Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alvaro A

    Nao entendo o porque dessa obsessão em encontrar uma prova material da existencia ou lembrança de Jesus. Completamente desnecessaria. O que ele fez e disse deve bastar. Ele por si só é um fato historico.

    Responda
  2. DANIEL BRANDAO

    No caso do Sudário, você quase precisa de fé para acreditar nas teorias dos céticos, de tão mirabolantes são as objeções.

    Responda
  3. Paulo Inácio

    Um bom jeito de colocar pesquisadores anônimos e jornalistas sem assunto em evidência. A ciência jogou para uma data posterior a mesma ciência o recolocou na época de Jesus Cristo. Provando que sim ou que não, muda pouco nos que acreditam que o filho de Deus foi enviado ao mundo, morreu e ressuscitou para nos redimir, e nos dar esperança de um mundo melhor.

    Responda
    1. Paulo Inácio

      Vladimir, também sou católico e professor de História, o que quis afirmar é que a reportagem não prova que é peça de divulgação da Igreja, apesar que pode ser. Quem fez a pesquisa não é cientista é autodidata, geralmente outro nome para o "eu acho". A reportagem afirma que testes a puseram fora do tempo de Jesus, outra pesquisa também científica a colocaram no tempo de Jesus.

    2. Vladmir Magalhães

      Se. Paulo, assim como o senhor, também sou cristão e acredito na vinda do Cristo. Contudo, o pesquisador não levantou dúvida quanto a isto. A pesquisa apenas prova que o sudário é uma obra de arte criada por alguém comum e usada pela igreja católica como ferramenta publicitária. O pesquisador em momento algum questiona nossa fé e a vinda de Jesus. Não podemos ser como os Faristeus, fanáticos e preconceituosos.

  4. jose batista

    Nossa! Agora é definitivo o mistério foi desvendado!

    Responda
  5. Antônio Augusto Soares

    Falar sobre estudos científicos do sudário é como enxugar gelo.

    Responda
  6. Luiz Eduardo Cantarelli

    A turminha da direita aos poucos tentan desmontar os icones religiosos. Querem uma sociedade 0 de sentido, pre sui ci da. Nao distante aparecera uma tese que somos descendentes da galinha caipira.

    Responda
  7. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

    a pouco, conheci muitos autodidatas em vacina.

    Responda
    1. Paulo Inácio

      Bom comentário. Um autodidata é alguém "formado" fora dos ritos da ciência que é introduzido como grande cientista. Na pandemia vimos como não são inocentes, muitas pessoas morreram.

  8. PAULA FARIA

    FSP reproduzindo uma reportagem da DW que enaltece o pseudotrabalho de um autodidata. Não sei quem está mais errado.

    Responda
  9. jose rodolpho perazzolo

    Folha negando a fé. Alguma novidade?!

    Responda
    1. Leandro Junqueira Antoniasse

      Fé em um tecido? Se converta ao evangelho e pare de dize tolices.

    2. Paulo Augusto

      Desde quando mostrar fatos é negar a fé de alguém ?

  10. DANIEL BRANDAO

    Permanecem em aberto os seguintes fatos já comprovados: a imagem foi gravada por meio de queimadura (luz intensa), na região da cabeça foi encontrado pólen microscópico de uma planta espinhosa que só nasce no oriente médio (que artista pensaria nesse nível de detalhe?), todas as marcas de crucificação coincidem com achados arqueológicos de práticas romanas, e que eram desconhecidas na idade média

    Responda
    1. Paulo Augusto

      E ainda assim é falsa.

  11. Antônio João da da Silva

    Isso é muito cansativo, os tais especialistas, o cara é "designer e especialista autodidata". Não há metodologia científica, porque o cara parte de uma hipótese, um pré-conceito, e alinha argumentos que a justifique, isso não é ciência é lapidação de preconceito.

    Responda
    1. Jaime Souza

      Você é que revela a mais absurda ignorância quando claramente nem tem noção do rito dos concílios de Trento e de Nicéia, no ano 325. Vá estudar!

  12. José da Silva

    Patifaria mentirosa

    Responda
  13. Wlander Kwasniewski

    Os cientistas fazem seu trabalho, há décadas. Se realizam e nutrem a vaidade própria da ciência . Os que têm fé não precisam de evidências para acreditar. Não deixarão de acreditar nem após 1.000 ou 10.000 contestações. Basta abrir o coração e crer. Símbolos de fé, são apenas símbolos. Nos aproximam do divno através de estímulo a nossos sentidos humanos, não conseguimos nos desvencilhar dessa materialidade facilmente.

    Responda
  14. Adalto Fonseca Júnior

    Alguns tentando desqualificar o trabalho do pesquisador o que demonstra o apego típico das religiões messiânicas aos seus dogmas fundadores. Os artefatos legitimam os dogmas e uma vez questionados a sacralidade dogmática é imediatamente colocada sob o escrutínio da razão. Não é do interesse do cristianismo institucional do apostolado romano que seus artefatos sagrados sejam questionáveis e questionados.

    Responda
  15. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Mais um engodo que mais uma religião impõe a quem é devoto.

    Responda
  16. Pedro Piedade

    Especialista em treta

    Responda
  17. MARCO ANTONIO POLISELI

    Especialista em nada

    Responda
  18. Marcelo Galvao de Oliveira

    Especialista autodidata ? É séria essa reportagem?

    Responda
  19. Ricardo Candido de Araujo

    Há décadas se sabe ser uma farsa. Próximo!

    Responda
  20. Almir José Vieira da Silva

    A coisa é simples: basta um destes pesquisadores (autodidata) reproduzirem com "técnicas medievais" o Santo Sudário e não se fala mais nisso. Outra coisa é a geração espontânea da vida; até hoje ninguém reproduziu em laboratório

    Responda
  21. Darci de Oliveira

    No fundo essas relíquias religiosas são preciosos caça níqueis . Os fiéis adoram ( literalmente ) acreditar em lascas da cruz, santo sepulcro, coroa de espinhos, madeira da cruz, etc. Os cofres da Igreja agradecem ...

    Responda
  22. Wesley Esteves

    "especialista autodidata em reconstrução facial histórica"... A partir daí já nem compensa ler. FSP divulgando conclusões de "cientistas" do CAPS...

    Responda
  23. Marcelo José de Souza

    Precisa de um pesquisador? Se nem Jesus existiu o que dirá o pano que cobriu ele.

    Responda
  24. Paulo Augusto

    Jesus nem sequer existiu, quanto mais o sudário que o envolveu.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Regio, o sudario é uma farsa.

    2. Regio Lacerda

      Se "o envolveu", então ele existiu......

  25. Jaime Souza

    Ué gente, mas todo mundo sabe disso. O sudário "oficial" foi eleito por votação entre dezenas de outros. Da mesma forma que a bíblia foi montada: por votação do que entrava e saía. Assim, o pastor de hermas ficou de fora, a didaquê ficou de fora, os evangelhos relatando que jesus não nasceu nem através de parto normal nem de cesariana ficaram de fora, os evangelhos comentando que jesus matava outras crianças quando era pequeno ficaram de fora, e assim vai. Toda religião é montada pra lucrar.

    Responda
    1. Antônio João da da Silva

      Não, Sr. Jaime, a Bíblia não foi constituída assim, foi pela vivência prática entre grupos cristãos, levou muitos séculos, só ficaram os livros da época dos apóstolos, nenhum posterior foi reconhecido.. Se não é do ramo, não se meta a sabido, não fale bobagem. Milhões de pessoas dedicaram suas vidas estudando a fundo, inclusive os vários idiomas antigos para se aproximarem o mais perfeitamente possível da redação original. Quem fala sem conhecer demonstra outras coisas.

    2. Jaime Souza

      Querido Gildázio, conheço bem O Guardador de Rebanhos. De tão singelo e bonito, fica monumental até traduzido em inglês, na versão do Richard Zenith, biógrafo do Pessoa. Tenho de cór em minha cabeça a pomba que empoleira e suja as cadeiras (e o menino jesus que levanta as saias das mulheres carregando latas d'água na cabeça). Esse jesus seria do meu agrado: um jesus humano de verdade, não o mágico narcisista da biblia comercial. Acho que não preciso te indicar Poema em Linha Reta né? =)

    3. Gildázio Garcia

      Sr. Jaime, adquiri, recentemente o livro "Bíblia Apócrifa: Segundo Testamento", do Frei Jacir de Freitas Faria, velho conhecido nas lutas dos trabalhadores do nosso Vale do Aço mineiro. O livro é resultado de longas pesquisas e, por isso, muito bom, até para um Ateu não praticante, como eu. O Sr. já leu o "Guardador de Rebanhos", do Fernando Pessoa? Se não, leia, pelo menos, o número VIII.

  26. Marcus Machado

    Uma coisa que, do nada, surgiu mil e trezentos anos depois e ainda acham que seria original?

    Responda