Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. luiz kesselring

    Monja Coen? To fora....

    Responda
  2. Klaus Serra

    Bebida alcoólica faz parte da história da humanidade. Negócio é não beber muito. É por isso que o fígado se regenera. Foi tudo programado.

    Responda
  3. Leonardo Berlese de Matos Dourado

    Tá certo e não sei se é randômico, mas não precisava logo de cara ter um baita anúncio do Jack Daniel’s.

    Responda
  4. neli faria

    Sempre digo que a bebida é muito pior do que o cigarro. Quem fuma não prejudica ninguém,só a si mesmo. Já o alcoolista prejudica a si mesmo, a família e a sociedade. Os Oportunistas proibiram a propaganda de cigarro e deixam a de cerveja.Os Oportunistas querem que o brasileiro fique entorpecido pelo álcool para não pensar. Parei de fumar há onze anos e bebo, de vez em quando.

    Responda
  5. Francisco Nascimento

    Nem tudo que se diz na internet se pode conceber como verdade absoluta, tanto é assim que vez por outra algo com autoridade científica é revelado em tom de conselho fatal e posteriormente há reformas. Acho por esse prisma que tudo moderado o nosso organismo saudável tira de letra, assim ninguém consumia açúcar, gorduras, refrigerantes, sal, salsichas, produtos industrializados e etc. quem garante que uma linha severa de existência terá vida longa e saudável? Só Deus e ninguém mais.

    Responda
  6. Iraia Galindo

    Agora eu entendo porque os evangélicos são tão chatos e limitados. Abdicam de saborear um bom vinho ou uma geladinha, na companhia de bons amigos, porque o pastor proibe. É pecado se descontrair. E pelo tom irredutível do dr., faço-lhe uma pergunta: -o senhor é evangélico?

    Responda
    1. Antonio Benedito Alves da Silva

      Tem um outro fator que é financeiro. Se os fieis não gastam nos prazeres pessoais sobra mais para as ofertas...

  7. Iraia Galindo

    Dr. , conta-me a verdade, de vez em quando você deve saborear um vinho de boa qualidade na companhia de bons amigos.

    Responda
  8. Edison Luciano

    Isso é um prato cheio para os evangélicos e conservadores! Eu prefiro um copo cheio.

    Responda
  9. José Teodoro da Silva

    Eita...quanta gente aqui comentando indignados e revoltados com a opinião do médico sobre o consumo de álcool. Calma povo não existe perigo algum de tirarem o seus prazeres de tomar suas doses generosas.

    Responda
  10. ALVIMAR FREIRE

    Já tentaram isso, mas por outros motivos, e deu no que deu. Mais fortalecimento da máfia e depois tudo liberado. A intensão é boa, mas sei de um lugar que cheio delas...

    Responda
  11. Felipe Souza

    Já passou da hora de coibir alcoólicos, e a melhor forma de fazer isso é taxando em mais de 100%. É preciso desestimular o uso do álcool, que afeta a saúde dos indivíduos, além dos aspectos socioemocional e financeiro. É extremamente contraditório o combate às drogas em contraponto à liberação do álcool e tabaco - que só existe devido ao poder e lobby das empresas.

    Responda
  12. Ari Donizeti

    Mas está Folha continua a promover coluna sobre indicação de vinhos. A preocupação com a saúde pública deveria começar dentro de casa …

    Responda
  13. Benedicto Ismael Dutra

    O vinhozinho tem tradição, mas como muitas coisas parece ter mudado a receita. Do que são feitos os vinhos, brancos e tintos?

    Responda
    1. Ari Donizeti

      Tang.

  14. Antonio Benedito Alves da Silva

    Esse tipo de conversa é chover no molhado porque a droga alcóolica já dominou o mundo , principalmente o ocidente "cristão", já que muitos acreditam naquela história do "vinho fermentado". Vinho tem origem na videira ou vinha que é uma plantação de videira. Afirmar que Jesus utilizava vinho fermentado é o mesmo que afirmar que aquilo de bêbado não tem dono...

    Responda
  15. Henrique Marinho

    Então quer dizer que Jesus era drogado? Conta outra.

    Responda
    1. Aparecida Alves

      Conto sim, é que nesse caso Jesus comeu mais… e o vinho acabou virando água. Dizem que Jesus transformou água em vinho, mas nessa versão ele comeu tanto que o vinho voltou a ser água. Jesus exagerou na comida… e o vinho se transformou em água rsrs. Foi tanta comilança que até o milagre se nverteu: vinho virou água. Jesus mandou ver no banquete e, no final, o vinho virou água.

  16. Henrique Marinho

    Deixa eu entender: Jesus, que bebia vinho, era drogado? Vai te ca tar rapaz!

    Responda
  17. Jair Pereira

    Liberam a maconha e sugerem coibir a Cervejinha. Coisas do Brasil. Pode usar craque, cocaína, anabolizantes, e todo tipo de entorpecentes , mas a cervejinha não. Mas quanto ao envelhecimento isso é real, vejo casos na família, uns envelhecendo por causa da bebida e outros morrendo de tédio, depressão e ansiedade. Já viram algum bêbado com depressão? Com vida entediada? Com ansiedade ou no psicólogo? Tem coisas que merecem uma análise crítica.

    Responda
    1. Felipe Souza

      Quanta desinformação! Maconha, cocaína e demais continuam proibidos no Brasil

  18. RAQUEL LUCCAT

    Sim, álcool é desinfetante, se consumir morre. Mas vinho, por exemplo, não pode ser rotulado simplesmente como “álcool “ pois sua complexidade e benefícios à saúde, física mental e social, como um agregador de gente feliz, festejado pelos deuses, está um tanto acima dessa qualificação. Claro, consumido com moderação, como tudo. Se pensarmos, até jornal, se ler demais , desenvolve ansiedade, prejudica a sociabilidade, entre outros males.

    Responda
    1. Jair Pereira

      Com certeza. Praticamente 95% das pessoas que conheço que frequentam Psicólogos não consomem bebida alcoólica. Nunca vi um tomador de cerveja triste, com deprê, ansiedade, autismo, etc.

  19. elcio matos

    Esse médico pelo visto desconhece aqueles estudos feitos em pequenas cidades da Europa que demonstram que a longevidade da maioria das pessoas que lá vivem ocorre, muitas vezes, por causa do consumo diário de diversos vinhos. Explica isso, doutor, como pode velhinhos bebendo todos os dias e felizes da vida?

    Responda
    1. Felipe Souza

      Acontece que no Brasil, a cultura não é de beber vinho, mas sim cerveja!

  20. elcio matos

    Adoro tomar cerveja, vinho e, claro, aquela caipirinha na praia, mas tenho uma coisa comigo, quando algum médico me disser que eu preciso parar de beber, com certeza eu vou parar..... vou parar de ir nesse médico. (Nossa, por que esse comentário não pode ser publicado? Se fosse um comentário do Bozo, certamente seria publicado, afinal, segundo a FSP, o cara tem todo direito à liberdade de expressão)

    Responda
    1. Edison Luciano

      Tô contigo e não abro mão do vinho, da cerveja e também de uma boa cachaça.

  21. MARCUS VINICIUS

    O álcool deve ser coibido, a exemplo do que fazem em diversos países. Seja restringindo o horário de venda ou a proibição do consumo em locais públicos abertos. O consumo de álcool é responsável por milhares de mortes no trânsito todos os anos. Não há dose segura, principalmente se vc for dirigir após a sua "farrinha", o seu " relaxamento ". Não seja um babaca irresponsável que causa tragédias.

    Responda
    1. elcio matos

      Os diversos países que você cita, que coibem o consumo de álcool, devem ser os Afeganistões da vida, ne? Vai proibir a cerveja e a caipirinha na praia, vai... já imaginou o happy hour do povão às sextas-feiras movido a guaraná?

  22. jose prado

    É droga e pesadissima! Mata o bêbado e os que não tem nada a ver com a cachaça de quem bebe!

    Responda
  23. Fabio Almeida

    Daqueles que acha que bebida é droga e maconha é bom

    Responda
    1. SUZANA ARGOLLO

      Ele estuda o assunto, é especialista.

    2. Gil Filho

      Esses médicos são tudo bando , falam de proibir a bebida ,mas querem a liberação da maconha. No fim sabemos suas preferências

  24. José Ricardo da Silveira

    Dr. Kalache, já escutou falar na proibição nos EUA e no que deu? Pois é...

    Responda
    1. SUZANA ARGOLLO

      Ele falou em proibição do governo? Acho que não, né?

  25. Adão Vieira de Faria

    Meu amigo Sr médico, ou o Sr é ev@ngelico ou ex alcoólatr@, a ingestão de bebidas fermentadas faz parte da nossa tradição alimentar, sugiro o sr se preocupar com os comedores de coxinha de microondas que ê uma invenção de agora e aí pode até justificar sua vontade de proibir que parece ser religiosa ou de gente magoada!

    Responda
  26. Celia Moura

    Se pensam que se bebe muito no Brasil, imagine na Rússia: lá existem garrafas de cerveja com 3 litros!

    Responda
  27. David mazzuca

    Pior mesmo e que logo abaixo tem uma coluna sobre vinhos, ou são hipocritas ou estudidos. Veneno mesmo é comer empadinha isso sim é um perigo.

    Responda
  28. Antonio Julio Menezes Neto

    Os malefícios das bebidas são bem conhecidos e devem ser contidos por campanhas educativas. Mas uma cerveja, ou um vinho, é também um hábito milenar para estreitar relações sociais, de festas, de relaxamento , de fazer planos, paquera, conversar sobre política, futebol, etc Não vamos esquecer de nenhum dos lados.

    Responda
  29. Adão Vieira de Faria

    Por que insistir nesta campanha fsp, ingerir bebidas alcoólicas é uma tradição milenar assim como comer pão, ou será que vc quer ganhar mais leitores ev@ngelicos?

    Responda
  30. Gustavo von Krüger

    Lembrando que "tudo que é demais, é muito", é bom lembrar que a diferença do remédio para o veneno é a dosagem. Longe de negar um cientista, me passa a impressão de excesso de moralismo. Sempre é fácil proibir ou reprimir o uso. Mais fácil ainda é alegar lloby da industria. Este lloby não prevaleceu nos EUA quando implementaram a Lei Seca, mas a realidade se impôs quando a revogaram, legando um poderoso crime organizado. Mas no fundo é, sim, uma questão de dosagem, que vem com a educação.

    Responda
    1. Adão Vieira de Faria

      Perfeito Gustavo, estas campanhas de coibições sempre escondem interesses escusos e que mal há em degustar uma br@nquinha pra esquentar o frio?

  31. MARIO TAKAHIRO NISHIDA

    Perfeito Alexamdre. Já li centenas de matérias que foram publicadas aqui na FSP, de várias pesquisas de universidade dos EUA, Inglaterra e outros países, que consideram álcool como prejudiciais à saúde ao longo do tempo. Uma matéria me chouuita atenção, foi a de que o álcool demora.8 meses para ser eliminados pelo organismo. Ele não só mata as bacterias, como queima as células vivas do corpo.É uma comprovação científica, que muitos ignoram,por isso existem muitos pacientes com câncer sem saber

    Responda
    1. Gustavo von Krüger

      Já leu os artigos que mostram que vinho tinto, em doses moderadas, melhora uma série de indicadores coronarianos? A Cerveja também tem artigos que mostram isso. Interagir em uma roda de amigos bebendo de bem com a vida (Aquarela de Toquinho) é um trade-off magnífico. Diminui o stress, melhora o humor e reduz o isolamento, causas de Alzheimer. Às vezes cientistas passam o limite do moralismo fácil.

  32. MARCUS VINICIUS

    Álcool é droga. Eu não bebo. Porém reconheço que seria muito difícil a proibição total. Mas é importante que as pessoas entendam isso: Álcool é droga! Não se engane.

    Responda
  33. IRAIA GALINDO MENDES

    Imagina a delícia que é está numa roda de amigos acompanhada de um bom vinho ou de uma cerveja bem geladinha, em dias quentes, com boas conversas e descontração. Disso não abro mão pois, certamente, assim, vou envelhecendo melhor.

    Responda
  34. Marcus Guedes

    Que ninguém dê atenção a solução desse Senhor. Se com a proibição de Cocaina e Maconha, para citar as mais relevantes, o Crime se organizou e virou esse monstro tentacular, imagine com as bebidas alcoólicos.

    Responda
    1. Gustavo von Krüger

      Não precisa nem falar destas duas. Basta ver o estrago que foi proibir bebidas alcoólicas nos Estados Unidos.

  35. Jaime Souza

    Na minha família ninguém consome álcool. Muitos dos meus amigos bebem e são pessoas boas, equilibradas, éticas, amáveis. Isso não quer dizer que o álcool não destrua o corpo, e nem que todas as pessoas reajam ao álcool da mesma forma. Interessante observar que, na Bíblia, Jesus vivia metido com bares e cabarés - até mesmo fazendo litros e litros de bebida alcoólica, deletéria para o corpo, para a elite (só a elite podia dar festas de bodas regadas litros de álcool) se embriagar em suas bodas.

    Responda
  36. Geraldo Ismael Bays

    É uma máquina assassina... Trânsito e brigas por tolices. Feminicídios. Lista interminável

    Responda
    1. Jaime Souza

      Sim! Na minha adolescência, fui visitar um colega de classe num hospital, que acompanhava seu pai. O pai estava tendo uma crise de abstinência após beber por um mês seguido, sem basicamente se alimentar. Fiquei com ele uns minutos enquanto meu amigo ia ao banheiro. O cara pulava deitado (nunca vi aquilo em minha vida, parecia gato saltando sem pôr as patas no chão, por conta do empuxo), tamanho era o abalo em seu sistema nervoso. Aquilo me deixou triste, por ambos. Meu amigo já era órfão de mãe.

  37. Valter Iwai

    O álcool excessivo é indesejado, mas medidas restritivas podem favorecer o mercado ilegal.

    Responda
  38. André Hennig

    Num país de bêbados como o Brasil, proibir a propaganda e distribuição de álcool, assim como o tabaco, é o mínimo que deveria ser feito . Mas os políticos corruptos querem mais ébo povo de ressaca.

    Responda
  39. Antonio Benedito Alves da Silva

    Agora não adianta mais, já que virou um processo cultural. O álcool é o pai de todas as drogas e a mãe é a hipocrisia, a mesma mãe dos políticos e religiosos...

    Responda
  40. celeste berte de marco

    O moralismo de saúde. Dr., procure ler sobre o que aconteceu nos EUA quando proibiram o álcool.

    Responda
  41. Marcelo ROSSI

    Com toda sinceridade, esqueça. O álcool desde os primórdios da humanidade é a droga mais usada. Tentou-se a lei seca nos EUA uma vez e não deu certo. Nunca será coibida. É a desgraça que destroe pessoas e famílias.

    Responda
  42. Paulo Roberto Waldemiro

    O Doutor Alexandre Kalache merece todo respeito e consideração do povo brasileiro, pelos enormes serviços que prestou e ainda presta na área de saúde, no que tange a como envelhecer com sabedoria e saúde. Deixo aqui registrado, todo meu respeito e admiração pelo ser humano e grande profissional.

    Responda
  43. Marcos Araujo

    Ainda bem que tia Albaniza que tem 94 anos e adora vodka e cerveja não está se consultando com este médico, senão já estaria morta

    Responda
  44. Geraldo Filho

    É um trabalho de utilidade pública, pena ser pago.

    Responda
  45. Gil Filho

    Maconha da mais grana...melhor proibir o álcool

    Responda
    1. Antonio Benedito Alves da Silva

      Eu prefiro ser vizinho de um usuário de maconha do que ser vizinho de um usuário de álcool. A diferença é gritante...

  46. Francisco Nascimento

    Nem tudo que se diz na internet se pode conceber como verdade absoluta, tanto é assim que vez por outra algo com autoridade científica é revelado em tom de conselho fatal e posteriormente há reformas. Lógico que o alcool é prejudicial à saúde, ninguém duvida disso mas quem não conhece alguém que bebe moderadamente viivendo 100 anos sem ser regra em excessão. Acho que na vida o meio vale seja importante, nem 8 nem 80.

    Responda
    1. Geraldo Filho

      Verdade internet é um território sem lei e com muita desinformação. Mas em relação ao álcool esse é o consenso científico atual, álcool é prejudicial à saúde e uma droga viciante. Você pode aguardar a próxima mudança, que pode não vir nunca, ou parar, ou beber menos. A escolha é sua.

  47. antonio cantelmo

    Muito bacana a oportunidade que a Folha oferece aos leitores através do cohecimento do Dr. Kalache, útil para quem está chegando na terceira ou melhor idade, como eu.

    Responda
  48. Gabo Franca

    Finalmente alguém diz a verdade: alcool é uma droga. Pro bem e pro mal...

    Responda
  49. Antônio Augusto Soares

    A postura em relação ao envelhecimento é atitude individual. Cada um se comporta conforme sua mentalidade. Não há como mudar, aconselhamento são observados, as vezes aceitos, muito mais em atenção a quem os fez.

    Responda
  50. Wil Leon

    Alcool é droga. Faz mal. Mas gera impostos e ai tudo pode.

    Responda
    1. MARCO ANTONIO POLISELI

      Maconha e cocaina pode