Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Marcos Pereira

    O delírio, quando não encontra resistência, funda reinos. Às vezes principia como brincadeira inofensiva, “ah, deixa o tio falar”, e termina como protocolo: ninguém corrige, todos aprendem o roteiro, criam-se pequenas liturgias. Servem-se pratos de etiqueta, distribuem-se lugares à mesa, e o fantasista, que não é vilão de melodrama, mas alguém de carne e osso com fragilidades, transforma-se no soberano de um território feito de palavras. É o que Foucault chamaria de microfísica do poder.

    Responda
  2. Nilton Silva

    Exatamente isso. O certo é deixar o maluco laranja falando sozinho. Quando o mandato dele acabar ou quando ele for pro saco, os EUA correm atrás do prejuízo.

    Responda
  3. Tiago Sozo Marcon

    Rui Tavares, baita texto! P h o dah!

    Responda
  4. Bruno Macho

    Artigo desprovido de interesse, a marca de fábrica da Falha

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Discordo totalmente. Mostra que as nações tem de enfrentar, não abaixar a cabeça para o des tram be lha do de plantão. Muito lúcido e necessário.

  5. Vinicius Chaves

    Trump é só o reflexo de uma sociedade Estadunidense que sempre fora prepotente, mas hoje ela adoeceu em estágio terminal. Todo império quando cai, cai atirando e fazendo muito estrago, mas sim, é o Fim dos EUA como conhecemos

    Responda
    1. Rai Giovanni

      Em dois mil e cinquenta e sete ainda estão falando isso. Qual império substituirá os EUA? A famigerada ditadura chinesa do partido comunista único? Petista vive como se estivéssemos em mil novecentos e setenta.

  6. MARIA MILHOME

    2a edição de Henrique VIII.

    Responda
  7. juliana correa

    O Rei Louco incendiando o império decadente

    Responda
  8. Alexandre Marcos Pereira

    Chamemos de tirania mínima aquilo que acontece na sala de estar, no grupo de família: o mundo vai encolhendo até caber no delírio de alguém e os demais, por afeto, conveniência ou medo, se adaptam. Não é o Estado com botas na rua; é a régua mental com que medimos a realidade, dobrada a serviço de uma fantasia privada. O mais inquietante é que, para esse tipo de tirania, bastam meia dúzia de cabeças inclinadas, alguns silêncios cúmplices e um punhado de deixa, é o jeito dele. O tirano vira rei.

    Responda
    1. Alexandre Marcos Pereira

      Gisele, grato pelo gentil comentário.

    2. Gisele Cezaro Burger

      Ótimo

  9. Jorge silva

    Dar o poder na mão de um louco incompetente e corajoso tem um preço. Trump e os americanos não se importam conosco. Nem sabem quem somos nós. Nâo se iludam . Eles pensam neles democratas e republicanos. Estão errados? Nós é que estamos. Temos que pensar mais no nosso pais e resolver nossos problemas cuidar das nossas riquezas e do nosso povo. Somos um pais maravilhoso de gente boa alegre . Com problemas a resolver sim . Mais olhemos para dentro. Nossos irmaos que sofrem precisam

    Responda
  10. Alex Sgobin

    Tirá-lo do poder, caso as instituições estadunidenses tenham vergonha na cara. Coisa que não tivemos na época de JMB.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      A Câmara não foi subserviente ao doido, mas teve o dono X distribuindo US$ 1 milhão por dia no fim da campanha para quem votasse no então amigo. O doido fez maioria na Câmara e Senado. Em alguns casos, além dos democratas, 2 ou 3 republicanos conscientes votam contra suas loucuras. Aqui, tanto tivemos vergonha que o ge no cida não foi reeleito. Mas aqui o PL do Waldemort e do Malafaia domina tudo sem consciência, só ganância, não pensam no país, na democracia, só em dinheiro.

    2. Walter DE MORAIS JUNIOR

      Mas a quem compete tira-lo do poder? A Câmara e o Senado que lhe são simpáticos e subservientes para não abrir mão do poder. Já que os defensores da 2ª Emenda não lhe consideram um tirano o mundo fica de mãos atadas pois o poderio militar do "louco" é imbatível.

  11. Inocêncio Jerônimo

    Perfeito. Super esclarecedor esse artigo, até porque eu me perguntava: porque a imprensa endossa as alucinações de Trump? Porque tratam com seriedade os arroubos desse negacionista?

    Responda
  12. Paulo Roberto

    Só espero que o Trump não saiba tocar Lira e não queime o mundo enquanto a toca?

    Responda
  13. Tadêu Santos

    Qto a 'saúde mental' do D Trump desde a trágica invasão do Capitólio pelos seus doidos seguidores, inclusive criminosos, ñ existe mais dúvida qto aos preocupantes distúrbios na sua cabeça e agora c tudo q está detonando c o q resta da ''dignidade democrática'' em confronto com seus 'delírius' terrivelmente negacionistas e reacionários. Ñ apenas o Conselho d Segurança da ONU precisa d uma urgente revisão, mas a Carta Magna Yankee também precisa ser atualizada p evitar eleger pres condenado...

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Kamala nunca teve chance. Era "woke" demais, e a reação ao "woke" já corria forte. O Partido Democrata pisou terrivelmente na bola, sem apontar uma liderança inspiradora que não falasse somente para seu próprio grupo, num momento em que o presidente incumbente estava visivelmente incapacitado e o povo comum revoltado foi em peso chutar o balde na urna.

    2. Tadêu Santos

      A neura do gesto de exibir a assinatura gigante nos documentos que assina talvez Freud explica de graça, certamente q a Kamala Harris ñ recorreria a estes idiotas expedientes, q estão levando a Humanidade p caminhos um tanto fora das quatro linhas da sensatez e da coerência ideológica. Alguma coisa precisa ocorrer pra q ñ apenas os tarifaços sejam prioridades liberais do mercantilismo q usa a ingrata ''mais valia'' denunciadas pelas genialidades marxistas...

  14. Wilton Cardoso

    A questão é que se trata de um delírio coletivo em escala mundial. Trump, Bolsonaro, Netanyahu, Modi, Orban, entre outros, não são fenômenos isolados em seus países nem obra do acaso. Eles são delirantes que representam o delírio de boa parte de suas populações, e este delírio se chama (neo)fascismo. E as causas dessa fúria fascista são as condições degradantes impostas à população pelo capitalismo neoliberal. Muitas pessoas, incapazes de criticar o capitalismo, culpam bodes expiatórios.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN

      Parabéns pelo comentário, Wilton. Preciso e claro.

  15. LEANDRO SCHMAEDEKE

    O trampa tá caquético, talvez não demore muito pra demonstrar os sinais de debilidade mental.

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Ele nunca foi são.

  16. Gilberto P Santos

    É de supor que a América que encontraremos ao final do mandato do dest emperado emb usteiro não apresente qualquer resquício do que era antes vendido como uma democracia. O trem descarrilhou sob o comando do ¨flag elo do mundo¨.

    Responda
  17. Rai Giovanni

    Um esquerdista escrevendo esquerdices, para esquerdistas lerem só isso. Daqui da Banania, onde um ex pre sidi ario condenado em três instancias foi retirado da cadeia numa canetada e esta na presidência, o ilustre ensaísta fala dos delírios dos americanos como se aqui fosse a pátria da moralidade, o farol cultural do mundo. Chega a ser constrangedor a miopia politica e a militância do articulista.

    Responda
    1. Rai Giovanni

      Tentativa de golpe. Onde no ordenamento jurídico se pune a ideia, o pensamento a cogitação? O ilustre juiz interpretou a construção de acordo com a conveniência política. E os petistas repetem como papagaios essa aberração jurídica.

    2. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      O que é constrangedor é o seu empenho diuturno em apoiar um sujeito que já está dedito pela tentativa de golpe que deu, com todas as provas disponíveis para o público conferir, após enterrar 700 mil com a sabotagem da vacina, após lavar 40 milhões de reais em um ano, de tentar rifar presentes oficiais de estado, e de financiar o filho que foi conspirar com o imperador. Você é nojento.

  18. Marcelo Arias

    Excelente ensaio. Parabéns

    Responda
  19. Genivaldo Bazílio dos Santos

    Tudo passa, tudo passará. Foi assim com todos os déspotas, Nero, Napoleão, Hitler, Mussolini, Stálin, Franco, King II Song, Pinochet, Fidel Castro, Hugo Chaves, etc…os presidentes militares da ditadura. Enfim, o presidente norte americano também passará e, infelizmente, outros virão. Vida que segue…

    Responda
  20. Jesus Silvestre

    Além de ser um mal pra humanidade este energumeno influencia pseudo-ditadores pelo mundo . Vide o bolsonero no Brasil.

    Responda
  21. Alcione Malheiros dos Santos

    A comparação de Trump com Nero é brilhante. Ao mesmo tempo mostra a covardia e subserviência de lideres mundiais ao comportamento bufão, chantagista e mentiroso do americano. Ele mente descaradamente e ninguém diz nada. Covardia e vassalagem é o que está levando o mundo a um caminho escuro. É sintomático que o único líder mundial que não se submeteu às ameaças de Trump seja Lula e que por isto mesmo tem recebido críticas, por não "telefonar para Trump". Covardes, sabujos, vassalos!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Dedo no'zóio, com coragem e gosto. Bonito de ver.

  22. Jaques James Calderaro

    Excelente artigo. Muito elucidativo. O nó da questão é a Europa, na minha opinião, que está mais perdida que cego em tiroteio. Acabou se acostumando a viver à sombra dos EUA e, sem ela, entraram em crise existencial enxergando fantasmas por todos os lados.

    Responda
  23. Antônio João da da Silva

    Ainda faltou considerar que, quando alguém finge um corportamento, por exemplo que está com raiva, acaba se perdendo dentro do fingimento e esse se transforma em raiva verdadeira. Você, leitor, já deve ter experimentado isso. A essa altura trump está totalmente perdido entre personagem e ficção, preste atenção quando ele está no meio de muitas pessoas, p ex. no campo de golpe ele não conversa com ninguém e ninguém com ele.

    Responda
    1. Antônio João da da Silva

      As sandices do personagem se transformaram nas reais sandices de trump e ele, com razoável grau de psicopatia, encontra prazer em ser demido e em ser desconcertante.

  24. Maria Lopes

    O melhor artigo que li sobre este assunto em qq publicação. Coloca os pingos nos devidos is.Síntese.

    Responda
  25. José Cardoso

    Eu acho que é exatamente porque o resto do mundo não se entende (Rússia x Europa por exemplo, ou mesmo a negociação eterna entre Mercosul e EU) que o papel dos EUA ganha importância. E se um tipo como Trump é eleito, todos percebem como essa delegação de poder é perigosa. É claro que se houvesse um entendimento melhor entre as nações ele murcharia como o mágico de Oz após ser desmascarado.

    Responda
  26. Wil Leon

    Menos luso amigo. O Trump trabalha em equipe. Nem poderia pensar tudo. A diferença é o estilo, sem friLULAs. Foi eleito por americanos, que não estavam delirando. E exerce o poder. Assim como em Portugal tivemos o partido PS governando por 15 anos e deixou o pais na mer*. Saude não funciona. Faltam professores. Salario minimo o menor da Europa. Olhe para o seu umbigo e gerencie sua falta de delirio "a contrario sensu".

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, como é bom analisar de longe e sem qualquer compromisso... Vivi em Portugal seis anos depois da crise de 2OO8. A Herda mencionada proveio da gerência da comunidade Europeia, nomeadamente, Merkel, não dos "socialistas" Tugas.

    2. Luiz Gustavo Amorim

      Outro lunático patético a ter os delírios gerenciados pela família. Coitados.

  27. Sylvino Gomes

    O Nero Laranja ataca todos os países, mas só em terras tupiniquins possui 40% da população apoiando seus ataques contra a própria nação onde vivem. São dois casos psiquiátricos.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Silvino, prezado, 4O% é aquilo que a Bozoléia sonora gostaria que achássemos que é seu tamanho. São 2O% e óia lá. Não na representação política, bem entendido, digo populacionalmente. E absolutamente não faço crítica alguma à sua percepção de que o caso é psiquiátrico.

  28. José Augusto Bernabé

    No mundo de hoje os portugueses vão sentir saudades do Salazar.

    Responda
  29. Fernando Meirelles

    O Brasil está indo bem ao deixar o fantasia falando sozinho enquanto vai saindo da esfera de influência ao buscar novos parceiros. Esta crise, como todas as crises, nos fortalece.

    Responda
  30. Luiz Almeida

    A caminho da senilidade.

    Responda
  31. Wrivelton da Rocha

    Trump vai ter o seu Waterloo.

    Responda
  32. CHARLES MARTINS

    A meu ver, a estratégia da UE tem sido a mais exitosa... A resposta para o desequilíbrio é o equilíbrio. No entanto, como se sabe, todo o equilíbrio é instável....

    Responda
  33. Alexandre Missael Kozerski

    Se depender dos brasileiros autointitulados patriotas que se embrulham na bandeira dos EUA e que se enrolam também na bandeira de Israel em de defesa dos valores cristãos, Trump terá muito apoio para prosseguir com suas sandices e sua empáfia inabalável.

    Responda
  34. jose batista

    Delírio é qdo conclui-se q o mundo estava vivendo as custas do EUA?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, barista, se lamber chão resultasse em proveito o próprio, nesse nosso nível tão distante do poder, eu até respeitaria. Não ocorrem, nem o proveito, nem o respeito.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Delírio é crer que isso possa ser verdade. E bhur risse é achar que tal ideia seja passível de convencimento geral.

    3. Marcelo Negros

      Vai lá fazer um b@quete para o Cheetos Nazista!

  35. Silvio Donizetti da Silva

    É isso, guerrinha de bonés parece coisa de quinta serie, ridículo demais, o negócio é seguir em frente com trabalho duro, justo e honesto na busca de novos parceiros comerciais e deixar o bufão americano bufando sozinho.

    Responda
  36. osmar Carneiro

    Só porque tem método a maluquice deixa de ser maluquice? Eis a questão …

    Responda
  37. Marcelo Negros

    Antes fosse só o Cheetos Nazista. Lá na Potência Inimiga são trezentos milhões de malucos Neonazistas e Excepcionalistas, que na verdade estão sim adorando as demonstrações de Imperialismo tardio. O Brasil fará bem ao se afastar para sempre desse Império do Mal.

    Responda
    1. Marcelo Negros

      Apareceu o Gado Bolsonazista Quinta Coluna a serviço do Inimigo Externo.

    2. Hernandez Piras

      Pura ideologia! Você bem que gostaria que fosse assim: agradaria seu maniqueísmo anti-anericano. Mas o mundo é muito mais complicado

    3. jose batista

      O Brasil vai sucumbir com seus próprios meios, é isso q vc quer?

  38. Marcos Benassi

    Eita, caríssimo Seu Rui, isso que o senhor está falando não é algo que já deveria estar absolutamente óbvio ao mundo? Todos somos achacados; insânia ou não, é a realidade objetiva das relações dos EUA com todos os demais Estados. Nesse sentido, o Brics é um marco presente, ainda por desenvolver densidade político-econômica, mas foi um avanço profético e oportuno. A Europa será esperta se ultrapassar as restrições francesas no acordo com o Brasil/Mercosul. Comamos pelas bordas pra resistir, uai.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Morrer, todos morreremos, já pontificou El-rey seBozo1, lembra não? Com dignidade, é sempre melhor.

    2. jose batista

      Morramos pelas bordas!