-
Antonio Pimentel Pereira
Resumindo: "nunca haverá democracia plena enquanto o sistema eleitoral permita que gestores ineficientes continuem a se candidatar, visto que a malha formada pelos tribunais de contas, ministério público, legislativos e tribunais eleitorais permitem que gestores alcançados pela lei da ficha limpa, lei de improbidade possam participar de eleições subjudice e ainda governar quando vencem'. Tem muito gato no serviço público e o sistema não consegue tirar, a CGU e a PF enxuga gelo. Triste
-
Matheus Lourenço
alguns dias noticiou-se que o Trump intervirá nos museus dos EUA. Nessa semana, relativou a escravidão. Apostei que tais ameaças seriam mencionadas, de modo a ilustrar o problema. Neste contexto, seria o mínimo de uma coluna com esse tema. Ledo engano: como sou ingênuo e otimista! Logo, o próprio título da coluna demonstra um possível ato falho elitista e distanciado da realidade. Enquanto o jornalista não desce do seu pedestal, o discurso anti-woke vai papando os fatos e a nossa democracia.
-
Matheus Lourenço
Discurso anti-woke e extremista*. Não é sobre pertencer a manadas, é sobre conseguir identificar de onde partem as reais ameaças à democracia. Um conservador precisaria perceber isso.
-
-
Rodrigo Farias
Nesse caso, por que tanta gente que apoia os tiranos é justamente o pessoal que tece louvores a essas mesmas obras clássicas e à herança do Ocidente? O Brasil está hoje entre um golpe de Estado de extrema-direita e uma intervenção estrangeira de extrema-direita. Nunca houve um golpe "woke" aqui, e acho que em lugar algum do planeta. Então, me desculpe, João, adoro suas colunas, mas acho que vc precisa sair da sua torre de marfim e dar uma outra olhada nessa crise da democracia.
-
Matheus Lourenço
Concordo demais! Inclusive, há alguns dias noticiou-se que o Trump quer recontar e intervir nos museus dos EUA. Apesar de saber das inclinações anti-esquerda do colunista, apostei que a ameaça seria mencionada, de modo a ilustrar o problema. Como sou ingênuo e otimista. Triste constatar que a torre de marfim e o colunista são realmente feitos um para o outro.
-
-
Marcus Vinícius Xavier de Oliveira
Em 2021 tive a alegria de visitar o MASP, na exposição de Gauguin - O outro e eu -, cuja organização era quase-que-perfeita. O que impediu a máxima fruição de tantos quadros? E insistência da curadoria em apontar misoginia, sexismo, exploração sexual etc etc etc num pintor do século XIX. O que nele, penso eu, era fruição da beleza, com os paradigmas de seu tempo, retrospectivamente era um crime. Enfim. Entendo Little Couto.
-
José Cardoso
"Talisse relembra que uma democracia pressupõe uma sociedade de iguais que se autogovernam." Se ela foi isso no passado não é mais, e faz tempo. A ideia dominante hoje é que há legiões de carentes que merecem cuidados, sejam os idosos com aposentadorias estatais, os doentes com hospitais estatais, as crianças com ensino obrigatório e estatal, além de pobres em geral, sustentados com dinheiro do Estado. Estado, tende piedade de nós.
-
CHARLES MARTINS
Sensacional! Curioso ver, inclusive pelos comentários, como a ideologia bruta embaça as lentes dos óculos, tanto a esquerda como a direita.
-
RODRIGO NAFTAL
A vida é política. Há problema quando as pessoas transformam os atos mais banais como de militância. Os exageros do movimento woke banalizam a luta que é séria.
-
José Bernardo
Um bom artigo, no geral; mas a qualificação de "woke" para as descrições me deixa dúvidas sobre se o autor denunciaria, ou denunciará, os dedos gordurosos que querem agora se apropriar do Smithsonian, não com descrições "woke", mas com censura explícita e brutal à História...
-
Felipe Araújo Braga
Discordo, mais uma vez do autor. A questão é que somos iguais, mas não somos tratados como iguais. A maior parte da população brasileira tem acesso à moradia e emprego dignos? Uma renda suficiente para si e para sua família? Pode viajar e se instruir? Tem educação e saúde, segurança e transportes de qualidade e gratuitos em todos os níveis? O dia no qual todos tivermos, aí seremos iguais. E por dizer isso, os extremistas de direita dizem que meu discurso é socialista e ultrapassado!
-
Marco A Moreira
Excelente texto. Concordo plenamente com os argumentos sobre a toxidade que vivemos hoje no meio do dogmatismo político . Basta ler os comentários dos leitores quando se trata de política.
-
Flávia Masetti de Oliva
Uau! Bela reflexão.
-
Kleber Veloso
Ecce homo. Mais um pouco abraçaria o cavalo. É um ar puro que se respira!
-
Haymone Neto
Incorporei a expressão "lealdade de facção" ao meu vocabulário, explica muita coisa
-
Marcelo Molinari
Não sou um estudioso nisso, mas acho que vc sacaneou os kobos.
-
Alexandre Pereira
Sensacional!! Uma lufada de ar fresco em meio a tantas caixas de eco, de papagaios amestrados!! Folha, aprenda com o colunista!!
-
Alexandre C de Souza
A dos outros são "as ideologias", a minha é a "neutralidade austera e razoável". Um cientista político achar que há espaço isento de ação e pensamento político é que de surpreender. Até essa visão elitista de neutralidade razoável é um pensamento político. Saudade do antigo regime no fundo, disfarçada de liberalismo.
-
Alexandre Pereira
Hahahahaba! Sério? Hahahahaha!
-
-
Antonio Catigero Oliveira
A seita dos blasés, qu
-
Leandro de Souza Duque
Sempre achei tão tribal essa coisa de torcer pra time de futebol! E, no entanto, virei torcedor do estado, a um só tempo, democrático e de direito. Bah, apenas mais um capítulo da religião, como alertou John Gray. Que pena, gostava tanto do iluminismo.
-
MARCIO OLIVEIRA
Lembro de uma anedota comum da década de 90 que dizia que os Argentinos e europeus, por exemplo, eram "melhores" porque eram mais politizados e participativos da vida politica nos seus países.
-
Emerson César de Campos
Cada vez mais parecido com o discurso hsurrado do senhor Luiz Felipe Pondé. Não é à toa que vocês dois tem livro em coautoria. Coutinho, larga dessa hcachaça hconservadorah. Tu és bem melhor que isso.
-
Alexandre Pereira
Não é para qualquer participante de seita. Aproveite e aprenda! Quem sabe, haja esperança?
-
Emerson César de Campos
Dalton, veja que me chamar de comunista é elogio, e agradeço por isso. Fique atento que nós vamos dominar o Brasil, igual bicho papão que engole criancinhas. Perdeu mane, e vai perder de novo. Como estás sem fazer nada, sugiro que vás pra frente de um quartel e reze para pneu em chamas, pra livrar o Brasil dos comunistas. Chame o Malafaia, talvez ele faça um culto junto contigo nessa empreitada.
-
Dalton Matzenbacher Chicon
O que o comunista afirma de incorreto ?
-
-
sergio marcone da silva santos
Todos os lugares e pessoas estão contaminados pela ideologia. Um mal de nosso tempo
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.