Elio Gaspari > PSDB acabou mais pelas suas virtudes do que pelos defeitos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Foram jogados na "lata do lixo da história", conforme célebre definição de Trotsky, a respeito dos mencheviques.
Partido de alta plumagem que se deslumbrou com o poder por meio dos efeitos do Plano Real. Era a elite polÃtica sem povo ou apenas, como diz a colunista, uma massa cheiro sa. Nos anos 1990, a social democracia brasileira era entreguista com uma polÃtica neoliberal e de privatização. Esqueceram no meio do caminho um PaÃs . A elite partidária escolhia seus candidatos em reuniões privadas, conspirando uns com os outros. A vaidade os sucumbiu.
Como dizia certo jornalista, "na convenção do PSDB, presentes meia-duzia, todos de costas para a parede".
Dilapidaram o patrimônio nacional em privatizações por quantias irrisórias!
Ótima sÃntese dos últimos 25 anos: polarização pobre, pedestre e primitiva. Sem projeto de paÃs, continuaremos patinando na educação, saúde, segurança, infraestrutura, etc. ........
Revelou politicos de qualidade como FHC, José Serra, Montoro, Mário Covas, Bruno Covas, Tasso Jeraissatti, Alckmin gente de gabarito. Uma pena que o partido tenha sido tomado por pessoas sem gabarito como Aécio Neves.
Excluir o Aécio e não excluir um Serra, que prestaram grande estrago para a categoria polÃtica pela estigmatizacao e jogo sujo com oponentes.....
´Santayana: Quem quebrou o PaÃs foi FHC, não Dilma. Segundo o Banco Mundial, (worldbank1) o PIB do Brasil, que ERA DE 534 bilhões de dólares, em 1994, CAIU PaRA 504 bilhões de dólares, quando FHC deixou o governo, OITO ANOS DEPOIS. E isso, apesar de o senhor Fernando Henrique Cardoso ter vendido mais de 100 bilhões de dólares em empresas brasileiras, muitas delas estratégicas, como a Telebras, a Vale do Rio Doce e parte da Petrobras, com financiamento do BNDES e uso de “moedas podres”, com o pre
Apesar de suas contradições, deixou um inegável legado, acabando com a crônica hiperinflação sem qualquer custo social, aprovou a lei de responsabilidade fiscal, compatibilizou o liberalismo econômico com o aperfeiçoamento do Estado. Não se fazem mais partidos desse quilate.
Dados econômicos do Banco Mundial ( worldbank1): ´´O salário mÃnimo, que em 1994, no final do governo Itamar Franco, valia 108 dólares, caiu 23%, para 81 dólares, no final do governo FHC e aumentou em três vezes, para mais de 250 dólares, agora (salvo engano, 2 mil e 12). Então você votou em quem reduziu em 23% o salário mÃnimo dos humildes trabalhadores brasileiros? O liberalismo econômico e tão coerente que gerou o ´Grande de mais para quebrar` em 2 008. Uma estatal de trilhões e trilhões.
Politicos q recebiam votos da direita conservadora e queriam posar de intelectuais de esquerda
A opçao por aecio foi a pa de cal, mas a defesa envergonhada do capital liberal foi o pior
Foram tantos os erros. Acabou com o que tinha de ensino técnico, priorizou as Universidades mas não deu acesso a todos. Não se posicionava sobre grandes questões sociais do Brasil. Virou as costas para o Nordeste, deixou a BR 101 naquela região destruÃda e atrapalhou o turismo. O "carisma" de José Serra. A opção por Aécio.
Pobre ficou a polÃtica no Brasil! Estamos nos tempos dos ricos polÃticos! Qual polÃtico naquele tempo sonhava ter 44 milhões na conta?
Pobre ficou a polÃtica bo Brasil! Estamos nos tempos dis rucos polÃticos! Qual polÃtico naquele tempo sonhava ter 44 milhões na conta?
É até irônico, visto o tanto que ele criticava FHC e seu governo.
Esquece de dizer que ele mesmo contribuiu ao aderir cegamente à campnhas de fake news montadas pelo PT...Ele mesmo cunhou o termo "privataria"....
Um partido, mesmo com seus defeitos, e quem os não tem, fez muito pelo paÃs e mil vezes melhor que várias siglas de aluguel espalhadas por aÃ, recebendo uma dinheirama para enganar o eleitor e enriquecer seus caciques vivendo com muito luxo e ostentação e jogando os problemas coletivos para debaixo do tapete.
Há que ter distanciamento para analisar as complexidades do partido. Tem o fim da ditadura, Collor, Globo, ACM, Maluf, Quércia e o MDB, Covas, FHC, Montoro, Serra, as brigas de foice no escuro no ninho do alto tucanato, o longo perÃodo no poder e a decadência embutida, o PT como contraponto. Não é simples. Em caipirês paulista:-"Ô, farta de 'sunto, siô!"
Apesar das crÃticas com o PSDB, este foi um partido que, sem excluir seus erros, representou o equilÃbrio necessário ao desenvolvimento do paÃs e bem estar da população. Infelizmente, após a morte ou afastamento de suas principais lideranças, desvirtuou-se e morreu com a aliança com o bolsonarismo. Se ainda fosse forte como outrora, não terÃamos esta polarização abjeta atual, e bolsonaro continuaria sendo uma excrescência polÃtica e humana.
PSDB engolido por sua parceria com a extrema direita. E não consegue entender isso. Ainda tem lideranças nesse caminho.
Sim, claro, por supuesto, jornalista. Uma das virtudes, é certamente Aécio Neves, a que o PaÃs deve tanto. Desculpe, quanto deve esse cidadão ilibadissimo ao PaÃs? E as privatarias de FH?
Se o PSDB fosse o Titanic, Aécio Snows seria o iceberg! Mas, não podemos esquecer da grande contribuição de Doria Aventureiro e Dudu Milk. Aliás, Dudu Milk, além de tudo, é uma espécie de piloto do submarino Titan, da OceanGate.
Os nomes citados pelo Elio nos lembram que o PSDB sempre foi antes de tudo um partido paulista (Já o PT nasceu em SP mas se tornou um partido nordestino). O Dória foi um problema de imagem. No embate com o Bolsonaro, a população paulista preferiu a cara de povo do segundo que a cara de rico do primeiro, apesar do rico ter sido melhor gestor das vacinas.
O Aécio Neves e o João Doria são também virtudes do PSDB?
Qual PSDB?! 1. Emenda da reeleição com compra de voto 2. Mensalão tucano 3. Privataria 4. Quebra do Brasil em 1999 5. Recusa da derrota em 2014, com Aécio Neves liderando o golpe, que gerou um Bolsonaro. 6 . PSDB: social democrata só no nome. Governou para elite econômica do paÃs de mãos dadas com o atraso.
Essas viúvas do PSDB sempre me divertem, quase tanto quanto testemunhar a destruição do partido. O partido da massa cheirosa acabou, para desespero de alguns e alegria de muitos.
Um final urdido pela obsessão por poder de Serra, o golpismo de Aécio e o oportunismo farialimer de Dória.
O PSDB floresceu com a social democracia mas, ao perder a esquerda para o PT, se aliou ao que tem de mais de mais abjeto na polÃtica, que é a extrema direita. Perdeu o centro e o rumo.
O PsDB acabou quando aderiu ao impeachment para sangrar (como ouviu um dizer) o pete. Não entenderam o momento. Como a maioria aliás, tangida pela imprensa e pelo cansaço com a corrupção sistêmica, tão explorado por moro e dalagnol (os piores) que em seguida tentaram se apossar de mais de dois bi da petrobras para seus (sic) projetos. O mal que moro fez a este paÃs será entendido pela história. Em vez de prender criminosos quebrou empresas e ajudou a eleger um.
O PSDB acabou porque era um clube de polÃticos velhos sufocando qualquer liderança nova que aparecesse. Paulo Henrique Amorim dizia que Gaspari trocava receitas de veneno com José Serra durante as madrugadas. Gaspari não assume, mas ajudou a matar o PSDB também
A virtude foi numa acreditar na social democracia, mas no poder. Pelo que em primeira hora se aliou a direita golpista. O primeiro vice de FHC Marco Maciel, Arena da ditadura.
O PSDB nunca foi social democrata. Sempre foi um partido de elites, desconectado das demandas da maioria da população. Eu cresci na periferia da grande sp e sei o que era tomar um ônibus nos governos tucanos. Por fim, embora mais civilizado que o bolsonarismo, era também mais elitista: por pior que o bolsonarismo seja, acho válido que tenha dado voz às pessoas humildes (boa parte da população), em quem o PSDB nunca chegou!
Aos jornalistas caberia contribuir para a limpeza da meleca polÃtica, dando transparência à s palavras, material de seu ofÃcio. Então porque a insistência em "polarização", sem uma extrema esquerda espelhando o outro lado? O tempo não lhes ensinou nada ou é truque partidário?
Sempre foi um truque barato.
desde quando apoiar golpistas é virtude? o chapeleiro só fala as nei ras
O grande problema da argumentação é deixar o PT fora da social-democracia. Uma avaliação desapaixonada enxergaria que mesmo internamente professa o estilo, a forma de organização. Externamente é o esquerdismo alicerçado em eleições. Talvez a social-democracia do Pddb tenha acabado quando FH se candidatou e, não tendo à esquerda, se aliou à direita. A partir daà virou neo-liberal e filtrou o social de sua denominação. Sobrou ao PT preencher o espaço...
Um partido democratizado com preocupações e ações sociais, portanto social-democracia.
Hernandez, falo do que o PT é, não do que quer ser. O que quis ser engloba os apoios que você cita, mas o PT não é viável fora da democracia, diferente da China, Putin ou o chavismo. Basta olhar a ação do bolsonarismo para enxergar o contraste. Eles querem destruir a estrutura. O PT não sobreviveria fora da estrutura democrática e é um partido com preocupações sociais, portanto social-democracia.
Faltou 'trabalho de base'.
Populismo? - Sim, no Psdb existiram virtudes, mas um dos defeitos mais evidentes foi o cacoete de tratar qualquer comunicação com a população como 'populismo'. Tanto que este vácuo foi preenchido assim que possÃvel por seus sucessores. Primeiro o MBL, depois Bolsonaro. Mostraram que era possÃvel pautas de direita serem populares. O máximo que o Psdb fazia, e em eleições apenas, era tomar cafezinho e pastel de rua, com cara feia por ter que viver o 'exotismo'...
Não, o PT não é social-democrata, assim como o PSDB não o era. O PSDB era uma coalizão de forças centristas, que terminou por inclinar-se gradualmente para a direita. O PT, que já foi uma vasta frente de esquerda, hoje representa a esquerda populista e conta, inclusive com gente que se identifica com o chavismo e o regime de Putin. Menos social-democrata impossÃvel.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > PSDB acabou mais pelas suas virtudes do que pelos defeitos Voltar
Comente este texto