Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rai Giovanni

    O STF de órgão de justiça se transformou em órgão politico e o que é pior, os políticos podem ser tirados do cargo nas urnas já o STF é blindado, então se agem como políticos que seja tratados como políticos. O que o STF fez nesse caso do foro, foi mudar o entendimento para manter sob ameaças todos os políticos e com isso sequestraram as agendas do congresso. Porquê Lula foi julgado na Primeira Instancia e Bolsonaro no STF. Estas perguntas tem de ser feitas e respondidas com seriedade.

    Responda
  2. Luiz Gustavo Amorim

    Como temos testemunhado na debacle americana e sua tão alardeada democracia e Constituição, não há modelo, não há sistema que não se deforme quando uma ala extremista tem mandato ou potencial de votos para alcança-lo. Nenhum dos episódios citados - Hildebrando Paschoal e Ronaldo Cunha Lima - e mesmo o "mensalão" ou o impeachment de Dilma colocou o STF nessa posição hiperbólica. Os problemas da democracia só se resolvem com mais democracia.

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Você não entendeu nada. Volte para a escola e vá aprender com Montesquieu o porque dos poderes, dos freios e contrapesos e da importância de um poder contra-majoritário. Melhor: não volte, não. As crianças não merecem.

    2. Rai Giovanni

      Não existe cargo vitalício numa democracia, democracia é o governo do povo, dos eleitos pelo povo e não de juízes nomeados para cargos vitalícios.

  3. Orasil coelho pina

    Se o Congresso quisesse acompanhar uma das raras modernidades ocorridas no país, além das urnas eletrônicas, que foi a instituição de concursos públicos para servidores de Estado, deveriam propor concurso público para todos os Tribunais de Contas e do Judiciário em todas as instâncias! OrasilRepúblicaDemocrática!

    Responda
  4. Marco A Moreira

    Excelente texto. Parabéns!!!!

    Responda
  5. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Nada do que vem do PL e apoiadores bolsonaristas presta, nunca apresentaram um projeto de lei para o bem republicano, só querem legislar para os lobbies e p beneficiar a si próprios. Exemplo da estultice bosolina: a deputada da tiara propôs um projeto contra a obrigatoriedade das vacinas. A poliomielite? Ah vacina quem quer.

    Responda
  6. Nilton Silva

    Os nossos congressistas jamais usariam o foro privilegiado buscando a impunidade. Se estivéssemos na Suíça, aquele paisinho frio e corrupto, poderia até ser, mas aqui, definitivamente, não.

    Responda
  7. Armando Moura

    caramba onde a folha acha estes colunistas criadores de narrativas sem qualquer fundamento conectivo? Será que o colunista faz um teste? Precisa ter qi inferior a oitenta?

    Responda
  8. Luciano Napoleão de Souza

    Eu resumo o texto do militante de redação numa frase: não se deve tentar incriminar um ex-presidente inocente, com denúncias forjadas, e achar que vai acabar bem.

    Responda
    1. Ney Fernando

      A situação muda quando se trata de um ex-presidente que se incriminou até o pescoço e produziu toneladas de provas contra si mesmo, ensejando deúncias terríveis mas verdadeiras, como a da tentativa de eliminar um presidente, um vice e um presidente do TSE a fim de dar um golpe de estado.

    2. Gilmar Maghenzani

      vc se refere ao Lula concordo

  9. flávio paes

    é quase natural que isto fosse acontecer, já no início do governo Bozo, ainda sem o Xandão ser Xandão, o foco era o STF. Isto está em toda cartilha do golpismo: dominar o judiciário. O que não estava na cartilha, foi o golpe não ter dado certo mas continua o bumbo batendo, agora para salvar o inbroxável. Claro, que como a boaiada passa, aproveita-se para dar um " jeitinho" no resto.

    Responda
  10. Teri Batelli

    Quem é da área do direito deve ter terminado de ler o texto com crises de espasmos. O texto todo expressa muito mais a vontade do redator do que os fatos reais que ocorrem. O articulista insiste na tese morta de que um juiz não pode atuar quando é envolvido. Isso não existe pessoal. Senão seria super simples a bandidagem resolver o problema, só sair xingando e atentando contra o juiz do caso, e ele sai pois "está envolvido". É de um absurdo esse raciocinio

    Responda
  11. Alberto Melis Bianconi

    O colunista comora o que disse que iria acontecer (o pior!), mas ainda não aconteceu! O nome disso é torcida e não análise dos fatos. Quando atos desesperados são tomado, o desespero vem do medo de perder e não o contrário. É o antipetismo envergonhado de nossas zelites -- aquele misto de arrogância e incompetência. A única esperteza de dizê-lo agora é que amanhã pode ser tarde

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      A torcida é sua Dalton

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Torcida é, visivelmente, o seu comentário. Aliás, ei também torço no mesmo sentido.

  12. NELSON XISTO DAMASCENO FILHO

    O articulista passou ao menos na porta de uma faculdade de Direito? Ao que tudo indica parece que não! A uma, porque tribunais julgam causas independentemente do resultado que seja ao final colhido. Não há resultado a ser alcançado para o réu, menos ainda para o próprio tribunal que não sai perdendo ou ganhando. Saberia que a alteração de foro por prerrogativa de função, com o decantado objetivo de retirar do STF a competência para julgar os atos golpistas e emendas é inconstitucional.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      O Dalton tem problemas não é possível, v leu?

    2. NELSON XISTO DAMASCENO FILHO

      Ao STF só interessa o aspecto jurídico. Saldo político negativo é um nada para a Corte , assim como a percepção pública ou mesmo do parlamento. E foro, como diz o título, ao fim e ao cabo , é questão jurídica. Tudo terminará no STF!

    3. Alberto Melis Bianconi

      E o jogo, na metáfora do colunista, ainda está longe de acabar... E o columista está pouco se lixando para a sorte do STF, é apenas uma forma de esconder que a é torcida contra o governo. Com a prisão de Bolsonaro, caiu a ficha, dos mais comprometidos com as lambanças bananeiras, que eles são os próximos da fila. Se eles estivessem vendo uma chance maior de escapar, não tomariam as mesas do Congresso. É desespero.

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      A abordagem da coluna não é jurídica, como tampouco foca os atos golpistas em especial.

  13. Marcos Benassi

    É, meu caro, bagúio lôko; não obstante, devemos considerar *quem* percebe a suprema corte como (negativamente ) hiperpolitizada: a Bozoléia em risco, ou de pegar cana, ou de ter suas práticas desinformativas/mentirosas contidas. O resto da população, pelo contrário, sente-se protegida da barbárie. Basta verificar o que acontece aqui na folha: excetuada a desproporção (leitorado informado e predominantemente bípede), é só observar os argumentos contidos nos comentários.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Caros abaixo: se o judiciário fosse hiperpolitizado como vc querem, sim é querer pq na realidade não é haja vista que o Lula foi preso e negado o HC quando deveria ter aceitado e a verdade veio na decisão de inocenta-lo.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Pois é, caro Benassi. O Barulho que fazem nossas zelites, para convencer o patuleia de que temos um STF hiperpolitizado, é justamente o que faz parecer que ele assim o é.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Exatamente.

  14. eduardo silva

    Se esse processo passar do carnaval de vinte e seis sem veredito tchau Xandão e ao que resta de credibilidade do supremo.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Se isso acontecer o Xandão não tem culpa existem mais 4 ou e levar a plenário são 10

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      O Fux é capaz de fazer com que isso aconteça. A ver.

    3. NELSON XISTO DAMASCENO FILHO

      É bastante provável que seja julgado antes deste 7 de setembro.

  15. Aderval Rossetto

    Aí a população terá que escolher, entre civilidade e acobertamento dos extremistas de direita!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Dedo no'zóio!

  16. Florentino Fernandes Junior

    Texto clarissimo, basta boa vontade para entende-lo

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Boa Vontade agente tem pq se fosse assim não estaríamos aqui e temos inteligência para entender, agora o problema é esse que vem dizer que o STF é hiperpolitizado

    2. Alberto Melis Bianconi

      Na verdade, precisa de muita boa vontade.

  17. Fernando Alves

    Qualquer coisa que vier do PL é bom só para criminosos de colarinho branco.

    Responda
  18. jose prado

    Se os eleitores quiserem, nada disso sera preciso!

    Responda
  19. jose prado

    Se os eleitores quiserem, nada disso seria preciso!

    Responda
  20. LUIZ LEAL

    Dentre as proposta apresentadas a que mais preocupa é a que exige licença prévia da Câmara ou do Senado para abrir procesos contra os seus membros, grande parte deles como sabemos envolvidos nos mais variados esquemas de corrupção, desvio de verbas e outros crimes. Seria a garantia líquida e certa de impunidade. E não é conicidência que essa proposta surja exatamente agora que a PF está com várias investigações sobre o destino do dinheiro das famigeradas emendas.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Fora a famigerada anistia, todas as propostas tem o objetivo de salvar a pele dos amotinados. Eu diria que são eles os mais comprometidos com desvios do orçamento. A anistia tem o papel de tentar esconder que o objetivo é a impunidade dos revoltosos.

    2. NELSON XISTO DAMASCENO FILHO

      É claramente inconstitucional.

    3. Marcos Benassi

      Poi Zé, Luiz, essa sua última observação é muito interessante: chama atenção pro fato de que a opinião pública tem sido muito mobilizada pela observação dos crimes investigados e contidos pela PF. Sei não, creio e torço para que essa exposição da criminalidade legislativa obste as tentativas de fragilização dos instrumentos de controle.

  21. José Lino da Silva Lino

    O melhor lugar do mundo para um criminoso de qualquer espécie será o parlamento brasileiro. E se tiver influência sobre certo número de compadres por afinidade ideológica, religiosa ou de negócios, será melhor que chefe de quadrilha narco.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Eles ainda não ganharam, estão acuados, desesperados. Se o STF não recuar, será grande a limpa na classe política. A delinquência ficará mais difícil.