Deirdre Nansen McCloskey > Por que precisamos de um banco central? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Orasil coelho pina

    Taí! Gostei da Deinakey, coluna interessante!

    Responda
  2. José Cardoso

    A origem da instabilidade está no conceito de banco. Se eu sou um agiota, sei o risco que corro de levar um calote. Mas se coloco o dinheiro no banco, e ele o empresta, sou levado a acreditar que não corro risco. Até que boatos sobre insolvência mudam minha opinião e resolvo retirar meu dinheiro. Se muitos fizerem isso o banco quebra. Inventaram o BC para garantir que todos vão receber. Mas um efeito colateral é a expansão contínua (e inflacionária) do crédito e da moeda.

    Responda
  3. Valter Luiz Peluque

    A pergunta é boa, mas os bancos centrais não são administrados por tolos. Na verdade tem no comando a mão pesada e invisível do mercado financeiro, pelo menos aqui no Brasil, com essa taxa de juros horroriza, para dizer o mínimo. De resto, o mundo se move, as nuvens e as economias nacionais também.

    Responda
  4. Marcelo Innecco

    Purque ocêis são um povo descentrado de tudo?

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Imagino que a Tia Auntie, libérrima em seu libertarianismo, creia piamente na ideia de um mundo no qual quem quiser emite sua moeda. Que terá o valor determinado pelo "mercado", poderá flutuar, e gente comum terá de lidar com isso. Dona Maria vai à feira e, além de procurar o melhor preço, só vai comprar tomate de quem aceitar a moeda digital que ela tem na "carteira". O TrAmp e o Milei, aliás, ganharam uma grana especulando com criptos. Monta a Igreja da LíberoMoeda, uai. Pffff...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eita Diego, de Chicago sai gente com ChiHerda na cabeça. Se a Tia Auntie não falou o Viva!, a hipótese benigna é "por pudor"; menos benigno é pensar que, putz, nem precisa falar o Santo Nome...

    2. Diego Rodrigues

      Neh? O mal de todos os males eh a emissão de moeda porque governos se libertaram das amarras do lastro em ouro, mas de alguma forma o argumento eh que sem banco central com vários bancos emitindo moedas livremente a situação se equilibra, com muitos dinheiros diferentes com valores diferentes os preços ficam quietinhos, porque oferta e demanda só os afeta na ponta do dinheiro. Me pergunto o que tem de errado em Chicago. Só faltou essa senhora mandar um: 'viva bitcoin'.

  6. antonio pereira

    É uma análise binaria, inteligente e interessante Pena que o mundo seja so interessante e interessante mas nao binario. Resultado a analise esta datada, vencida.. não funcionaria neste novo tempo cheio de nuances e alternativas

    Responda
  7. Hernandez Piras

    Da segunda metade dos anos oitenta à Grande Recessão de 2008, o mundo viveu a "grande moderação" com quase todas as economias todo vivenciando taxas de inflação baixíssimas. Os Bancos Centrais não controlam bem a inflação?! Revisitem a época dos múltiplos bancos emissores, no séc. XIX, e vejam se naquela época era maior a estabilidade.

    Responda
    1. José Cardoso

      O Piketty, em seu livro "Capital no século 21", observa que nos romances de Balzac era muitas vezes citada a renda ou a riqueza em francos de alguém. E que o leitor, mesmo várias décadas depois, entendia sua classe social por esses números. O século 19, conclui ele foi uma época em que os preços subiam, mas também baixavam. Na média havia uma grande estabilidade. No breve período que você menciona, os preços em dólar aproximadamente dobraram. Mesmo assim consideramos um grande feito!

  8. Samuel Fagundes

    Vejamos então: a nobre articulista diz, com razão, que governos que imprimem dinheiro a rodo causam inflação, pois haverá mais dinheiro em circulação e bens e serviços não seguiriam o mesmo ritmo. Então, cara "economista", nos explique como os EUA imprimem trilhões de dólares sem lastro e a inflação de lá não aumenta. Seria porque o mundo inteiro está equivocado e ainda não se ateve que fornecem produtos e serviços para uma moeda que não tem valor?

    Responda
    1. José Cardoso

      Quem falou que não aumenta? Um dos motivos da volta do Trump foi exatamente a inflação renitente.

  9. Silvia Candido

    Quanta desonestidade... Os primeiros bancos centrais foram fundados no século de 1600...

    Responda
  10. Wilton Cardoso

    Amém sábia sacerdotisa da Santa Igreja Neoliberal! A Sra. Vai para o céu dos CEOs e o povo que se lasque!

    Responda
  11. Luiz Martins

    Deixe eu ver se entendi. Economia é tudo o que diz respeito a Fazenda, Planejamento, Indústria, Comércio, Comércio Exterior e Trabalho. Como o Banco Central representa apenas um aspecto dessa complexa máquina, estamos diante de uma recomendação de que o rabo deve balançar o cachorro e não o contrário? Faça-me o favor!

    Responda
  12. Ricardo Balistiero

    Temos que reconhecer que, tanto liberais quanto religiosos, nunca decepcionam: acreditam (e defendem com a veemência dos incautos) naquilo que não podem provar.

    Responda
    1. Luiz Martins

      A Economia não é uma ciência exata, entendemos isso. Mas não significa que ela seja irracional. Tem gente que parece ter somente o Tico e o Teco, só que eles não se comunicam um com o outro. KKK

  13. Gabriel Rodrigues

    kkkkk engraçado esses ancaps, esquecem tão rápido 2009

    Responda
  14. Edimilson Volpe

    É permitido sonhar, mesmo que seja um pesadelo.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.