Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Silva Barbosa

    Não duvido nada, que daqui a pouco irão aprovar para as mulheres usarem a burca. Esta turma não está nem aí nos ensinamentos de Cristo, mas o objetivo é fazer carreira com muita arrecadação do dízimo de seus fiéis seguidores.

    Responda
  2. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Evangélicos venham a mim com o pix. Se Jesus voltar, como dizem as profecias, os pastores vão mandá-lo de volta para não atrapalhar os negócios. Passo bem longe desse povo ainda por cima arrogante.

    Responda
  3. José Cardoso

    A proposta é mesmo absurda. O caminho para mim seria o voto pago, para que o eleitor sentisse mais responsabilidade no ato de votar. Por exemplo, o fundo eleitoral seria rateado pelos eleitores num boleto. Só poderia votar quem estivesse quitado. Por outro lado, é claro que o voto não seria obrigatório.

    Responda
  4. Felipe de Souza Marques

    Artigo fraco, pra variar

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Juliano tem trazido à tona vários desses segmentos evangélicos que merecem escrutínio pelo mal que têm feito a várias sociedades ao se envolverem com política.

  5. Sam Duart

    Tudo começou quando Eva enrolou Adão para comer a maçã. Assim começou a mais antiga tradição da humanidade. Enganar os outros.

    Responda
    1. Jaime Souza

      Na verdade, deus, onisciente, botou a árvore ali sabendo o que ia acontecer. Em alguns países se diz que a árvore era uma amoreira. Já vi evangélicos pobres dizendo que o fruto era coco (acredite), pois leram na Bíblia que Eva "tomou do fruto e comeu". Em última instância, os evangélicos ensinam coisas chocantes, como a agradecer por ser vítima de pedofilia pois, segundo Oseias 6, deus despedaça e fere aos pecadores pra que busquem jesus e não vão pro inferno. A Bíblia valida 100% esse absurdo.

  6. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Conto da Aia. Não caminha Já chegou.

    Responda
  7. AILTON SOUZA

    Não é porque são pastores mas sim extremistas que desejam o poder pra impor suas vontades. Aqui no Brasil não é diferente. Esse povo não pensa mais em religião como cristã as igrejas viraram palco político e de destilação de ódio e de pregação de mentiras.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Concordo, Ailton! Pequenas igrejas, grandes negócios.

    2. Dionisio DeBarros

      Religiões dividem as pessoas.

    3. Jaime Souza

      Ailton, eles vem fazendo aqui, há décadas, o que os muçulmanos estão fazendo com a França e a Inglaterra. Aparelhando o estado e as empresas, pagando de bonzinhos, mas destruindo de dentro pra fora a democracia e os direitos humanos. Fim de semana passado, jovens muçulmanos impediram violentamente a exibição do filme Barbie em Paris, dizendo que ele incentiva a homossexualidade (sendo que Barbie e Ken são homem e mulher), fato amplamente noticiado na imprensa estrangeira. Aqui é igual.

  8. Mario Ramiro

    "Bela, recatada e do lar", foi uma senha cantada em governo pré-bozolóide, que ajudou a pavimentar os caminhos da barbárie.

    Responda
  9. Vera Lúcia de Oliveira Jesus

    Impressionante a censura aqui! Só porque eu disse que estamos voltando à Idade Média, com fogueira para as bruxas, não passei na alfândega...

    Responda
  10. Vera Lúcia de Oliveira Jesus

    Volta à Idade Média? Daqui a pouco vão defender as fogueiras para as "bruxas"... Ô povo atrasado e perigoso!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Vera, prezada, também a sençura da folha é atrasada, atrasadíssima: a aspa, seguida de reticências, foi a "culpada" de seu comentário ter ido às catacumbas do jorná levar um paw. Símbolos gráficos, quando em sequência, são entendidos como "subversivos" pelo script Sençurolóide. Parece loucura - e é mesmo. Sua segunda mensagem falou a mesma coisa e... Passou.

  11. Joelson Sousa

    O autor do artigo age por má fé e/ou desonestidade em sua articulação por desconhecer a funcionalidade e estruta organizacional, doutrina e os princípios de um seguimento de igrejas chamado convenção bastista brasileira. Infelizmente.

    Responda
    1. jose fior neto fior

      Funcionalidade, estrutura... doutrina e princípios? Não passa de uma organização com "principios" medievais, e fanáticos religiosos .

  12. Marcos Barbosa

    Nenhuma palavra do pastor de calcinha?

    Responda
  13. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

    Agora me responda, pra que serve religião senão para atrasar a humanidade?

    Responda
    1. Sam Duart

      A organização de estelionatários mais antiga do mundo.

    2. MARIA LIEGE DE SOUSA LEITE

      Também serve para engordar as contas bancárias de alguns...

  14. Rodrigo Flexa

    Que horror é esse mundo crente, e a Folha ainda dá palanque para tantas trevas, bem coerente para um jornal com o rabo eternamente preso a ditaduras.

    Responda
    1. Jaime Souza

      Toda igreja evangélica ensina que Hitler é parte de um plano espiritual: que o holocausto foi um exemplo do "martelo de deus" sobre as nações, contra aqueles que "continuam rejeitando aceitar jesus". O curioso é que, na FSP, qualquer menção aos judeus é automaticamente captada pelos robôs e aguarda moderação. Até aí ok, porque antissemitismo não falta no mundo, infelizmente. Mas os evangélicos, que se acham parte da "Israel espiritual" (não a "falsa", dos judeus), tem salvo-conduto no jornal.

    2. Rodrigo Flexa

      Pastor Pretty Woman ainda não tinha ouvido, fora de série.

    3. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      A crentalhada está deitando e rolando ultimamente. Se deixarem, vão transformar as democracias em teocracias fundamentalistas, na linha sharia. Pelo menos fornecem material pra gente rir, como o pastor Pretty Woman, fazendo trottoir de calcinha e peruca loira.

  15. Marcos Benassi

    Eita, caro Juliano, traduzindo essas camadas: "pode-se ser reaça sem medo", é a primeira; derivada desta, há o "apito de cachorro", a sinalização aos iniciados, uma conclamação à união por princípios. Em si, isso não me surpreende; mas sua indicação de que ressoa nas comunidades presbiterianas ou batistas, sim, muito: gente que conheço destas denominações são muito mais razoáveis do que os neo-evangélicos. Tô com o Venâncio e vou além: é idealização vazia, assim como "na ditadura é queera bom".

    Responda
    1. Jaime Souza

      Eu realmente gostaria de estar contando papo de louco e teoria da conspiração. Infelizmente, não tô =(

    2. Jaime Souza

      Na Austrália, a igreja Hillsong ocultou a rede de pedofilia do seu fundador, que estuprava crianças, as torturava e matava e seguia estuprando mortas. O próprio filho do fundador conta isso nos jornais - mas a imprensa daqui é aparelhada pra nunca mencionar. Sei que você fala inglês, é só googlar. A Hillsong é mundialmente conhecida. A popstar gospel Ana Paula Valadão e o grupo Diante do Trono tem várias canções em parceria com a Hillsong. Aí você abre a FSP e tá esse cara com jesus de glitter.

    3. Jaime Souza

      E se você citar estas coisas pra qualquer evangélico, eles descartam e dizem que não tem nada a ver com isso, usando a falácia do "no true scotsman", encontrada inclusive na Bíblia para fugir das autoridades - no antigo testamento (Davi fingiu-se de esquizofrênico pra não ser punido), e no novo testamento (Paulo instrui a esconder crimes e aparelhar o judiciário em 1 Coríntios, fingindo uma boa imagem da igreja). Até mesmo os livros bíblicos de Habacuque e 2 Samuel ensinam a espalhar fake news.

    4. Jaime Souza

      Na África do Sul, a mesma coisa acontece. Eles não veem não-evangélicos como pessoas. Parece que são fenômenos novos, mas não são. Não é discord, não é bolsonaro, não é Alternative für Deutschland. A questão é que os evangélicos são aparelhados para esconder o que acontece nas igrejas. Existe, vide o modelo BITE do psicoterapeuta Steven Hassan, um ordenamento rígido para não expôr coisas como tortura e estupro nas igrejas. Crianças pondo gatos vivos no microondas. Faz séculos, veladamente.

    5. Jaime Souza

      E há todo um conchavo com Mackenzie, com Convenção Batista - e nada disso é a nível nacional. Além-Brasil, é igual. Instituições religiosas históricas financiam campanhas de políticos. Veja o descalabro de perseguição aos direitos das pessoas que o sul estadunidense vive, orquestrado pelos batistas. E a nova geração gospel está torturando crianças vulneráveis em servidores do discord, lucrando com isso. 30 anos atrás, adolescentes evangélicos já torturavam animais na web.

    6. Jaime Souza

      Há muitas sweatshops por aqui, e no PR, no RS, em SC. Os evangélicos não se sentem culpados porque a ideologia cristã diz que as vítimas são as culpadas. O deputado Marco Feliciano disse que negros são amaldiçoados por deus. Ana Paula Valadão disse que lgbts são castigados por deus com AIDS. E eu podia passar o dia citando exemplos. A Bíblia traz mesmo a mensagem que deus odeia uns e escolhe outros: a Bíblia diz que as vítimas são as culpadas. Bolsonaro passará, mas os monstros gospel seguirão.

    7. Jaime Souza

      A iconologia gospel toda glorifica a estética do agro, falando em terra seca e chuva como prova de que o produtor é escolhido por deus (hits musicais de Judson Oliveira, Fernandinho, Ana Paula Valadão trazem a temática), e o racismo (vide hinos como Alvo Mais Que a Neve, e a própria bíblia, que valida a xenofobia e a escravatura). Nas capitais, não é tão diferente. Restaurantes de luxo de evangélicos escravizam imigrantes latinos, que trabalham 30 dias por mês sem repouso. Grifes, nem se fala.

    8. Jaime Souza

      Esta bancada de bíblia, boi e bala nunca foi acidental. O chocante é que "pecadores" são os negros e pobres no mindset deles. Não identificam que estão fazendo nada de errado ao escravizar, sonegar, matar pessoas com câncer pelo contato direto com agrotóxicos. Pessoas que não tem registro ou direitos. Estas pessoas são ensinadas que são pecadoras e más, mas que eles, brancos e ricos, o são porque deus abençoa. No sonho de pertencer à elite "abençoada" e limpa, branca, miseráveis são manipulados.

    9. Jaime Souza

      Os filhos deles estudam nas capitais e se tornam médicos, advogados, juízes, e políticos mesmo, para proteger as famílias e ocultar crimes. Estudam mas seguem estuprando meninas pobres no interior, sem qualquer elemento moral. Não se acham pecadores: presbiterianos se julgam predestinados por deus, e tem certeza da salvação, segundo a teologia calvinista. Você usou a palavra essencial: coronelismo. As práticas eugenistas, racistas, escravistas da era colonial seguiram veladas com os evangélicos.

    10. Jaime Souza

      Benassi, mas estas são pessoas bem ricas, cujos filhos vão às universidades nas capitais, e são famílias 100% brancas. Protestantes históricos repudiam a mestiçagem e seguem casando entre si mesmos: brancos com brancos, sem exceção. São a elite do agro, de Goiás, MT e MS à Bahia. Tem parcerias com deputados, prefeitos e derivados. Não são pessoas naïve e incultas, e estas práticas fazem séculos. Bolsonaro é novo, e mero detalhe. Em estados como PE, são a elite escravocrata da cana de açúcar.

    11. Marcos Benassi

      Poi Zé, Jaime, cê vê que eu e o Filipe, interioranos daqui de SP, ambos de perto da capital, tamos por fora. O Juliano nos remete a um maior "conservadorismo", você à barbaridade explícita; a experiência da gente é com protestantes históricos mais bem formados e civilizados, né? Isso que cê descreve é Bozolice bem purificada, Bozextrato de Coice de Cavalo: quem ouve, pode achar que é versão "reborn" do nosso velhissímo coronelismo (outrora católico), agora vestido de protestante...

    12. Jaime Souza

      E esta população escravizada pelos evangélicos ricos, pobre e analfabeta, é predominantemente católica, sem saneamento básico, recebedora de bolsa família (os que tem documentos, recebem. muitos nascem e morrem sem). Estas famílias de igrejas ditas históricas ou reformadas construíram impérios no centro-oeste, se expandindo pelas outras regiões do Brasil nos Séculos XVIII e XIX. Ex-policiais militares ameaçam de morte os que tentam seguir religiões afro. Enfim, é pior do que as pessoas pensam.

    13. Jaime Souza

      Pastores presbiterianos e batistas adoram, porque as igrejas recebem dízimos gordos - e tem o curral eleitoral garantido, perpetuando os pactos com as prefeituras. Estas, por sua vez, não fiscalizam estabelecimentos de evangélicos, que sonegam bilhões em impostos, produzindo enriquecimento ilícito. Trios elétricos gospel saem às ruas em cidades de interior atacando lgbts abertamente. A verba da saúde também é desviada para clínicas "dos irmãos". Benassi, você não tem a menor noção meu amigo! =(

    14. Jaime Souza

      Como se tudo isso não fosse o bastante, recebem rios de dinheiro público, isenção de impostos, e comandam as cidades pequenas, proibindo qualquer ação em defesa de minorias - e realizando semanas do evangélico onde milhões são gastos dos nossos impostos com shows gospel... frequentados pelas exatas mesmas pessoas que eles escravizam, e que não entendem que são escravizadas. A dimensão do que os evangélicos fazem com o país é macabra. Nas capitais, as pessoas sequer imaginam que acontece isso.

    15. Jaime Souza

      Os presbiterianos do agro controlam as prefeituras de interior. Caminhões transportam centenas de pessoas a descoberto, obviamente negros, sem registro trabalhista nenhum, que passam o dia inteiro sob Sol escaldante e em contato direto com agrotóxicos na lavoura. Crianças e adolescentes também. Por cada saco de cebola ou cenoura, recebem 15 centavos. Muitos caem do alto dos caminhões e tem a cabeça esmagada pelos pneus. Só a família escravocrata Dourado, presbiteriana, comanda regiões inteiras.

    16. Jaime Souza

      Presbiterianos e batistas apenas mascaram melhor as coisas. Conheço muita gente nestas denominações. Acobertam pedofilia, estupros, desvio de dinheiro público e muitas outras barbaridades. Tentativas de assassinar lésbicas que eles estupram "corretivamente". Não se iluda, Benassi. A igreja presbiteriana é uma das mais podres da história do Brasil, envolvida até o pescoço com escravatura (até hoje, no Nordeste). São piores do que as pentecostais, porque estas são povoadas de pobres e iletrados.

    17. filipe moura lima

      Eu ia comentar, mas você se adiantou acertadamente. Essas denominações protestantes históricas são as mais ecumênicas e fazem um bom trabalho com a ala progressista do catolicismo.

  16. Ana Rodrigues

    O "passado idealizado, no qual o homem é chefe da família e a esposa, sua rainha do lar" é aquele em que o homem paga as contas e a mulher cuida da casa. Homem manda e mulher obedece. Homem tem amante e mulher não direito de ter prazer. Já vimos isso em gerações passadas e não deu certo. Mulheres infelizes, obviamente. Mas um homem que subjuga, não ouve ninguém, não divide responsabilidades não pode ser feliz. Pode ser cômodo para ambos, mas é uma droga.

    Responda
    1. Rodrigo Flexa

      Bravo, Ana, muito bem mandado.

    2. Jaime Souza

      Ana: Você toca num ponto nevrálgico da experiência humana - e, mais ainda, de qualquer mamífero -: o hábito. Nosso cérebro tem a habilidade de se acomodar ao que nos agride, humilha e oprime. Isso é fascinante e aterrador, mas já bastante estudado. Assim, uma criança que cresceu filha de pais negligentes ou violentos, se torna membro de uma igreja que ensina que o deus que ajuda também pune, ou o marido que bate e trai "também tem qualidades". A comodidade no sofrimento é vilã perigosíssima.

  17. Luiz Almeida

    Pelo jeito a Folga já encampou está ideia. Terceira matéria em dois dias.

    Responda
  18. Clauder Noronha

    Cadê as bolsonaristas? Quero vê eleger senadoras e deputadas.

    Responda
  19. Luiz Almeida

    Simples: sem voto, sem sexo. Se bem que esses pastores são todos uns putanheitos. Como nossos deputados e senadores.

    Responda
  20. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    " A proposta de retirar direitos eleitorais de metade da população —conquistados em 1920— é inviável, mas funciona como sinal de alinhamento a lideranças ultraconservadoras." Está parecendo os generais de pindorama quando eram perguntados sobre o Gol pe quando o coiso ainda estava na casa de vidro: "Não há clima" (leia-se: "se houvessem, daríamos o golpe") É "inviável" mas é algo que o colunista e quem segue a sua fé deseja? Devia ter deixado isto claro no texto.

    Responda
  21. Jorge Felipe dos Santos Júnior

    O brasileiro tem o dom divino de copiar o que há de pior na sua pior versão.

    Responda
  22. Jaime Souza

    Bom, como a Bíblia trata a mulher como burra e inferior, inclusive que "pecou" primeiro, é basicamente impossível que essa não seja humilhada e escravizada - aliás, sexualmente - no cristianismo. Sem contar as que eram de outra raça, literalmente estupradas e descartadas pra morrer de fome e calor por heróis da fé como Abraão. E o próprio Jesus, desdenhava da "mãe". Se bem que evangelhos atualmente excluídos dizem que jesus não nasceu pela vagina, não tendo, portanto, umbigo, nem sendo humano.

    Responda
    1. Jaime Souza

      Geraldo: não tenho interesse em explorar pessoas vulneráveis, deixo isso para os muçulmanos e os cristãos mesmo.

    2. Geraldo Lourenço Brita

      Jaime radicaliza? Sim ou não, qualquer que seja a resposta, daria para fundar uma nova seita.

    3. Ana Rodrigues

      Foram homens que escreveram os evangelhos.Não foi Deus. Nem mulheres.

    4. Jaime Souza

      Vale lembrar que deus ensina a levar menininhas virgens, criancinhas, para estuprar, após matar os pais delas, no livro de Números. E deus não muda né? Deus é eterno. O deus do cristianismo é isso aí. E jesus apoiou tudo isso. Quem sabe grego, sabe o que de fato está escrito nos evangelhos, de forma absurdamente chocante. A mulher e a criança, no cristianismo, são objetos sem valor nenhum, alvos de sadismo e crueldade, e estupros, e assassinato. Só não fazem até hoje porque o Estado é secular.