Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. SILVIA RODRIGUES ALVES SAUER

    Nada a ver. O amor aos animais não substitui as relações humanas. Pelo contrário, geralmente quem cuida de um animal com carinho, costuma ter boas relações interpessoais. E ps1c0patas maltratam animais e pessoas. Protejam os animais!!!

    Responda
    1. Alessandra Alvim Teixeira

      O contrário também é verdade. Nesse momento, há nas penitenciárias e fora delas milhões de assassinos, estupradores, pedófilos e ladrões de todos os níveis que adoram cachorros. Eliza Samúdio foi vítima de alguns desses.

  2. ROGÃ RIO BARROS NUNES

    É disfunção empática luxo para animais, uma vez que há humanos tão vilipendiados no mundo. Nem é preciso recorrer à vergonha do que ocorre em Gaza. Basta olhar nos olhos de uma pessoa em situação de rua em qualquer metrópole brasileira. Contudo, e como já dito, o fenômeno de idolatria animal é especialmente grotesco por sua seletividade. A pessoa que paga massagem, psicólogo e psquiatra animal, banho de ofurô e hotelzinho 5 estrelas para seu cão/gato é a mesma que vai à churrascaria.

    Responda
  3. Bruno Camacho

    Só acho um coisa: a humanização dos pets não leva à bestialização dos humanos, uma vez que esta precede àquela. (por Maria José)

    Responda
    1. ROGÃ RIO BARROS NUNES

      É verdade, Bruno. O ser humano em seu hábito de autoelogio cunhou as palavras "humanidade", "humanização" em atributos de cordialidade, amabilidade, cortesia, respeito. Em oposição "bestialização" e associações com animais significariam modo instintivo agressivo. A realidade, entretanto, mostra humanos com crueldade exclusiva (iniciando em era anterior à domesticação de animais), o que embaralha as coisas. Ainda assim, o colunista está certo. As duas coisas são cumulativas, não excludentes.

  4. fabio lopes

    Incrivel como essa importância com os animais vai até a página 2. As mesmas pessoas que fazem uma cerimônia de enterro a um cachorro, devoram um porco no rolete ou suja os beiços com sangue em uma picanha quase crua.

    Responda
    1. Henrique Hermida

      Óbvio! Cachorro é cachorro, boi é boi. Não é tão difícil entender...

  5. Leandro Piva

    Bestialização de humanos? Tenho certeza q nunca um pet vai acampar em frente a um quartel...

    Responda
    1. Henrique Hermida

      O que sua frase tem a ver com o texto? Não entendeu nada...

  6. Maria Ferreira

    Esse amor é fruto de um egoísmo extremo da sociedade atual. Os animais não decepcionam porque não tem vontade própria, não podem falar, não podem argumentar e são eternos bebês que os humanos fazem o que querem. Infelizmente, vejo que até a alimentação dos animais é feita para não incomodar os donos.

    Responda
  7. Nasemar Hipólito

    Quanto mais cachorro e gato e menos gente, melhor. O problema ambiental, climático e econômico é excesso de gente no mundo, não de bicho.

    Responda
  8. Paolo Valerio Caporuscio

    Os humanos estão na era da Idiocracia e involução.

    Responda
  9. Sergio Caldas

    Canis lupus familiares evoluíram e possuem personalidade. Você já viu um cão uivar no túmulo do seu dono? Pois é. Se você não tem assunto, melhor não escrever nada.

    Responda
  10. Ivo Ferreira

    Mais uma vez, a preocupação com a vida alheia. Se o vizinho prefere ter pets e não ter filhos. O problema, ou não, é dele.

    Responda
  11. Ina Carvalho

    Tenho fé que chegará o dia que será crime desrespeitar o animal tirando dele o direito de ser pura e simplesmente um animal e nao um humano. Isso é uma violência para com eles, deixe-os ser o que são.

    Responda
  12. Eliana Atihe

    Vc está desatualizado, amigo. Pesquise sobre criaturas trans-espécie, os therians, humanos que acham que nasceram na espécie errada e tentam compensar literalmente essa “falha” da natureza. Assim como os bebês reborn podem ser um “mal menor”, paparicar bichos (coisa que os pobres tb fazem) tb pode.

    Responda
    1. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Alto lá!

  13. Alison Sales

    Em Higienópolis, reduto blasé paulistano, não é raro avistar elegantes damas da elite empurrando seus cães em carrinhos de bebê que mais lembram cápsulas espaciais da NASA. O “pet-filho”, muitas vezes, conta até com babá. Já quando o assunto são crianças em situação de rua, a cena muda: as mesmas senhoras que tratam o poodle como príncipe não hesitam em torcer o nariz ou até cuspir com desprezo nos esfomeadinhos. A compaixão, ao que parece, serve apenas aos bichinos não mais aos humanos.

    Responda
    1. Leandro Piva

      Penso q as elegantes damas de Higienópolis não são responsáveis pela irresponsabilidade alheia. E garanto q todos pagamos altos impostos para q o Estado esforce-se para remediar a situação.

    2. Celso Augusto Coccaro Filho

      Moro em Higienópolis e vi algo assim uma vez, em mais de sessenta anos. Mas vale a sua crítica social

    3. Ivo Ferreira

      As senhoras não são responsáveis pelas crianças de rua.

  14. Thiago Cury Ribeiro da Silva

    Como diz o Eustácio do Cão Coragem: "Cachorro ihd i hota!"

    Responda
  15. Dagmar Zibas

    Ótimo e corajoso texto.

    Responda
  16. José Cardoso

    Um dos motivos da diminuição do número de crianças é que antes elas eram mais úteis aos pais, como mão de obra nas roças por exemplo. Como a cada direito corresponde uma obrigação, os direitos das crianças aumentaram as obrigações dos pais. Talvez os direitos legais cada vez maiores dos animais de estimação levem a um declínio futuro em seu número também. Mas sempre teremos as plantas.

    Responda
  17. LUCY KELLY PEREIRA

    E que bicho nós somos? Já estamos bestializados, somos a única espécie que destrói seu próprio habitat, estamos buscando planetas "habitáveis" porque destruindo este acreditamos que conseguiremos outra "morada", isto por si só já é a bestialização elevada a última potência. Quanto a taxa de natalidade, sem delongas, porque colocar mais humanos nesse mundo? O que estamos vendo passivamente acontecer com crianças em Gaza nos torna melhores que cachorros? Gosto de gente mas tô com Byron.

    Responda
    1. Ivo Ferreira

      Boa!

  18. Nilton Silva

    Não é só na Itália. O ocidente entendeu que o planeta se sai muito melhor com menos gente. É Machado de Assis fazendo escola.

    Responda
    1. Nasemar Hipólito

      É verdade, sim, Dagmar. As pupolações, cada vez mais envelhecidas, terão de se adaptar. Na média, os idosos terão que alongar sua vida laboral, cuidar pra ter melhor saúde, etc. Os setentões de amanhã serão os cinquentões de ontem.

    2. Dagmar Zibas

      Não é verdade. Quem vai pagar a aposentadoria da multidão de velhos, com poucos jovens na força de trabalho? O q precisamos é de menor desigualdade econômica e social e consumo mais racional. Não vamos viver melhor se gastarmos mais recursos naturais para humanizar pets.

  19. heli assunção

    Não estariam as pessoas em busca do amor incondicional? Amor este não encontrado no ser humano.

    Responda
    1. Maria Ferreira

      O animal não tem amor incondicional, ele quer ser alimentado.

  20. DANIEL BRANDAO

    Na verdade isso é apenas um escape para o instinto de ter filhos, que é reprimido por um medo irracional de enfrentar os desafios da maternidade/paternidade.

    Responda
    1. Leandro Piva

      Irracional? Vc já calculou quanto custa a educação de uma criança? Já calculou quanto tempo ela vai ter q estudar e trabalhar pra poder comprar um imóvel? Já calculou qual a emissão de CO2 de um novo ser humano? "Não transmiti a ninguém o legado de nossa miséria".

    2. Luiz Faganello

      Aí vou ter que concordar integralmente...

  21. BRUNO DE SOUZA

    Entre o ser humano e o cachorro fico mil vezes com o cachorro.

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Quando ficar doente consulte seu cãozinho. Ou peça q ele lhe faça um chá. Será q os cães podem compor música, fazer filmes., descobrir vacinas, escrever livros? Ou vc não usufrui de nada q os seres humanos produzem?

    2. Dagmar Zibas

      Quando estiver doente, procure o zoológico e consulte o elefante, a zebra ou o gorila.

  22. Felipe Oliva

    Alguns lugares já chegam a proibir a entrada de crianças e admitir animais. A sociedade deveria é trocar adultos infantilizados por crianças.

    Responda
  23. MARCELO PEREIRA DO NASCIMENTO

    Nem pets, nem crianças.... De preferência nem casamento... Amores só nos limites da conveniência para ambas as partes... Amigos sempre, mas nos limites da conveniência para ambas as partes...

    Responda
  24. Rafaela Barberis Canjani

    Alguns preferem comê-los, do que cuidá-los.

    Responda
    1. NELSON XISTO DAMASCENO FILHO

      É preferível uma picanha na brasa que uma vaca na sala.

  25. Fernando Fleury cecchi

    Adoro animais selvagens q nao precisam de tutor

    Responda
    1. MARCELO PEREIRA DO NASCIMENTO

      Alguns até devoram quem for querer tutorar rsrs

  26. Maria Luiza Menten

    Um dos aspectos bastante estranho nesse contexto descrito pelo João é a diferenciação entre animais de estimação (cães e gatos, principalmente) e os demais animais, como porcos, bovinos, galináceos. Em grande medida, não há qualquer empatia em relação a esses outros animais, que podem ser submetidos às condições mais degradantes de existência sob a égide da pecuária industrial. Isso se mencionar os animais aquáticos. Parece tratar-se de uma esquizofrenia moral.

    Responda
    1. DANIEL BRANDAO

      Os pets são animais que conseguem interagir com humanos (mesmo que a nível inferior a uma criança). Já os outros animais são muito abobados.

  27. raymundo de oliveira reis neto

    Ter um animal de estimação na maioria das vezes nada tem a ver com não querer mais estar com humanos. É apenas um refúgio pq, sim, o in ferno são os outros (humanos), exatamente pq não conseguimos viver sem eles..

    Responda
  28. Alessandra Alvim Teixeira

    Parabéns pela coragem! Alguma coisa tem que começar a ser feita contra a histeria canina. Não dá mais pra normalizar cachorro em avião, ônibus, hospital, shopping, restaurante, empresas, botecos, teatros etc etc etc etc

    Responda
  29. CHARLES MARTINS

    Genial.

    Responda
  30. Fernando Fleury cecchi

    cachorro é um animal como qq outro nao devia ser criado no colo é contra a sua natureza mas foi endeusado é hj existe uma idolatría canina,gente q.esta pouco se lixando para os vizinhos,acham q.todo mundo tem q.aguentar latido altos o dia todo pq.eles largam o bichos sozinhos , mas como toda moda espero muito q.passe logo e os cachorros possam ser felizes de novo sendo apenas cachorros

    Responda
  31. Thiago Limeira

    Eu percebi que o mundo tinha perdido os rumos há uns 12 anos, na igreja, quando uma senhora sentou um cachorro com xuxas, piranhas e vestido ao meu lado. Ali vi que tava tudo consumado. Kkk

    Responda
  32. Peter Janos Wechsler

    Fico com Byron e Desproges e não abro..

    Responda
  33. Diego Rodrigues

    Excelente.

    Responda
  34. Adonisvaldo Cordeiro de Souza

    ROSEANA MURRAY Eu queria te falar Mas estou mudo. Mudo de medo Então vou escrever. Escrever e te pedir Volte a escrever. Volte! Volte, para poder Descrever a irracionalidade dos animais Denunciar a “antropoformisação” que vivemos Falar das mandíbulas insanas, dos pitbulls Cravadas na maçaneta da poesia Tentando travar a palavra, como uma Faca insana, cortando carne humana Porque, por mais que você diga em palavras E outro ponha no papel... Então, escreva!

    Responda
    1. Fernando Fleury cecchi

      comentario melhor q.o artigo, pq.temos q.aturar a locura dos donos

  35. Fernanda Magalhães Lamego

    O melhor texto que li neste jornal há muitos meses. Há vida inteligente na FSP. Dobrem o salário do articulista.

    Responda
  36. Marcelo Lopes Achtschin

    Not. Levará á civilidade, á fidelidade, á igualdade, á harmonia. Não há nada mais sensato e semelhante ao Divino e á sua obra que os animais ditos irracionais. O comentador do Jornal deveria se preocupar em fazer uma reportagem sobre a bestialidade, que não foi causada por caes e gatos, em regiões do mundo onde são selvagemente assassinadas mulheres e crianças em nome do homem. Por vezes creio que tenho um tempo muito inútil da minha vida para ler e ainda responder essas mer...!

    Responda
  37. Ivan Bastos

    Excelente artigo. Penso muito parecido com o articulista.

    Responda
  38. MARIA CECILIA C SILVA

    E as Varas de Família já estão cheias de ação de guarda disputando os bichanos, que em breve adquirirão personalidade jurídica. Lembre-se: o dono não é mais dono. Agora é tutor!

    Responda
  39. Diego Ribeiro

    se a nossa infelicidade fosse a causa da “humanização” dos animais, o conservador reclamaria de quem?

    Responda
  40. Cleisson Moraes Bastos

    Aqui na cidade onde moro,no Rio de janeiro,tomei um susto:após sair do cinema em um shopping com meu filho e a minha sobrinha;tinha homem com cachorro no carrinho de bebê realizando um ensaio fotográfico,pasme.Dois meses depois,retornei no mesmo local notei que muita pessoas carregavam seus pets no colo,como criança.Aí pensei:essa gente estão trocando cachorros por crianças? - Sim,estão.Moral da história!Vai ser bem mesmo na lustração do colunista - em futuro bem próximo será nós o cão de...

    Responda
  41. José Antonio Bonato

    Ouso discordar do nobre articulista quando diz que os animais não criticam. Criticam sim, pelo menos assim fazia Voltaire, um bonito canário belga que tive no passado. Ele era um crítico ácido de jornais. Eu forrava o fundo da gaiola com os melhores textos de nossa imprensa diária nacional e, não tinha jeito, ele reprovava impiedosamente quase todos.

    Responda
  42. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Ouvi esta admiração pelos animais de uma das pessoas mais autoritárias e por mim mais amadas: minha mãe. E ela diz: o bicho nunca vai se revoltar contra mim. De minha parte desculpem os amantes dos pets, cachorro não lê prá mim, gato não traduz texto do inglês. Minha filha lê, traduz do inglês e já cresceu. Filho Pete não cresce o que para um autoritário é maravilhoso. Sempre estará sob seu poder.

    Responda
  43. Eliane Lucero

    E desde quando cachorro somente late e gato somente mia? Moço, nossos irmãos não-humanos são infinitamente melhores que nós, , os animais soberbos "superiores". Experimente ter um gato e, num dia ruim, chore sozinho em casa. Depois, você volta aqui e pede desculpas.

    Responda
    1. Fernando Fleury cecchi

      ARHG

    2. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      São amor puro, prezada Eliane.

    3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      O dia que cães e gatos tiverem a capacidadde de produzir bombas atômicas e optarem por usá-las ou não, voltamos a conversar. Enquanto não tiverem esta capacidade isso tudo é fantasia. Temos o direito à fantasia sim, mas sabendo que é fantasia.

  44. Jaime Souza

    Elevamos os pets a quase humanos porque pessoas como João Pereira Coutinho apoiam "piadas" de pedofilia em nome da "liberdade de expressão". Quando "pessoas" se tornam animalizadas e sem alteridade nesse nível, o alarme da sociopatia soa alto demais para querer conviver. Aliás, como está seu bb Leo Lins? Eu prefiro meu cachorro.

    Responda
    1. Fernando Fleury cecchi

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Sim. Seu cachorro sempre estará subordinado a você. Assim é fácil.

    3. Elizete Barioni Abdala

      Boa

  45. Delzimar Irineu Silva

    A pessoa que prefere animais são pessoas com baixa autoestima e que não lida bem com frustrações, o convívio com filhos é estressante, você terá uma relação difícil muitas vezes, mas isso também te faz crescer e amadurecer, agora, claro se você não lida bem com problemas, e tem que conviver com um ser que não te recrimina, que não importa o que você faça sempre vai abanar o rabo para suas bobagens e vai ser sempre submisso a você, então é melhor um cachorro mesmo, há !! Mas cuidado com pitbul.

    Responda
  46. Vito Algirdas Sukys

    A humanização dos animais pode levar à bestialização dos humanos? Parece haver dois problemas de indução. Tipo Hume, o pão que me nutri hoje me nutrirá amanhã?, ligados a eventos observáveis. Observo mais humanização dos animais. E dada uma teoria: bestialização dos humanos, e algumas instâncias: número de nascimentos diminuindo, até que ponto o último constitue evidência para a teoria? Há coisas não observáveis na bestialização humana; como o nosso inconsciente opera?

    Responda
  47. filipe moura lima

    Tenho quatro vira-latas, que estimo muito, mas eles são bichos. No entanto, eu me dou bem melhor com eles do que com certas pessoas.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Claro: com eles é muito mais fácil. Antes que a patrulha canina se levante, já digo que nunca quis ter cão-guia justamente em respeito a eles. Com a vida que levo o cão-guia teria que fazer greve. Como sabem sou cego.

  48. Wanderson Marçal

    Vejo como um processo positivo e natural conforme as pessoas vão se educando e se conscientizando mais sobre uma série de coisas (como impacto de se ter filhos). Como brilhantemente apontava Cioran, a vida humana é uma m. Se não pra todos, pra ampla maioria -- daí a religião e toda sorte de baboseira pra aliviar a existência. Melhor será quando essa espécie deixar de existir. Até lá pratiquemos o bem. Não ter filhos e cuidar de animais é uma ótima forma de fazê-lo.

    Responda
    1. GLAUCO NASCIMENTO

      Caro, Wanderson. Agradeço sua gentil resposta. Esse é o problema em ser ateu: a vida não tem sentido; é apenas um hiato entre o nascimento e a morte. Logo, por que se importar com os animais? Por que se importar com a natureza? Por que se importar com problemas sociais (racismo, misoginia, xenofobia, etc)? Se a vida não tem sentido e significado, por que se importar com tais coisas? Pra que tentar tornar o mundo melhor?

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Até concordo contigo que o fim de nossa espécie será bom prá mãe-terra. mas fiz o bem no sentido oposto. Criei uma filha maravilhosa, que me retribui o carinho com que foi criada e não tenho animais em casa. Não gosto de pets. Atenção: não maltrato ninguém, simplesmente não gosto de ter em casa.

    3. Wanderson Marçal

      Caro Glauco, nós somos meros animais agindo como animais e, o pior de tudo, tendo sempre algum grau de consciência disso -- o que nos leva inevitavelmente ao sofrimento. Alegrias, felicidade, gozos, tudo é mero sistema de recompensa do seu corpo para você seguir e cumprir sua missão: reproduzir seus genes. A natureza tá pouco se lixando para filosofias e propósitos elevados. É só crescer, passar genes adiante e morrer. Uma miséria sem fim. Somos símios com capacidade sofisticada de pensamento.

    4. GLAUCO NASCIMENTO

      rsrs...não é porque a sua vida é (ou foi) uma m. que a de todos sejam. Mas, eu gargalhei em pensar: "Esse coitado diz isso porque os pais dele não pensavam assim". Ainda bem!! Que o senhor possa mudar de ideia sobre isso! Não há nada neste mundo que seja mais lindo e do que a vida humana.

  49. DERLAN TROMBETTA

    Provocação muito pertinente.

    Responda
  50. Christian Feitosa

    Eu ja sou bem avessa a convívio frequente com seres humanos. Esse texto embola, enrolando, estica e confunde. Como mencionou, sao fatos sem relação. Tenho filhos, tive pais, temho cães, tive cavalos. Meus melhores momentos são com nichos. E plantas junto. Maioria dos seres humanos são máscaras em eternos bailes. Nem gosto mais de dançar, no amplo termo.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Bem: me lembrou o último presidente da ditadura empresarial-militar: prefiro chero do cavalo ao do povo.