Seus participantes, de altíssima competência, são ponta-de-lança da produção científica, em física, astronomia, ciência planetária, astrofísica. *Gente preta*, branca, azul e verde; *mulheres* e homens na vanguarda mais qualificada do mundo. Molecada que assiste aquilo, pode se enxergar ali. Isso é fundamental, ver que é possíve

    Responda
  4. Silvio Cabral

    Toda semana,a Ana nos ensina que a coisa mais importante da nossa vida é a cor da pele.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Na minha vida, a cor não importa nádegas: sou branquinho de marré, olho verde e tudo. Polícia nunca me pára, entro em qualquer loja sem problemas. No meu cotidiano, importa meu cérebro, meu dinheiro, *a forma como me expresso*, outros marcadores. Em terra que branco manda, somente a cor preta faz diferença notável.

  5. joão moreira

    Pauta única da missivista. Em qualquer abordagem, o tema é o mesmo e os culpados tambem: os homes br an cos e hete r o ss e xu a is. Para a missivista, não existe pobreza, não existe fome, não existe injustiça social. Só existe racismo. A direita medieval agradece.

    Responda
    1. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

      Infelizmente é exatamente isto o que ocorre em toda vez que vejo nos textos da colunista. Basta ler o título que já sabemos o que vem embaixo.

    2. Marcos Benassi

      Ôpa, agradece mesmo: a cada vez que alguém desqualifica a luta anti-racista, os racistas agradecem. Não é só a direita medieval que é racista, aliás, tá cheio de racista semi-civilizado por aí. Embora a Bozoléia seja especializada em misoginia, como os senadores quadrúpedes que atacaram a Ministra Marina (oh, surpresa!, mulher preta), também não são só eles. E ninguém reclama do jornalismo econômico tratar de economia, né não?

  6. Vitor Fernandes

    Negros, pobres e outros excluídos são muito bons para ocuparem cargos que nada decidem. Esse é o Brasil.

    Responda
  7. Gustavo Moreira

    É bastante oportuno comparar as duas situações: Ana Maria Gonçalves será apenas uma entre quarenta imortais, sem poder decisório sobre qualquer questão importante. Já a Vera Lúcia Santana de Araújo é negada a possibilidade de eventualmente dar um voto fundamental em algo tão estratégico para o sistema quanto a Justiça Eleitoral.

    Responda
  8. Caleb Salomão Pereira

    A articulista está ignorando a nomeação da jurista Edilene Lôbo, primeira mulher negra a chegar no TSE?

    Responda
    1. Caleb Salomão Pereira

      É suplente, mas seu nome deveria ter sido valorizado no artigo, não?