Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Francisco Rocco

    Alguém pode me explicar o que é "pensar criticamente"? Em meu entendimento, existe pensamento e ponto final. Quem serão os juízes capazes de certificar que determinada linha de pensamento é crítica ou não? Qual o conceito de "pensamento crítico"? Algém pode me esclarecer ?

    Responda
    1. GABRIEL JUNIOR DE JESUS

      Pensar criticamente seria analisar uma resposta dada, "ver" se aquilo que está na sua frente faz sentido na forma como foi apresentada, se existem outras visões sobre o mesmo tema e quais as possibilidades de aceitar aquela resposta como algo que não necessite de mudanças. A falta desse pensamento é visto em pessoas que pedem respostas nessas ferramentas de IA e não se dão o trabalho de fazer o mínimo: ler o que foi gerado - falha mortal nessas situações.

    2. Rafael Bittencourt

      Simples - duvidar de si mesmo?! Questionar ideias e convicções?! Se sujeitar à própria crítica. Por isso, pensamento crítico.

    3. RAPHAEL DE MELLO

      pergunta pro ChatGPT

  2. CARLOS ALBERTO CERETTA

    Certamente as pessoas irão diminuir e muito seus momentos de reflexão, de pensar e relacionar fatos e isso é muito ruim, porque pensar é uma das coisas mais maravilhosa e diferencial que o ser humano desenvolveu ao longo de seu processo de evolução/mudança.

    Responda
  3. Marcos Correia

    Na minha época de escola, o papel da I.A. cabia à diretora da bibliteca municipal. Recebíamos a tarefa e íamos todos até lá pra "pesquisar". Acontece que ela já sabia o que precisávamos e deixava o livro certo, aberto na página correta, numa mesa. E nossa "pesquisa" se limitava a copiar o texto - desnecessário dizer que não havia leitura crítica, crianças que éramos, com pressa de terminar o dever pra ir brincar. Ou seja, a diretora da biblioteca era a tataravó do chat GPT.

    Responda
  4. Marcelo Barbosa

    Nossa, confiar na IA, como assim? Só se a pessoa for muito leiga, eu já li muito, estudei muito, a IA é muito "conveniente" de acordo com o chat que você fala, quando você fecha e muda a abordagem, ela fala coisas completamente diferentes, a IA não pesquisa se você "não forçar ela" e mesmo assim ela lê e interpreta tudo distorcido, enfim, ela não é neutra e falha muito!!! Só em questões de exatas que ela erra quase nada, mas aí é algo bem determinístico.

    Responda
  5. Luiz Cláudio Lopes Rodrigues

    Não dá para negar que causa uma certa dependência. No meu caso, medo de ser burro e submeter quase tudo ao chat. Acho útil, mas tbm mas uma ótima influencia em prol da burrice humana. Colabora com a preguiça do pensar.

    Responda
  6. Adauto Lima

    De fato, tomando como base o Chatgpt que é o que uso mais, ele me ajudou em uma infinidade de problemas e me vejo bastante dependente dele. Mas não acredito que ele me deixe mais estúpido que a IA usava no Google Search. Exemplo: você pesquisa um freezer 220v ele oferece uma geladeira 110v ou um liquidificador. Você pesquisa uma alavanca de freio de mão do Pálio ele oferece um Tesla. Estupidez maior do que essa acho que não será meu caso.

    Responda
  7. Joao Pinheiro

    É como o uso do GPS para fazer caminhos conhecidos e habituais. Está certo que ele pode nos dar a vantagem de 'encontrar' o caminho mais rápido ou com menos trânsito. Mas também é certo que acabamos por nos deixar conduzir por ele, ao invés de escolher nosso próprio caminho, pelo bem ou pelo mal. Acabamos por não memorizar nem as boas sugestões do GPS e nos tornamos dependentes dele.

    Responda