Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Batista Tibiriçá

    Para mim, toda guerra é injusta! A Negociação deveria ser a única estratégia para resolver as divergências entre os países!

    Responda
  2. Rodrigo Negrão

    De um lado o exercito mais preparado do mundo, do outro, um campo de concentração cheio de gente faminta. Invadem para exterminar essas pessoas, isso pra mim não chama guerra.

    Responda
  3. ALEXANDER STRUM

    O autor diz que a guerra é injusta porque os danos colaterais superam o resultado esperado por Israel. Faltou detalhar quais seriam os resultados para Israel caso não enfrentasse o Hamas como enfrenta, ou melhor, que alternativa o autor sugere para atingir o objetivo desejado com menos danos colaterais. Do jeito que está subentende-se que Israel deve se dispor a sacrificar alguns dos seus, para salvar alguns do seu inimigo.

    Responda
  4. DANIEL ROUSSO

    Artigo ponderado e sem viés ideológico.

    Responda
  5. Arthur Danton

    Que lixo de artigo. Diz o autor que essa "é uma guerra por uma causa justa, a eliminação de uma organização terrr ista cruel, fanática e potencialmente gen ocida". Começa que não se se trata de guerra, mas de mas sacre deliberado de uma população que não tem como se defender, que não tem sequer como obter comida. Quanto a organização terr orista fanática e ge nocida, eu diria que isso descreve muito bem Isr ael.

    Responda
  6. Lilian Vasquez

    O termo correto é genocídio. O importante e urgente hoje, é detê-lo.

    Responda
  7. David Rosenberg

    Quem acha genocídio em Ghaza sofre de lavagem do cérebro.

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Que nome você sugere para o genocídio que está ocorrendo lá?

    2. yussef mahmud m mustafa

      Vamos concordar que o que Israel comete em Gaza contra a população palestina não é genocídio vamos achar no idioma português outro adjetivo quem sabe barbarie ou matança ou assassinato em massa ou crime de guerra ou imoralidade assassina quem sabe carnificina escolhe o term senhor David

  8. GERALDO OLIVEIRA

    Sim. É geno cídio. Quando Israel ceifa a vida de uma criança está fazendo limpeza étnica, apagando uma geração de defender seu próprio povo e território. O exército de Israel é covarde porque também mata adultos famintos e desarmados. Mas Netanyahu pode ficar tranquilo que logo logo estará acertando suas contas com Lúcifer

    Responda
  9. Werley Silva Abreu

    A burrice imoral atingiu um novo nível! Mas tenho que admitir uma coisa: Esse pseudo articulusta conseguiu fazer com que eu perdesse meu tempo lendo algo tão leviano e idiota! Vou me lembrar do nome para não cometer esse erro novamente!

    Responda
  10. Aderval Rossetto

    Só mesmo partindo de um estadudinense essa análise tão criminosa!

    Responda
  11. CASSIUS MOREIRA

    Terroristas são os Estados Unidos e Israel, deixam de mascarar criminosos seculares.

    Responda
  12. Ennio Baldur Hammes Schneider

    Ao longo do texto o colunista, primeiro elenca ações reprováveis, para em seguida aliviar com justificativas passa pano. Um artigo vergonhoso!

    Responda
  13. Alcione Malheiros dos Santos

    Simplesmente abjeto!

    Responda
  14. Maria Antonia DI FELIPPO

    Os horrores de um conflito começaram desde a criação do estado de Isxraxel. E até antes, quando expulsaram da terra um povo.

    Responda
    1. David Rosenberg

      Comentário asqueroso e anti-semita.

  15. Denise Ambrosi

    “A guerra de Israel não é um genocidio”. Parei por aqui, Não vou mais ler esse artigo.

    Responda
    1. David Rosenberg

      Quem acha genocídio em Ghaza sofre de lavagem de cérebro e racismo.

    2. Denise Ambrosi

      A Folha tem o descaramento de, neste momento, traduzir semelhante matéria?

  16. Jane Medeiros

    O jornalista vai prá aqui, vai prá ali e faz tentativa vã ao tentar justificatificar guerras sob certas circunstâncias! Guerras justas! Guerra são produto da falência da humanidade!

    Responda
    1. Jane Medeiros

      Digo: Guerras são produto

  17. Jane Medeiros

    Nossa! Que "coragem" escrever um texto assim! Tentar justificar guerras! Talvez seja efeito colateral das tantas guerras que seu país se envolveu ou patrocinou, um certo entorprcimento! A situação é tão grave, que ele se permite dizer que Israel trava com a Palestina, neste momento uma guerra "injusta". Não aprenderam nada com aquela bomba lançada em Hiroshima!

    Responda
  18. Antonio Carlos Aleixo

    Péssimo. A Folha toma posição ao copiar textos assim ..

    Responda
  19. Marcus Vinícius Xavier de Oliveira

    O que me espanta não é o fato de sio - nistas defenderem o geno cídio, mas que democratas o façam em nome da guerra ao ter ror! Douthat não somente escreveu um texto horrivelmente mal fundamentado, mas abjetamente legitimador daquilo que se não pode legitimar... Con ser va dor que não defende a vida é só mais um liberticida...

    Responda
    1. Maria Antonia DI FELIPPO

      Isxraexlenxses parem os assassinatos em Gaxza. ONU vamos criar o Estado Palestino.

  20. ILSON ALVES RAMOS

    O Ross começa o texto com uma frase reveladora. Tudo depois se perde no sionismo explícito e o preconceito aos povos Árabes e em justificar a morte de civis. Assessoria de imprensa do Netanyahu.

    Responda
  21. Vilarino Escobar da Costa

    Nem me dei ao trabalho de ler o artigo, tal o viés do autor. Israel , com apoio de Trump, prática um genocídio sistemático, premeditado e organizado. No momento está em curso a eliminação do povo pasletino pela fome e pela humilhação!

    Responda
  22. Filipo Studzinski Perotto

    Esse texto, não dá nem pra passar do primeiro parágrafo... Depois de quase 2 anos de limpeza étnica declarada, a pessoa continuar repetindo panfleto sio nista é cegu eira ou cin ismo. Dizer que ishell "falha em conter danos colaterais" é um deboche à inteligência.

    Responda
  23. Vanderlei Nogueira

    Europa conseguiu sair do Império Otomano.

    Responda
  24. ana maria biezok

    O lobby sionista sobre tudo nos EEUU pousou aqui…..

    Responda
  25. Aleksander Hada Ribeiro

    "Eua em suas guerras com inimigos bárbaros " kkkkkkkkk da onde saem esses indivíduos?

    Responda
  26. ISAIAS DA SILVA

    Palavras pesadas ao Hamas, não que não mereça. Mas adjetivos suaves bobinhos ao invasor, ignorando que sua cúpula já fala abertamente em exterminar as pessoas de lá.

    Responda
  27. Sebastião Carvalho

    Injusta e desnecessária. Deveria ter se limitado a liquidar o hamas e pronto.

    Responda
  28. Carlos Nogueira

    O que me importa? É saber que o Estado de Israel jogou fora seu soft Power conquistado desde sua fundação, há mais de 70 anos. A partir de agora viverá como um país pária, segregado da ordem internacional, vendo seu maior aliado experimentar uma franca perda de poder e de mercados. É evidente que a partir de agora as pressões internacional aumentaram para que Israel pague as contas pela destruição imposta a faixa de Gaza.

    Responda
  29. Fernando Silva

    Articulista escreve para público sionista democrata e pisa em ovos para criticar um governo que matou milhares de crianças.

    Responda
  30. Antonio Marcos vicentini

    Conservador e Republicano… Americano… vamos esperar o que no seu posicionamento… senhores da guerra a qualquer custo…só não fala que Israel financiou por muito tempo o Hamas… no artigo até parece que a injustiça é com Israel… artigo ruim demais

    Responda
    1. Lilian Vasquez

      "No final da década de 2010 e no início da década de 2020, as autoridades israelitas encorajaram o Qatar a dar ajuda ao Hamas, [ 8 ] e aprovaram a transferência de dinheiro do Qatar para a organização. [ 9 ] O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu disse que as transferências de ajuda foram permitidas por razões humanitárias." Fonte Wiki.

    2. Lilian Vasquez

      Exatamente, Antônio! O apoio financeiro de Issrael para o Hamas foi divulgado por diversas fontes. Da Wiki: " Durante a década de 1970, Israel começou a fornecer apoio a Ahmed Yassin , um líder da Irmandade Muçulmana na Faixa de Gaza , que controlava uma rede de escolas, mesquitas e clubes islâmicos, a fim de enfraquecer a Organização para a Libertação da Palestina , um grupo nacionalista secular." Este apoio deu origem ao Hamas.

  31. Jorge Teixeira de Gouvêa Neto

    Esse cara ignora toda a história! Que matéria deplorável!

    Responda
  32. Ricardo Pinto

    Excelente artigo. O surpreendente é estar escrito na folha de são Paulo

    Responda
  33. Wilton Cardoso

    Quando se trata de Israel, é incrível como a maioria dos colunistas tentam dizer que o que vemos não é o que vemos: vocês estão enganados, o domo de ferro interceptou a maioria de mísseis iranianos, não há genocídio em Gaza. Mas o mundo está vendo o horror! O horror!

    Responda
  34. maria gouvea

    Da pra ver a dificuldade dis apoiadores do gen tem de negar o óbvio...vergonha

    Responda
  35. Lorenzo Frigerio

    Texto chapa branca.

    Responda
  36. Raymundo Itareru

    genocidas são os outros, rael não. esse opinador deveria ter vergonha de fazer mea culpa

    Responda
  37. Marcos Benassi

    Eita, se a folha pagou por esse artigo, fez mau negócio. Se publicou de graça, idem. Ser, pelo contrário, ganhou para publicá-lo, pior ainda: explicita que suas entranhas são negociáveis. Tudo muito ruim e, se cotejado com o editorial que já não era dos mais corajosos, demonstra aaaccanalhamento supino. KHagou pra cima, não chegou a atingir o ventilador e, anti-sabiamente, abriu a boca para recolher o dejeto.

    Responda
    1. Marcus Vinícius Xavier de Oliveira

      Pois é, Benassi, a diferença do fiofó para a cabeça de Douthat é que aquele, mesmo de ponta cabeça por natureza, não vaza, já este, presumo que em qualquer posição, seja capaz de cometer sujidades. Esse texto é o exemplo pronto e acabado...

  38. yussef mahmud m mustafa

    O comentário deste cidadão é Pizarro beirando o ridículo que a folha não precisava publicar

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, mesmo conhecendo a folha, espantei-me.

  39. omar assaf

    Artigo imoral e desonesto do início ao fim . A subserviência desse jornal é vergonhosa.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  40. Fatima Marinho

    Um povo vítima de genocídio pratica o mesmo com outro povo. Aprendeu bem.

    Responda