Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. bagdassar minassian

    ... há preocupações, é verdade, porém não podemos individualizar (a não ser como marca), pois os presidentes não atuam isoladamente. Está claro que assessores têm peso marcantes e representam forças políticas/econômicas. Observe aí os secretários de Trump e os pesos pesados agindo nas ações governamentais, esperar o que?

    Responda
  2. Itajaí de Albuquerque

    KKKK. A idade dos dirigentes como razão dos problemas do mundo é uma bobagem. Qualquer governo articula o conjunto das forças políticas que o sustentam, independente da idade do governante máximo. Tomemos um exemplo emblemático que a autora desconsiderou entre tantos, quer a esquerda, quer a direita. Segunda Guerra Mundial. Roosevelt, dos EUA: 59 anos. Mussolini, da Itália: 56 anos. Imperado Hirohito, 40 anos. Hitler, chegou ao poder com 44 anos e invadiu a Polônia com 50 anos.

    Responda
  3. Murilo Belezia

    Não concordo que a gerontocracia agrave desordem mundial, como é enfatizado no título. Ditaduras sanguinárias e corruptas, realezas opressoras e falsas democracias, punitivas e controladoras, podem ter no comando pessoas de meia idade que vão se agarrar com unhas, dentes, prisões e mortes às suas posições. A reeleição de Reagan seria possível hoje? O problema dos líderes idosos é a sucessão. No Brasil há um golpe articulado esperando o momento do assalto definitivo...Essa é desordem para 2026

    Responda
  4. neli faria

    No estrangeiro não sei. Aqui o Servidor Público concursado compulsoriamente deixa o Serviço Público aos75anos, pata as funções eletivas deveria ser a mesma para políticos. Se alguém com mais idade não pode exercer a função no dia a dia, por que político pode? A idade chega para todos! Por outro lado, tem alguém com setenta anos não tem a maturidade necessária para exercer a presidência. Nunca teve!

    Responda
  5. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Preocupação de Trump é com o espelho, dinheiro e que a lista de Epestein só se torne pública depois que ele vestir um paletó de madeira. Legado não passa pelos poucos neurônios naquela cabeça laranja.

    Responda
  6. Julio Shiogi Honjo

    A colunista deveria começar uma luta para que os os governos revejam as idades mínimas nos planos de aposentadoria pública para obtenção do benefício. Porque os limites que vêm sendo impostos ocasionam, segundo a visão dela, desordem nas empresas.

    Responda
  7. jose camargo

    Retire, por uma questão de honestidade intelectual, Donald Trump dessa tríade. Ele não é comunista. Quem deve ocupar-lhe o lugar é Lula.

    Responda
    1. neli faria

      Comunista? Nem na China existe mais! O comunismo existe na cabeça de certas pessoas que permanecem ainda na guerra fria. O trump? Fora oportunista mallldito que prejudica o Brasil!

    2. Julio Shiogi Honjo

      Parece que não tem lido as últimas notícias. Trump proíbe o mandatário de Taiwan para fazer escala nos Estados Unidos para agradar a China. Trump faz acordo com Maduro para a Chevron voltar a explorar e exportar petróleo na Venezuela, beneficiando o país sul-americano.

  8. Ailton Cláudio Ribeiro

    Parabéns pelo artigo, de fato, o que se constata e que líderes a partir de uma certa idade têm dificuldades em rever seus pontos de vista, concepção da realidade. Por exemplo, apesar de vivermos em uma democracia, Lula se comporta como se estivéssemos em 2003 ou 2007. O mundo mudou e infelizmente, a safra atual de líderes é incapaz de se sensibilizar sobre os riscos que corremos: guerra nuclear; pandemias; crise climática; hackers; escassez de água etc.

    Responda
  9. Marcelo Luiz de Lima

    Em compensação, Bolsonaro deixa uma dinastia, Lúcia. Um filho pior que outro.

    Responda
    1. Lorena Almeida Pardelhas

      Perfeito, Marcelo.

  10. Acacio J K Caldeira

    Ótimo artigo. Assim como no futebol, na política o idoso precisa saber jogar parado. Messi faturou uma copa do mundo passeando ali pela intermediária. Mandela ao concluir seu único mandato presidencial foi para casa e virou um icônico conselheiro político. O idoso está em franca fase de crescimento.

    Responda
  11. CELSO PEREIRA

    Sempre que o tipo de ataque da hora ao Lula não dá certo, lá vem alguém falar sobre a idade...

    Responda
    1. neli faria

      Não é ataque. É a vida! Ou o senhor acha que é eterno? Que com setenta e nove é igual a quando tinha setenta? Não é! É o caminho natural da vida envelhecer. Tem gente que nem chega a idade que ele chegou. Eu mesma, creio que não chegarei.

  12. Jose Luis Da Silva Coelho

    O mundo é governado por idosos e para idosos. Jovens são a parcela mais pobre, principalmente no Brasil.

    Responda
    1. Jose Coelho

      Tenho 67 anos. Sou aposentado. A menor renda familiar per-capita do Brasil é a das familias com crianças. Quanto mais jovem menor é a renda,

    2. Julio Shiogi Honjo

      Tudo indica que não és idoso, muito menos idoso aposentado no Brasil.

  13. Jose Luis Da Silva Coelho

    O mundo é governado por velhos e para os velhos. A renda média dos de 70 é maior que a dos de 30. Crianças são a faixa etária de menor renda.

    Responda
    1. Jose Coelho

      Helena Medeiros. Me refiro a renda familiar per-capita. Famílias com crianças tem a menor renda.

    2. Helene Medeiros

      Que eu saiba criança não tem renda.

  14. Lorena Almeida Pardelhas

    Eu vi na minha família e entorno que, idosos que quando jovens eram espíritos livres tornaram-se muito reacionários. Dizem que jovens progressistas tornam-se conservadores ao envelhecer. Talvez a proximidade do fim, para alguns , traga medo de novas ideias , que fazem com que sua autoridade ou autoritarismo sejam desdenhados. Ser progressista ao longo do tempo não é para todos. Lula está entre esses.

    Responda
    1. neli faria

      A senhora crê que lula quer ajudar o próximo? Se quisesse, não torraria , só neste ano: 3.5 Bilhões em propagandas para iludir os incautos. E nos outros anos de Poder?Quanto gastou em propagandas para se vangloriar?Com o dinheiro que gasta em 2025,daria para construir Milhões de Casas populares e com saneamento básico. Ilusão achar que lula faz algo para ajudar os desfavorecido. Quanto se torrou em propagandas nos anos anteriores, dele,lula,e da Dilma?Teria Educado o povo,via propagandas!

    2. Lorena Almeida Pardelhas

      Lula não perdeu o sonho que sonhou na juventude. Quer justiça para todos e principalmente os desfavorecidos. Isso é o elixir da juventude.

  15. Eliana Atihe

    Excelente reflexão, Lucia. Ainda mais levando rm conta que todos são por demais apegados ao poder e paranoicos ( faltou Netanyahu e seu geronto-ministério). Biden passou 4 anos sabotando sua vice-.presidente, portanto é, em grande parte, responsável pela vitória de Trump. Tb há pouca sabedoria, humildade e bom senso à vista na sua lista, qualidades que deveriam acompanhar um governante idoso. Só que não.

    Responda
  16. Geraldo Filho

    Historicamente os mais velhos são os que sabem se posicionar no poder, após anos entre erros e acertos, salvo raras exceções. Os benefícios de uma vida longa e da experiência, esbarram na finitude e na proximidade do envelhecimento, senescências, comorbidades, etc.

    Responda
  17. Marco Antônio M de Oliveira

    Perfeito, Lúcia Guimarães. Tiozão do Zap com poder pode ser trágico.

    Responda
  18. Jaime Souza

    "Na guerra, os jovens foram sacrificados e os velhos se comportaram de uma maneira que, mesmo vista depois de tanto tempo, é horrível de se contemplar; conservaram-se rigidamente patrióticos, em lugares bem seguros, enquanto os jovens caíam como feixes de trigo ceifados pelas metralhadoras alemãs. E mais: a guerra fora conduzida sobretudo por velhos, e conduzida com suprema incompetência". Trecho de O Caminho Para Wigan Pier, de George Orwell, 95 anos atrás. O egocentrismo dos velhos não é novo.

    Responda
  19. Joya Fernande Sachs

    Giorgio Napolitano fez seu nome como presidente da Itália e não era jovem. Mas compreendi sua mensagem Lúcia.

    Responda
  20. Hélio Barbosa de MT

    Minha primeira reação foi a de concordar com a colunista (a quem respeito). Porém me veio à mente o número enorme de não idosos que exercem funções públicas de forma reprovável, lamentável e que só trazem prejuízos à coletividade e até às nações...

    Responda
    1. Jaime Souza

      Mas as exercem sob a supervisão dos velhos, e seguindo o exemplo dos velhos. Todas as vezes que vi uma pessoa jovem agindo de forma inconsequente e daninha, foi porque os velhos ensinaram assim, aliciaram para receber algum tipo de benefício ou suborno, ou fizeram vista grossa - se tratando de evangélicos, os velhos é que ensinam os jovens a serem fascistas, cannalhas, desviarem dinheiro público pra ongs de fachada (igrejas), perseguirem as pessoas. Os jovens são ensinados pelos velhos.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Em analogia ao seu raciocínio: automóveis novos se envolvem em acidentes, então não há diferencial de riscos rodar com automóveis velhos em condições visivelmente precárias.

  21. JOAO TRINDADE CAVALCANTE

    Perfeito! Fiquei paralisado, com tanta verdade dita de forma honesta, sem ser cruel, e elegante. Sou jornalista e era tudo o que eu gostaria de dizer, um dia, na minha coluna do Portal Correio (João Pessoa-PB). Você disse tudo! Não preciso mais escrever; apenas guardar, bem guardado, numa gaveta e na memória, esse primor de texto. Parabéns!

    Responda
  22. MARCO TORRES

    Existe pertinência no debate, mas a questão aparecer neste momento no Brasil é, no mínimo, curioso. Ainda que Lula seja citado de modo quase “sútil”, deixa a impressão de que temos mais um argumento sendo testado para uso na campanha presidencial brasileira de 2026. Ainda que possa não ser, conscientemente, intenção da autoria, tenho desconfianças. Afinal, profissionais formadores de opiniões podem influenciar muito, podem se apegar a produção de legados diante do “presumível “ tempo que resta.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Se o próprio Lula condicionou recentemente sua candidatura à reeleição ao seu estado de saúde, afirmando na ocasião não querer repetir o erro de Biden, isso significa que ele reconhece o problema. Então, não é preciso ser hipócrita e negar o problema, de modo sútil (sic) ou não.

  23. Rita Lima

    No ponto Lúcia . Ótima reflexão ! A gerontocracia no poder reforça a fantasia masculina de que são potentes e poderosos para sempre. Dane-se os que são atingidos pelas sandices deles - NÓS. Não devem se olhar no espelho

    Responda
  24. NILVA MARIA DE JESUS DE JESUS

    Bom, depois de ler o artigo, fico pensando que logo, logo, deve surgir alguma coisa que impeça o homem de viver após os 50. Espero que a senhora tenha a sorte de não ocupar cargo nenhum ao avançar em idade (pela foto já é idosa!). Idade não é determinante, há irresponsabilidade e loucuras em qualquer fase da vida.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Entre simplesmente viver e governar uma nação de milhões de habitantes há uma diferença tão gritante que desconfio muito que a leitora não tenha percebido. A verdade, é que o desgaste produzido pela chefia do governo é imenso e a aposentadoria não foi instituída à toa.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Irresponsabilidades maiores e mais significativas que as de trump, putin, netanyahu, lula, bozo ?

  25. FLAVIO CALICHMAN

    Excelente, esta é um ferida gravíssima que há muito aguarda que alguém com coragem e descortino ponha o dedo nela.

    Responda
  26. Alexandre Torres da Cunha

    O Maior Problema para essa postura dos lideres atuais e de sempre é o arraigamento ao poder e a não renovação dde novos lideres pois temem ver que o Tempo e O Vento que o levarão para o esquecimento, ou seja, para apenas uma página na História.

    Responda
  27. Wellington Miranda

    Adonde a senhora Lúcia quer chegar?

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Que é preciso renovar a elite política, ao invés de tratar líderes visivelmente debilitados como seres providenciais e insubstituíveis.

  28. Noel Carvalho

    Avaliar a conjuntura internacional a partir da idade dos líderes nacionais é insuficiente.

    Responda
  29. Marcos Ruffato

    Faltou dizer que no caso de Lula, o legado parece ser de natureza diferente dos casos citados: Defesa da DEMOCRACIA; Brasil novamente fora do mapa da fome; Taxação dos super ricos (justiça tributária), PLENO EMPREGO, etc. É preciso separar o joio do trigo, e não colocar Lula no mesmo balaio desses líderes autoritários.

    Responda
  30. Carla Oliveira

    Essa foi no ponto! Muito bom!

    Responda
  31. Paulo Augusto de Andrade Lima

    A velhice transforma as pessoas. Acham que o Conhecimento e a Experiência fazem senhores da razão. Ainda tem o israelense que passou por cima da História. Essa é que contará no futuro quem tinha razão.

    Responda
  32. Matheus Lourenço

    Muito bom.

    Responda
  33. Gaya Becker

    É a mais pura verdade. O conforto de saberem que não terão que conviver com as consequências desastrosas dos próprios atos é de um egoísmo indescritível. Os governados são ra tos de la bo ra tório sujeitos aos de va ne ios dos de cré pi tos de plantão. Mas, tem um problema nessa equação: eles foram eleitos por muitos jovens. Irônico né?

    Responda