Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Emerson Luis de Moraes

    A Teoria da Cordas e a Teoria-M tentam dar uma resposta definitiva, por meio de equações até muito elegantes! Porém, parecem estar mais para a ficção científica do que ciência. Afinal, não há comprovações empíricas e provavelmente nunca haverá!

    Responda
  2. Valderi Almeida

    Sugiro que seja escrita uma reportagem explicando como funcionam os computadores quânticos que estão sendo construídos atualmente. Se os computadores quânticos executarão cálculos reais, como as divergências teóricas dos físicos impactam na construção dos computadores quânticos? Ou será que os computadores quânticos estão sendo feitos exclusivamente para resolverem as divergências teóricas dos físicos?

    Responda
  3. Enrica Souza

    No meu entender, o exemplo da maçã que cai ou não vai é didático mas obviamente incompleto. Porque a maçã não é um sistema isolado. Ao se movimentar ou não, a maçã interage com diretamente moléculas de ar em volta e com a própria Terra e todo o universo, através do campo gravitacional. Por isso, cada vez que um observador observa um evento, a função de onda colapsa em todo o universo. Isso explica porque objetos macrocopicos não precisam da mecânica quântica para serem entendidos/descritos.

    Responda