Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Orasil coelho pina

    Temos a obrigação de tentar a via de concurso público para os tribunais de contas e para o judiciário, e neste, experiência de 15 anos em instâncias inferiores e somente mais 15 e ou 20 anos no STJ e STF. OrasilPelaRepública!

    Responda
  2. José Cardoso

    Os juízes são limitados pela opinião pública, mesmo que não sejam eleitos. É só observar que entre as jornadas de junho até a emergência do bolsonarismo, a pressão popular anticorrupção exerceu pressão sobre o STF. Quando essa pressão refluiu, os juízes voltaram aos costumes usuais de livrarem os poderosos.

    Responda
  3. Eduardo Elói

    O certo é o juiz ser 'terrivelmente evangélico' e não careca. Resumindo tudo tudo, pareceu-me essa a mensagem.

    Responda
  4. Luciano Napoleão de Souza

    O texto e o pensamento filosófico a que o autor da matéria se refere não se aplica ao que acontece hoje no Brasil. A questão aqui não é política, muito menos filosófica. Ela é criminosa. Vivemos um momento que vem sendo construído deste o primeiro mandato da quadrilha petista. Aparelhando o STF com advogados desqualificados para tomar o poder através do STF. O regime montado por eles persegue adversários, frauda eleições, liberta e descondena corruptos da lava-jato, entre outros crimes.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Dio Santo, Benassi, olha pra que serve este tipo de coluna. O autor da coluna se coloca em cima do pedestal, usando de referências, que existem para todos os gostos, mas no fundo é a honestidade o que realmente vale, não a cultura.

  5. NELSON XISTO DAMASCENO FILHO

    Citou um montão de gente, mas não disse a que veio. Faltou lé com cré! É professor do que? Direito, com certeza não! A jurisprudência que ele diz vacilante tem fundamento em principio geral de direito internacional : o princípio da territorialidade da lei. Seria bastante ou precisa de mais? Autocontenção é mercadoria rara para pseudo juristas de última hora bolsonaristas.

    Responda
  6. Anete Araujo Guedes

    Mesmo reconhecendo algo do que foi dito, penso que agora não é o momento de criticas endereçadas ao sistema judiciário. Temos mais é que estar ao lado deles, dar força e apoio, nesse momento em que está prestes a realizar o maior e mais significativo julgamento da história desse país.

    Responda
  7. Armando Moura

    Vai perder novamente mane orelhudo colunista. A meia duzia de juizes que usam sua espada para defender a constituicao sem se conterem ajudarao a manter a busca pela democracia plena, que darah sinais com a reducao das desigualdades.

    Responda
    1. NELSON XISTO DAMASCENO FILHO

      Citou um monte de gente, como que a escrever com ajuda da IA. Faltou lé com cré. E quanta ignorância jurídica! Autocontenção não é decidir conforme a minha, a sua ou a vontade de quem quer que seja, nem conforme a opinião pública. E o princípio da territorialidade da lei, qualquer uma que seja, que só se aplica ao território do Estado que a editou, é parte indissociável da cultura jurídica universal.

  8. Alexandre Pereira

    Ótimo texto. Um diagnóstico preciso do circo.

    Responda
  9. Marcos Benassi

    Marcus, meu caro, creio que você acaba de descobrir, na política, aquilo que BF Skinner (Burrhus, mas inteligentíssimo e rigoroso) descobriu na psicologia agora há pouco, uns 7Oanos atrás. "A estrutura de incentivos importa"! Essa é a base do behaviorismo, concepção que reza que as consequências do comportamento o modelam no futuro. Ciência (experimental e não-especulativa) à parte, dou-te razão: podiam ser mais contidos em regabofe e privilégios. Não emproteção à Democracia contra golpes vários

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Teu amigo Napoleão deixou um recado :)

    2. Andre Rypl

      Como bem disse o Celso Rocha de Barros, cirurgicamente: "Cê vai oq? Defender em abstrato os princípios do Estado Democrático de Direito? De jeito nenhum! Quem defende em abstrato, depois engole o Hitler"

  10. Gilberto Rosa

    Esse calunista ainda vai ter que escrever muita bobagem pra roubar o lugar de Pondé, Joel e Gaspari no coração do bilionário banqueiro parasita de juros e dono da Folha.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Pô Benassi, o Florentino achou o texto belíssimo :)

    2. Gilberto Rosa

      Benassi, discordo, acho bobagem gastar o verbo, mesmo que de forma mais estruturada, pra dizer o dono da Folha quer. Eu não acho que ele pensou de forma isenta, ele estruturou um ataque ao Dino, por este ter dito o óbvio, que temos leis próprias, o que afetou o bolso do bilionário banqueiro dono da Folha. O Ivo Boing, na essência, também fala muita bobagem associando a Lacan, mesmo que de forma estruturada com o chat Gpt

    3. Marcos Benassi

      Ah, eu discordo nesse caso, caríssimo: o Marcus escreve muito bem, fundamenta suas ideias com boas referências bibliográficas - muitas vezes acessíveis de grátis - aquilo que ele escreve pode ser debatido e confrontado com idéias bípedes, é um bom debatedor, me parece. E tem a vantagem de não ser entendido facilmente, não se prestando a difusão de Bozolatrias quaisquer, a Bozoléia nem entende. Eu discordo de metade dos seus artigos, mas ainda os leio com gosto - do Pondé, desisti. Há mérito.

  11. jose fior neto fior

    Marcos A. Melo, o Fux de hoje. Concordo contigo: "juizes ambiciosos são maus juizes". Você confirmou isso ao vivo.

    Responda
  12. Cleomar Ribeiro

    ... Este texto é um libelo de rataria-bozo-nazis-fascis-trumpista e de rataria-togada monetizadas pelos operadores de pirämides financeiras, bet-schams e diversos ponzi schemes!!!...

    Responda
  13. Sosthener De Almeida

    A julgar pelos comentários, só podemos aspirar um golpe de extrema direita ou juízes que decidem tudo casuisticamente. A hipótese de um judiciário que cumpre seu papel com técnica, isenção e discrição foi descartada.

    Responda
    1. NELSON XISTO DAMASCENO FILHO

      A julgar pela coluna, Juiz bom é juíz que absolve golpista.

  14. Andre Rypl

    Então o que dizer da cassação de Hermes Lima, Evandro de Lins e Silva e Victor Nunes Leal em 1969? O STF tem problemas, como aponta, com propriedade, seu colega Conrado Hübner Mendes, mas com certeza não são as decisões de Dino e Moraes. Por trás de tantas citações, vejo uma agenda oculta do colunista que não é a da defesa da democracia.

    Responda
    1. NELSON XISTO DAMASCENO FILHO

      Certo, André! Citação pra todo gosto - achável na internet com IA , que para o Marcus é bom, mas na verdade revela desconhecimento da colunista sobre o tema. Ele mesmo peca nos comentários que faz sobre matéria jurídica. Autocontenção não é decidir conforme a vontade minha, sua ou da opinião pública. E quanto à decisão de Flávio Dino, nada mais faz que aplicar o princípio da territorialidade da lei. Mais óbvio, impossível!

    2. Marcos Benassi

      A defesa formalista da juridicância e da Democracia, bobeou, nos fragiliza, caro André. Esse é um ponto do qual não se pode esquecer nunca, porque é uma baliza que temos de usar e pra qual temos de atentar com cuidado, porque não é absoluta, claramente identificável, uma prescrição simples e inequívoca. Pelo contrário, precisa de sutileza no seu entendimento e firmeza na contenção, quando passa da conta. E, talqualmente você, o Gilberto e outros colegas, ainda não creio ter passado.

  15. Humberto Isidoro

    Continua a saga para que golpistas não sofram as penas da lei. O artigo pretensamente isento e cheio de referencias, poderia ser um libelo escrito a pedido da defesa dos envolvidos na trama golpista. Especialmente para um que conhecemos bem e que tem agido de forma a desafiar a justiça, para justamente dar pretensos motivos para "professores" cuja posição é conhecida escrever esses panfletos como se fossem os magnificos defensores da ordem legal(do jeito deles é claro).

    Responda
  16. Gilberto Rosa

    Sério, ao invés de criticar quem tentou dar o golpe com eliminação de juízes do Stf e presidente, o capanga resolveu atacar o Stf, a índole dele é pior do que aqueles que invadiram a praça e destruíram o Stf, que são tolos, estes são os que ganham para enganar os tolos e levar a agir daquela forma. A Folha virou só jagunço do mercado e extrema direita, ainda mais agora que os bancos almoçaram com o Tarcísio. Que esgoto desprezível.

    Responda
  17. Jesus Silvestre

    Os bolsonazistas q hoje criticam o supremo são os mesmos q aplaudiam no mensasão e lavajato

    Responda
  18. Amaury Kuklinski

    Corretíssimo o comentário. Nenhuma força política majoritária nas urnas pode governar o País do jeito que quer. Foi o que o Ministro disse. A nossa Constituição, feita para defender as minorias, garante que a maioria do momento não possa fazer o que quer o tempo todo. Tem limites. Diferente dos EUA. Que devem estar muito arrependidos.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      A referência só pode ser ao gol pis ta, pois, eleito, entregou o poder ao PL, Waldemar e Malafeia, só fez motociatas para contaminar mais gente fora as imitações de gente morrendo sem ar. Ele governou como bem quis e entendeu e, não satisfeito, resolveu dar um golpe de estado. Só não conseguiu porque militares o impediram. Queria ficar no poder sem oposição, matar mais de 30 mil, como disse que o governo de 64 deveria ter feito. Como alguém assim poderia continuar no poder? Concordo com você.(

  19. JOSE CAMPOS

    Dizer que nenhuma força política governará o Brasil como ele é hoje é apenas uma constatação. Ainda bem que tem o STF hoje para conter esse bando de loucos que querem se apropriar do poder.

    Responda
  20. Rai Giovanni

    Os petistas de plantão que defendem esses juízes políticos são os mesmos que os criticavam há cinco anos atrás. Não tem um pingo de ética e honestidade. Aprovam tudo de errado desde que seja pra favorecer o PT.

    Responda
    1. Rai Giovanni

      Marcus Banece ativista digital. Parece até comentarista profissional.

    2. Marcos Benassi

      Não, prezado: quem defende decisões agudas de hoje pode, perfeitamente, continuar crítico de uma miríade de coisas feitas pelos Supremões. O colega daqui de baixo, o André, lembrou da constante e aguda crítica que o Conrado Mendes faz à JusPornografia, o contubérnio indevido e absolutamente tóxico entre judiciário, seus operadores privados e a Alta e altíssima grana desse país. Há muito de ética e honestidade na crítica e na defesa. E, não menos, o célebro que falta a comentários como este seu.

    3. Andre Rypl

      Crítica é muito, mas muito diferente de ameaçar o Supremo. Você sabe disso. Aliás, você também sabe que Moraes foi nomeado por Temer. Mas, vá lá, continue conversando com seus amigos do WhatsApp.

    4. Rai Giovanni

      A direita nunca elogiou Moraes ou qualquer outro do STF. Pode olhar aí no passado.

    5. Gilberto Rosa

      vezes fico em dúvida de que o pessoal gosta mais, do apoio ao torturador estupr Ulstra, sanções, das rachadinhas Micheque Queiroz, das joias e relógios por privatizações fraudulentas, não estro porque é feia, pelo aumento da gasolina pra dividendos bilionários, ou pelo meio milhão de vidas a mais que a média mundial da covid permitiria. Parcela doente da humanidade, é pra estes que serve a coluna.

    6. Julio Shiogi Honjo

      Não esqueça que o inverso também é verdadeiro. Os que elogiavam há tempos são os que criticam atualmente.

  21. Antonio Carlos Pereira Britto

    Eu já tinha os percebido os anti ciência, e a politica é uma ciência, a filosofia é mãe de todos. Agora, depois desse artigo temos uma outra classe de novos bolsonaristas: os Antifilosofia, como o Exmo. Sr. André Mendonça ecoa essa visão de Mundo.

    Responda
  22. Florentino Fernandes Junior

    Belissimo texto marcus

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Titia mandou um beijo.

  23. Maurizio Ferrante

    O articulista deve preferir as ideias curtas, a grossura, a ignorancia e a agressividsde cega do bolsocoisa et caterva

    Responda
    1. Marcos Benassi

      O Florentino, volta e meia grosso paca - e sem substância nenhuma, porque não debate - agora deu de se incomodar com a assertividade alheia. Puxa, que sensibilidade...

    2. Amaury Kuklinski

      Ele foi muito brusco, mas assim como eu entendeu bem o artigo acima, com pretensões, mas veiculando umas idéias não muito palatáveis.

    3. Florentino Fernandes Junior

      A sua ig e agressividade ficou patente no seu comentario, ou coice?