Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ricardo Batista

    Muito bom! Obrigado por esse texto inspirador.

    Responda
  2. Orasil coelho pina

    Nossa solidariedade neste triste momento! Seguro que sua mãe morreu realizada, cumpriu com civilidade sua árdua tarefa na terra! Frtaterno Abraço OrasilSertanejo!

    Responda
  3. José Cardoso

    Parabéns à sua mãe e a seu pai que a criaram com cuidado e responsabilidade. São ingredientes básicos, mas que frequentemente estão ausentes.

    Responda
  4. antonio brito

    Todas as mães lutadoras merecem nosso carinho e admiração, não importa a cor da pele. Ela não é superior ou diferente de outras mães que lutam para manter uma família e educar os filhos. Meus pêsames.

    Responda
    1. LEANDRO FERREIRA

      O melhor país do mundo é o meu país. A melhor casa do mundo é a minha casa. A melhor mãe do mundo é a minha mãe.Não deve ser o seu caso. Comece a praticar empatia, fará bem a vc e a todos ao seu redor.

  5. Marcos Benassi

    Ôôô, coisa dura, perder a mae, minha cara, sinto muito. A gente tem sempre de lembrar que a mulher negra foi historicamente uma trabalhadora árdua: as "escravas de ganho" foram um clássico exploração escravista, e um ícone do esforço pessoal para a compra da própria alforria - e de liberdade aos frutos de seu ventre. Que essas mães pretas, que ralam que nem malucas, sejam sempre lembradas e respeitadas!

    Responda
  6. Carolina Medeiros y Araújo

    Tocante o texto. Também perdi minha mãe esse ano e sei a dor da colunista (minha mãe de 1940 também). A realidade que permeou a vida de sua mãe é bastante comum, infelizmente. Mukheres negras (e também brancas) ainda são submetidas a trabalho infantil, verdadeiras escravas mesmo. Minha linda mãe Marília, de origem humilde, ascendeu na vida com o estudo. Chegou a UFSC, numa brilhante carreira. E ensinou aos filhos, investindo grande dedicação, seu tempo, afeto e dinheiro para que todos estudassem

    Responda
  7. Markus Ferranty Ferranty

    Ao ler esse estupendo artigo , me solidarizo , acompanho e, rogo ao Grande Arquiteto para que receba sra sua mãe e conceda à ela , o merecido e justo descanso . Flores e paz !

    Responda
  8. maria Beatriz nascimento

    Minha solidariedade! Grandes mulheres anônimas, sem escola, mas repletas de autenticidade e sabedoria. Como a sua. Como a minha.

    Responda