Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. FRANCISCO MOREIRA

    Tarcísio é um militar travestido de civil, com todos os males que carrega um sujeito formado sob os auspícios do poder militar, com forte vocação para estabelecer ditadura militar, com o retorno de militares da estirpe de Heleno, Braga Neto, o delator, o pessoal do punhal verde e amarelo, afora os outros que foram e serão condenados.

    Responda
  2. Alexandre Marcos Pereira

    Não se trata apenas do goleiro adivinhando o canto ou da respiração suspensa na arquibancada - é a cena arquetípica, repetida desde que o futebol aprendeu a ser metáfora de política, poder e destino. O pênalti, para a direita, é a prova final de que a história não está sob controle. Na cobrança, não há negociata, nem manobra regimental, nem conchavo de bastidor. Há apenas a bola, o batedor e o instante em que o inevitável se aproxima. O pavor nasce do que o pênalti simboliza.

    Responda
  3. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "espécie de unicórnio da linhagem "bolsonarismo moderado" Atenção marketeiros rivais de quem está na oposição hoje, espero que usem e abusem de frases deste tipo durante a próxima eleição. Ela é genial.

    Responda
  4. Nilton Silva

    O cara acerta muito mais que erra. Acerta em questões fundamentais e erra no detalhe, no acessório. O careca é phodão.

    Responda
  5. Max Morel

    Sou de direita, não sou bolsonarista, sou contra o PT, e não tenho pavor de Moraes, mas entendo que o Ministro extrapolou várias vezes a sua competência. Como exemplo, o inquérito chamado de fim do mundo, que se arrasta faz mais de quatro anos e não tem fim; também o fato de ser ao mesmo tempo vítima, investigador, promotor e juiz.

    Responda
  6. Alexandre Marcos Pereira

    A tradição de conciliação permaneceu mais recentemente, quando um país mergulhado na indignação preferiu o caminho da governabilidade ao da justiça efetiva, permitindo que os agentes da degradação institucional continuassem a circular como estadistas honoráveis. A aversão à ruptura não é apenas um traço psicológico da elite; é uma estratégia de autopreservação. O medo não é de um Moraes, de um tribunal ou de um inquérito - é do que se esconde atrás de qualquer gesto que ameace desarrumar a mesa.

    Responda
    1. Alexandre Marcos Pereira

      Caríssimo Benassi, é sempre um prazer ter a honra de comentário seu. Grande abraço, meu amigo.!

    2. Marcos Benassi

      Ah, pessoa educada e paciente, você! Hahahahah!

  7. Alexandre Marcos Pereira

    A história brasileira é pródiga em encenações de ruptura que se desfazem na primeira esquina. Proclamações, proclamações, mas raras revoluções; e, quando surgem, são imediatamente absorvidas, domesticadas e devolvidas ao seu estado natural de conciliação entre os que mandam. Foi assim na Independência, com um príncipe português coroado imperador. Foi assim na República, com marechais que não tocaram no latifúndio nem mexeram nos privilégios.

    Responda
  8. Nerisvaldo José Santos

    Os acertos superam os erros.

    Responda
  9. Anete Araujo Guedes

    3) a nossa soberania, a nossa democracia são inegociáveis.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Homem de Deus! L nunca tentou dar 1 golpe de estado. A lava jato foi desmascarada/desmoralizada.

  10. Anete Araujo Guedes

    2) quando a Lei é devidamente aplicada, gera revolta, indignação, chantagens, imposições, gritarias, pedido de socorro no exterior, invasões, ocupações, exigência de resgate.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      O Felipe é Homem míope e tende ao olvido: o Bozo botou dois na mesmíssima instituição, um deles terrivelmente evangélico.

    2. Anete Araujo Guedes

      Não há semelhança entre L e bozo!

  11. Anete Araujo Guedes

    1) no país da impunidade, dos golpes e dos acórdãos

    Responda
  12. Anete Araujo Guedes

    No país da impunidade/golpes/acórdãos, qdo a Lei é devidamente aplicada, causa ameaças/chantagens/indign-ações/ invasões/sequestros/pag de resgate.

    Responda
  13. NELSON XISTO DAMASCENO FILHO

    Reparos a ações equivocadas de juízes são feitos por meio de recursos interpostos por advogados que , por óbvio, frequentaram faculdade de Direito, onde foram tecnicamente preparados para fazê-lo, se e quando necessário. Não por opinião de colunistas de jornais e comentaristas de TV que não têm estofo técnico-jurídico sequer para saber se são equivocadas ou não.

    Responda
  14. Anete Araujo Guedes

    No país da impunidade/golpes/acórdãos, quando a Lei é devidamente aplicada, causa revolta/motins/ocupações de instituições representativas do estado democrático. Vários setores da sociedade , inclusive jor nalistas, estão custando a entender a gravidade da situação, que deixa o país em situação de vulnerabilidade. Como os militares se calaram, os extremistas da direita bolsonarista/fascistóide/golpista apelaram para uma intervenção estrangeira em nosso país. O que viria após tal intervenção?

    Responda
  15. Marcos Benassi

    Dedo nos trê'zóio, Xará, incluindo o "místico", Aquele Que Nada Vê, o de Tandera. Se tropica, não cai: Xandão conta conosco e toda uma enormidade de gentes no combate à reiterada eixcrotidão Bozocrata, que inclui legislabostas folgados e submissos ao seu Senhor, o Tripa Entupida, Quadrúpede-ex-chefe. Em breve, Quadrúpede-em-Cana. Aliás, o Tarcizão da polícia assassina tava em Brasília no beija-mão da milicada graúda. Coisa linda, tirante pelo odor fétido.

    Responda
  16. Ivo Mutzenberg

    Bacana! Perfeita coluna! É tudo verdade!

    Responda
  17. Edmar De oliveira

    Folha erra feio em demitir um fotógrafo que capta foto de gesto obsceno. O STF já foi uma instituição de pessoas competentes e sérias, hoje pessoas simples perdem o emprego por uma foto desses Deuses….

    Responda
    1. Edmar De oliveira

      Peço desculpas a Folha, quem demitiu foi outro jornal.

    2. Marcos Benassi

      Opa, Edmar, você faria a gentileza de contar essa história? Eu não fiquei sabendo...

  18. DANIEL DE NOVAIS

    Ao Estado, recomendo vigilancia e garantia de vida aos membros do STF, e especialmente quanto ao ministro relator do processo que vai julgar Bolsonaro, todo cuidado é pouco, é bom checar a manutenção de seus veículos de locomoção, e se possivél, NÃO use ELICOPTERO.(desse tipo de "congressista", tudo é possivel)

    Responda
  19. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    O ministro Moraes aplica a lei em Chico e Francisco. Francisco Bolsonaro acha que é diferente d Cjico. Tá lascado. Vai chorar no colo do Trump

    Responda
  20. Victor Henriques

    Xandão é um homem providencial, está no lugar certo na hora certa.

    Responda
  21. maurilio amarilha

    Todo apoio ao STF e ao ministro Alexandre de Moraes.

    Responda
    1. JOSE BATISTA

      Dar nojo

  22. Ricardo Fernandes

    Em que mundo vivemos? O Amarelo-Rosado e seus lacaios classificam o Xandão como um tirano mais sanguinário do que: Putin; Ibn Salman; Erdogan; Al Sissi e outros "democratas" ligados ao Tio Sam.

    Responda
  23. NACIB HETTI

    A elite governante é de direita e nunca perde. Sempre tem alguém para defender o penalty.

    Responda
  24. bagdassar minassian

    "O negócio dos EUA são os negócios". Por hipótese, SE, 'vitória' Trump/bolsonaristas os fiadores serão os próprios empresários bolsonaristas, na maioria. Os negócios do Norte caíram sobre os negócios daqui. O povo em geral continua e continuará arcando com os custos como já vez fazendo ao financiar, obrigatoriamente, a inflação dos preços. Como ficará a cobrança da abertura do mercado brasileiro tão protecionista; impostos de importação, compras públicas, setor bancário, serviços... etc..

    Responda
  25. Wil Leon

    Xandão, o Supremo de Moraes, salvou a democracia a seu jeito. Só não contava com o Trump, o na zi, dono do mundo, presidente da ditadura americana.

    Responda
  26. wilson paulo schmeiske

    Xandão salvou a democracia no Brasil

    Responda
  27. Luiz Eduardo Menezes

    Acredito que as ações do Ministro Alexandre de Moraes estão pautadas em fartas documentações, além do que o Sr. Bolsonaro não perde a oportunidade de se vitimizar e atacar o supremo na pessoa do citado Ministro. Nesta matéria entendo também que o Ministro tem de aplicar a lei e não ser político, pois esta não é sua função.

    Responda
    1. Eric Dias

      "e não ser político, pois não é sua função" concordo plenamente, Luiz.

  28. Rodrigo Jofré de Camargo

    Perfeito!

    Responda
  29. CLAUDIA ROVERI

    Excelente texto! Os que agora clamam por direitos humanos são os mesmos que apoiam o sujeito que disse que na verdadeira ditadura matou-se pouco. Palmas à coragem do STF!

    Responda
  30. André Silva de Oliveira

    Solução acomodaticia foi a que o STF adotou ao liquidar os ganhos da Lava Jato em alegre concerto com a classe política predatória. O caos institucional começou ali e teve seguimento com esse inquérito perpétuo das fake news. Faltou visão sistêmica ao colunista.

    Responda
  31. Vladimir Tzonev

    Comentário muito bom, Marcos Augusto Gonçalves!

    Responda
  32. Eduardo da Silva

    Esse episódio vergonhoso e recente no congresso,esse putsch facista , serviu pra saber do que é capaz a direita extremista na defesa do criminoso. Tá aberto a possibilidade que aumentar a pressão sobre o julgamento e trancafiar o criminoso no regime fechado se condenado for.

    Responda
  33. Luciano Napoleão de Souza

    Esquerdismo é uma doença. Basta ver o fenótipo da militância de redação.

    Responda
  34. Sam Duart

    Esse homem no futuro merecerá uma grande estatua em sua homenage como firme defensor da democracia nesses tempos tão sombrios. O Ministro Alexandre de Moraes já tem seu nome escrito na história desse país. Enquanto o destino dos golpistas e daqueles que se omitiram será a latrina do esquecimento.

    Responda
  35. Luiz Lazzaron

    Vida longa a Alexandre de Moraes. Interessante a opinião dos defensores de bozo: enqto fazem de conta q condenam o quebra-quebra de janeiro, acusam o País de ter um governo ditatorial... Se já não fosse pouco, invadem o plenário da Câmara dos Deputados, chantageando os congressistas a cumprir uma pauta que beneficia apenas bozo e sua turma. Isso tudo, enquanto o País está sob ameaça externa norte-americana... Imagine, então, senão tivéssemos um STF atento.

    Responda
  36. Fátima Pontes

    Ministro corajoso e fiel à Constituição Cidadã. Força, Xandão!

    Responda
  37. CARLOS ALBERTO CERETTA

    Força STF, precisamos de ações enérgicas e constitucionais de vcs contra esta mi licia bolsonarista. Nada de ceder as pressões dessa gen talha, mantenham-se firmes na aplicação da lei.

    Responda
    1. NACIB HETTI

      Maldade falar que o Xandão se parece com o Mussolini.

  38. mario rey

    o fim do ditarzozinho careca se aproxima. impeachment virá , e ainda esse ano

    Responda
    1. Ricardo Fernandes

      Onde está o monitoramento dos comentários, quando deixam esse pústula do Mario Rey postar essas barbaridades?

    2. mario rey

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Fernando Fleury cecchi

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. Luiz Lazzaron

      Para seu ditadorzinho, o fim já chegou... Já Xandão está apenas começando o Serviço, kkkkk Vida longa a Xandão!

    5. Marcelo Fernandes

      Só que não. Já fez seu pix pros bolsonaros hoje?

    6. José Roberto Franco Reis

      Sonho meu, sonho meu. .. o que vem mesmo, isso é certo, é papuda pro golpista fascistoide adorador de torturador e ditadura militar!

  39. Alberto Melis Bianconi

    Cuidado com o desejo de rupturas, porque elas acontecem. Em 64 houve ruptura, ou não? E em 16? Por enquanto Alexandre de Moraes está evitando a ruptura, ainda que de quando em vez pareça cortejá-la (e é necessário elevar a tensão). A prisão domiciliar sem direito a chacrinhas na internet dá um recado claro, tanto a bolsonaristas, as coisa continuam progredindo contra vocês, quanto à esquerda, eles não estão mortos, e jogam sem escrúpulos.

    Responda
  40. Mauricio Soares

    A direita sempre quis e pediu uma Justiça de direita, uma justiça punitivista que preservasse seus privilégios punindo só os mais fracos. Agora que vemos um juiz de direita, punitivista, mas que também acredita nas Leis e na Constituição acima de tudo, choraminga, pedindo que, num momento em que a opinião pública é controlada pelas Big Techs, a opinião pública seja levada em consideração passando por cima das Leis.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Na verdade o STF mudou, no passado ajudava a limpar as sujeiras dos poderosos, entendia-se o foro privilegiado como um privilégio... hoje parece um castigo.

  41. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Representa o Pt e os cupinchas .

    Responda
  42. Vera Maria da Costa Dias

    Já li muito sobre a atual conjuntura, nunca é demais, mas consolidei a minha opinião de que Alexandre de Moraes representa um ponto de inflexão, sem medo de decidir a favor da democracia, no que tem sido acompanhado por outros colegas ministros . Tivéssemos um STF assim antes, muitos eventos ruins teriam sido evitados.

    Responda
    1. Luiz Lazzaron

      E pensar que Xandão foi condenado por nós, quando assumiu, por ser advogado de Cunha e Temer, hehe... Mudou pro lado da legalidade, depois de ser achincalhado pelo gado. Vida longa a esse Xandão, convertido para o bem!

  43. Alexandre Marcos Pereira

    O que alimenta a fogueira das críticas é a frequência com que o ministro se vê compelido a agir em questões politicamente inflamáveis - das fake news eleitorais às investidas contra instituições. Ao concentrar a relatoria das ações que gravitam em torno do bolsonarismo, ele se converteu em imã de controvérsias. A Deutsche Welle notou, com pertinência, que esse protagonismo decorre menos de voluntarismo e mais da mecânica interna de distribuição de feitos e conexões processuais.

    Responda
  44. marco josé cornacchia landucci

    Alexandre de Moraes será, no futuro, reconhecido como herói nacional, aquele que, juntamente com seus pares,vlideroubuma cruzada de imposição da lei e garantia do estado democrático de direita, contra aqueles que quiseram levar o Brasil para a era das trevas do autoritarismo.

    Responda
    1. Enos Mendes

      Já tomou seu remédio hoje? Esqueceu pelo jeito...

  45. Alexandre Marcos Pereira

    Quando se observa a engrenagem real do Supremo, percebe-se que a decisão isolada do relator é mais porta de emergência do que ato de autocrata: a Lei 8.038/90 e o Regimento Interno autorizam medidas cautelares individuais sempre sujeitas a referendo posterior da Turma ou do Plenário. Na prática, o sistema de freios funciona: grande parte das liminares de Alexandre de Moraes acaba confirmada pelo colegiado - ou, ao menos, submetida a exame coletivo antes da palavra final.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Comentário censurado aqui.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Daí vem a Mônica Bergamo dizer que o poio dos pares não é real, não passa de medo, estariam sendo chantageados.

  46. Joao Braga

    Deveria apenas representar um judiciário imparcial e "justo. Sem ativismo, extravagancia, revanchismo. Seria querer muito de um juiz do supremo? Na percepção da população isso não está ocorrendo é só ver as pesquisas de opinião pública. Triste.

    Responda
    1. Joao Braga

      Fernando Fleury diariamente ofendendo. Reflete bem o comportamento de boa parte da esquerda. Faltou convivência com os país, faltou educação, ou é questão de caráter mesmo?

    2. Fernando Fleury cecchi

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  47. mauricio silva

    Vivi pra ver general cinco estrelas mansinho diante de um civil, isso não tem preço! Obrigado Moraes! Que a história lhe dê todos os créditos por salvar nossa democracia e se mantenha firme, essa gente não cansa de tentar golpes, cada hora surge um novo modelo.

    Responda
    1. Enos Mendes

      Um dia a árvore vai e vai fazer um barulhão...

  48. Roberto Garcia

    Enfim um texto que coloca pingo nos is. Parabens. Situa o contexto das restrições, resgata a particularidade do reu, suas ações e métodos. Avalia corretamente a atuação do STF , seus acertos ,seu erro e seu papel. Reconfortante , depois do triste Editorial da FSP dessa semana, ler que erra o alvo quem mira suas defesas na Liberdade de Expressão deste reu.

    Responda
  49. José Roberto Martins Filho

    O Brasil deve muito a Alexandre de Moraes. Corajoso ao enfrentar a elite brasileira, acostumada a amarrar escravos no pelourinhos e lhes descer o chicote.

    Responda
    1. Enos Mendes

      O despertador pifou, só pode...

  50. José Tadeu Barros

    Ótimo texto, perfeito. Parabéns, foi no osso.

    Responda