-
Anna Rodrigues
O filme Jornada pela Liberdade traz relatos reais sobre os terríveis acontecimentos daquela época, que inclusive influenciaram na proibição do tráfico pela Inglaterra. Só tem que ter estômago.
-
Ivo Ferreira
Houve escravidão? Sim. Houve ditaduras? Sim. Torturas, assassinatos, roubos? Sim. Políticos desonestos? Sempre. Descas
-
Anna Rodrigues
Ué, e não pode falar sobre racismo e escravidão? Você quer impedir que falem sobre o holocausto também ? Que os americanos parem de fazer filme sobre o tema. Não entende que o descaso contra pobres tem origem da desumanização dos negros e pardos, ou seja, no racismo?
-
Ivo Ferreira
Descaso com os pobres? Sempre. Educação e saúde sem cuidados? Como sempre. Agora, a cronista só sabe falar sobre racismo. Acorda, a maioria dos brasileiros está largada ao deus dará.
-
-
José Cardoso
Como disse o Euclides da Cunha sobre o massacre de Canudos, a escravidão foi um crime, denunciemos! A escola pública universal e obrigatória para os 4 primeiros anos do ensino fundamental é a chave para alfabetizar todos os brasileiros e diminuir a pobreza.
-
CARLOS ALEXANDRE PERGER
Sônia Maria de Jesus , Mulher , Negra , Deficiente , 50 anos : foi resgatada de trabalho escravo - não-analógo -Onde? na casa de um desembargador em SC. Não sabemos quantas Sônias vivem no silêncio da escravidão na vida moderna.
-
Marcos Benassi
Poi Zé, cara Ana, memória fundamental que jogamos fora dia a dia, impenitentemente. Memória dos pretos, dos Quilombolas, das dezenas de etnias indígenas que ainda sobrevivem, mas cujas línguas, cultura e modos de vida vivem em risco constante. É muito triste. Não sei se dou conta de ler uma obra dessas, meu fígaro anda frágil, num güenta tamanho dó de peito.
-
Marcos Benassi
Eita, Carlos, coisas como essa provocam dor e, repleto de defeitos que sou, fúria: muito diferente de ódio, a fúria tem hora que tem perfeito cabimento. Todavia, faz mal e é deselegante. Mai, cazzo, essas escravidões modernas, em casa de "gente de bem", alto funcionário público, Zorra, se não desembestam fúria, vão ativar o quê? O mundo tá Soda, meu caro, tristemente áspero.
-
CARLOS ALEXANDRE PERGER
Caro Marcos, caso Sônia Maria de Jesus resgatada de condições não humanas, escravidão moderna, na casa de um desembargador do estado da santa. O comentário passará por moderação. Dói mesmo.
-
-
Graça Almeida
Nem tudo de mal no.mundo vem do racismo, mas a maior parte sim, aqui no Brasil com certeza, podemos dizer que a influência escravocrata ainda reverbera hoje, as estatísticas não mentem, os pobres e miseráveis em sua maioria são negros ou mestiços.
-
joão moreira
Tudo, de mal no mundo para a sra. Ana Cristina, vem do racismo. Pensamento único. Que pena.
-
Marcos Benassi
A pessoa que tem o cuidado de desossar esse comentário infeliz, João, é nossa educadíssima e bem-estofada colega Anete Guedes, pacienciosa com a ignorância e tolerante para com o desprezo alheio por milhões de vidas concidadãs. Que pena, podia ser mais grosseira, não seria inadequado. Vá lá.
-
Anete Araujo Guedes
Após séculos de escravidão, de tudo ter sido normatizado, encarnamos, fomos estruturados por tamanho horror. São milhares que ainda seguem com o chicote na mão. Não admitem falar que não houve uma reparação. Apenas os senhores, por perderem mãos de obra gratuita, receberam uma indenização do Estado pelas perdas. E seguem com esse pensamento, soberba e modo de agir nos dias atuais.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.