Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. BRUNO CALACA

    Mais um excelente texto de Pondé — uma reflexão precisa e necessária sobre o nosso tempo. Suas análises nos ajudam a enxergar, com clareza e profundidade, questões que muitas vezes passam despercebidas no cotidiano.

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Uai, sô, dessa vez não perdi tempo: fazer da auto-análise um exercício de expiação cultural global, a despeito de sua validade reduzidíssima, não deixou de ser interessante de ver. Toca em frente, siô.

    Responda
  3. Eduardo Lara Moreira de Souza

    Sem duvida a inteligência sobrevivera Pondé, será um pequeno nicho, poucos vão querer consumi-la e muito menos produzi-las, mas não vão acabar, posse o tempo que for, as perguntas de onde viemos e para onde vamos, continuara a produzir bons pensadores e filósofos como você, da onde advém o nosso vazio.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Compra quem quer e gosta, uai. Livre mercado.

  4. Raymundo de Lima Lima

    Antes de ler, quero saber se Pondé continua defendendo as Big Tecs. Ou, no fundo, é contra a filtragem e punição daqueles q promovem exploração do corpo de crianças e adolescentes? Ou seja, do lado da Filosofia, Pondé é filósofo, Afinal, o que é moral ou ética, neste caso. Ele vai ficar do lado dos bolsopatas, bolsofrênicos e bolsosádicos Votando Contra o Projeto que criminializa internet made in Satanás?

    Responda
    1. Eduardo Lara Moreira de Souza

      Pondé é filosofo, só quem se ofende ou não compreende seus textos e pensamentos acha que ele defende Big Tecs, ele não o faz. Quanto a projeto de criminalização, não precisa, basta aplicar as leis que já tem, mas isso não acontece, a não ser que seja um caso que viralize, aí sim a lei é aplicada com rigor, como deveria ser sempre, mas infelizmente não é.

  5. Dionisio DeBarros

    Ponde fazendo um mea culpa!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Otimismo, hein? Hahahahah!

    2. Eduardo Lara Moreira de Souza

      A maior parte das figuras publicas não tem esta coragem.

  6. Wil Leon

    Pois é. Tem filósofo ganhando fortuna com palestras a la ChatGPT.

    Responda
  7. ANTONIO ZENIVALDO COELHO

    Folha errou. Deu voz ao Deus mercado. Um jornal à serviço de um banco.

    Responda
  8. Cesar Costa

    Excelente texto. Você sempre ilustra seus textos com vários autores, isso nos dá oportunidade de buscá-los para novas leituras. Obrigado.

    Responda
  9. PAULO PROL MEDEIROS

    O ChatGPT nos fará companhia e acabará com solidão rs

    Responda
  10. Jonas almeida

    Pondé vive dessa melancolia reativa, vive jogando seus leitores para a religião - ao mesmo tempo que denuncia sua pasteurização - ao fim parece que tem medo de adentrar em águas que passam dos calcanhares.

    Responda
    1. Eduardo Lara Moreira de Souza

      Se ele tem medo de adentrar, quem então não teria para você???

  11. Marco Maciel

    A carapuça serviu.

    Responda
  12. Valdir Machado

    Acerta no diagnóstico mas erra no remédio.

    Responda
    1. Eduardo Lara Moreira de Souza

      Ele apontou algum remédio? Qual?!

  13. José Cardoso

    Em sua utopia comportamentalista "Walden 2", um dos personagens, alter ego do autor B F Skinner, faz um diagnóstico semelhante: a maioria das pessoas vive num desespero silencioso. A solução era a vida em comunidade, só que uma comunidade laica, onde o condicionamento operante seria "para o bem". Hoje (quando o livro foi lançado no pós guerra) ele está nas mãos de pastores, publicitários e políticos. Se vivo fosse, ele acrescentaria numa nova edição: e de influenciadores digitais e algorítimos.

    Responda
  14. Kleber Veloso

    Achou o espelho em casa.

    Responda
  15. Celso Augusto Coccaro Filho

    Eu encontro conforto pessoal na imersão no universo cultural da segunda metade do Século XIX. Apesar dos seus inúmeros defeitos, prometia um seguro porvir. Fiquei feliz, e melancólico, ao ler o seguinte trecho: Ao longo do século dezenove muitos desistiram desses deuses e passaram a adorar a história, a política, a ciência e, mais recentemente, os hormônios. E cá estamos nós, ainda com Deus, líderes timoneiros, esquerda, direita etc.

    Responda
  16. Paulo Henrique

    Ontem à noite, no programa do Willian Waack na CNN, esse vira-lata disse que o Lula está atraindo a China para o quintal dos norte-americanos! Disse mais, disse ainda que o presidente brasileiro está cavando sua própria crise dos mísseis cubanos ao se aproximar da China e da Rússia! Deixou claro que é a favor da submissão ao imperialismo estadunidense! Filósofo lacaio!

    Responda
    1. Max Morel

      Excelente o programa do WW na CNN, inteligente, oportuno e, atenção, para adultos e não para militantes. Temas relevantes abordados por convidados que têm o que dizer e com perguntas argutas do WW. Nota dez para o programa e nota onze para o programa de ontem.

    2. Paulo Henrique

      O quintal dos Estados Unidos é o seu cérebro, sr. Pondé!

  17. Eliana Atihe

    Diante das evidências de que o que vc diz faz todo sentido (que nos diga a história sórdida que o Felca contou na semana passada), Jung me abre uma fresta, não para a esperança, mas para a integridade, nessa laje de desespero e treva. Cotejei seu artigo com o do Waldemar Magaldi, neste jornal, e acho que os dois dão um, no sentido de que se calibram mutuamente.

    Responda
  18. Daisy Santos

    Somos 'mendicantes' e não 'medicantes' de acolhimento. 'Medo, desamparo, solidão' permeiam a nossa existência. 'O que a vida quer da gente é coragem'.

    Responda
  19. Paulo Luizona Castagnao

    "Filósofo " recalcado...

    Responda
    1. Eduardo Lara Moreira de Souza

      E quem não é recalcado? Você!?!?

  20. Wolney Unes

    só tem leitor ressentido por aqui!

    Responda
  21. Bruno Macho

    É nisso que dá estar rodeado de bolsonaristas. Triste vida de filósofo de plantão.

    Responda
  22. Cida Sepulveda

    Muito bom, Pondé. Infelizmente, as pedras invejosas têm asas.

    Responda
  23. Fernando Alves

    Pois é, vide o filósofo que ganha a vida comentando notícia política na TV e escreve colunas para incensar militantes. Se fosse pelas qualidades como filósofo, estaria escrevendo artigo para revista especializada de faculdades e círculos cultos e seria classe média como professor. Mas a mercantilização tornou o professor mediano e ressentido em celebridade influencer da extrema-direita.

    Responda
    1. Fernando Alves

      O nível de compreensão de texto de um adorador do Pondé é chocantemente baixo. Se um comentário de menos de cem palavras gera uma resposta descabida dessas, imagina compreender um artigo científico de revista especializada para poder analisar a falta de qualidade do conteúdo produzido pelo influencer em relação aos seus pares.

    2. Eduardo Lara Moreira de Souza

      A estrema esquerda não gosta dele tanto quanto você, aparentemente, claro. E quem disse que ele não escreve artigo para revista especializada?

  24. paulo rogerio alves pacheco

    O comentário anterior do leitor Reinaldo Silva descreve com precisão e objetividade esse “ filósofo” que se intitula e supõe niilista. É exatamente isso, na verdade não passa de um “corte e cola” pretensioso. Não sei o que a Folha vê nele para o manter como colunista. Não dá nem para ler todo o texto por absoluto tédio. É perda de tempo.

    Responda
  25. marcello guimaraes

    Curioso é a hipocrisia de quem fala da mercantilização da filosofia e dela se utiliza cinicamente para ganhar a vida como se ele não escrevesse para fins de fazer metáforas simplistas para aumentar sua capilariacao do filósofo de ocasião e de mercado. Ora isso zombetear do senso crítico dos leitores mais atentos e mais do mesmo já que se ele não quisesse pagar boletos de frivolidades e não sobrevivência talvez fosse um schopenhauer esse sim avaro mas por um propósito poder escrever e filosofar

    Responda
  26. Reinaldo Silva

    Visões catatônicas e simplistas. Ele foi recortando frases feitas, juntou, juntou, amarrotou e bum! Pondé não tem compromisso com o que escreve, fleta com o que passa pela cabeça. Vestiu a couraça do personagem niilista, que atira para todos os lados para se apresentar como o vilão disposto aniquilar os seus fantasmas.

    Responda
  27. Marcelo Negros

    Deus não existe, então dane-se

    Responda
  28. Alexandre Pereira

    Sensacional e deprimente, infelizmente. A imbecilização estrutural consumirá a tudo e a todos.

    Responda
  29. Dartagnan Santos

    Fala por experiência própria?

    Responda
    1. Eduardo Lara Moreira de Souza

      Sem duvida, a experiência, quando francamente, alto analisada, é fonte de ótimas reflexões e textos, como este.