Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. carlos guillermo gimenez de castro

    O artigo está muito mal escrito porque passa a impressão de que os prêmios foram outorgados por fabricar bombas. Eles foram premiados, em sua maioria, pelos desenvolvimentos, teóricos e/ou experimentais, na compreensão do núcleo atômico. Esses conhecimentos são usados hoje em dia em centrais núcleo-elétricas, e em medicina (rádio isótopos, rádio terapias) entre outros. Destaco ainda o Nóbel da Paz para Rotblat, que saiu do projeto e fundou o Movimento Pugwash.

    Responda
    1. Reinaldo José Lopes

      O artigo não afirma isso em momento nenhum. O que cada pesquisador fez está discriminado no texto.

  2. Bernardo Bastos

    A data do Nobel de Chadwick é 1935, não 1932. Também vale confirmar se todos esses realmente trabalharam no PM, especialmente, Aage Niels Bohr, James Rainwater, John van Vleck, Val Fitch e Frederick Reines.

    Responda
  3. Fernando Freire de Oliveira Franca

    Para todo o mal que possa ter sido feito decorrente ao projeto, é inegável que ele não tenha trago para toda sociedade coisas boas. Dentre todos esses cientistas, quase todos carregaram a dor de milhares de mortos até os fins de suas vidas, e ver tantos comentários desprezando o quão importante foi os estudos deles para a sociedade é complicado de se ler. A ciência não tem lado, ela pode sim beneficiar, mas a descoberta não tem lado, após isso, temos a virada para medicina moderna.

    Responda
  4. Genésio Marcelino

    Se fosse possível chamar o o"capeta" estender o tapete vermelho, lá em Hollywood mesmo, cheio de glamour, Daria (teria que disputar com muitos),pra ele levar esse Nobel. É cada uma.

    Responda
    1. carlos guillermo gimenez de castro

      Caro Genésio. Os prémios não foram outorgados pelo desenvolvimento da bomba atômica. A maioria está relacionada com desenvolvimentos teóricos acerca da física nuclear, necessários para fazer uma bomba, mas também para construir centrais nucleares, fabricar rádio isótopos medicinais, rádio terapias, e um longo etc. Destaco ainda o caso de Rotblat, que saiu do projeto para fundar o Movimento Pugwash pela paz.

  5. Genésio Marcelino

    Desculpa minha ignorância! O invento de um bomba que destrói tudo, merece um Nobel? Num entendo mais nada, matar também tem os seus méritos, seus ganhos, seus valores e seus prêmios?

    Responda
    1. Erick Santos

      Foi Nobel de física. Eles foram gênios para isso. Para Nobel da paz seriam rebaixados para a 5ºdivisão.

  6. Zelis Pereira Furlan

    Eu não dava nem uma bolacha.

    Responda
  7. Bruno Fernandes

    O mundo está de cabeça para baixo mesmo, como alguém pode ganhar um Nobel por criar uma arma de destruição em massa?

    Responda
  8. Alexandre Batalha

    Muito didático e os esquemas ficaram ótimos! Hoje em dia está um negócio de aplicar as teorias desenvolvidas na Física quântica pra falar do comportamento humano, poder de pensamentos, o que não tem absolutamente nada a ver. Muito boa a matéria.

    Responda
    1. Joao Cellos

      Ah, sim. Pena que os milhares de japoneses que foram assassinados por esse brinquedo não podem se manifestar.

  9. Raymundo Itareru

    deveriam ser era excomungado só trouxeram desgraça e destruição

    Responda
  10. Vinicius Chaves

    Que beleza!

    Responda
  11. Adriana Santos

    E assim ainda caminha a humanidade. Pare o trem que eu quero descer.

    Responda