Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Benassi

    Xiiiiii, Bernardo, o pobrema dos Analistas-Pitonisa é que eles sentam na pítia, cheiram a fumacinha e soltam uma previsão; formalmente, até parece com o processo regulamentar de vaticínio, mas carece do fundamental. Fazem-no sem o estofo da Pitonisa, sem a mínima preparação espiritual e sem a necessária compostura - de impostura, no entanto, borbulham. Como esta folha: enchia o saco pelos juros baixos e, agora, pelos altos. Tudo é repleto de interesses, sempre inconfessos, tantas vezes frustrado

    Responda
  2. vitor da Silva

    Com juros em níveis récordes, o colunista erra ao dizer que o Copom "não tem sido nada leniente com a inflação". Na verdade o Copom não liga para a inflação mas é bem leniente com o "mercado", e tem procurado agradar os rentistas. A inflação é um disfarce, uma desculpa conveniente - faz parte da desinformação. O importante pro BC é servir aos parceiros. O resto que se exploda

    Responda
  3. Mauricio Costa

    Bernardo. Lula nunca tentou demitir nenhum executivo do Banco Central do Brasil. Tá certo?

    Responda
  4. Carlos De Oliveira

    Há uma diferença muito grande entre as duas situações. Lula reclamou do BC, mas não interviu em nada. Tanto é que, mesmo depois de Roberto Campos Neto ter saído os juros continuaram a subir. O Trump demitiu uma profissional do BC por ela não concordar com ele. Interviu na cara dura. O nosso BC parece que é mais independente do que o dos EUA.

    Responda
    1. vitor da Silva

      Nos EUA os títulos são prefixados, se os juros sobem os investidores perdem. No Brasil a maioria aplica em títulos pósfixados e ganham quando os juros aumentam. O nosso BC é independente do governo mas parece que depende do mercado.

  5. adilson pedroso

    A petezada não gosta de ler verdades! O Lule e o Tramp foram igualados devidamente pelo colunista como interventores nas instituições que atuam na política monetária!

    Responda
  6. CARLOS AUGUSTO ALVES

    Ridículo! Já tou cansado desse tipo de forçassão de barra.

    Responda
  7. Antonio Catigero Oliveira

    A direita não possui argumentos factíveis para debate diante da barbárie provocada por seus discípulos. Só lhes restam contar mentiras (fake news) nas redes sociais, e a falsa equivalência de 'analistas' desonestos.

    Responda
  8. Antonio Catigero Oliveira

    Existe um vírus da falsa equivalência infectando colunistas a serviço da dona Folha? E não são apenas os servidores da dona Folha, não! O vírus está infectando o Mundo: vejam a falsa equivalência feita por Trump querendo enquadrar STF brasileiro e ganhar Prêmio Nobel apoiando o carniceiro Netanyahu. A maioria dos jornalistas, economistas e sociólogos de direita estão infectados! É epidemia...Nada disso: é a famosa desinformação que a direita sempre usou para ludibriar o leitor por 'popularidade.

    Responda
  9. vitor da Silva

    Aqui no Brasil, o Banco Central se aliou ao "mercado". Então as expectativas de inflação são facilmente manipuladas, se o mercado quiser. E também tem especuladores que podem alterar o câmbio. Não adianta reclamar. Talvez o governo esteja pagando trilhões aos bancos e rentistas, para acalmá-los, ganhar tempo e não ser derrubado antes das eleições. O certo é que está havendo uma grande transferência do erário para os ricos, desgastando o governo e sacrificando empresas e famílias.

    Responda
  10. Fatima Marinho

    Lula reclamou dos juros do BC e continua reclamando. Não fez nenhum gesto de ameaça ou perseguiu qq diretor do BC. Não se compara com o laranjão imperial.

    Responda
    1. Mauro Machado Gonzaga

      O que sei é que por aqui houve reclamações, mas nada radical como fez o Agente Laranja com cabelo de manga xupada. Não venham tenta fazer guerrilhas!

  11. Ricardo Thomazine

    O título induz a um erro. O lula não fez igual ao Trump. Não se comparam as duas ações. O lula reclamou, o Trump demitiu. É bem diferente.

    Responda
  12. Vital Romaneli Penha

    É o novo efeito Orloff,os Estados Unidos hoje é o Brasil de ontem.

    Responda
  13. Ricardo Candido de Araujo

    A comparação no título da matéria é incorreta, pois Trump foi muito além, usando o que é até agora um pretexto, para demitir uma diretora, com mandato fixo, do Fed. Lula ficou apenas na retórica, certa ou não.

    Responda
    1. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      Impressiona quando a análise força a barra. Lula reclamou mas respeita as instituicoes. Ja Trump quer ditadura.

  14. Raymundo Itareru

    Bruno Murcho* não sabe o que é uma ironia, oh loko meu kkkk

    Responda
  15. Raymundo Itareru

    Bruno Mucho não sabe o que é uma ironia, oh loko meu kkkk

    Responda
  16. Walter DE MORAIS JUNIOR

    Não vou te cobrar no final do ano que vem, você ja recebeu o seu por escrever tamanha bobagem, além disso o mercado esta cheio de previsões furadas.

    Responda
  17. Paloma Fonseca

    Recebi no dia 18 um e-mail do Datafolha para preecher a pesquisa "Perfil do leitor da Folha de S. Paulo". Respondi ontem, pois o e-mail tinha caído na caixa de spam. Perguntas abertas e fechadas. Na última pergunta, de livre expressão sobre o jornal, concluí: "Um jornal que completou cem anos, o que é um fato admirável no nosso país. Um jornal que irá caducar se não sair de uma postura elitista, regionalista e politicamente mais à direita."

    Responda
    1. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Uma resposta muy elegante!

  18. alonso barros

    Uma coluna desonesta , típica da Folha de Tarcísio . Comparar Lula com Trump chega ao ridículo. Trump demitiu uma diretora do FED . Lula, tinha diferenças com o antigo diretor do BC , mas jamais o despediu. Nem poderia . Coluna Faria Lima .

    Responda
  19. Marcelo Magalhães

    Que comparação mais esdrúxula! No Brasil não havia augmenting de demanda, mas excesso de exportação, restringindo a oferta. Assim, a elevação da selic serviu para favorecer a exportação e transferor dinheiro aos ricos. No caso dos EUA, há inflação por deficit de oferta devido às tarifas. Nada a ver uma coisa com a outra.

    Responda
  20. Raymundo Itareru

    o agente laranja mandou a diretora embora, Lula mandou foi o presidente do BC para a rua. kkkk você só não é mais ridículo por falta de vitamina

    Responda
    1. Bruno Macho

      Você está escrevendo mentiras. O Lula não "mandou o presidente do BC para a rua" . Ao contrário, ele terminou o mandato até dezembro de 2024 porque o Lula não tinha poderes para demiti-lo. Você deveria ter vergonha na cara de mentir descaradamente aqui na Falha, um jornal que também adora publicar mentiras contra o Lula.

  21. juan molina

    Fake!!!! O Lula não mandou embora o presidente do banco Central.

    Responda
  22. jose prado

    No caso do Lula acho que o Sr está equivocado! O A inflação abaixou!

    Responda
  23. Andre Pedrosa

    Tô pouco me lixando pros EUA, eu quero é o que trump destrua tudo, antes de bater as botas...

    Responda
  24. Andre Pedrosa

    Nada a ver...nãobtem comparação, lula só xingava, o doido mandou embora a presidente do bc deles e ela não quer sair, ou seja zona total.

    Responda
  25. Hercilio Silva

    Comparativo ridículo. Lula demitiu algum diretor?

    Responda
  26. Hamilton Pozzi

    São duas situações completamente diferentes. Lula respeitou a transição de forma republicana. Já o Laranjão americano Trump demitiu uma diretora do Fed. Fala logo que você apoia o Tarcísio Turista de Freitas miliciano.

    Responda